Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.07 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Las empresas u organizaciones tienen un elemento común: todas están constituidas por personas que constituyen su capital humano, su energía vital, su capacidad de transformarlo todo.
Los medios técnicos y las infraestructuras son importantes, pero en definitiva son las personas quienes llevan a cabo los avances y cambios a favor de las organizaciones para adaptarse a su entorno y volverse competitivas.
El contexto actual globalizado a nivel de economía, tecnología, mercado y recursos humanos, altamente competitivo, no ha hecho más que reforzar el valor de las personas, convirtiéndolas en el elemento que, estando motivadas, empoderadas y bajo un liderazgo dinamizador, es capaz de potenciar la capacidad innovadora de las empresas. Ahí es donde nace el empowerment, como una herramienta capaz de liberar el poder de las personas convirtiéndolas en socias de la organización.
El objetivo fundamental de este trabajo de investigación es identificar el nivel de empowerment estructural en colaboradores pertenecientes a empresas con características innovadoras.
Se diseñó un estudio de carácter exploratorio, descriptivo y correlacional con la utilización de métodos de investigación cuantitativa. Fueron aplicados dos cuestionarios, uno destinado a caracterizar el nivel de innovación de las empresas (Test de Innovación Empresarial ICT) y otro respecto al empowerment estructural (CWEQ-II). La muestra está constituida por 90 colaboradores de empresas calificadas con características innovadoras, pertenecientes al distrito
de Viseu, Portugal.
Los resultados permiten verificar el impacto del empowerment estructural en las características sociodemográficas y profesionales de los colaboradores en las tres empresas consideradas como innovadoras, en función a cuatro dimensiones: oportunidad, información, apoyo y recursos. Efectivamente, estas cuatro dimensiones presentaron relaciones significativas entre sí y contribuyen positivamente a la percepción de los colaboradores sobre el empowerment estructural.
Se verificó también que los colaboradores que tienen menor experiencia profesional y menos tiempo de trabajo en las empresas presentan un mayor nivel de empowerment estructural.
As empresas ou organizações têm um elemento comum: todas são constituídas por pessoas, que constituem o seu capital humano, a sua energia vital, assegurando a sua capacidade de transformação. Os meios técnicos e as infraestruturas são importantes, mas, em última análise, são as pessoas que levam a cabo os desenvolvimentos e as mudanças a favor das organizações, para se adaptarem ao seu ambiente e se tornarem competitivas. O contexto atual globalizado ao nível da economia, tecnologia, mercado e recursos humanos, altamente competitivo, mais não fez do que reforçar o valor das pessoas, convertendo-as no elemento que, estando motivadas, empoderadas, e sob uma liderança dinamizadora, é capaz de potenciar a capacidade inovadora das empresas. É aí que nasce o empowerment, como ferramenta capaz de libertar o poder das pessoas, convertendo-as em parceiras da organização. O objetivo fundamental deste trabalho de investigação é identificar o nível de empowerment estrutural em colaboradores pertencentes a empresas com caraterísticas inovadoras. Desenhou-se um estudo de caráter exploratório, descritivo e correlacional com a utilização de métodos de investigação quantitativa. Foram aplicados dois questionários, um destinado a caracterizar o grau de inovação das empresas (Test de Innovación Empresarial ICT) e outro sobre o empowerment estrutural (CWEQ-II). A amostra é constituída por 90 colaboradores pertencentes a três empresas consideradas como possuindo características inovadoras, do distrito de Viseu, Portugal. Os resultados permitem verificar o impacto do empowerment estrutural nas características sociodemográficas e profissionais dos colaboradores nas três empresas consideradas como inovadoras, em função de quatro dimensões: oportunidade, informação, apoio e recursos. Efetivamente, estas quatro dimensões apresentaram relações significativas entre si e contribuem positivamente para a perceção dos colaboradores sobre o empowerment estrutural. Verificou-se também que os colaboradores que têm menor experiência profissional e menos tempo de serviço nas empresas apresentam um maior nível de empowerment estrutural.
