R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
Now showing 1 - 10 of 153
Results Per Page
Sort Options
- A ação especial de tutela da personalidadePublication . Borges, Margarida Sá Couto; Martins, André de Almeida Lemos FloresA ação especial de tutela da personalidade sofreu mudanças significativas com a entrada em vigor do CPC de 2013. A presente dissertação procura refletir sobre a utilidade e adequação do regime atualmente previsto face aos objetivos da alteração legislativa. Para o efeito, começa por analisar o motivo subjacente à consagração do processo especial e refletir sobre a pertinência das alterações, atendendo à evolução do recurso à ação especial nos últimos 10 anos. Através da comparação com o procedimento cautelar e com a forma de processo comum, debatem-se questões relacionadas com a coordenação entre os vários meios de tutela dos direitos de personalidade, as garantias de defesa do réu ao abrigo do processo especial e a admissibilidade de cumulação de pedido indemnizatório.
- AI biases and marginalized stakeholders : inquiry into AI implementation practices in dating appsPublication . Lesnikova, Elena; Fioravante, RosaThis study explores how the use of artificial intelligence (AI) in dating apps can reinforce or mitigate biases against marginalized stakeholders groups, including racial minorities, women, and LGBTQ+ users. While AI improves user engagement and safety, it also risks reinforcing systemic biases, such as racial and gender-based discrimination. Through a qualitative thematic analysis of publicly available data, this research examines AI implementation in popular dating apps like Tinder, Bumble, and Grindr. Findings show that AI-driven algorithms often prioritize engagement over fairness, disproportionately excluding marginalized groups. The study highlights AI9s dual role: it can mitigate harm through features like harassment detection but also perpetuates inequalities when unethically designed. Theoretical contributions include applying stakeholder theory and ethical AI frameworks to digital matchmaking, emphasizing companies' ethical responsibilities to marginalized users. Practical recommendations focus on algorithmic transparency, fairness-aware machine learning, and inclusive AI governance. This research highlights the need for ethical AI practices in dating apps to ensure inclusivity and fairness, contributing to broader discussions on AI ethics and digital discrimination.
- Alinhamento entre os valores do programa "Dois Às 10" da TVI e a sua perceção públicaPublication . Santos, Ana Beatriz Dias; Tavares, Patrícia Isabel Ramos Pego NunesO principal objetivo deste estudo é compreender se existe congruência entre os valores que regem o programa de entretenimento “Dois às 10” da TVI e a sua perceção por parte do consumidor. Definiu-se a seguinte pergunta de partida “Existe congruência entre os valores defendidos pelo programa e a sua perceção por parte dos espectadores?”. Este relatório apoia-se numa abordagem de métodos mistos através da realização de entrevistas e inquérito por questionário. Foram definidos objetivos para aferir se os consumidores do programa “Dois às 10” reconhecem os valores que regem o programa; e se os valores que regem o programa “Dois às 10” influenciam a escolha de visionamento dos consumidores. Foi possível apurar que as variáveis referidas não só foram positivamente percecionadas pelos consumidores da marca, como a identificação dos valores por parte dos consumidores pode ser um fator de diferenciação de programas concorrentes.
- O amor é um sentimento que distorce a realidade : um estudo da representação e expressão do amor gayPublication . Ferreira, Thiarlon da Silva; Neves, Sónia Patricia InácioEsta dissertação oferece uma análise ampla do amor, abordando suas diversas formas e representações em um panorama que conecta diferentes contextos históricos, culturais e sociais. O amor gay é apresentado como uma dimensão que enriquece e complementa a compreensão do amor em sua totalidade, demonstrando como suas manifestações dialogam com a universalidade do tema. A pesquisa reflete sobre como artistas e fotógrafos têm representado o amor, seja ao retratar os afetos dos outros, seja ao expressar suas próprias vivências e emoções. Com uma abordagem interdisciplinar que integra história, arte, filosofia e sociologia, esta dissertação examina como a arte, especialmente a fotografia, interpreta as nuances do amor e desafia convenções, oferecendo novas perspectivas e promovendo maior representatividade. O trabalho constrói, assim, uma visão abrangente e sensível do amor, destacando sua pluralidade e relevância na experiência humana.
- Análise crítica das politicas sociais de envelhecimento ativo em Portugal : desafios e perspetivasPublication . Cantal, Janaina Maria Ribeiro; Duque, Eduardo Jorge Gomes da CostaO envelhecimento populacional em Portugal apresenta desafios significativos nas esferas social, económica e política. Este estudo tem como objetivo geral analisar as políticas públicas relacionadas com o envelhecimento, entre 1970 e 2020, identificando os desafios e as oportunidades de melhoria na gestão pública da velhice, com o intuito de contribuir para um envelhecimento mais inclusivo e digno no contexto português. Recorrendo a uma abordagem qualitativa, a investigação fundamentouse numa revisão documental e bibliográfica aprofundada. Foram analisadas medidas governamentais, legislação, programas e políticas sociais direcionadas à população idosa, utilizando fontes primárias e secundárias. Através da análise crítica do discurso, procurouse compreender a evolução das políticas públicas, as tendências emergentes e as representações sociais da velhice ao longo das últimas cinco décadas. Os resultados revelam que, apesar dos avanços alcançados, persistem desafios significativos na execução e coordenação intersetorial das políticas públicas. Verificouse uma falta de integração eficaz entre os diferentes setores (saúde, segurança social, educação, habitação), bem como a necessidade de abordar questões como a exclusão digital e a participação ativa dos idosos na sociedade. A construção social da categoria "idoso" evoluiu, passando pela introdução do termo "terceira idade" para desafiar perceções negativas, mas ainda persistem estigmas e barreiras que influenciam a perceção pública e as políticas de envelhecimento. Concluise que promover um envelhecimento ativo e digno em Portugal requer estratégias mais eficazes e integradas, que envolvam o Estado, a sociedade civil e o setor privado. É fundamental desenvolver políticas públicas mais abrangentes e inclusivas, assegurando os direitos, o bemestar e a participação social dos idosos, e reforçando a intersetorialidade na gestão pública da velhice. A melhoria contínua das políticas depende de uma abordagem holística que considere as necessidades reais dos idosos e promova a sua inclusão plena na sociedade.
- Atendimento educacional, especializado através das salas de recursos multifuncionais nas escolas rurais ribeirinhas da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil : melhorias e perspectivas da educação especial período de 2021 a 2024Publication . Santos, Danielle Aparício dos; Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daEsta investigação orienta-se no sentido de analisar como ocorreu o processo de implementação do Atendimento Educacional Especializado através das Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas rurais ribeirinhas da Cidade de Manaus, Amazonas, Brasil: melhorias e perspectivas docentes e familiares de 2021 a 2024. Seu objetivo principal foi analisar como ocorreu o processo de implementação do Atendimento Educacional Especializado através das salas de recursos multifuncionais nas escolas rurais ribeirinhas da Cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. Para essa finalidade, foram apoiados objetivos específicos na busca em compreender com a Política Nacional de Educação Especial foi implementada nas escolas rurais da Cidade de Manaus, analisando as possíveis melhorias ao acesso curricular que as salas de recursos possam tem proporcionados aos estudantes, e suas melhorias para o desenvolvimento da aprendizagem e inclusão de alunos através das perspectivas docentes e familiares para a inclusão. A motivação é o estabelecimento de uma rede de suporte social formal que possibilita uma mediação pedagógica pautada no atendimento específico aos estudantes que apresentam alguma necessidade educativa através das unidades de ensino com salas de recursos multifuncionais com professores qualificados na rede de ensino regular, buscando garantir o direito de todos à educação. A análise quantitativa foi realizada através de um questionário, com escala de significâncias aplicado com os docentes e a análise qualitativa baseou-se na vivência e observação dos pais ou responsáveis utilizando entrevistas individuais e análise documental para coletar dados. Os resultados da pesquisa demonstram que, embora a implementação do AEE tenha ocorrido e as SRM estejam em pleno funcionamento apresentam problemas no envolvimento familiar e docente. Contudo, melhorias no processo educacional dos educandos são observados tanto pelos docentes como pelas famílias. Porém, demonstra a necessidade de investimentos informacional, formal e estrutural, pois a agenda 2030, das Nações Unidas afirma que para o desenvolvimento sustentável, deve haver educação de qualidade e garantia de acesso à Educação inclusiva com qualidade e equidade e as desigualdades nos interiores dos países devem ser reduzidas, por meio de políticas e ações planejadas dos governos.
