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- The role of GRA8 antigen-derived synthetic peptides in serotyping of toxoplasma gondiiPublication . Fernandes, Maria Manuel Chaves; Costa, José Manuel Correia da; Sousa, SusanaToxoplasma gondii is an obligate intracellular parasite, capable of infecting humans and other warm-blooded animals. It is typically associated with the adequately named infection, toxoplasmosis. The aim of the present work was to develop serotyping by selecting different synthetic GRA8 C-terminal polymorphic peptides with 64 human serum samples (of known strain types) to determine the peptides’ ability to differentiate strain types of T. gondii (I, II, III and atypical). Serotyping is a typing method consisting of an immunoenzymatic assay (enzyme-linked immunosorbent assay [ELISA]) using synthetic polymorphic peptides derived from Toxoplasma gondii antigens. Sera samples were processed through indirect ELISA and the colour product formed measured by absorbance at 415 nm. Data obtained was processed in a Receiver Operating Characteristic (ROC) curve to determine the sensibility and specificity of each peptide. Of the four GRA8II peptides used (217, 221, 246 and 258), only GRA8II 221 proved to have some ability to differentiate strains of type II from non-type II with an 85,8% probability of doing so. However, with such poor results for the remaining three peptides (all three with a probability of successfully distinguish between different strains types under 60%), GRA8 may not be an ideal peptide to be used for serotyping.
- Avaliação da eficácia da escola : resultados e práticas educativasPublication . Céu, Ana Paula Gomes do; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da Costa; Pereira, PauloFace às solicitações e às necessidades da sociedade atual, é emergente que as escolas se envolvam proativamente em esforços de melhoria dos seus processos e, que deles resulte o aumento da sua eficácia. Tal como acontece noutros países, em Portugal, também surge a necessidade de as escolas se envolverem em processos de melhoria consistente e contínua. A avaliação de qualquer sistema é fundamental para aumentar o seu nível de desempenho e competência. No caso do sistema educacional, é uma ferramenta imprescindível. Permite obter informações sobre as boas práticas educativas que promovem os resultados desejados. O conhecimento dos resultados escolares é essencial para o desenvolvimento de dinâmicas inovadoras, eficazes e de qualidade, mas não só, também é importante o conhecimento de todas as outras atividades que permitem dotar os alunos com as competências e conhecimentos necessários à exploração das suas capacidades, de modo a integrarem-se de forma critica e ativa na sociedade. Avaliar a eficácia de uma escola não é tarefa fácil dada a multiplicidade de parâmetros e domínios a ter em conta. Esta avaliação deve ser entendida como forma de obter informação conducente ao conhecimento da escola, para depois se passar à ação. Feita a diagnose das necessidades, importa implementar estratégias educativas e processos de desenvolvimento, que conduzam à melhoria. Com este projeto, investigamos quais as boas práticas que caraterizam uma escola eficaz, transformando-a numa boa escola. Com este intuito, o nosso trabalho empírico recorreu a uma investigação de cariz qualitativo e quantitativo, com a análise de documentos orientadores da ação educativa da escola e com inquérito por questionário aos alunos do ensino secundário. É um estudo de caso, feito com dados recolhidos numa escola do distrito de Viseu, cujos resultados académicos, nos exames nacionais têm vindo a melhorar assim como a sua posição no ranking nacional, nos últimos três anos.