Companies or organizations have a common element: they are all composed by people, who represent their human capital, their vital energy and ensure their capacity of change. Technical devices and infrastructures are important, but, ultimately, it is people who carry out the developments and changes in favour of organizations, so that they may adapt to their environment and become competitive. At economic, technological, market and human resources levels, the globalized context of nowadays is highly competitive and merely reinforces the value of people. Being motivated, empowered and under a dynamic leadership, people become the element that is capable of enhancing the innovative capacity of companies. Empowerment rises here as a tool that allows to unleash the power of people, converting them into partners in the organization. The main goal of this work is to identify the level of structural empowerment of employees who work for companies with innovative characteristics. An exploratory, descriptive and correlational with the use of quantitative research methods study was designed. Two questionnaires were applied, the first one aiming at characterizing the degree of innovation of the companies (Test de Innovación Empresarial ICT) and the other one concerning the structural empowerment (CWEQ-II). The sample is composed by 90 employees of three companies that were considered as presenting innovative characteristics, in the Viseu district, in Portugal. Results demonstrate the impact of structural empowerment in the sociodemographic and professional characteristics of employees, in the three companies that were considered as innovative, according to four dimensions: opportunity, information, support and resources. These four dimensions actually show significant relationships with each other and contribute positively to the employees’ perception of structural empowerment. Moreover, it was verified that employees who have lower professional experience and a shorter period of employment in companies present a higher level of structural empowerment.
As empresas ou organizações têm um elemento comum: todas são constituídas por pessoas, que constituem o seu capital humano, a sua energia vital, assegurando a sua capacidade de transformação. Os meios técnicos e as infraestruturas são importantes, mas, em última análise, são as pessoas que levam a cabo os desenvolvimentos e as mudanças a favor das organizações, para se adaptarem ao seu ambiente e se tornarem competitivas. O contexto atual globalizado ao nível da economia, tecnologia, mercado e recursos humanos, altamente competitivo, mais não fez do que reforçar o valor das pessoas, convertendo-as no elemento que, estando motivadas, empoderadas, e sob uma liderança dinamizadora, é capaz de potenciar a capacidade inovadora das empresas. É aí que nasce o empowerment, como ferramenta capaz de libertar o poder das pessoas, convertendo-as em parceiras da organização. O objetivo fundamental deste trabalho de investigação é identificar o nível de empowerment estrutural em colaboradores pertencentes a empresas com caraterísticas inovadoras. Desenhou-se um estudo de caráter exploratório, descritivo e correlacional com a utilização de métodos de investigação quantitativa. Foram aplicados dois questionários, um destinado a caracterizar o grau de inovação das empresas (Test de Innovación Empresarial ICT) e outro sobre o empowerment estrutural (CWEQ-II). A amostra é constituída por 90 colaboradores pertencentes a três empresas consideradas como possuindo características inovadoras, do distrito de Viseu, Portugal. Os resultados permitem verificar o impacto do empowerment estrutural nas características sociodemográficas e profissionais dos colaboradores nas três empresas consideradas como inovadoras, em função de quatro dimensões: oportunidade, informação, apoio e recursos. Efetivamente, estas quatro dimensões apresentaram relações significativas entre si e contribuem positivamente para a perceção dos colaboradores sobre o empowerment estrutural. Verificou-se também que os colaboradores que têm menor experiência profissional e menos tempo de serviço nas empresas apresentam um maior nível de empowerment estrutural.
Companies or organizations have a common element: they are all composed by people, who represent their human capital, their vital energy and ensure their capacity of change. Technical devices and infrastructures are important, but, ultimately, it is people who carry out the developments and changes in favour of organizations, so that they may adapt to their environment and become competitive. At economic, technological, market and human resources levels, the globalized context of nowadays is highly competitive and merely reinforces the value of people. Being motivated, empowered and under a dynamic leadership, people become the element that is capable of enhancing the innovative capacity of companies. Empowerment rises here as a tool that allows to unleash the power of people, converting them into partners in the organization. The main goal of this work is to identify the level of structural empowerment of employees who work for companies with innovative characteristics. An exploratory, descriptive and correlational with the use of quantitative research methods study was designed. Two questionnaires were applied, the first one aiming at characterizing the degree of innovation of the companies (Test de Innovación Empresarial ICT) and the other one concerning the structural empowerment (CWEQ-II). The sample is composed by 90 employees of three companies that were considered as presenting innovative characteristics, in the Viseu district, in Portugal. Results demonstrate the impact of structural empowerment in the sociodemographic and professional characteristics of employees, in the three companies that were considered as innovative, according to four dimensions: opportunity, information, support and resources. These four dimensions actually show significant relationships with each other and contribute positively to the employees’ perception of structural empowerment. Moreover, it was verified that employees who have lower professional experience and a shorter period of employment in companies present a higher level of structural empowerment.
Description
Keywords
Innovación Poder Motivación Autonomía Empowerment estrutural Inovação Poder Motivação Autonomia Structural empowerment Innovation Power Motivations Autonomy