CEFH - Documentos de Conferências / Conference Objects
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Recent Submissions
- A bibliometric analysis in the main databases of the way of St. James (1997-2023)Publication . Costa, Leida; Remoaldo, Paula; Duque, Eduardo; Lopes, Hélder Silva; Ribeiro, Vítor
- Integração corpo-mente-instrumento na arte musical, aspectos cognitivos e sua significância segundo o entendimento de músicos brasileirosPublication . Licursi, Maria Beatriz; Leonido, Levi; Morgado, Elsa Maria; Cardoso, Mário AníbalNesta investigação, fruto da tese de doutoramento, salientamos o estudo da neurociência em seus respectivos tópicos pertinentes à arte musical vinculados à integração corpo-mente-instrumento. Nossa definição do problema realizou um inquérito a respeito da compreensão dos músicos sobre os processos cognitivos, motivacionais e emocionais integrados corporalmente bem como a realização da performance musical. De acordo com o nosso objetivo geral, avaliamos as percepções dos profissionais sobre o papel do corpo na execução musical, determinando o problema. Foram aplicados questionários fechados utilizando a escala Likert em paralelo ao questionário de opiniões com abordagem qualitativa cuja avaliação empregou o método Bardin de análise de conteúdo. A hipótese geral foi a de que encontra-se presente na percepção dos músicos desde a sua formação a ideia de que a performance musical é otimizada pela integração corpo-mente-instrumento. Validadas as dez hipóteses levantadas comprova-se que os aspectos cognitivos são importantes para a integração corpo-mente-instrumento, na arte musical.
- Perceptions about alcohol use during pregnancy in France, Portugal and Spain: a cross-cultural qualitative studyPublication . Xavier, M. R.; Franco, R.; Charro, B.; Hoffmeister, K.; Fruscione, M.; López-Pinto, I.
- São Jerónimo, Santo Agostinho e Orósio de Braga perante o ocaso de Roma AeternaPublication . Bolinhas, InêsNa noite de 24 de Agosto de 410, Roma é tomada de assalto pelos soldados de Alarico; estes semeiam o caos e o terror durante três noites e três dias. O facto abisma os cidadãos do Império e suscita reacções por parte das mais destacadas figuras da época. As investidas das tribos germânicas são cada vez mais fortes; pressente-se a queda de Roma, sem se vislumbrar um futuro claro. Santo Agostinho ensaia a sua primeira interpretação acerca daqueles tempos conturbados em cinco sermões, redigidos entre 410 e 411, sendo o mais conhecido deles De excidio Vrbis. Seguir-se-á De Civitate Dei, composta de 413 a 426. Na Palestina, São Jerónimo interroga-se sobre o significado e implicações do ataque do Rei Godo. As cartas 123 e 127 e o Commentarii in Ezechielem testemunham o choque, a amargura, bem como o pessimismo quanto ao porvir. Vindo de Bracara Augusta, capital da Galécia, tomada pelos Suevos em 409, Orósio contribui para a reflexão. Chega junto de Agostinho em 414 e (enviado pelo Hiponense) junto de Jerónimo em 415. Até 417, elabora a sua Historiae Adversus Paganos, obra amplamente difundida nos séculos seguintes. Nesta comunicação, mostramos o que une e o que afasta os três intérpretes na sua leitura. Estimam a Roma Aeterna; une-os a tristeza perante os factos dramáticos. Distingue-os, no entanto, o entendimento da relação entre Roma e o Cristianismo. Para São Jerónimo, a sobrevivência do Império assume importância vital para a continuidade da religião cristã. Santo Agostinho tem outra leitura; afirma que o Cristianismo continuará após a morte de Roma, independentemente de quando esta acontecer. Orósio, à semelhança de Agostinho, empenha-se em mostrar que a fragilidade de Roma não resulta do abandono do culto aos deuses do panteão tradicional. O Presbítero Bracarense tem por destinatários os pagãos e, embora frise que o Verbo escolheu nascer em Roma, razão pela qual este Império assume particular importância no plano providencial, empenha-se em pôr a claro que a leitura histórica dos acontecimentos depende da posição e da identidade do seu narrador.
- A study in the ethics of Kant and MacIntyrePublication . Moura, MartinhoIn this brief essay, I intend to analyze, and contrast, two ethics. The ethics of Immanuel Kant, philosopher of the 18th century, and the ethics of the AristotelianThomist Alasdair MacIntyre, one of the most distinguished moral philosophers of our days. Thus, I will contrast formalism with teleology; acting out of duty and being virtuous. For Kant, knowledge of metaphysics is not possible. Man knows 27 phenomena; he knows what his structure of perception allows him to know. Evidently, Kant does not fall into subjectivism – we all have the same structure of knowledge. Scientific knowledge is, therefore, valid knowledge, which results from a synthesis process operated by the transcendental subject. For the Thomist philosopher Alasdair MacIntyre, there is a telos, a purpose for life. Contrary to what happens with Immanuel Kant's philosophy of knowledge, it is not the subject that unifies reality. Unity is organic, it is organized; she is real. The subject thus has the ability – which necessarily goes beyond his/our understanding – to peer into the essence of an object. Human beings have a superior inclination, and the world is moved by the love of God. God acts according to a final cause, and this drift of love results from a typically human animality, which can only be accepted naturally. Bearing in mind that there are no great ideas that do not imply a certain vision of social order, we will reflect on the social and political visions that can only result from these two distinct ways of thinking.
