DEGCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Produtos bancários para empresas : o caso do EuroBicPublication . Alexandre, João Pedro Maciel; Bernardes, Luís Guilherme Marques; Pereira, SusanaEste trabalho é fruto do estágio e da experiência profissional adquiridos no EuroBic, em particular no Gabinete de Empresas de Viseu do EuroBic, onde tem sido possível estabelecer uma relação de grande proximidade com as empresas da região, as suas necessidades de financiamento e a forma como encaram a relação com o sistema bancário. A tese está dividida em duas partes. A primeira parte reflete sobre as evoluções do sistema bancário global e nacional, incluindo a sua relevância crescente no plano económico e financeiro, o aumento da concorrência, o impacto dos progressos tecnológicos nesta atividade e a necessidade de desenvolver uma metodologia de negócio que privilegie a proximidade da relação com o cliente. Na segunda parte, a tese recorre às respostas fornecidas a um questionário enviado aos clientes do Gabinete de Empresas de Viseu do EuroBic para testar, em primeiro lugar, se o volume de negócios das empresas pode influenciar significativamente a escolha dos produtos e serviços bancários do EuroBic e, em segundo lugar, um conjunto de outras questões relacionadas com a relação banco – cliente. Os resultados empíricos obtidos denotam uma maior apetência das grandes empresas por produtos mais complexos. Contudo, não podemos concluir categoricamente que existe já um elevado grau de customização dos produtos de financiamento oferecidos pelo EuroBic às maiores empresas. As respostas obtidas confirmam genericamente a importância que a relação banco – cliente tende a assumir no negócio bancário. Todavia, os resultados sugerem ainda uma grande margem de progresso neste domínio, tal como no domínio da formatação dos produtos de financiamento destinados às empresas.
- Impacte do conceito ECO na cadeia de abastecimento e no marketing do vinho Foral D. HenriquePublication . Mendes, António Manuel da Silva; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaAs recentes alterações climáticas ditam um novo paradigma na gestão, um equilíbrio dinâmico entre sustentabilidade e lucro. O empreendedorismo no setor do vinho poderá passar pelo green management, visando criar valor acrescentado ao produto e consequente vantagem competitiva. Elaborou-se um processo de produção “ECO” para a marca Foral D. Henrique, utilizando garrafas mais leves, com dimensões que permitem o transporte de quantidades maiores. A produção efetiva do Foral D. Henrique “ECO” permitiu analisar a influência na decisão de compra do aspeto da garrafa e da menção “ECO” e ainda o valor acrescentado à marca em lucro e notoriedade, utilizando como ponto de comparação o Foral D. Henrique 2015 e o Foral D. Henrique “Ecova Sedução”. O presente estudo um misto de Estudo Causal e Estudo Descritivo, que analisa de forma sistemática, lógica e robusta os comportamentos de compra dos inquiridos relativamente ao novo produto, criado exclusivamente para ser objeto deste trabalho. Foi também efetuada a análise comparativa da estrutura de custos dos produtos e da respetiva cadeia de abastecimento, fazendo uma projeção do impacte económico nos custos e proveitos da Adega Cooperativa de Mangualde, CRL. Estas alterações resultaram, do ponto de vista económico, numa redução de 4,61% no custo de produção e transporte, do ponto de vista ambiental, numa diminuição de 7,06% nos resíduos introduzidos na cadeia de abastecimento. Os resultados do inquérito indicam que os consumidores, quando menos informados, dão mais importância ao aspeto; quando mais informados, valorizam o preço. O conceito Eco é válido, desde que a mensagem seja transmitida corretamente ao consumidor, estando 67,2% dos inquiridos dispostos a pagar mais, o que pode ter um impacte de 4.48% na faturação no posto de venda. A chave do sucesso do negócio verde é a comunicação.
- O Balanced Scorecard como instrumento de gestão estratégica : contributos para a sua implementação numa indústria de plásticosPublication . Amaral, António Aurélio Borges do; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaO Balanced Scorecard tem vindo a constituir-se como um novo sistema de gestão estratégica das organizações, consubstanciando também a avaliação do seu desempenho global e baseando-se não só em indicadores financeiros, como também em indicadores não financeiros. Tendo sido desenvolvido por Robert S. Kaplan e David P. Norton, desde o início da década de 90 que tem vindo a merecer a atenção de muitos académicos e gestores, no sentido de ser definida e aperfeiçoada a melhor forma para a sua correta elaboração e implementação. Não obstante a sua vocação inicial para a medição do desempenho de organizações, em princípio estruturalmente bem definidas e de grande dimensão (o conceito foi conhecido com o aparecimento do primeiro artigo The Balanced Scorecard – Measures that Drive Performance), tem-se vindo a verificar uma tentativa da sua aplicação mais ou menos generalizada, nos mais variados sectores de atividade, em áreas geográficas diversas e em organizações da mais diferenciada dimensão. Acompanhando as mudanças que têm ocorrido no mundo, nas organizações e no contexto global em que exercem as suas atividades, esta metodologia foi também evoluindo no tempo, transformando-se gradualmente num sistema de gestão estratégica das organizações, por facilitar a compreensão e comunicação da missão e das estratégias organizacionais e a sua ligação à visão e aos objetivos perspetivados. Esta metodologia está assim suportada num conjunto de objetivos, ditos estratégicos, relacionados entre si através de ligações de causa-efeito e definidos para cada uma das dimensões chave da organização (financeira, de clientes, dos processos internos e da aprendizagem e crescimento) – o mapa estratégico – e num conjunto de indicadores-chave metas e iniciativas ou ações definidas e associadas a cada um desses objetivos. Por ter evoluído para uma ferramenta de implementação global, obviamente que a aplicação e execução desta metodologia tem vindo a suscitar e impor mudanças nas organizações, fundamentalmente mudanças de cariz comportamental, a todos os níveis das respetivas estruturas, desde a gestão de topo até aos postos de trabalho individuais. Na segunda parte do presente trabalho pretende-se definir os condicionalismos, os conceitos, as regras e os modelos que possibilitaram o início da implementação do Balanced Scorecard num universo empresarial ligado ao sector dos plásticos, perspetivando a sua utilização como uma nova metodologia de gestão, que possibilite monitorizar e operacionalizar a medição do desempenho, a estratégia e a tomada de decisões, numa ótica de curto, médio e longo prazos. Fazendo parte de um importante conjunto de empresas da mesma área de negócios, a unidade em análise e estudo, de cariz marcadamente familiar, tem vindo a beneficiar de índices de crescimento bastante consideráveis e muito acima do normal, tanto no seu setor de atividade como no próprio país, fruto do dinamismo, visão e opções tomadas pelos seus líderes, muito focados no engrandecimento da empresa e na criação de riqueza para todos os seus stakeholders. É neste enquadramento que se pretende, através da implementação desta metodologia e/ou ferramenta de gestão, poder testar a sua aplicabilidade e adequação à empresa com o perfil referido, que, tendo já ultrapassado o estatuto de pequena e média empresa, carece hoje de instrumentos mais consentâneos com a sua atual dimensão e importância, tanto na vertente nacional como, principalmente, na vertente internacional, para a qual tem vindo a manifestar uma propensão de crescimento contínuo. Os seus líderes sempre estiveram e continuam muito focados num desiderato de crescimento o mais global possível, com particular enfoque nos países europeus, pelo que a sua estratégia de expansão da atividade e dos negócios nesses mercados consubstancia a orientação visionária que tem sido dada à empresa como seu referencial estratégico a perseguir. Por tudo isso, tanto a análise, como a formulação, como a implementação e a avaliação estratégicas têm que ser e estar na primeira linha de preocupação de toda a estrutura da empresa, desde logo os seus gestores de topo e os seus gestores e responsáveis intermédios, cujo envolvimento e capacidade de resposta ao desafio visionário se pretende testar e avaliar com a implementação do Balanced Scorecard. Em resumo, o que se pretende avaliar é a aplicabilidade desta metodologia e aferir a correta definição e alinhamento com a estratégia da empresa, tomando em consideração o seu posicionamento competitivo atual e futuro, a sua visão estratégica, no sentido de continuar a crescer e a gerar valor, satisfazendo em pleno os seus acionistas e os seus clientes, com o contributo que a adaptação e a melhoria dos seus processos internos e a satisfação e competência dos seus colaboradores possam trazer e potenciar.
