FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 27
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação textual para guião de curta-metragem do conto “O Homem que plantava aves” : baseado na tradição oral angolanaPublication . Patissa, Daniel Gociante; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffA presente pesquisa pretende constituir a sustentação argumentativa do Projeto de adaptação textual para guião de curta-metragem a partir do conto intitulado ‗O Homem Que Plantava Aves‘, de autoria própria e baseado na tradição oral angolana, estando composto por duas partes centrais. A Parte I é dedicada à revisão da literatura, onde se discute a função da memória na articulação do legado oral, no ponto 1. Esta secção está subdividia em três subpontos, o primeiro dos quais se debruça sobre os traços representativos da tradição oral na literatura angolana, o segundo sobre memórias da ficção na Televisão Pública de Angola, sob o prisma do audiovisual e tradição oral, sendo que o terceiro e último subponto explora os fatores que influenciam o guião como instrumento de adaptação de linguagens. A Parte II foca-se na vertente empírica do projeto, partindo pela descrição dos parâmetros de metodologia de investigação adotados, incluindo breves notas do processo de reescrita por parte do autor do conto e do guião.
- Between love stories and activism : pathos, storytelling, and connection in the communication of Taylor Swift on Instagram and through musicPublication . Neumann, Clara Elly; Tavares , Patrícia Isabel Ramos Pego NunesA glamorous superstar who is taking the world by storm and an ancient Greek scholar. These are not necessarily two people which one would bring together. And yet this is exactly what this dissertation does. The ancient Greek scholar Aristotle and his rhetoric are looked at from a modern way through the glittering and sparkling lens of Taylor Swift. The dissertation uses a qualitative research design with a content analysis as well as semi-structured interviews to understand the communication strategy of artist Taylor Swift. The research focuses on the concept of storytelling in connection with an emotional communication approach related to the pathos theory of Greek scholar Aristotle. It assesses how Swift uses pathos in storytelling to create an emotional connection with her fans. The dissertation considers the impact of the music of artist Taylor Swift and looks at Instagram to understand the communication strategy connected to social media. Understanding the connection which Swift built with the help of her music and social media interaction. The interviews and the content analysis underline how successful Swift manages to interact with her fans and how emotional her communication strategy is. It shows how promoting engagement is one of her main ways of creating a successful, emotion-based communication strategy. The dissertation also looks at the activism which can be found in Swift’s communication and how it has become part of her recent music as well as her Instagram appearance.
- Cinema pela tela de um smartphone : as motivações e as transformações na experiência dos espectadores portugueses e brasileiros que assistem a filmes pelo celularPublication . Silva, Karina Rodrigues da; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoO avanço da tecnologia mudou o modo como consumimos entretenimento, ao passo que a pandemia da covid-19, em 2020, acelerou tendências que levariam anos para serem alcançadas neste setor. O cinema, por sua vez, passou a dividir espaço com novas formas de assistir a filmes – e, neste atual cenário, o smartphone tem ganhado cada vez mais protagonismo, pois o aparelho se tornou uma extensão da vida cotidiana. Isto posto, esta pesquisa investiga as motivações dos usuários de smartphones em Portugal e no Brasil que assistem a filmes pelo dispositivo móvel e como essa escolha transforma a experiência cinematográfica. Para alcançar os objetivos traçados, fez-se uso de levantamento bibliográfico, questionário aplicado a 412 participantes de 18 a 38 anos e entrevistas semiestruturadas com profissionais de cinema de ambos os países. A escolha dessas nacionalidades partiu do interesse, não comparativo, de analisar as mudanças de comportamento no consumo de cinema frente ao crescimento das plataformas digitais e uso de smartphones, além da carência de pesquisas empíricas sobre o tema. O estudo revelou que acessibilidade, comodidade e mobilidade são as principais motivações que levam os usuários a escolher o celular como dispositivo para visualizar filmes. Atualmente, o espectador consegue otimizar tempo assistindo a produções nos intervalos de sua rotina – a qualquer hora e em qualquer lugar. Por conseguinte, observa-se um consumo mais individualizado, personalizado e controlado. Por outro lado, apurou-se que o smartphone desencadeia a falta de concentração para acompanhar um filme do início ao fim, reduzindo a conexão com a história. Portanto, o uso do celular promove uma atenção fragmentada, refletindo o comportamento típico do nosso dia a dia. O resultado da pesquisa indica que portugueses e brasileiros se distraem com frequência enquanto utilizam o dispositivo móvel, principalmente devido às notificações.
