R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
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- Ambientes de prática de enfermagem especializada à pessoa em situação críticaPublication . Machado, Joana Filipa da Silva; Monteiro, Ana Carolina da RochaO presente relatório, elaborado de forma descritiva e reflexiva, surgiu no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, da 17ª Edição do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa. Expõe o percurso referente ao estágio, decorrido em dois contextos, num Serviço de Urgência e numa Unidade de Cuidados Intermédios Médicos, refletindo criticamente sobre as competências desenvolvidas e analisando as atividades realizadas, enquanto futura mestre e enfermeira especialista. Inicia-se com uma introdução, após a qual é exposto o percurso realizado para início de aquisição de competências, no primeiro estágio, previamente à Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, que foram as bases para a continuidade do processo. No terceiro capítulo, contextualizaram-se os dois locais onde o estágio da Unidade Curricular decorreu. Segue-se o quarto capítulo, com análise e reflexão crítica do processo de desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista na área de especialização. Para cada domínio de competências comuns, explanaram-se as atividades desenvolvidas, que permitiram alcançar os objetivos previamente definidos e, desenvolver competências comuns e específicas da área de especialização. Culmina com uma reflexão final, sintetizando as ideias chave, incluída na conclusão. Foram exploradas várias atividades, com destaque na elaboração de instruções de trabalho e colaboração em auditorias, o desenvolvimento de ferramentas de apoio e implementação de um projeto formativo. Foram ainda elaboradas diversas pesquisas bibliográficas, para sustentar a prática baseada na evidência, com destaque para a revisão de literatura sobre o impacto da segurança psicológica dos profissionais de saúde, na qualidade dos cuidados à pessoa em situação crítica. Com base nos resultados deste trabalho, foi iniciada uma scoping review, ainda em curso, cujo protocolo será partilhado em evento científico e cujos resultados se pretende publicar em revista científica. Acrescentam-se, ainda, reflexões críticas realizadas sobre os cuidados prestados e as implicações para a prática, refletindo desenvolvimento profissional e pessoal. Este percurso académico, representa o início de um contínuo de desenvolvimento de competências na procura da excelência profissional. Foram desenvolvidas competências no âmbito da prestação de cuidados à pessoa em situação crítica, nos diferentes domínios que refletem uma prática com respeito pelos aspetos éticos e legais, valorizando a esfera da comunicação; melhoria contínua da qualidade, na procura de ambientes de prática de enfermagem seguros e atrativos; na prevenção e controlo de infeção e antimicrobianos; na gestão integrada de cuidados de enfermagem, reconhecendo precocemente sinais de instabilidade e risco de falência orgânica; na gestão de recurso materiais e humanos; e no desenvolvimento de aprendizagens profissionais, demonstrando autoconhecimento, capacidade de trabalho em equipa e baseando a prática clínica em evidência científica atualizada. Por fim, denota-se neste percurso a riqueza de experiências, e o sentido de constante procura de conhecimento que possibilitaram a aquisição de competências e o desenvolvimento de capacidade analítica, crítica e reflexiva, enquanto futura Mestre e Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área da Pessoa em Situação Crítica.
- Análise crítica das politicas sociais de envelhecimento ativo em Portugal : desafios e perspetivasPublication . Cantal, Janaina Maria Ribeiro; Duque, Eduardo Jorge Gomes da CostaO envelhecimento populacional em Portugal apresenta desafios significativos nas esferas social, económica e política. Este estudo tem como objetivo geral analisar as políticas públicas relacionadas com o envelhecimento, entre 1970 e 2020, identificando os desafios e as oportunidades de melhoria na gestão pública da velhice, com o intuito de contribuir para um envelhecimento mais inclusivo e digno no contexto português. Recorrendo a uma abordagem qualitativa, a investigação fundamentouse numa revisão documental e bibliográfica aprofundada. Foram analisadas medidas governamentais, legislação, programas e políticas sociais direcionadas à população idosa, utilizando fontes primárias e secundárias. Através da análise crítica do discurso, procurouse compreender a evolução das políticas públicas, as tendências emergentes e as representações sociais da velhice ao longo das últimas cinco décadas. Os resultados revelam que, apesar dos avanços alcançados, persistem desafios significativos na execução e coordenação intersetorial das políticas públicas. Verificouse uma falta de integração eficaz entre os diferentes setores (saúde, segurança social, educação, habitação), bem como a necessidade de abordar questões como a exclusão digital e a participação ativa dos idosos na sociedade. A construção social da categoria "idoso" evoluiu, passando pela introdução do termo "terceira idade" para desafiar perceções negativas, mas ainda persistem estigmas e barreiras que influenciam a perceção pública e as políticas de envelhecimento. Concluise que promover um envelhecimento ativo e digno em Portugal requer estratégias mais eficazes e integradas, que envolvam o Estado, a sociedade civil e o setor privado. É fundamental desenvolver políticas públicas mais abrangentes e inclusivas, assegurando os direitos, o bemestar e a participação social dos idosos, e reforçando a intersetorialidade na gestão pública da velhice. A melhoria contínua das políticas depende de uma abordagem holística que considere as necessidades reais dos idosos e promova a sua inclusão plena na sociedade.