- Empowerment estructural : potenciando la capacidad innovadora de las organizacionesPublication . Román Olmedo, José Milciades; Ribeiro, Célia dos PrazeresLas empresas u organizaciones tienen un elemento común: todas están constituidas por personas que constituyen su capital humano, su energía vital, su capacidad de transformarlo todo. Los medios técnicos y las infraestructuras son importantes, pero en definitiva son las personas quienes llevan a cabo los avances y cambios a favor de las organizaciones para adaptarse a su entorno y volverse competitivas. El contexto actual globalizado a nivel de economía, tecnología, mercado y recursos humanos, altamente competitivo, no ha hecho más que reforzar el valor de las personas, convirtiéndolas en el elemento que, estando motivadas, empoderadas y bajo un liderazgo dinamizador, es capaz de potenciar la capacidad innovadora de las empresas. Ahí es donde nace el empowerment, como una herramienta capaz de liberar el poder de las personas convirtiéndolas en socias de la organización. El objetivo fundamental de este trabajo de investigación es identificar el nivel de empowerment estructural en colaboradores pertenecientes a empresas con características innovadoras. Se diseñó un estudio de carácter exploratorio, descriptivo y correlacional con la utilización de métodos de investigación cuantitativa. Fueron aplicados dos cuestionarios, uno destinado a caracterizar el nivel de innovación de las empresas (Test de Innovación Empresarial ICT) y otro respecto al empowerment estructural (CWEQ-II). La muestra está constituida por 90 colaboradores de empresas calificadas con características innovadoras, pertenecientes al distrito de Viseu, Portugal. Los resultados permiten verificar el impacto del empowerment estructural en las características sociodemográficas y profesionales de los colaboradores en las tres empresas consideradas como innovadoras, en función a cuatro dimensiones: oportunidad, información, apoyo y recursos. Efectivamente, estas cuatro dimensiones presentaron relaciones significativas entre sí y contribuyen positivamente a la percepción de los colaboradores sobre el empowerment estructural. Se verificó también que los colaboradores que tienen menor experiencia profesional y menos tiempo de trabajo en las empresas presentan un mayor nivel de empowerment estructural.
- Erros humanos : um estudo sobre erros pessoais e organizacionais na Direção Geral de Contribuições e Impostos de Cabo VerdePublication . Lopes, Celina Maria Nascimento Lizardo Torres; Ribeiro, Paulo Alexandre de Oliveira CastroTudo o que está sujeito a normas, regras e números é suscetível de erro. Este estudo visa investigar os erros pessoais e organizacionais envolvidos na reanálise da restituição do Imposto Único sobre o Rendimento das Pessoas Singulares do ano 2008, ocorridos na Direção Geral das Contribuições e Impostos em Cabo Verde e examinar os erros mais predominantes. O método utilizado foi o estudo de caso, com recurso a recolha documental e entrevista, baseado nos casos de Saurin et al. (2012) e Almeida e Vilela (2010). Os tipos de erros apurados num total de 191 ocorrências foram agrupados em 55 categorias, com maior incidência nos erros intitulados “Encargos familiares – filhos”, com 87 ocorrências (46%). Em relação ao nível de gravidade, 185 destas ocorrências (96,9%) foram consideradas “Muito Grave” e 6 (3,1%) “Grave”. Os resultados indicam que os erros pessoais predominam sobre os erros organizacionais, na ordem de 54,5 % contra 45,5% e os erros resultam: de interpretação errada de normas, informações imprecisas e insuficientes, deficiência de regras de validação de dados, ausência de rotinas de manutenção do sistema, défices de gestão e de planeamento, falta de estabelecimento de metas e falha nos procedimentos administrativos. A dita reanálise traduziu-se em receitas brutas para o Estado no valor de 11.216.978$00 (0,36% de receitas do IUR-PS), conquanto não foram apurados os gastos imprescindíveis à realização destas receitas. Esperamos que o resultado deste estudo forneça subsídios, para que a instituição possa aprender com os erros, e crie condições para evitar que erros deste género aconteçam no futuro e que o mesmo constitua um incentivo de pesquisa sobre a temática dos impostos e afins.
- O contributo do endomarketing e da comunicação interna para a motivação do cliente internoPublication . Fortuna, Ana Margarida Ribeiro; Passos, Clotilde Maria Paulino; Ribeiro, Célia dos PrazeresCom a globalização e o aumento de competitividade entre as organizações, o papel do colaborador alterou-se. Reconheceu-se a sua importância para o sucesso da organização e passou a ser fundamental o seu bem-estar, assim como a sua motivação e o seu comprometimento para com a organização. Desta forma, torna-se necessário compreender o que motiva os colaboradores e como faze-lo corretamente para que seja benéfico para a organização e para o próprio colaborador. Assim, este estudo como principal objetivo conhecer a relação entre endomarketing, comunicação interna e a motivação do cliente interno. A investigação caracteriza-se como exploratória, quantitativa, descritiva-correlacional, transversal e não experimental. Foi elaborado um instrumento para a recolha de dados constituído por três escalas, de modo a averiguar a relação entre as três variáveis: endomarketing, comunicação interna e motivação. Este foi enviado para várias organizações de diferentes zonas do país e de diferentes ramos de atividade e foi possível construir uma amostra aleatória com 145 participantes. Os resultados obtidos permitiram concluir que existe uma relação positiva entre o endomarketing e a motivação, ou seja, à medida que os fatores da escala de endomarketing aumentam, bem como a comunicação interna, a motivação dos colaboradores também aumenta. Isto é, todas as variáveis têm uma relação positiva entre si, confirmando assim as hipóteses em estudo. Podemos, assim, considerar que a comunicação interna potencia o desenvolvimento do endomarketing, que por sua vez contribui de forma positiva e significativa para a motivação do cliente interno, permitindo concluir que o endomarketing e a comunicação interna potenciam a motivação do cliente interno.