- Code-Dependency : Tiktok's AI & suggested content feed. Users circumstances to go outside of their filter bubblesPublication . Tiraborelli, Alice; Tavares, Patrícia Isabel Ramos Pego NunesThis dissertation's main objective is to understand users' perceived usage of TikTok's algorithm, particularly focusing on their reasons for exploring content beyond the platform's suggested feed. This exploratory study aims to look into user search behavior concerning algorithmic recommendations. To gain a comprehensive understanding, the theoretical framework addresses three key areas: the concept of "Platform Society," the role of artificial intelligence (AI) and algorithms in social media, and the phenomenon of "Algorithmic Sovereignty." With this theoretical approach, this research addresses user interactions on TikTok by examining how users navigate and engage with the platform's algorithmically curated content, versus actively searching for content independently. Through a detailed examination of TikTok's algorithm, user behavior, and engagement strategies, the study provides insights into the interplay between user agency and algorithmic control. Findings indicate that TikTok's algorithm significantly influences user behavior by personalizing content feeds based on user interactions, preferences, and engagement patterns. The study reveals that while many users rely heavily on algorithmically suggested content, some actively seek diverse content, demonstrating varying degrees of algorithmic awareness. The algorithm's influence is most evident in shaping user engagement and interaction patterns, guiding content discovery, and reinforcing specific content preferences. Moreover, the study identifies a complex relationship between user agency and algorithmic influence, highlighting the need for greater transparency and user awareness in navigating algorithmically mediated environments. The implications of these findings extend to understanding digital behavior on social media platforms, emphasizing the importance of balancing algorithmic personalization with user autonomy. Ultimately, this dissertation contributes to the broader discourse on the societal impact of AI and algorithms, advocating for strategies that enhance user empowerment in the digital age.
- As comunidades literárias virtuais e a experiência de leitura percecionada : uma perspetiva multistakeholderPublication . Guerra, Catarina Silva Cardoso Castro; Tavares, Patrícia Isabel Ramos Pego NunesAo longo dos séculos, o livro tem-se revelado um veículo de conhecimento e um espelho das transformações da sociedade nos seus vários domínios. O estabelecimento das redes sociais nas rotinas de cada indivíduo possibilitou a criação de comunidades à volta de interesses comuns. A literatura acompanhou a tendência e plataformas como o TikTok e o Goodreads têm um papel fundamental na discussão de livros e criação de novos leitores.Com este estudo, pretende-se analisar a perceção da influência da participação nas comunidades literárias virtuais na experiência de leitura da população leitora presente nas comunidades do Goodreads e do BookTok, usando a teoria do interacionismo simbólico (Mead, 1934 & Blumer, 1969) como suporte. Com uma abordagem qualitativa, realizaram-se 32 entrevistas semiestruturadas a 34 membros das duas comunidades e diversos stakeholders relacionados com a leitura.Os resultados demonstram que apesar da perceção da influência destas comunidades variar entre stakeholders, são lugares onde se fomentam relações, partilham opiniões e recomendações literárias em que os novos mediadores e críticos informais têm um papel central. No BookTok, os booktokers sentem-se influenciados na quantidade e variedade de livros que lêem, por se proporem à produção de conteúdo frequente. Os escritores e influenciadores do Goodreads na comunidade, destacam apenas a facilidade em descobrir novos livros e autores. Os leitores e restantes membros, referem o aumento da quantidade e variedade de livros lidos, influenciados por booktokers e outros influenciadores. O Goodreads é utilizado essencialmente como uma ferramenta de monitorização de leitura. Sendo as principais influências pessoas próximas, como amigos ou familiares. Os leitores e os influenciadores, em especial, os membros da comunidade do BookTok revelaram uma tendência para uma leitura rápida e superficial dos textos. No entanto, os escritores destacaram a contra tendência, que tem surgido, em que se propõe a leitura mais lenta e aprofundada dos livros. É então possível concluir que as comunidades literárias virtuais possuem um papel determinante na transformação da experiência de leitura de muitos leitores.