- Análise qualitativa e exploratória sobre os mitos da violação e estereótipos de género associados aos consumos sociais de álcool e de outras substâncias psicoativas, num grupo de jovens altutos/as (18-24 anos)Publication . Lopes, Ana Rita Gonçalves Antunes; Pires, Cristiana do ValeA violência sexual em ambientes de lazer noturno (ALN) e em contextos festivos é uma preocupação crescente, sendo perpetuada por assimetrias de género e normas hegemónicas que naturalizam comportamentos abusivos e perpetuam relações desiguais de poder. Esta investigação teve como objetivo explorar as perceções de jovens sobre o papel dessas substâncias na dinâmica de vitimização sexual, com um foco particular no álcool e outras substâncias, bem como nas normas culturais de género que moldam comportamentos e atitudes nesses ambientes. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando grupos de discussão com jovens para explorar as suas perceções e experiências. Os resultados revelaram que tanto mulheres quanto homens percebem o álcool como um fator facilitador da vitimização, que amplifica a vulnerabilidade das vítimas e a agressividade dos agressores. As mulheres que participaram neste estudo reportaram adotar mais estratégias de proteção e “vigilância sexual” para prevenir a violência sexual, evidenciando as expectativas sociais que as responsabilizam pela sua própria segurança. Já os homens, embora reconhecendo o uso de substâncias em ALN, tendem a minimizar os impactos da violência sexual, especialmente em casos sem danos físicos visíveis. O estudo também evidenciou a normalização do consumo de álcool e a adulteração de bebidas como fatores que agravam a exposição ao risco. Este estudo reforça a necessidade de se implementarem campanhas de sensibilização mais inclusivas e estratégias de prevenção que desafiem os estereótipos de género, promovam o consentimento explícito e responsabilizem os agressores. A pesquisa sugere que é essencial a implementação de políticas públicas claras, educação contínua e medidas de proteção mais eficazes em ALN para reduzir a incidência de violência sexual e criar espaços mais seguros e equitativos para todos.
- Avaliação do desconforto em cuidados paliativos : tradução e adaptação para português de Portugal da discomfort scale for dementia of the alzheimer type (DS-DAT)Publication . Duarte, Cátia Sofia de Barros; Capelas, Manuel LuísIntrodução: Para uma melhor sistematização dos Cuidados Paliativos, nomeadamente na área da demência, o conforto deve ser adotado como critério de qualidade em saúde. O objetivo do cuidado na demência deverá ser o aumento do conforto. Para tal, deverá ser usado um instrumento de avaliação válido e confiável para triagem e avaliação da eficácia das intervenções. Metodologia: Este estudo pretende expor de forma estruturada e clara todo o processo de tradução e validação linguística da Discomfort Scale for Dementia of the Alzheimer Type (DS-DAT), segundo um referencial teórico, realizado em cinco etapas: tradução para português de Portugal, síntese das traduções, retro tradução para o idioma original, síntese das traduções e revisão por um painel de peritos na área da demência, cuidados paliativos e linguística. Conclusão: A tradução e validação transcultural da DS-DAT (após a conclusão da validação métrica) facultará o acesso em Portugal a um instrumento de avaliação válido e objetivo de diagnóstico de desconforto em indivíduos com demência do tipo Alzheimer, bem como, fornecerá dados quantitativos que fundamentarão a prática de cuidados paliativos em indivíduos com demência do tipo Alzheimer.