- Um ano de pandemia: o impacto do encerramento dos centros de dia na população idosaPublication . Silva, Catarina Vieira da; Monteiro, DanielaINTRODUÇÃO Com a chegada da SARS-CoV-2 várias instituições foram obrigadas a adaptar se a novos contextos de risco social. Em Portugal parte dos Centros de Dia, enquanto respostas sociais constituídas em equipamentos sociais, partilham muitas vezes as instalações com os Lares/ERPI. Com o objetivo de impedir a propagação do vírus, foram tomadas medidas de intervenção em contexto domiciliário nas instituições que partilham instalações. Nestes casos, desde Março de 2020, utentes pertencentes à valência de Centro de Dia encontram-se nos seus domicílios, sem perspetiva de regresso. O trabalho que apresentamos resulta da investigação sobre o impacto do encerramento dos Centros de Dia, procurando-se identificar e analisar os efeitos da pandemia na vida dos idosos que frequentavam esta resposta social. MATERIAL E MÉTODOS Seguindo uma abordagem qualitativa, realizaram-se nove entrevistas semiestruturadas a utentes do Centro de Dia de uma IPSS, em dois períodos temporais. As primeiras entrevistas foram realizadas em junho de 2020 e as segundas em maio de 2021. RESULTADOS As primeiras entrevistas revelaram que todos os entrevistados vivenciaram alterações no seu quotidiano, sendo de destacar a falta de convivência e os sentimentos de solidão e tristeza, bem como a necessidade de adaptação a novas rotinas, nomeadamente, ao nível das refeições, dos cuidados de imagem, das atividades de convívio e de lazer. Em maio de 2021 verificam-se alterações significativas na vida dos idosos entrevistados como: mudança de residência para casa de familiares; agravamento do estado de dependência; falecimento de principais prestadores de cuidados; ingresso em ERPI; falecimentos. DISCUSSÃO A atual pandemia exige, igualmente, mudanças no agir profissional daqueles que trabalham em centros de dia. Questões diversas, como a insalubridade das habitações, as necessidades nutricionais, a baixa literacia em cuidados de saúde, a administração terapêutica e o isolamento social implicam a recriação e a adaptação de modos de intervenção, novos procedimentos ao nível do planeamento e da avaliação, bem como na comunicação e relação com a população. CONCLUSÕES Destaca-se os efeitos potencialmente prejudiciais da pandemia e do confinamento/distanciamento social ao nível do isolamento social, sentimentos de solidão, impactos ou restrições na sua mobilidade, problemas de saúde e habitação, que a curto prazo tiveram impacto na vida dos idosos.
- Info-exclusion, digital inclusion and active citizenshipPublication . Petrella, SimoneIn the digital age, the importance of having the necessary skills to actively participate in public life is undeniable. These are skills that mainly involve a critical, conscious and effective use of new technologies (Feijão et al., 2021). In a historical moment of diffusion and massive implementation of the Digital Welfare State, a non-neutral system in many countries (UN, 2019), there are many opportunities for active participation and citizenship, from the effective use of egovernment services and platforms to the signing of digital petition or to online voting. However, also many obstacles and risks for a considerable part of the world's population, living in what Castells defined as the “fourth world” (2008), that are info-excluded. In Portugal, the fourth oldest country in the world, the elderly population constitutes the most digitally excluded group (UN, 2022). In this communication, we aim to explore contemporary debates about on infoexclusion in elderly population. We aim to present a meta-review the literature, the existing reviews, to explore best practices and interventions (e.g., Mubarak & Suomi, 2022; Walsh et al., 2016), but also the evidence developed at national level about digital inclusion and media use as a tool for empowerment and promotion of active citizenship for elder. This way, it also aims to point out concrete proposals and policies that improve the ability to take advantage of new tools to transmit values, have an active voice in the public sphere and contribute to the development of social and cultural responsibility.
- Evaluating children's engagement with technology through the lens of the grammar of visual designPublication . Sylla, Cristina Maria; Gil, Maitê Moraes; Menegazzi, Douglas; Landoni, MonicaIn this pictorial, we describe a user study carried out with a group of 20 first graders (ages 6-7). The aim of the study was to investigate if it is possible to infer children's engagement with technology by looking at their drawings. The analyses of children's drawings was informed by the Grammar of Visual Design (GVD) and the results evidence that children's drawings provided valuable insights, helping to understand children's engagement and involvement with the tool. Applying the GVD to inform the analytical process reduced subjective interpretations of children's drawings. As such, this work adds evidence to the body of knowledge that seeks to validate more reliable methods to assess children's opinion in user studies.
- The case for languages within post-cognitivismPublication . Batisti, Filippo
- Leonardo Coimbra e a formação do homemPublication . Pimentel, Manuel Cândido