- “Conta-me como foi” e a (re)mediação da memória histórica : dos conteúdos à receçãoPublication . Ferreira, Madalena Amaral Bonnefon Borges; Pereira, Ana Catarina Valdigem JacintoA ficção tem-se revelado um poderoso veículo de narrativas históricas. Para além de atuar na preservação da história, a ficção reinterpreta-a e representa-a remediada em produtos audiovisuais. Selecionou-se como objeto de estudo a série “Conta-me Como Foi” da RTP 1, nomeadamente as temporadas 6, 7 e 8, que representam o período pós 25 de abril. O foco desta investigação é o papel da ficção televisiva na mediação histórica, em concreto das temporadas enunciadas da série “Conta-me Como Foi” na reconstrução da memória histórica dos espetadores sobre o período pós 25 de abril em Portugal. Assim, o presente estudo foi orientado pelas seguintes questões de investigação: De que modo é que o período histórico pós 25 de abril foi representado nas temporadas 6, 7 e 8 da série “Conta-me Como Foi” da RTP 1? e Como é que a série “Conta-me Como Foi” da RTP 1 tem contribuído para a reconstrução da memória histórica sobre o período pós 25 de abril? Utilizou-se o método misto, com recurso às técnicas de análise de conteúdo quantitativa e de entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo foi feita aos 52 episódios das temporadas 6, 7 e 8 da série “Conta-me Como Foi” da RTP 1. As entrevistas foram realizadas a 10 espetadores da série, 5 dos quais viveram o período representado e 5 que não o viveram. Os resultados revelaram que a representação do período pós 25 de abril nas temporadas 6, 7 e 8 da série “Conta-me Como Foi” foi exclusivamente referente aos anos entre 1984 e 1987. Importa referir que todos os episódios contribuíram para representar este período e que na sua maioria em cada um eram abordados três eventos histórico-sociais da época. A televisão foi um meio que assumiu um importante papel na remediação da história. Relativamente ao contributo da série para a reconstrução da memória histórica do período pós 25 abril, quem o viveu salientou a revisitação da história e quem não viveu a época em análise atribuiu à série um papel relevante no conhecimento deste período da história.
- Os direitos das crianças e o papel das comissões de proteção de crianças e jovens junto da família, da escola e da comunidadePublication . Braga, Ana Rita Oliveira; Vieira, Isabel Maria Paula Amado de FreitasOs Direitos da Criança são um tema cada vez mais debatido na contemporaneidade, uma vez que estes se encontram em constante violação. Além de ser uma questão em debate, em situações de guerra e perigo, este é também um tema central na intervenção quotidiana do Serviço Social, desde o seu surgimento como profissão, tendo como foco as crianças que se encontram em situações de risco/perigo. Devido ao agravamento das condições existenciais de muitas famílias, aumenta o número de crianças sinalizadas em situações de risco/perigo, onde não são satisfeitas as suas necessidades básicas e se assistem a situações de negligência, violência e abandono. Para promover e proteger os direitos da criança, torna-se basilar compreender qual é o papel das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens na Promoção e Proteção destes direitos junto da família, da escola e da comunidade, como elementos que se encontram inevitavelmente integrados na vida das crianças, sendo responsáveis pela sua educação constituindo-se peças essenciais ao seu desenvolvimento integral. O Serviço Social é uma disciplina das ciências sociais e humanas e uma profissão de intervenção promotora de direitos humanos, que pretende garantir que todas as pessoas tenham acesso aos seus direitos. Neste sentido, o Assistente Social atua na construção de respostas às necessidades humanas, a partir da intervenção com indivíduos e famílias, grupos e comunidades. É neste contexto que se situa o presente estudo, para compreender o lugar e o papel das CPCJ como uma peça essencial na promoção e proteção dos Direitos da Criança. A investigação assenta numa abordagem indutiva, de natureza qualitativa partindo das experiências dos profissionais que vivenciam esta realidade nas quatro CPCJ da cidade de Lisboa. Abordam-se com estes profissionais as questões relativas ao papel dos pais e da família, ao lugar da escola e dos professores e às formas como a CPCJ, enquanto parceria representativa da promoção e defesa dos Direitos da Criança na comunidade, pode e deve atuar neste sistema humano e ambiental.
