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Advisor(s)
Abstract(s)
Os desafios da sociedade atual convocam os professores para o desempenho de novos e diferentes papéis, perante exigências profissionais cada vez mais complexas. Os esforços financeiros realizados para a expansão do acesso à tecnologia digital e a demanda dos alunos que esperam que a tecnologia integre a sua educação escolar, fazem com que aos professores não baste serem competentes na matéria curricular, esperando-se deles também competências digitais. Mas se a formação dos professores nessas competências se centrar apenas no desenvolvimento de capacidades técnicas, tal constitui-se como um obstáculo para a integração da tecnologia no processo de ensinar e aprender. Apresentam-se resultados preliminares de um estudo exploratório centrado na questão da formação detida pelos participantes da amostra e na sua utilização da tecnologia no processo de ensinar e aprender, resultantes de um inquérito por questionário autoadministrado online. Os dados obtidos sugerem o (re)pensar que formação poderá ser ministrada e certificada que capacite os professores para a integração da tecnologia nas áreas curriculares que lecionam.
Description
Keywords
Desenvolvimento profissional Formação Motivação Professores Tecnologias digitais
Pedagogical Context
Citation
CASTRO, Cornélia; ANDRADE, António & LAGARTO, José - Competências Digitais para Ensinar e Aprender: Formar ou Não? Eis a Questão. – In VIII Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2013. Braga, Portugal, 15-16 Julho 2013. – In Actas da VIII Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2013 – Aprender a Qualquer Hora e em Qualquer Lugar. Organizado por Gomes, M. & Osório, A. Universidade do Minho. ISBN: 978-989-97374-2-6. p.301-318
Publisher
Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho