R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Sustainable Development Goals (SDG) "11:Cidades e Comunidades Sustentáveis"
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- A construção do discurso teológico na obra de José Augusto MourãoPublication . Vasconcelos, Rui Pedro Rodrigues; Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves R.A presente investigação tem como objeto de estudo a obra do dominicano José Augusto Miranda Mourão (1947-2011), procurando relevar nesta escrita uma operação de constituição de um discurso teológico. O quadro epistemológico que preside à investigação é fornecido pela Teologia Prática tal como a compreende Marcel Viau, enquanto fides quarens verbum, "a fé que busca um discurso", segundo o qual a missão fundamental da prática teológica consiste na produção de "artefactos teológicos", dotados de uma dimensão epistemológica, retórica e estética, capazes de suscitar, nos seus interlocutores, uma interrogação e uma experiência do crer. Esta missão da Teologia Prática, tal como a entende Viau, tem como ponto de partida a natureza linguística do intelecto e da praxis humanas, realçado pelo processo de Linguistic Turn. À luz deste quadro, pretende-se evidenciar o modo como o pensamento de Mourão, no modo como segue os múltiplos eixos da linguagem e das textualidades, permite compreender o exercício teológico sob o signo do texto, da leitura e da hermenêutica. O facto desta obra extensa e plurifacetada se enquadrar, nos seus lugares de produção e nos seus eixos de reflexão, no horizonte das ciências humanas, particularmente da semiótica e dos estudos literários, constitui um repto e ao mesmo tempo uma oportunidade para dotar a teologia de uma capacidade de diálogo interdisciplinar, na convicção de que o discurso teológico deve encarnar nos registos múltiplos da linguagem. Esta indagação permanente do ser humano enquanto produtor de objetos culturais de sentido (literários, artísticos, religiosos) permite, por outro lado, dotar o discurso teológico de uma capacidade de renovar a sua própria linguagem e os modos como busca uma enunciação de Deus. Tal projeto teológico preside à produção de objetos textuais, homiléticos e poéticos, tatuados pela marca do espaço litúrgico, na preocupação fundamental de prover o corpo crente, pessoal e comunitário, de uma dicção do seu desejo e da sua experiência.
- A dialogue on shock and culture: the queer case of BeirutPublication . Khairallah, Jad; Barba, Maria Luísa Homem Leal de Faria GeraldesThe aim of this dissertation is to locate the concept of shock within a political economy formation that responds to the queer situation of the city of Beirut. Moving away from shock as trauma, I redefine the notion as an investigative tool and lens, transcending a reactionary feeling. Shock, in this context, is understood as a phenomenological and embodied experience that is temporal, affective and relational, one that communicates within a triangulation of triggers, players and culture. Instead of pursuing reasons and causes, the thesis explores shock operations, focusing on how it exists, it maneuvers, and is applied. The dialogue between shock and culture establishes a methodological foundation within Lebanon, specifically emphasizing queerness in Beirut. In a setting where regional disconnects, colonial histories and pseudo religious socio-political powers intersect normativity with continuous instabilities, the research investigates the shock’s affective valence and queer future within its cityscape. I contextualize shock by means of analytical engagements that are informed by culture studies as an essential component for understanding the site and development of a culture that assimilates with shock as it moves along through societies, community dynamics and power structures. I underscore queer theoretical approaches that hone in on the relational figure of ‘the shocking other,’ to reveal the intricate negotiation of implied normativity, difference, and otherness within broader social, economic and political systems. I explore the shock’s navigation in both the digital and material landscapes of Beirut by means of LGBT subjectivities. Through field visits to the city, auto-ethnography, and an analysis of the October 17th protest ground in 2019, I account for embodied shock experiences that document shock traces. Additionally, I integrate conceptual, practical, and lived applications that encourage a reflexive approach, especially when recalling the August 4th Beirut port explosion in 2020. By dwelling on the shock’s destructive path, both literally and metaphorically, the thesis identifies shock as a political tool, particularly advantageous for the queer body. It highlights the economy of shock within discussions of temporalities, emphasizing affective exchanges with established cultural concepts. Furthermore, it serves as a hopeful opening carrying potentiality in its aftermath. This dynamic interplay between shock and culture offers a fresh investigative lens into the evolving human outlook amid unexpected escalations and an abundance of shocks from within the contemporary experience.