- Autonomia privada no âmbito da cessação do contrato de arrendamento urbanoPublication . Soares, Ângelo António De Salles Fernandes; Proença, José Carlos Barros BrandãoA presente dissertação versa sobre a amplitude do princípio da autonomia privada no âmbito da cessação do contrato de arrendamento urbano, incidindo particularmente sobre os aspetos do regime que conservam as maiores restrições e dúvidas interpretativas. Para o efeito, começamos por fazer um retrato da evolução do regime arrendatício português ao longo do último século, percorrendo em seguida o regime subjacente às diferentes formas de cessação do contrato de arrendamento urbano previstas na lei. Por fim, exploramos a possibilidade de inserção de cláusulas penais neste âmbito. Ao longo da nossa investigação, avaliamos as diferentes posições no seio da doutrina e da jurisprudência a propósito dos diferentes temas abordados, sobre as quais procurámos formular o nosso próprio entendimento e possíveis soluções numa perspetiva de jure condendo.
- Avaliação da educação especial ofertada em um centro de educação de jovens e adultosPublication . Oliveira, Tereza Cristina de Freitas; Duque, Eduardo Jorge Gomes da CostaEste estudo avalia a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Profª Raquel Castro e Silva Miranda, no Ceará, Brasil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisa os desafios pedagógicos, estruturais, familiares e financeiros enfrentados para garantir uma educação inclusiva de qualidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com pais, gestores e professores, além de observações não participantes. Os resultados destacam avanços, como a flexibilidade pedagógica e a valorização da diversidade, mas também apontam lacunas, como a falta de acessibilidade física, formação docente insuficiente e escassez de profissionais de apoio. O estudo conclui que, embora o CEJA demonstre compromisso com a inclusão, são necessários investimentos em infraestrutura, capacitação docente e políticas públicas mais robustas para consolidar uma educação verdadeiramente inclusiva.
- Behind the screen : the portrayal of American track and field female athletes in TV Sporting brand’s advertisementsPublication . Casseville, Salomé Aurélie; Afonso, Carla Susana Monteiro GanitoThis dissertation analyses the portrayal of American track and field female athletes in TV sporting brands’ advertisements, as well as the perception the latter interpret when watching the commercials. Just a few months away from the beginning of the 2024 Paris Olympic Games, it results in massive and numerous sporting brands’ communication campaigns soon to be broadcasted on TV. It is crucial to already understand where do the sporting brands stand in the fight for equal representation between female and male athletes, as well as in the battle for inclusive and diverse depiction of the sportswomen. Track and field in the USA was chosen to further study since it is the oldest practiced sport as well as one of the most popular and most watched sports of the Games, additionally to be one where major American Olympian excel in. Merging the academic data found along the research, personal knowledge and interviews shared with American track and field female athletes, this study confirms that sporting brands keep on displaying a misrepresentation of female athletes, until even objectifying them. This is a redundant societal issue reinforcing gender stereotypes and the underestimated image of women in sports and more precisely, American track and field female athletes. A controversial topic, as the status of women in all social aspects continues to evolve and improve until empowering them. However, gender equality and inclusive and diverse depiction of women in the sport industry has not been reached yet.
- Breaking prescriptive stereotypes or facing backlash? : ageism and the impact of technology use by older workers in the modern workplacePublication . Hörmann, Katharina Christina; Camilo, Cristina Maria LopesAge-related prescriptive stereotypes in the workplace often shape expectations about older workers’ abilities, particularly concerning technology. When individuals violate these stereotypes, they may face negative social and economic consequences for deviating from societal norms, also referred to as backlash (Rudman, 1988). This dissertation explored how older workers who violate technology-based age stereotypes are perceived by people of different ages. Factors influencing these perceptions, and the role of benevolent and hostile ageism in this relationship were examined. Through a factorial vignette experiment (n = 169), participants evaluated profiles depicting either middle-aged or older workers, female or male workers, and workers who adhere to or violate technology-based age stereotypes. The findings revealed that older workers perceived as less technologically adept (thus adhering to stereotypes) were rated higher in warmth and likability, whereas middle-aged workers showed the opposite trend. Both groups, however, were perceived as more competent and respected when they behaved counter-stereotypically by demonstrating technological proficiency. Contrary to expectations, hostile ageism, participant age, and the gender of the evaluated individual did not significantly influence perceptions but were instead linked to different emotional responses such as irritation and annoyance. This study partially supports existing literature while offering new insights into the relationship between age stereotype violations and perceptions of older workers. It also underscores the need for further research on the factors shaping perceptions of counter-stereotypical behavior in older individuals. Practical recommendations are provided to help mitigate the potential negative consequences for older workers displaying high levels of technological competence and adaptability in the workplace.