- Bem-estar dos colaboradores de respostas sociais dedicadas aos mais velhos : a importância do apoio recebido das chefiasPublication . Lopes, Maria Luísa Viana Ramos; Silva, Catarina Raposo Vieira da; Lopes, Sílvia PereiraCom a existência de necessidades sociais crescentes e com a diminuição das respostas no seio familiar, as organizações de economia social surgem como essenciais na ajuda a pessoas em situações de carência ou vulnerabilidade, sobretudo, e neste caso concreto, a pessoas idosas. É, pois, fundamental que estas organizações se constituam num contexto de qualidade, o que só poderá acontecer com o empenho e formação especifica dos colaboradores e das suas chefias, cujo bem estar contribui para a melhoria dos serviços prestados e para o bem estar geral. Este trabalho teve como objetivo estudar e compreender a relação entre o bem estar das pessoas dentro e fora do trabalho, assim como, investigar se o apoio da chefia contribui para o bem estar dos colaboradores de respostas sociais destinadas aos mais velhos. Esta investigação adotou uma abordagem quantitativa, utilizando um desenho transversal, e amostragem não probabilística. A amostra foi composta por 206 indivíduos, com idade superior a 18 anos e empregado há mais de um ano em respostas sociais dedicadas a pessoas mais velhas. Com este estudo pretendeu se recolher uma amostra a nível nacional e deu se continuidade a um questionário disponibilizado online através da plataforma "Google Forms”, de maneira a recolher dados referentes às variáveis sociodemográficas e os respetivos instrumentos para medir os construtos de apoio da chefia, engagement, burnout e satisfação geral com a vida. Os resultados indicaram que verificasse uma relação positiva e significativa entre a percepção de apoio da chefia e o engagement no trabalho e uma relação negativa e significativa entre a percepção de apoio da chefia e o burnout. Encontrou se uma relação positiva e significativa entre o engagement no trabalho e a satisfação geral com a vida, contudo, a relação entre o burnout e a satisfação geral com a vida não foi significativa. As principais implicações destes resultados serão discutidas.
- Bem-estar espiritual e felicidade em pessoas idosas institucionalizadasPublication . Silva, Margarida Pereira da; Berenguer, Sílvia Maria Alves Caldeira; Capelas, Manuel LuísIntrodução: O envelhecimento populacional é inquestionável. Os cuidados de saúde melhoraram, as pessoas vivem mais tempo e a institucionalização dos idosos tornou-se uma realidade. Os cuidados paliativos, focando-se nas necessidades da pessoa, visam a qualidade de vida através da promoção da dignidade e da prevenção e alívio de todos os tipos de sofrimento. Perante a finitude da vida, oportunidade privilegiada de questionamento interior, importa conhecer a realidade e saber se os idosos institucionalizados encontram significado e propósito na sua vida (bem-estar espiritual) e se se sentem felizes (felicidade subjetiva). Objetivos: Avaliar o bem-estar espiritual e a felicidade subjetiva de pessoas idosas institucionalizadas e analisar a sua relação. Material e métodos: Estudo observacional e transversal, realizado num lar de idosos da cidade de Lisboa com cerca de 100 residentes. A amostra foi constituída por 49 pessoas com mais de 65 anos, sem alterações cognitivas impeditivas da sua participação, avaliadas através do Mini-Mental State Examination. Os participantes completaram o Questionário de Bem-Estar Espiritual (SWBQp) e a Escala de Felicidade Subjetiva de Lyubomirsky e Lepper. Os dados foram analisados utilizando o SPSS 24®. Resultados: Os idosos da amostra apresentam um nível médio-elevado de bem-estar espiritual (BEE) e uma felicidade subjetiva mediana. A variável BEE apresenta uma correlação positiva moderada com todas as suas dimensões – pessoal, comunitária, ambiental e transcendental – e com a felicidade subjetiva. O BEE global, pessoal e comunitário apresenta uma correlação moderada positiva com a felicidade subjetiva e o BEE ambiental uma correlação baixa positiva. A idade apresenta uma correlação negativa baixa com as duas variáveis. Conclusões: Os idosos institucionalizados apresentam felicidade e BEE medianos, os quais parecem correlacionar-se positivamente. Atendendo à missão dos cuidados paliativos, os enfermeiros, na equipa, devem implementar intervenções individualizadas que melhorem o bem-estar espiritual e a felicidade dos idosos.
- Caracterização da dor em intérpretes de língua gestual portuguesa em contexto escolarPublication . Peres, Inês Marques ; Canaipa, RitaA profissão de intérprete de Língua Gestual revela diversas exigências em termos físicos, cognitivos e emocionais. Tem sido descrita a presença de dor e elevados níveis de depressão e de ansiedade nestes profissionais. No entanto, a literatura é escassa quanto à saúde destes profissionais especificamente a trabalhar em contexto escolares e no ensino português. O objetivo deste estudo foi caracterizar a presença de dor em intérpretes de Língua Gestual Portuguesa que exercem funções em contexto escolar e comparar essas queixas com as de outro grupo que trabalha no mesmo contexto (professores). A perceção de dor e a saúde física e mental foram avaliadas através de um questionário sociodemográfico e dos seguintes questionários: o McGill Pain Questionnaire (MPQ) que mede a qualidade e intensidade da dor; o Five Factors Inventory (NEO-FFI) que avalia características de personalidade; o Pain Catastrophizing Scale (PCS) que avalia perceção de pensamentos catastróficos e o Short Form Health Survey (SF-36v2) que mede a perceção do estado de saúde. De um total de 42 intérpretes foi constituída uma subamostra com 21 intérpretes que foi emparelhada com uma outra de 21 professores. Verificou-se que nos intérpretes, ter menos formação e trabalhar em ciclos de estudos mais baixos estava associado a maiores queixas de dor e perceção de saúde mais negativa. Os intérpretes que apresentavam estilos cognitivos relacionados com emoções negativas, sensação de desemparo e menor abertura a novas experiências revelavam mais dor e pior perceção de saúde. Este estudo pretende contribuir para a identificação de fatores que têm impacto na dor e na perceção de saúde de intérpretes de língua gestual a trabalhar em contexto escolar. A continuação desta linha de investigação poderá fornecer novas pistas para a prevenção e intervenção em indivíduos em risco de desenvolver quadros de dor ou perturbação emocional no contexto desta atividade profissional.
- Caracterização dos recursos para o cuidado espiritual nas equipas de cuidados paliativos portuguesasPublication . Santos, Rita Isabel Dionísio Belchior Sampaio dos; Berenguer, Sílvia Maria Alves CaldeiraIntrodução: A atenção à espiritualidade e o cuidado espiritual são basilares em cuidados paliativos, embora descrito como pouco implementados. Como em outros países, importa conhecer os recursos utilizados para o cuidado espiritual em Portugal. Objetivos: Caracterizar os recursos para o cuidado espiritual nas equipas de cuidados paliativos (CP) portuguesas. Metodologia: Estudo observacional, quantitativo e descritivo. Foi enviado um questionário eletrónico aos profissionais de saúde das equipas de CP portuguesas. O estudo foi aprovado pela comissão de ética do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Resultados: Foram obtidas 150 respostas. Em 68.7% das equipas não existe um profissional específico dedicado ao cuidado espiritual e 68% dos participantes consideram que a avaliação ou acompanhamento espiritual faz parte das suas funções. A maioria dos profissionais creem que os seus colegas de equipa consideram o cuidado espiritual como muito necessário (48.7%); 47.3% considera que os seus colegas estão razoavelmente preparados para desenvolver a avaliação ou acompanhamento espiritual e 54.7% consideram-se razoavelmente envolvidos. Numa perspetiva pessoal, 50.0% dos profissionais acha-se pouco competente para o cuidado espiritual. A maioria refere não utilizar nenhum recurso de avaliação ou documento específico (67.3%), não utilizar nenhuma escala específica de avaliação de sofrimento/stress emocional ou de necessidade/recurso espiritual (76%), e nem ter dedicado mais de 10% do seu tempo de formação do ano passado em formação específica de espiritualidade (49.3%). Conclusão: Este estudo envolveu diferentes profissionais das equipas multidisciplinares de diferentes regiões portuguesas. A maioria reconhece a importância da atenção à espiritualidade e do cuidado espiritual, mas os resultados apelam à formação específica e ao uso de recursos e técnicas semelhantes em todas as equipas, de modo a facilitar a comparação de indicadores e a promover a implementação efetiva do cuidado holístico em cuidados paliativos.
- Catch me if you can : sustainability meets airport expansion: case study with Vienna airportPublication . Mewes, Frederik Wedig; Moreira, SérgioThis dissertation explores the concept of socially sustainable and responsible airport expansion through a case study of Vienna International Airport’s planned third runway. The dissertation develops a master plan grounded in international standards, including the International Finance Corporation (IFC) Performance Standards (PS), Environmental, Health, and Safety (EHS) Guidelines, and International Civil Aviation Organization (ICAO) recommendations, combined with best practices from the aviation industry. A gap analysis evaluates the alignment of Vienna Airport’s social management measures with this master plan to identify strengths, gaps, and opportunities for improvement. The gap analysis reveals that Vienna Airport has implemented numerous measures exceeding legal requirements, such as proactive community engagement through the Dialog Forum (DF), comprehensive noise protection programs, and transparent grievance mechanisms. These initiatives position Vienna Airport as a potential best-practice model for socially responsible airport expansions. However, some gaps remain in areas such as resettlement planning, long-term health impact mitigation, and modern communication strategies like social media engagement. Recommendations for Vienna Airport also include enhancing transparency, developing a Community Health Action Plan, and strengthening resettlement and integration programs. This thesis concludes that Vienna Airport’s approach can serve as an excellent foundation for best practices in socially sustainable airport expansions, particularly with the integration of the proposed recommendations to further align its measures with global standards of social responsibility. While the master plan provides a robust framework for addressing social impacts, its applicability may be limited in regions with less stringent social commitments, highlighting the challenges of global standardization.
- Competências socioemocionais e qualidade de vida relacionada com a saúde em adolescentesPublication . Fernandes, Ana Paula da Silva; Almeida, Armando Manuel GonçalvesIntrodução: O presente relatório permite a exposição do percurso de desenvolvimento de competências realizado, no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, do Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Comunitária, na área da Saúde Comunitária e de Saúde Pública, da Universidade Católica Portuguesa, realizada em contexto de Unidade de Saúde Pública. A adolescência é uma fase de transição do tipo desenvolvimental, acompanhada por transformações a vários níveis. A saúde dos adolescentes sofre influência de variados Determinantes de Saúde, pelo que a Qualidade de Vida Relacionada com a Saúde é um importante indicador da perceção dos jovens sobre a sua vida e saúde, pois permite, entre outras coisas, a identificação de grupos de indivíduos mais vulneráveis e o planeamento de intervenções, ao nível da promoção da saúde. As escolas, pela influência no adolescente e na sua saúde, são locais privilegiados para estas intervenções. A capacitação dos adolescentes permite a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências, como as competências socioemocionais, promovendo a transição saudável dos adolescentes para a idade adulta. Método: Através da metodologia do Planeamento em Saúde, realizou-se um Diagnóstico de Situação, em estudantes dos 14 aos 18 anos, num Centro de Formação Profissional, do concelho do Porto, o que possibilitou a elaboração e execução de um projeto de intervenção comunitária. Resultados: Com o Diagnóstico de Situação, identificou-se a Socialização Comprometida, como um dos problemas major desta comunidade. Procedeu-se à elaboração de um projeto com o objetivo de diminuir o compromisso ao nível da socialização, em duas fases, de setembro de 2024 a julho de 2026, tendo sido possível, realizar as estratégias planeadas para a fase 1. Na avaliação intermédia, obteve-se uma melhoria de 1,41% da perceção dos estudantes, quanto à qualidade da relação com os seus pares, uma melhoria de 0,10% quanto à dimensão Provocação (Bullying) e um aumento de 1,56% quanto aos estudantes que (nunca ou raramente) sentiram medo de outros estudantes. Quanto à percentagem de estudantes que raramente ou nunca se sentiram tristes, houve uma diminuição de 5,52%. Discussão e Conclusão: Este estudo sublinha a importância da atuação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, na promoção da saúde, em indivíduos, grupos e comunidades, nomeadamente na área do desenvolvimento das competências socioemocionais em adolescentes. Apesar dos resultados obtidos não serem significativos, podem orientar a intervenção na segunda fase do projeto e reforçam a necessidade de se alargar a Saúde Escolar, também aos estudantes do ensino profissional.