- Do mar ao(s) livros(s) : açorianidade e (in)traduzibilidade em mau tempo no canal, de Vitorino NemésioPublication . Brasil, Ana Catarina Silveira; Lopes, Maria Alexandra AmbrósioDo Mar ao(s) Livro(s) procura refletir sobre a açorianidade – e a condição de ser ilhéu –, olhando-a de um novo prisma: o da sua (in)traduzibilidade. Partindo do romance Mau Tempo no Canal (Bertrand [1944] 1994), de Vitorino Nemésio, nesta tese analisa-se a sua tradução para língua francesa, da autoria de Denyse Chast, intitulada Gros Temps sur L’Archipel (Éditions de La Différence, 1988, 2014) – inicialmente editada sob o título Le Serpent Aveugle (Plon, 1953) e a única publicada em vida do autor, que acompanhou de perto o processo de tradução –, bem como a sua tradução para língua inglesa, da autoria de Francisco Cota Fagundes, Stormy Isles: an Azorean Tale (Gávea-Brown, 1998; Tagus Press, 2019). O principal foco de análise será as marcas da açorianidade patentes no romance e o seu tratamento nas referidas traduções. Para o efeito, entenda-se “marcas da açorianidade” como traços identitários do povo açoriano materializados em Mau Tempo no Canal em duas vertentes: Heterolinguismo – externo e interno, ou seja, entendido como a utilização, no romance, não só de línguas estrangeiras, mas também de variedades da língua portuguesa, incluindo o recurso a regionalismos híbridos de base anglo-americana (como “alvarozes” [1994:109] overalls) –, bem como Descrições da Paisagem e do Clima. Ambas as vertentes integram referências a diversos aspetos da vivência açoriana, da fauna à flora, à baleação, às tradições culturais e religiosas, remetendo com frequência para a história dos Açores. É, portanto, minha convicção que a presença, no romance, destes elementos difunde e subsidia a noção de açorianidade, concebida por Nemésio cerca de uma década antes da publicação de Mau Tempo no Canal. Assim, ao traçar a história interna da tradução do romance, constitui esta tese um estudo comparativo textual das edições de língua portuguesa, francesa e inglesa, com vista a identificar os efeitos das estratégias tradutórias adotadas no entendimento do romance, em particular na perceção e disseminação da açorianidade que o caracteriza. Além disso, procura desenhar a história externa da tradução da obra, apresentando, para tal, um estudo comparativo peritextual de todas as traduções existentes do romance (além de traduzido para francês e inglês, Mau Tempo no Canal está também publicado em russo e polaco), promovendo assim o entendimento do processo de exportação da obra. Com o intuito de dar visibilidade aos tradutores e às traduções do romance, colocando particular ênfase nos fenómenos de heterolinguismo e (in)traduzibilidade, espera-se que Do Mar ao(s) Livro(s) possa assumir-se como um documento de consulta e de trabalho para quem se interesse por tais temas, bem como contribua para o aprofundamento do estudo da açorianidade, da insularidade, de Nemésio e de Mau Tempo no Canal, profundamente marcado pela voz do povo açoriano.
