Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Das audiências às comunidade(s) : perspetivas e tendências de uma maior centralidade do público nas organizações jornalísticas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
202178331.pdf12.44 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho se dedica a responder de forma qualitativa a seguinte questão: como o relacionamento com comunidades tem transformado o jornalismo? Diante de uma profunda crise de modelo e credibilidade, muitas organizações jornalísticas têm recorrido ao público em busca de apoio direto ou indireto para manterem-se sustentáveis. Nesse contexto, o relacionamento com comunidades passa a ser encarado como fonte de valor para estas organizações, algo que tem impactos financeiros e editoriais, alterando profundamente o dia a dia profissional dos jornalistas. Assim, por meio de entrevistas e estudos de caso, buscamos oferecer um panorama abrangente desse fenômeno ainda em estágio inicial, no intuito de, desde logo, compreendermos quais são os desafios e possibilidades que ele apresenta. Além de sugestões para investigações futuras, ao final, apresentamos conclusões que incluem a relevância do jornalista como indivíduo na construção do relacionamento com o público, o potencial agregador de uma marca capaz de atrair o consumidor de informação por meio da promoção de valores mais amplos, e a tendência de organizações jornalísticas adotarem cada vez mais modelos de negócio híbridos, com diversas fontes de receita que variam de acordo com as características de cada projeto desenvolvido.
This work aims to answer in a qualitative manner the following question: how relationship with communities is transforming journalism? While facing a major financial and trust crisis, news organizations are increasingly turning to the public for direct or indirect support. In this scenario, engaging communities in a deeper way is seen as a source of value for those organizations, a shift that has financial and editorial consequences, also impacting journalists’ workflow in a daily basis. Trough interviews and case studies, we explored this new phenomenon to offer a comprehensive overview of the challenges and opportunities that it triggers. Alongside suggestions for future investigations, in the end, we present conclusions that include the fundamental role that journalists as individuals play in establishing relationships with the audience, the aggregating potential of news brands that are able to promote a broader set of values and the trend of news organizations developing increasingly hybrid business models, with multiple revenue streams that vary according to specific projects.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue