CEFH - Documentos de Conferências / Conference Objects
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Prevención del consumo de cannabis en Portugal: revisión de la literatura y discusión del potencial del programa de CAPPYCPublication . Trigueiros, L.; Dias, P. C.; Castillo-López, A. García del; Castillo, J. A. García de
- La formation en travail social et l'intervention: quelle relation et quel futur?Publication . Fernandes, Sílvia; Monteiro, Daniela
- Relação entre o perfecionismo e a ansiedade e evitamento em situações sociaisPublication . Maia, Berta Rodrigues; Moreira, Helena; Soares, Maria João; Pereira, Ana Telma; Macedo, AntónioIntrodução: Segundo o Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental publicado em 2013, Portugal apresenta uma prevalência ao longo da vida de 25,9% de perturbações de ansiedade. Objectivo: Explorar os níveis de ansiedade e evitamento em situações sociais e o papel do perfecionismo e do género na sua expressão. Métodos: 300 estudantes universitários de nacionalidade portuguesa (79,7% feminino), solteiros (99%), com idades entre os 18-25 anos (Média= 20,37±DP=1,72) preencheram a Escala de Ansiedade e Evitamento em Situações Sociais/EAESS (Gouveia, Cunha & Salvador, 2003) e a Escala Multidimensional de Perfeccionismo Compósita – versão reduzida (Soares, Pereira, Marques, Amaral, & Macedo, 2016). Resultados: 15,9% dos estudantes apresentaram pontuações médias acima do ponto de corte para Desconforto/Ansiedade e 17,3% para Evitamento, com o sexo feminino a apresentar pontuações médias significativamente mais elevadas em ambas as dimensões. A Preocupação com os Erros, as Dúvidas sobre as Ações e o Perfecionismo Socialmente Prescrito, a par do factor Preocupações Avaliativas correlacionaram-se positiva e significativamente com as duas dimensões da EAESS: Desconforto/Ansiedade e Evitamento. Por sua vez, os Padrões Pessoais apresentaram uma correlação negativa significativa com ambas as dimensões da EAESS. Finalmente, as correlações encontradas com as restantes subescalas do perfecionismo (Expectativas Parentais, Criticismo Parental, Organização e Perfecionismo Auto-Orientado) e com o factor Procura Positiva foram não significativas. Discussão: As raparigas apresentam maior vulnerabilidade para apresentar sintomas de ansiedade e evitamento social. As subescalas do perfecionismo que integram preocupações avaliativas (Preocupação com os Erros, Dúvidas acerca das Ações e Perfecionismo Socialmente Prescrito) e Procura Positiva (Padrões Pessoais) são importantes correlatos negativos.
- Integração corpo-mente-instrumento na arte musical, aspectos cognitivos e sua significância segundo o entendimento de músicos brasileirosPublication . Licursi, Maria Beatriz; Leonido, Levi; Morgado, Elsa Maria; Cardoso, Mário AníbalNesta investigação, fruto da tese de doutoramento, salientamos o estudo da neurociência em seus respectivos tópicos pertinentes à arte musical vinculados à integração corpo-mente-instrumento. Nossa definição do problema realizou um inquérito a respeito da compreensão dos músicos sobre os processos cognitivos, motivacionais e emocionais integrados corporalmente bem como a realização da performance musical. De acordo com o nosso objetivo geral, avaliamos as percepções dos profissionais sobre o papel do corpo na execução musical, determinando o problema. Foram aplicados questionários fechados utilizando a escala Likert em paralelo ao questionário de opiniões com abordagem qualitativa cuja avaliação empregou o método Bardin de análise de conteúdo. A hipótese geral foi a de que encontra-se presente na percepção dos músicos desde a sua formação a ideia de que a performance musical é otimizada pela integração corpo-mente-instrumento. Validadas as dez hipóteses levantadas comprova-se que os aspectos cognitivos são importantes para a integração corpo-mente-instrumento, na arte musical.
- Cotas na Universidade Estadual de Feira de Santana na Bahia: negros, indígenas e quilombolas no ensino superiorPublication . Oliveira, Carina Silva de Carvalho; Leonido, Levi; Morgado, Elsa; Rodrigues, João BartolomeuA política de ações afirmativas foi implantada na Universidade Estadual de Feira de Santana, desde o semestre letivo de 2007.1 e reserva 50% de suas vagas em todos os cursos para estudantes oriundos (as) de escola pública e, dentre esses, 80% para negros (as), e 20% para não-negros (as), além de duas vagas extras por curso destinadas a indígenas e quilombolas. Os convocados necessitam enquadrar-se nos padrões de estabelecidos pelo edital, que incluem a condição de serem estudantes advindos de escolas públicas, tendo estudado todo ensino médio e pelo menos duas séries do ensino fundamental. As cotas adicionais visam garantir, duas vagas a mais em cada curso, em cada turma, preenchidas, exclusivamente, por integrantes dos povos indígenas reconhecidos pela Fundação Nacional do Indio-FUNAI e/ou por integrantes das comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Palmares. Sucederam-se e alteraram-se medidas e reestruturaram-se políticas administrativas e técnicas ao longo desta década mas, em suma, o objetivo desta comunicação é aferir ou demonstrar o "estado da arte" desta política, em ordem a percebermos se esta potencia (ou não) uma real preservação da cultura e da arte destes cotistas dentro e fora do campus universitário.
- Estimulando a inteligência cinestésico-corporal numa vivência extraordináriaPublication . Bezerra, Sefisa Quixadá; Leonido, Levi; Morgado, Elsa Maria Gabriel; Viana, Rebeca SalesTodos nós possuímos inteligências e somos capazes de desenvolvê-las. O reconhecimento destas inteligências facilita processos de ensino mais individualizados, que ajudam a compreender os conteúdos nos quais se tem mais dificuldade. Howard Gardner, psicólogo norte americano, estudou e identificou as inteligências e como se manifestam, dentre elas, a cinestésico-corporal. Se buscará, como objetivo deste trabalho, aplicar estímulos à inteligência cinestésico-corporal dos alunos para reconhecimento de suas potencialidades individuais e para preparação para aprendizagem subsidiando a inclusão de novas metodologias de aprendizagem numa perspectiva multidisciplinar. Foi trabalhado com um grupo do curso de Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral-CE, numa abordagem vivencial com metodologia participante, classificada como qualitativa. Foi percebido, a partir de relatos e das vivências, que o reconhecimento das potencialidades dessa inteligência e seu uso eficiente podem influenciar e otimizar o processo de aprendizagem.
- Jorge de Sena e o cinemaPublication . Morais, Carlos BizarroTendo como principal referência bibliográfica o volume que reúne os textos de Jorge de Sena sobre a arte do cinema, intitulado Sobre Cinema (Organização e introdução: Mécia de Sena, Co-organização e notas: M. S. Fonseca, Cinemateca Portuguesa, 1988), propomo-nos refletir acerca da atualidade do modo de olhar seniano sobre a imagem cinematográfica. Valorizando toda a sua ampla paleta estilística – o ensaio, a anotação, o comentário, a análise crítica – procuraremos evidenciar como Jorge de Sena abre metodologicamente os filmes à realidade do mundo, sem deixar de preservar neles mesmos a sua dimensão de mundo, enquanto verdadeiras obras de arte. A atualidade da escrita de Jorge de Sena revelada nestes textos reside, entre outros aspetos, quanto nós, no seu rigoroso equilíbrio com que consegue observar e registar – qual analista fenomenólogo – as duas dimensões que identificam as potencialidades da imagem fílmica: a dimensão formal que faz dela uma realidade “em-si”, na sua autonomia ontológica; e a sua significação dialética que a coloca sempre em relação e faz dela um “para-nós” na sua temporalidade histórica. Por tudo isso, consideramos que os textos da Obra supra referida devem ser revisitados, e Jorge de Sena deve ser revalorizado como um autêntico mestre e pedagogo do espetador de cinema, que somos todos nós.
- The relationship between insecure attachment and suicidal ideation and attempt in late adolescencePublication . Maia, B. Rodrigues; Soares, M. J.; Moreira, H.; Pereira, A. T.; Macedo, A.Suicide is an emerging public mental health problem, and it is the second cause of death in young people aged 15 to 20 years old. This study aims to explore the relationships between insecure attachment and suicidal ideation and attempt in late adolescence. A sample of 216 Portuguese students, with a mean age of 18.62 years old (SD = 0.49; range: 18-19), completed the Portuguese version of the Experiences in Close Relationships-Relationship Structures Questionnaire, and two items assessing suicidal ideation and attempt. The percentage of suicidal ideation was of 22.3% (n = 48) and of suicidal attempt was of 3.2% (n = 7). Anxiety attachment was negatively correlated with suicidal ideation (rs = –.26**, p = <.001), and avoidance attachment was negatively correlated with suicidal attempt (rs = –.22**, p = .002). Non-significant correlations were found between avoidance attachment and suicidal ideation and between anxiety attachment and suicidal attempt. Significant differences were found in the attachment anxiety levels of adolescents with suicidal ideation (Md = 137.27, n = 47) and adolescents who never had suicidal ideation (Md = 99.12, n = 167), U = 2525.500, z = –3.739, p = <.001). Significantly differences were also found in attachment avoidance between suicidal attempters (Md = 173.86, n = 7) and never suicidal attempters (Md = 101.56, n = 200), U = 211.000, z = –3.144, p = .002). Non-significant differences were found in the attachment avoidance and anxiety levels of adolescents with and without suicidal ideation and between attempters and never suicidal attempters, respectively. This study confirms the important role of insecure attachment in suicidal behaviour in late adolesence. Further studies are needed to highlight the nature of this link.
- The relationship between generalized problematic Internet use and social interaction and performance anxiety and avoidance in late adolescencePublication . Maia, B. Rodrigues; Moreira, H.Problematic Internet use has been associated with a variety of psychosocial problems, such as increased social anxiety. This study aims to explore the relationships between generalized problematic Internet use and social interaction and performance anxiety and avoidance in late adolescence. A sample of 216 Portuguese students, with a mean age of 18.62 years old (SD = 0.49; range: 18-19), completed the Generalized Problematic Internet Use Scale 2 (GPIUS) and the Social Interaction and Performance Anxiety and Avoidance Scale. Distress/Anxiety subscale was significantly correlated with Preference for Online Social Interaction (rs = .25**, p = .002), Mood Regulation (r = .27**, p = .001), Self-Deficient Regulation (r = .43**, p = .044), and Negative Consequences (rs = .25**, p = .005). Avoidance subscale was correlated with Preference for Online Social Interaction (rs = .18*, p = .002), Self-Deficient Regulation (r = .32**, p = <.001), and Negative Consequences (rs = .25**, p = .005). The correlation between avoidance subscale and Mood Regulation was non-significant (r = .14, p = .128). There was a significant difference in Distress/ Anxiety scores for females (M = 97.48, SD = 22.02) and males, M = 85.56, SD = 24.01; t (140) = -2.12, p = .035. No gender differences were found in Avoidance subscale, and in all GPIUS scores. Self-Deficient Regulation, which comprises cognitive preoccupation and compulsive Internet use, presents the stronger association with Distress/Anxiety in social interaction and performance. Females presented significantly higher Distress/Anxiety scores. Longitudinal studies are needed to inferring causality.
- The mediating role of children's perfectionism in the association between mindful parenting and children’s well-beingPublication . Moreira, H.; Maia, B.Although scarce, there is some evidence that parental practices are associated with the development of children’s perfectionism. Mindful parenting, a parental approach characterized by the practice of bringing mindful awareness to parent-child interactions, is associated with several positive psychosocial outcomes in children. However, no study examined whether it is associated with children’s perfectionism. The aim of this study is to test a path model to explore whether mindful parenting can contribute to lower levels of children’s perfectionism and, consequently, to higher levels of children’s well-being. A sample of 222 mother- child dyads (56.3% girls; Mage = 11.97 years, SD = 2.91, range = 8-18 years) was collected in a public school in central Portugal. Mothers completed the Interpersonal Mindfulness in Parenting Scale and children completed the Child and Adolescent Perfectionism Scale and the Kidscreen-10 index. The indirect effect of mindful parenting on children’s well-being through perfectionism (socially prescribed perfectionism and self-oriented perfectionism) was explored through the Process macro for SPSS. Children’s age was introduced as a covariate. Higher levels of mindful parenting were associated with higher levels of children’s well-being only through lower levels of socially prescribed perfectionism (point estimate = .036, 95%BcCI = [.002, .100]), in a model explaining 30.26% of the children’s well-being variance. These results suggest that mindful parents seem to help their children to be less perfectionists, particularly to feel less pressured by others to be perfect, and consequently, to experience greater well-being. One key feature of mindful parenting is the non-judgmental acceptance of children’s shortcomings and limitations, which seem to protect them from developing maladaptive perfectionism.