- English-language retellings of the Rāmāyaṇa and the ideas of India : culture and society (2010-2020)Publication . Oliveira, João Pedro Marques Morgado Ferreira de; Barba, Maria Luísa Homem Leal de Faria GerladesThe Rāmāyaṇa is one of the most important narrative traditions for the Indian civilisation. This story has been recreated through different media and across the broad social spectrum of India for centuries. In the 21st century, especially from the second decade onwards, several adaptations of the epic in English have appeared in the Indian literary market. The most successful authors have adopted unique approaches to the epic: Anand Neelakantan often adapts colonial, anticolonial, regional, and postcolonial discourses to invert the traditional roles of the main protagonists and antagonists; Devdutt Pattanaik recreates Indian mythology as a system with psychological value opposed to the Western and Hindu nationalist approaches, which the author regards as materialistic; Amish Tripathi recreates the epic as a nationalist narrative for a globalised audience used to the popular transnational epic fantasy genre; Kavita Kané tells the story of the epic from the perspective of less important female characters; and Chitra Banerjee Divakaruni does the same, but from the perspective of the main female characters. Despite these differences, the most successful adaptations of the Rāmāyaṇa have followed two important discursive lines: male authors have tended to use the epic to create positive representations of the Indian civilisation and Hindu religion, often by explicitly or implicitly opposing them with foreign civilisations and religions, while female authors have tended to use the epic to create positive representations and models of Indian women. Structurally, both male and female authors have used the epic as a collective memory that encapsulates past virtues, which are regarded as containing the answer to current social problems. By adopting values that have become relevant in India since the anticolonial period and especially after the implementation of neoliberal reforms in 1991, which include greater global openness coupled with a fear of losing one’s native roots and the desire to decolonise contemporary Indian culture, these authors have become important spokespersons for contemporary India among middleclass, English-speaking Indian readers. In this dissertation, I use Multimodal Critical Discourse Analysis based on qualitative data combined with the fields of Orientalism, re-Orientalism, postcolonialism and decoloniality to understand: 1. how the male authors have created a socio-historical worldview centred on Indian civilisation and Hindu religion, with both being simultaneously regarded as traditional and modern; 2. how the female authors have adopted a similar approach to create a new representation of Indian femininity, which is also regarded as traditional and modern. Although the authors promote a discourse according to which they have based their approaches on Indian perspectives, often explicitly contradicting Western discourses and creating socially holistic adaptations, they are actually authors who come from a privileged and Westernised social class. The protagonists of the epic have been recreated as ideal characters that embody positive global characteristics such as equality of choice, equality of opportunity, and social justice, here often reinterpreted as pre-colonial characteristics. With the exception of female characters, subaltern groups are often described with negative characteristics associated with non-Indian and non-Hindu ways of being and living in the world.
- Exploring new sustainable solutions based on chitosan and cellulose crystals towards the preventive conservation of cultural heritagePublication . Silva, Nádia Suati Caetano da; Costa, Patrícia Raquel Fernandes de Melo Moreira da; Pintado, Maria Manuela Estevez; Madureira, Ana Raquel Mendes Ferreira MonteiroOutdoor sculptures made of stone and mortar are a significant part of the worldʼs cultural heritage. Consequently, their conservation is of great importance, mainly due to their vulnerability to deterioration. Deterioration occurs as a combination of factors that cause alterations and devalue the artworks over time, including those resulting from biodeterioration mechanisms triggered by the growth and activity of microorganisms. Developing sustainable strategies to slow down the proliferation of microorganisms is necessary to reduce the negative environmental and human health impacts of currently used toxic biocides. Hence, this thesis aims to contribute to developing low-toxicity and more sustainable antimicrobial coatings for the preventive conservation of stone heritage, particularly outdoor sculptures. Firstly, an evaluation of the biocontamination and microbiological composition of five outdoor sculptures, made of different materials and located in the district of Porto (Portugal), was performed. Two methodologies were tested to collect samples from the sculptures in a non-invasive and non-destructive way: cotton swabs (classical approach) and poly(2-hydroxyethyl methacrylate) cryogels (alternative method). The quantification and determination of the cell viability of the microorganisms collected were performed by flow cytometry, which proved to be an analytical technique of interest for microbiological studies of cultural heritage. Both methods were effective, although higher concentrations of microorganisms were collected with swabs, while data visualisation of viable and non-viable cells was clearer with cryogels. Consequently, swab samples were taken to characterise the epilithic bacterial and fungal communities of the sculptures. High-throughput sequencing revealed great taxonomic diversity and species richness, including in well-preserved sculptures. Fungal diversity was lower than that of the bacterial communities. Proteobacteria was the core taxa common to all the sculptures. Ascomycota were also detected in all the sculptures and Basidiomycota were a significant part of the microbiomes in granite, where an abundance of pigment-producing microorganisms was also found. Additionally, colourimetry and adenosine triphosphate quantification assays quickly identified contaminated areas of the sculptures. The next stage of the work dealt with the preparation and characterisation of chitosan formulations, to be used as antimicrobial coatings to inhibit the growth of microorganisms in sculptures. The first set of formulations consisted of chitosan solutions containing citric acid and different concentrations of sodium tripolyphosphate (CHGCA-TPP), which were polymerised into films for their characterisation. Fourier transform infrared (FTIR) spectroscopy confirmed the establishment of cross-linking interactions, and the films exhibited partial wettability (40.81-31.44°), solubility (43.64-55.14%) and swelling (123.36-75.17%) in water, but allowed water vapour exchanges due to their high permeability (140.055-372.575 g m-2 d). The films reduced the growth of microorganisms that commonly colonise stone heritage: Staphylococcus aureus (0.87-1.58-log reduction), Bacillus cereus (ca. 1-3-log reduction), Rhodotorula spp. (between 0.73-1.27-log reduction and complete inhibition) and Penicillium chrysogenum (11.92-21.48% inhibition). Another set of formulations was prepared to enhance the properties of the CHGCA-TPP formulations. A screening was conducted with chitosan solutions containing microcrystalline cellulose (MCC) or cellulose nanocrystals, and the chosen formulation was supplemented with oregano essential oil (OEO) at 1% and 2%. Cross-linking interactions and incorporation of OEO were confirmed by FTIR analysis of the films, which remained poorly soluble (15.74-16.85%), with low percentages of swelling (16.10-28.22%) and relatively low wettability (> 70°). These formulations are an improvement on the CHGCA-TPP ones, including their antimicrobial action, since the films containing 2% OEO completely inhibited the growth of S. aureus, Rhodotorula spp. and P. aeruginosa, induced ca. 60% inhibition of P. chrysogenum and reduced the growth of B. cereus. Lastly, the two most promising formulations (CHGCA-TPP-a and 2-MCC-OEO-2) were tested in granite, limestone and marble samples. Both formulations polymerised on the stones’ surfaces, as confirmed by scanning electron microscopy and FTIR spectroscopy, but formed irregular coatings. The CHGCA-TPP-a coating reduced the wettability of granite and limestone, while 2-MCC-OEO-2 did the same in a more pronounced way and in all stone types. Neither coating caused visible colour changes when the formulations were applied with a brush. In vitro antimicrobial assays with stone samples inoculated with selected strains showed that CHGCA-TPP-a inhibited the growth of B. cereus, Rhodotorula spp. and P. aeruginosa in granite after 7 days to ca. 4 to 5 log10 (CFU mL -1 ). In contrast, 2-MCC-OEO-2 reduced the concentrations of viable cells in all stone types to ca. 3 to 5 log10 (CFU mL -1 ) depending on the strain. In situ antimicrobial assays, where samples were placed in an outdoor setting, showed that CHGCA-TPP-a did not have an inhibitory effect under the conditions tested, with concentrations of viable cells equal to or higher than those of uncoated slabs, regardless of the mode of application of the formulation (deposition with a micropipette or spreading by brush) or the number of treatments over the assay period. However, multiple applications of 2-MCC-OEO-2 with a micropipette over time reduced the concentrations of viable cells in granite and marble, but the same occurred only in limestone when the coating was applied with a brush. In conclusion, this work added to the knowledge of the biocontamination and diversity of the microbiomes of outdoor sculptures, in particular of the Porto district in Portugal, which can help outline future conservation strategies. The chitosan formulations tested, especially those with MCC and OEO, are a potential base for further development and optimisation of novel low-toxicity antimicrobial coatings towards more sustainable preventive conservation strategies of stone heritage.