- A emergência e impacto de repórteres digitais no envolvimento da audiência : estudo de caso: “Morangos com Açúcar"Publication . Oliveira, Mariana de Paula Sarmento de; Ferreira, Cátia Sofia AfonsoNo atual panorama mediático, a integração de estratégias digitais com formatos televisivos tradicionais tornou-se crucial para captar a atenção do público e gerar interação. A ascensão dos repórteres digitais, que atuam como intermediários entre produção e audiência, oferece uma nova perspetiva sobre como os programas televisivos podem envolver os espectadores de maneira mais direta e personalizada. Este relatório de estágio explora o papel emergente dos repórteres digitais, focando-se no estudo de caso da série portuguesa "Morangos com Açúcar". Através de uma metodologia mista de investigação, que combina entrevistas exploratórias, com a realização de um inquérito por questionário aos seguidores da série, observação participante da investigadora, o relatório tem como principal objetivo responder à pergunta: Qual a influência da repórter digital no envolvimento da audiência digital da série “Morangos com Açúcar”?. Pretende-se também compreender o início da existência de repórteres digitais em programas de entretenimento na estação televisiva TVI, em particular na série “Morangos com Açúcar”, e avaliar as reações dos espectadores diante de abordagens digitais específicas. Os resultados indicam uma preferência significativa por conteúdos que incluem a participação direta da repórter digital, demonstrando o seu papel na criação de uma conexão mais próxima com a audiência.
- Employer branding in portuguese companies : communciation strategies and international master students' perceptionsPublication . Cleuvers, Xenia Rebecca; Oliveira, Ana Filipa Santos dePortugal has become an increasingly popular destination for international students, yet the country faces a significant challenge in retaining this talent post-graduation. This study explores how Portuguese companies utilize Employer Branding (EB) strategies to attract and retain international Master’s graduates, with a focus on their migration intentions. Employing a mixed-method approach, the research combines qualitative interviews with EB professionals from large Portuguese companies and a quantitative survey of international students. The findings highlight a disconnect between what companies offer and what international graduates seek, particularly around competitive salaries, career advancement, and work-life balance, leading to low retention rates. Findings indicate that while some companies have advanced EB strategies, others are still in the early stages of formalizing their approach. Additionally, language barriers and structural challenges within organizations further complicate talent attraction and integration. Despite these challenges, the research offers actionable insights for enhancing EB strategies, focusing on adapting Employer Value Proposition (EVP) offerings and addressing internal barriers, to support talent retention and mitigating brain drain in Portugal. Future research is recommended to further investigate the interplay between EB and broader corporate strategies, as well as the long-term impact of these practices on talent migration.
- Experiências familiares e conjugais : diferenças entre pais de filhos com e sem diagnóstico de perturbação do espectro do autismoPublication . Oliveira, Luiza Lemos de Moraes Lopes de; Ramalho, Carla Susana Rodrigues da CostaAprofundar o estudo sobre famílias com crianças diagnosticadas com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é relevante para procurar entender o impacto desta condição na dinâmica familiar e desenvolver intervenções mais eficazes, sendo importante expandir a compreensão para atender melhor às suas necessidades. A presente dissertação teve como objetivo avaliar a experiência conjugal e familiar em casais com filhos com e sem PEA, bem como explorar as diferenças na satisfação conjugal, perceção da experiência familiar e perceção do apoio social entre estes dois grupos. Foi também analisado o impacto do nível de severidade da PEA nestas variáveis. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um protocolo de investigação de autorresposta, utilizando uma amostra de 100 indivíduos. Os resultados demonstram uma relação entre a satisfação conjugal e o apoio social com a perceção da experiência familiar, bem como uma diferença significativa na perceção do apoio social entre os pais de crianças com e sem PEA. Por fim, foram discutidas as implicações práticas dos resultados, as limitações do estudo e apresentadas sugestões para futuras investigações.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »