Browsing by Issue Date, starting with "2019-01-10"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O papel do psicólogo escolar na equipa de Educação EspecialPublication . Oliveira, Ana Rita Dinis; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáÉ diversa a legislação que prevê a articulação entre o psicólogo no contexto escolar e os docentes de Educação Especial (Ministério da Educação, 1986; 1991a; 1991b; 2008), sendo várias as tarefas em que estes profissionais poderão colaborar, designadamente no processo de avaliação dos alunos, para despiste de NEE, a execução dos documentos adjacentes ao mesmo, o encaminhamento dos alunos para os apoios disponibilizados nas escolas (Ministério da Educação, 2008). Assim, pretendeu-se explorar e descrever a articulação entre o Psicólogo Escolar e a equipa de Educação Especial, aprofundando desta forma o papel do psicólogo no contexto da equipa anteriormente referido. Com o intuito de concretizar este objetivo, foi realizado um estudo qualitativo, utilizando o método focus groups como forma de recolha de informação, que ainda se revela escassa. No que se refere aos participantes deste estudo, foram organizados dois focus group, com cinco participantes em cada um dos grupos (cinco Psicólogas e cinco Professores de Educação Especial). A análise dos dados concretizou-se através de um processo que se iniciou com a transcrição das discussões gravadas em vídeo, seguido pela codificação e categorização dos dados presentes na transcrição, sendo posteriormente desenvolvida uma lista com essas categorias (Creswell, 2003; Bogdan & Biklen, 1994). De seguida, foi realizada uma descrição detalhada, atendendo aos participantes, ao contexto, às categorias e aos temas abordados (Creswell, 2003). Seguiu-se uma exposição ainda mais detalhada que anteriormente, para finalmente se interpretar e atribuir significado aos dados resultantes (Creswell, 2003).
- O contributo do comprometimento organizacional e do empowerment psicológico para as organizações positivasPublication . Macário, Christelle Almeida; Ribeiro, Célia dos PrazeresNo atual ambiente competitivo, a centralização do poder e a falta de autonomia dos colaboradores são características que impedem o desenvolvimento das organizações. Com isso surgiu a necessidade de verificar a utilização do empowerment como uma ferramenta de poder e, consequentemente o comprometimento com a organização. A questão de investigação deste estudo prende-se em verificar o contributo do comprometimento organizacional e do empowerment psicológico para as organizações positivas. A componente empírica deste trabalho foi suportada por um estudo de carácter exploratório, quantitativo, descritivo-correlacional, tendo-se, para o efeito, constituído uma amostra composta por 205 participantes pertencentes a três organizações com a mesma dimensão (média), no setor industrial. Foi aplicado um questionário, onde a primeira parte é destinada a analisar os dados sociodemográficos, e outra destinada a medir o empowerment psicológico e o comprometimento organizacional através de duas escalas (Spreitzer, 1995; Rego & Souto, 2002, 2004). Os resultados permitem verificar a relação positiva destas duas variáveis e o impacto das características sociodemográficas e profissionais dos colaboradores nas três organizações, em função de quatro dimensões: significado, competência, autodeterminação e impacto, no caso do empowerment psicológico e, três dimensões no caso do comprometimento organizacional: afetivo, instrumental e normativo. Efetivamente, as dimensões das duas variáveis apresentam relações significativas entre si e contribuem positivamente para a perceção dos colaboradores sobre o comprometimento e sobre o empowerment psicológico. Em síntese, em linhas gerais, tanto em termos teóricos como empíricos, verifica-se que estas duas variáveis constituem um contributo significativo para as organizações positivas, dado que serão ferramentas essenciais para o sucesso das mesmas e para a satisfação dos seus elementos.
- O procedimento de transação no Direito da Concorrência : o exemplo europeu como orientação para PortugalPublication . Caetano, António Filipe Gomes; Moutinho, José Augusto Preto Xavier Lobo
- O Conhecimento (Da'at) de Iahweh como Justificação em Is 52,13-53,12Publication . Bernacchia, Daniele; Lourenço, João DuarteO objeto da nossa dissertação é aprofundar o valor da teologia da Justificação presente em Is 52,13-53,12. Este texto é o quarto dum conjunto de quatro poemas que relatam a atuação duma personagem misteriosa, conhecida como o Servo de Iahweh. O ponto de partida será uma análise das relações que o conjunto dos cânticos mantém com o contexto deuteroisaiano. Em seguida, focalizamo-nos no tema da missão, leit motive destes textos, reservando desde logo uma especial atenção ao quarto poema. Estudaremos o papel do sofrimento vigário e de como ele concorre para a realização da Expiação, Intercessão e Justificação, numa lógica de Stellvertretung ou Representação. Segundo o verso 53,11, o desfecho final da missão do Servo é a «justificação dos muitos» (Seḏeq). Ela aparece no texto interligada com outra categoria muito importante do pensamento bíblico: o conhecimento (Da’at). Apresentaremos toda a problemática relativa ao arranjo sintático e gramatical deste verso, considerado enigmático e de difícil compreensão por muitos estudiosos. Em seguida, desenvolveremos o significado que Da’at adquire na literatura profética juntamente com outras virtudes da Aliança como o amor (Hesed) e a fidelidade (‘Emet). Descobriremos como a atuação do Servo descrita nestes termos tem um valor fortemente soteriológico que confere nova luz aos mistérios do sofrimento, do pecado e da morte.
- Das audiências às comunidade(s) : perspetivas e tendências de uma maior centralidade do público nas organizações jornalísticasPublication . Monteiro, Marcela Nogueira; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoEste trabalho se dedica a responder de forma qualitativa a seguinte questão: como o relacionamento com comunidades tem transformado o jornalismo? Diante de uma profunda crise de modelo e credibilidade, muitas organizações jornalísticas têm recorrido ao público em busca de apoio direto ou indireto para manterem-se sustentáveis. Nesse contexto, o relacionamento com comunidades passa a ser encarado como fonte de valor para estas organizações, algo que tem impactos financeiros e editoriais, alterando profundamente o dia a dia profissional dos jornalistas. Assim, por meio de entrevistas e estudos de caso, buscamos oferecer um panorama abrangente desse fenômeno ainda em estágio inicial, no intuito de, desde logo, compreendermos quais são os desafios e possibilidades que ele apresenta. Além de sugestões para investigações futuras, ao final, apresentamos conclusões que incluem a relevância do jornalista como indivíduo na construção do relacionamento com o público, o potencial agregador de uma marca capaz de atrair o consumidor de informação por meio da promoção de valores mais amplos, e a tendência de organizações jornalísticas adotarem cada vez mais modelos de negócio híbridos, com diversas fontes de receita que variam de acordo com as características de cada projeto desenvolvido.
- O direito penal e a proteção do ambiente : os crimes ambientais no Código Penal PortuguêsPublication . Ferreira, Maria Inês Martins; Silva, Germano Marques da