- On the borderlands of culture : Israeli migrants beyond the TejoPublication . Iancu, Zohar; Gil, Isabel Maria de Oliveira Capeloa; Barkay, TamarAt the heart of this dissertation is the phenomenon of Israeli-Jewish citizens migrating to Europe, specifically to rural Portugal. This migration trend has gained increasing visibility in Israeli media in recent years. Numerous articles and news reports are dedicated to the emigration of Israeli-Jewish citizens from the nation-state. Within this context, migration to Portugal has often been portrayed as "the new dream" for Israelis. Against this backdrop, this study focuses on migration to the region of south-western Alentejo, Portugal. This area has become a popular destination for those seeking alternative lifestyles, including Israelis. The trend suggests that migration to Alentejo is influenced by and reflective of cultural and socio-economic trends at the Israeli, global, and local levels. To achieve a multi-dimensional and nuanced comprehension of the phenomenon at hand, the research is analytically grounded in cultural and sociological theorizations of migration and diaspora, particularly in the context of contemporary Israeli society. Concretely, the study juxtaposes considerations from culture, border, and diaspora studies, utilizes the notion of symbolic boundaries, and builds on research on in- and out-migration within Israel, and global trends of counterurbanization. This body of research and scholarship allows for the exploration of the thesis that phenomenon of the “borderlands” of Israeli cultural identity can challenge both the collective boundaries and the internal divisions within Israeli culture. Essentially, Israeli emigration to Portugal represents a territorial border crossing. However, this dissertation suggests that contextualizing this border crossing within a broader perspective contributes to our understanding of how physical and symbolic boundaries work together to shape mental, physical, and social human existence. To thoroughly explore the subjective experiences and perceptions of Jewish-Israelis in Alentejo, Portugal, the study employed an interdisciplinary qualitative approach. Data was collected over three years, from August 2021 to May 2023, using multiple research methods, including participant observations of holiday ceremonies, gatherings, and cultural events; 21 in-depth interviews with JewishIsraeli citizens residing in Alentejo, and a focus group of Jewish-Israeli women. The visual research method known as “photovoice” was utilized to document the daily lives of the women in the focus group. The research shows that while initially aiming to distance themselves from Israeli culture and other Israelis while pursuing cosmopolitan, alternative lifestyles, the participants in the fieldwork maintain close and intricate connections with their culture of origin, often forging meaningful social relationships with other Israelis in the region. Based on this finding, the study suggests that the participants operate within a “cultural borderland”—a liminal and hybrid space that draws on Israeli cultural practices while at the same time challenging conventional Israeli-Jewish collective identity. Overall, the dissertation suggests that the case study of the Israeli diasporic space in Alentejo illuminates how ex-Israeli communities are constructed and reimagined beyond Israeli national and cultural borders. In doing so, this dissertation aims to amplify voices that are often excluded from discourses on Israeli migration. The study’s empirical and analytical contributions enrich the literature on diasporas, particularly in the emerging field of modern Israeli diasporas, as well as in research on current migration patterns to rural Portugal, academic inquiry into the nexus of culture and borders, and the study of Israeli society and culture.
- Para uma cultura visual do farol : uma abordagem semiótica a partir do bilhete-postal ilustradoPublication . Costa, Maria Teresa da Conceição; Gil, Isabel Maria de Oliveira CapeloaPara uma Cultura Visual do Farol: uma Abordagem Semiótica a partir do Bilhete-postal Ilustrado analisa um corpus selecionado de postais ilustrados, do século XX, com representações fotográficas de faróis da costa continental portuguesa. Desde a sua introdução em finais do século XIX e ao longo do século XX, o bilhete-postal ilustrado foi um meio de comunicação amplamente utilizado, correspondendo o seu apogeu ao primeiro quartel do último século. Com efeito, o bilhete-postal promoveu a circulação de uma ampla variedade de imagens fotográficas. Porque as imagens que transportou – e ainda transporta – merecem um olhar crítico, nas últimas décadas, veio a originar produção científica prolífica que contribuiu para a sua valorização enquanto objeto cultural complexo. Por isso, o bilhete-postal prefigura-se como um meio adequado para a análise daquele que é o protagonista visual das imagens fotográficas deste estudo: o farol. Por seu lado, os faróis são marcas marítimas imprescindíveis de auxílio à navegação que traçaram um longo trajeto histórico-evolutivo. São edifícios semióticos na medida em que emitem um sinal visual que anuncia uma mensagem simples: “zona de perigo” e “estais aqui” (segurança e geoposicionamento). Os próprios edifícios, pelas respetivas configurações físicas únicas, são sinais e a sua fisionomia surge registada nas cartas náuticas enquanto ponto de referência. Esta pesquisa questiona e investiga o modo como o bilhete-postal ilustrado constrói uma cultura visual do farol e, também, o modo como o farol tem impacto na construção de uma cultura visual. Para atender a estas perguntas, o estudo problematiza e demonstra as características intrínsecas do artefacto compósito bilhete-postal/farol. Ambos os objetos são analisados, nas suas singularidades individuais e no que têm em comum, enquanto meios de transmissão de mensagens, à luz de uma abordagem semiótica. Porque as imagens originais, reunidas em coleção, exibem edifícios da costa continental portuguesa, o estudo enquadra-se na realidade nacional. Como consequência disso, o estudo lança as bases para o entendimento da lógica político-administrativa e da analogia ontológica que fundamenta a fusão dos serviços de comunicações e alumiamento, efetuado pelo Estado, em Portugal, num período específico (1880-1892). O estudo revela, também, as circunstâncias que possibilitaram a união do bilhete-postal ao farol para cumprir o seu objetivo: o studium (Barthes, 2000) do corpus selecionado de bilhetes-postais com imagens fotográficas numa perspetiva denotativa, mas, também, numa perspetiva conotativa com o fito último de desvelar uma cultura visual do farol.
