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Relação entre o perfecionismo e a ansiedade e evitamento em situações sociais

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Introdução: Segundo o Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental publicado em 2013, Portugal apresenta uma prevalência ao longo da vida de 25,9% de perturbações de ansiedade. Objectivo: Explorar os níveis de ansiedade e evitamento em situações sociais e o papel do perfecionismo e do género na sua expressão. Métodos: 300 estudantes universitários de nacionalidade portuguesa (79,7% feminino), solteiros (99%), com idades entre os 18-25 anos (Média= 20,37±DP=1,72) preencheram a Escala de Ansiedade e Evitamento em Situações Sociais/EAESS (Gouveia, Cunha & Salvador, 2003) e a Escala Multidimensional de Perfeccionismo Compósita – versão reduzida (Soares, Pereira, Marques, Amaral, & Macedo, 2016). Resultados: 15,9% dos estudantes apresentaram pontuações médias acima do ponto de corte para Desconforto/Ansiedade e 17,3% para Evitamento, com o sexo feminino a apresentar pontuações médias significativamente mais elevadas em ambas as dimensões. A Preocupação com os Erros, as Dúvidas sobre as Ações e o Perfecionismo Socialmente Prescrito, a par do factor Preocupações Avaliativas correlacionaram-se positiva e significativamente com as duas dimensões da EAESS: Desconforto/Ansiedade e Evitamento. Por sua vez, os Padrões Pessoais apresentaram uma correlação negativa significativa com ambas as dimensões da EAESS. Finalmente, as correlações encontradas com as restantes subescalas do perfecionismo (Expectativas Parentais, Criticismo Parental, Organização e Perfecionismo Auto-Orientado) e com o factor Procura Positiva foram não significativas. Discussão: As raparigas apresentam maior vulnerabilidade para apresentar sintomas de ansiedade e evitamento social. As subescalas do perfecionismo que integram preocupações avaliativas (Preocupação com os Erros, Dúvidas acerca das Ações e Perfecionismo Socialmente Prescrito) e Procura Positiva (Padrões Pessoais) são importantes correlatos negativos.

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Ansiedade Estudantes Evitamento Social

Pedagogical Context

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