- Fatores preditores da motivação académica de estudantes de enfermagem : a importância do empowerment psicológicoPublication . Figueiredo, Uli Machado; Ribeiro, Célia dos PrazeresEnquadramento: A entrada no ensino superior constitui-se como um desafio e uma ameaça para os jovens. Este implica quase sempre a adoção de estratégias para fazer face à mudança. Decorrente desta realidade, as estratégias de empowerment constituem-se como fundamentais para motivar os estudantes a obterem sucesso, sentindo-se realizados. Objetivos: Analisar o empowerment psicológico e a motivação académica dos estudantes; Determinar a influência dos dados sociodemográficos e académicos (sexo, idade, naturalidade, estado civil, escolaridade dos progenitores, ano de frequência de curso, média de avaliação dos anos/semestres frequentados, estatuto do estudante, a experiência profissional, atividades em associações e organizações da Escola e frequência em programas de mobilidade internacional); Estudar o impacto do empowerment psicológico na Motivação Académica. Material e Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e correlacional, de coorte transversal, não experimental. A amostra é não probabilística por conveniência, sendo constituída por 304 estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem, com uma média de idade de 21.17 (dp±3.64) anos. O instrumento de colheita de dados é o questionário que permitiu fazer a caracterização sociodemográfica e académica da amostra. O protocolo inclui ainda a escala de Empowerment Psicológico de Spreitzer (1995), traduzida, adaptada e validada para a população portuguesa por Teixeira, Nogueira e Alves (2016) e a escala de Motivação Académica de Vallerand, Pelletier, Blais, Brière, Senécal e Vallières (1992), traduzida, adaptada e validada para a população brasileira por Sobral (2003). Resultados: O sexo feminino e os que possuem maior sentido e maior competência revelam maior motivação intrínseca para conhecer; quanto maior o empowerment psicológico relativo ao sentido, à competência e ao impacto, maior a motivação intrínseca para a realização; o sexo feminino e os que apresentam maior empowerment psicológico, relacionado com a competência e o impacto, são os que revelam maior motivação intrínseca; os mais jovens e os que apresentam maior empowerment psicológico relacionado com o sentido e com as competências são os que revelam maior motivação extrínseca para a identificação; quanto maior o empowerment psicológico relacionado com o impacto, maior a motivação extrínseca relativa à introjeção; a motivação extrínseca controlo externo não evidenciou a existência de variáveis preditoras; os mais velhos, do sexo masculino, com índices de impacto mais elevados, mas menores no sentido do empowerment psicológico, são os mais desmotivados. Conclusões: Face aos resultados propomos estratégias pedagógicas que motivem mais os estudantes do sexo masculino a obterem melhor desempenho académico, assim como, estimular os estudantes a participarem em atividades na Escola e com a comunidade que estimulem o empowerment individual e grupal.
- O contributo do comprometimento organizacional e do empowerment psicológico para as organizações positivasPublication . Macário, Christelle Almeida; Ribeiro, Célia dos PrazeresNo atual ambiente competitivo, a centralização do poder e a falta de autonomia dos colaboradores são características que impedem o desenvolvimento das organizações. Com isso surgiu a necessidade de verificar a utilização do empowerment como uma ferramenta de poder e, consequentemente o comprometimento com a organização. A questão de investigação deste estudo prende-se em verificar o contributo do comprometimento organizacional e do empowerment psicológico para as organizações positivas. A componente empírica deste trabalho foi suportada por um estudo de carácter exploratório, quantitativo, descritivo-correlacional, tendo-se, para o efeito, constituído uma amostra composta por 205 participantes pertencentes a três organizações com a mesma dimensão (média), no setor industrial. Foi aplicado um questionário, onde a primeira parte é destinada a analisar os dados sociodemográficos, e outra destinada a medir o empowerment psicológico e o comprometimento organizacional através de duas escalas (Spreitzer, 1995; Rego & Souto, 2002, 2004). Os resultados permitem verificar a relação positiva destas duas variáveis e o impacto das características sociodemográficas e profissionais dos colaboradores nas três organizações, em função de quatro dimensões: significado, competência, autodeterminação e impacto, no caso do empowerment psicológico e, três dimensões no caso do comprometimento organizacional: afetivo, instrumental e normativo. Efetivamente, as dimensões das duas variáveis apresentam relações significativas entre si e contribuem positivamente para a perceção dos colaboradores sobre o comprometimento e sobre o empowerment psicológico. Em síntese, em linhas gerais, tanto em termos teóricos como empíricos, verifica-se que estas duas variáveis constituem um contributo significativo para as organizações positivas, dado que serão ferramentas essenciais para o sucesso das mesmas e para a satisfação dos seus elementos.
- Os estilos de liderança da gestão ao topo nas câmaras municipais e os fatores motivacionais : a perceção dos colaboradoresPublication . Costa, Paula Alexandra Coutinho Camelo Figueiredo da; Ribeiro, Célia dos PrazeresA Liderança, fenómeno social, em sentido lato, foi e continua a ser, uma área de interesse para investigadores e académicos. A atualidade do tema para a investigação parece ser indiscutível, se atentarmos nos desenvolvimentos ao nível da gestão, da administração e no campo do exercício político nas últimas décadas e nos inúmeros estudos publicados, analisando o fenómeno em vários campos e sob diferentes perspetivas. O objetivo do presente estudo, além de rever, de forma geral, os estilos de liderança que se desenvolveram a partir de meados do século XX, foi compreender, através da revisão da literatura existente e de investigação empírica, os estilos de liderança dominantes na Gestão de Topo, em Câmaras Municipais portuguesas, na perspetiva dos colaboradores / subordinados técnicos e a eventual existência de relação entre os estilos percecionados e a motivação dos referidos colaboradores / subordinados. A investigação foi conduzida a partir de três Autarquias Locais, com quadros técnicos de diferentes dimensões, através de um estudo exploratório, quantitativo e correlacional. Verificámos que, de acordo com a perceção dos 72 colaboradores / subordinados técnicos inquiridos, não existe um estilo de liderança dominante e que os colaboradores / subordinados técnicos revelam-se satisfeitos com os estilos dos seus líderes. Contudo, salientamos que se é notória a prevalência dos fatores motivacionais do tipo “Sucesso” entre os colaboradores / subordinados técnicos das Câmaras Municipais não é tão evidente a existência de relações significativas entre a Perceção do Estilo de Liderança que os colaboradores / subordinados técnicos têm relativamente aos Gestores de Topo das Câmaras Municipais e os fatores motivacionais dos colaboradores / subordinados técnicos. Foram pontualmente identificadas relações significativas entre os seguintes estilos de liderança e os seguintes fatores motivacionais: Estilo “Relacionamento” / Fator do tipo “Sucesso”, Estilo “Tarefa” / Fator do tipo “Sucesso” e Estilo “Tarefa” / Fator do tipo “Afiliação”.
- Avaliação da eficácia da escola : resultados e práticas educativasPublication . Céu, Ana Paula Gomes do; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da Costa; Pereira, PauloFace às solicitações e às necessidades da sociedade atual, é emergente que as escolas se envolvam proativamente em esforços de melhoria dos seus processos e, que deles resulte o aumento da sua eficácia. Tal como acontece noutros países, em Portugal, também surge a necessidade de as escolas se envolverem em processos de melhoria consistente e contínua. A avaliação de qualquer sistema é fundamental para aumentar o seu nível de desempenho e competência. No caso do sistema educacional, é uma ferramenta imprescindível. Permite obter informações sobre as boas práticas educativas que promovem os resultados desejados. O conhecimento dos resultados escolares é essencial para o desenvolvimento de dinâmicas inovadoras, eficazes e de qualidade, mas não só, também é importante o conhecimento de todas as outras atividades que permitem dotar os alunos com as competências e conhecimentos necessários à exploração das suas capacidades, de modo a integrarem-se de forma critica e ativa na sociedade. Avaliar a eficácia de uma escola não é tarefa fácil dada a multiplicidade de parâmetros e domínios a ter em conta. Esta avaliação deve ser entendida como forma de obter informação conducente ao conhecimento da escola, para depois se passar à ação. Feita a diagnose das necessidades, importa implementar estratégias educativas e processos de desenvolvimento, que conduzam à melhoria. Com este projeto, investigamos quais as boas práticas que caraterizam uma escola eficaz, transformando-a numa boa escola. Com este intuito, o nosso trabalho empírico recorreu a uma investigação de cariz qualitativo e quantitativo, com a análise de documentos orientadores da ação educativa da escola e com inquérito por questionário aos alunos do ensino secundário. É um estudo de caso, feito com dados recolhidos numa escola do distrito de Viseu, cujos resultados académicos, nos exames nacionais têm vindo a melhorar assim como a sua posição no ranking nacional, nos últimos três anos.