- Políticas de representação do património Guineense nos museus portugueses na transição do período colonial para o pós-colonial : histórias, trânsitos e discursosPublication . Lima, Ana Temudo Gaio; Castro, Laura Lucinda Oliveira; Peralta, Elsa; Gable, EricA devolução do património cultural aos países de origem é um tema central nos debates contemporâneos, incluindo o contexto português e as suas ex-colónias. Esta tese insere-se nos estudos pós-coloniais, encontrando nos estudos de proveniência uma forma de abordar a reparação do passado colonial. A investigação combina etnografia e museologia para examinar as dinâmicas entre os objetos culturais recolhidos durante o período colonial na Guiné-Bissau e as instituições que os preservam hoje, tanto em Portugal como no país de origem. Realizado ao longo de quatro anos, o estudo reflete sobre o papel dos museus, do património e da sociedade civil na construção de narrativas alternativas. Analisou-se a história das coleções museológicas, incluindo os contextos em que foram recolhidas, conservadas e exibidas, para compreender os significados atribuídos a estes objetos no presente. Deu-se ênfase à opinião da sociedade civil guineense, incluindo residentes no país e na diáspora. Esta abordagem participativa questiona a narrativa eurocêntrica dominante e coloca no centro da investigação as vozes dos guineenses sobre o valor, o papel e o destino destes bens culturais. A restituição dos objetos, embora importante, não é apresentada como prioridade pela maioria dos guineenses inquiridos. Muitas opiniões convergem na necessidade de criar primeiro infraestruturas adequadas, capacitar recursos humanos e garantir a valorização do património na Guiné-Bissau. Outros ainda destacam a relevância da presença desses objetos em museus europeus como representação da diáspora e da identidade guineense no estrangeiro. Estas perceções refletem uma visão plural e complexa, que vai além de uma simples transferência material de bens, propondo uma restituição que envolva também suporte financeiro e técnico. A investigação expande o debate sobre a devolução de bens culturais ao questionar se esta é suficiente para sanar as feridas do colonialismo. Argumenta que é fundamental atravessar fronteiras físicas e simbólicas, aceitando a pluralidade de vozes e o papel do património como meio de reconciliação e diálogo intercultural. Discute o impacto da cultura, da educação e da globalização na construção da identidade guineense, apontando caminhos para uma gestão do património que seja sustentável e representativa das comunidades locais. Assim, o estudo propõe alternativas baseadas em cooperação e na partilha de responsabilidades, enfatizando a restituição como um gesto político, cultural e educativo.
- (Re)criar o património : caraterização de problemáticas e tendências para a programação de residências artísticas em portugalPublication . Gago, Ana Luísa dos Reis Fernandes; Castro, Laura Lucinda Oliveira; Santos, Helena Maria de Azevedo Coelho dosA programação de residências, enquanto modelo destinado a estimular a criação e a experimentação artísticas, é um fenómeno em desenvolvimento, a nível internacional. Numa tendência (aparentemente) generalizada, o património tem vindo a ser eleito motivo de estudo ou de valorização, através deste modelo, ainda que frequentemente tratando objetos ou práticas não classificadas de forma oficial. Não conhecemos, contudo, um levantamento sistemático de práticas de programação, com este enfoque particular, em Portugal, na atualidade. Este estudo teve, portanto, como objetivo mapear, analisar e problematizar essas experiências, para propor um programa, que refletisse a pesquisa desenvolvida, perspetivando aspetos de mudança. Como alicerce à componente empírica da pesquisa, acrescenta-se a definição de um horizonte teórico/conceptual, no cruzamento entre os Estudos (Críticos) de Património e os Estudos Artísticos. A tese resultante está organizada em três componentes, essenciais à concretização dos objetivos enunciados. A primeira, apresenta uma abordagem teórico-prática interdisciplinar, convocando perspetivas e metodologias de vários domínios, como os da História de Arte, da Sociologia, da Antropologia, ou das Ciências da Educação. São igualmente consideradas práticas a partir da etnografia, da eco-museologia, e outros caminhos de pesquisa arts-based, mobilizadora de processos mais abertos e emancipados de produção de conhecimento, desde o património. Nesta etapa, é ainda traçada uma genealogia do fenómeno da programação de residências artísticas, no âmbito de uma relação histórica e mutuamente implicada, entre Arte e Património. Por fim, são identificados desafios e oportunidades, aplicáveis à conceção, gestão, documentação e avaliação de projetos, explorando problemáticas em torno dos usos de “comunidade” e da “participação”. Na segunda, avança-se com uma análise do fenómeno, em Portugal, apresentando-se os resultados de levantamento estatístico, sobre uma amostra de 58 programas de residência artística (2004-2020), assim como um estudo de caso múltiplo, composto por oito exemplos, o mais abrangentes possível. Este estudo combina uma abordagem descritiva, com a observação via trabalho de campo, a realização de entrevistas semiestruturadas e a análise qualitativa, permitindo olhar de forma individualizada para cada caso, mas também para o conjunto global de testemunhos de dois dos principais intervenientes neste modelo: promotores/curadores e artistas. A última parte da tese corresponde à apresentação de proposta de programa de residência artística, nomeadamente de uma ação-piloto, desenhada para território, património e população específicos. Mais do que procurar entender um fenómeno cultural relevante, este trabalho propõe-se a refletir sobre como a criação artística pode potenciar novas formas de entender ou de fazer, isto é, de (re)criar o património.
- Relicma : o conjunto de relicários do santuário do convento da Madre de Deus (Lisboa). História, tecnologia, conservação e valorizaçãoPublication . Cunha, Diana Teixeira dos Santos; Pais, Alexandre; Barata, Carolina; Camarneiro, NunoEsta trabalho debruça-se sobre uma coleção de 42 bustos-relicários provenientes do coro-alto da Igreja do Convento da Madre de Deus, em Xabregas, Lisboa, que se destaca pela sua qualidade artística, e por estar preservada, aparentemente na totalidade, por bustos produzidos entre os séc. XVI e XVIII. A nossa investigação procurou conhecer a coleção através de uma metodologia multidisciplinar que englobou a análise histórico-artística, o estudo iconográfico e a análise técnica e material. O estudo técnico e analítico teve como objetivo compreender se a esta tipologia escultórica estaria associada uma técnica própria, ou se seguiria as recomendações da época para esculturas sobre madeira dourada e policromada, e pretendeu balizar cronologicamente a produção das obras. O que os resultados sugerem é que as técnicas e materiais utilizados são os mesmos das recomendações dos tratados artísticos da época e de obras do mesmo período. De uma forma sucinta e geral, as camadas cromáticas são constituídas por preparações à base de sulfato de cálcio aglutinadas em adesivos proteicos, bolos constituídos por minerais argilosos como a caulinite, também aglutinados em adesivos proteicos e folhas de ouro de elevada quilatagem. Nas camadas cromáticas foi identificada uma ampla paleta constituída por branco de chumbo, vermelhão, azurite, mínio, hematite, auripigmento, massicote, amarelo de chumbo e estanho, malaquite, verdigris, azurite, índigo, esmalte, umbra, negro de carvão, realgar. auripigmento e azul da Prússia. O estudo hagiográfico e iconográfico permitiu a divisão por grupos iconográficos, associados à prática devocional própria do convento, no qual o culto das relíquias foi de grande relevância. Foram identificados seis grupos: o da “Primeira Família”, o das virgens mártires, dos santos inocentes, dos franciscanos, o grupo dos 40 Mártires de Sebaste, o grupo dos Papas, e um outro grupo, no qual foram incluídos os bustos que não se enquadravam em nenhum dos restantes. A análise permitiu apoiar um levantamento de hipóteses para aquele que terá sido a narrativa original da coleção e que se perdeu com o tempo, fruto não só das várias remodelações que o convento sofreu ao longo dos anos, mas também da própria movimentação de peças dentro de um mesmo espaço religioso. Finalmente, com o objetivo de a preservar, mas também devolver o destaque que a mesma merece e aproximá-la daquele que seria o estado e brilho mais próximos do original, foi efetuado o tratamento de conservação e restauro da coleção, detalhado nesta tese.