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- Data analytics applied to football and football playersPublication . Guimarães, José Heitor Machado Mesquita; Silva, Maria da Conceição Andrade eO Futebol é o desporto mais popular do mundo e está a no decurso de um processo de implementação do analytics na tomada de decisão. Este estudo quantitativo tem como objetivo identificar um conjunto de Indicadores de Performance Técnicos para os jogadores de 7 posições diferentes e analisar o valor da sua performance agregada. As posições usadas são: Guarda-redes, Defesa Lateral e Central, Médio Centro, Ofensivo, Ala e Avançados. De forma a realizar estas análises, os dados de jogo relativos às ações técnicas dos jogadores da temporada de 2016/2017 da Primeira Liga foram extraidos de uma plataforma online e, com eles, uma base de dados foi criada no Access. A identificação dos indicadores foi conseguida com sucesso através de uma análise de clustering, que utilizou a técnica de K-Means e uma análise de quantis. Estes estudos revelaram 16 Indicadores de Performance Técnicos que variavam e tinham diferentes relevâncias de posição para posição. Seguidamente, um modelo de Data Envelopment Analysis (DEA) foi usado para compilar os indicadores técnicos e analizar o valor de performance agregada de cada jolgador, usando esse indicador compósito. Este último estudo apresentou resultados, contudo, devido a limitações relacionadas com o peso atribuído aos outputs, estes não são os mais precisos. O presente estudo teve como base o artigo académico de Hughes, et al. (2012), “Moneyball and soccer - an analysis of the key performance indicators of elite male soccer players by position” e tentou provar analiticamente o que só tinha sido empiricamente referido na literatura anterior.
- O Balanced Scorecard como instrumento de gestão estratégica : contributos para a sua implementação numa indústria de plásticosPublication . Amaral, António Aurélio Borges do; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaO Balanced Scorecard tem vindo a constituir-se como um novo sistema de gestão estratégica das organizações, consubstanciando também a avaliação do seu desempenho global e baseando-se não só em indicadores financeiros, como também em indicadores não financeiros. Tendo sido desenvolvido por Robert S. Kaplan e David P. Norton, desde o início da década de 90 que tem vindo a merecer a atenção de muitos académicos e gestores, no sentido de ser definida e aperfeiçoada a melhor forma para a sua correta elaboração e implementação. Não obstante a sua vocação inicial para a medição do desempenho de organizações, em princípio estruturalmente bem definidas e de grande dimensão (o conceito foi conhecido com o aparecimento do primeiro artigo The Balanced Scorecard – Measures that Drive Performance), tem-se vindo a verificar uma tentativa da sua aplicação mais ou menos generalizada, nos mais variados sectores de atividade, em áreas geográficas diversas e em organizações da mais diferenciada dimensão. Acompanhando as mudanças que têm ocorrido no mundo, nas organizações e no contexto global em que exercem as suas atividades, esta metodologia foi também evoluindo no tempo, transformando-se gradualmente num sistema de gestão estratégica das organizações, por facilitar a compreensão e comunicação da missão e das estratégias organizacionais e a sua ligação à visão e aos objetivos perspetivados. Esta metodologia está assim suportada num conjunto de objetivos, ditos estratégicos, relacionados entre si através de ligações de causa-efeito e definidos para cada uma das dimensões chave da organização (financeira, de clientes, dos processos internos e da aprendizagem e crescimento) – o mapa estratégico – e num conjunto de indicadores-chave metas e iniciativas ou ações definidas e associadas a cada um desses objetivos. Por ter evoluído para uma ferramenta de implementação global, obviamente que a aplicação e execução desta metodologia tem vindo a suscitar e impor mudanças nas organizações, fundamentalmente mudanças de cariz comportamental, a todos os níveis das respetivas estruturas, desde a gestão de topo até aos postos de trabalho individuais. Na segunda parte do presente trabalho pretende-se definir os condicionalismos, os conceitos, as regras e os modelos que possibilitaram o início da implementação do Balanced Scorecard num universo empresarial ligado ao sector dos plásticos, perspetivando a sua utilização como uma nova metodologia de gestão, que possibilite monitorizar e operacionalizar a medição do desempenho, a estratégia e a tomada de decisões, numa ótica de curto, médio e longo prazos. Fazendo parte de um importante conjunto de empresas da mesma área de negócios, a unidade em análise e estudo, de cariz marcadamente familiar, tem vindo a beneficiar de índices de crescimento bastante consideráveis e muito acima do normal, tanto no seu setor de atividade como no próprio país, fruto do dinamismo, visão e opções tomadas pelos seus líderes, muito focados no engrandecimento da empresa e na criação de riqueza para todos os seus stakeholders. É neste enquadramento que se pretende, através da implementação desta metodologia e/ou ferramenta de gestão, poder testar a sua aplicabilidade e adequação à empresa com o perfil referido, que, tendo já ultrapassado o estatuto de pequena e média empresa, carece hoje de instrumentos mais consentâneos com a sua atual dimensão e importância, tanto na vertente nacional como, principalmente, na vertente internacional, para a qual tem vindo a manifestar uma propensão de crescimento contínuo. Os seus líderes sempre estiveram e continuam muito focados num desiderato de crescimento o mais global possível, com particular enfoque nos países europeus, pelo que a sua estratégia de expansão da atividade e dos negócios nesses mercados consubstancia a orientação visionária que tem sido dada à empresa como seu referencial estratégico a perseguir. Por tudo isso, tanto a análise, como a formulação, como a implementação e a avaliação estratégicas têm que ser e estar na primeira linha de preocupação de toda a estrutura da empresa, desde logo os seus gestores de topo e os seus gestores e responsáveis intermédios, cujo envolvimento e capacidade de resposta ao desafio visionário se pretende testar e avaliar com a implementação do Balanced Scorecard. Em resumo, o que se pretende avaliar é a aplicabilidade desta metodologia e aferir a correta definição e alinhamento com a estratégia da empresa, tomando em consideração o seu posicionamento competitivo atual e futuro, a sua visão estratégica, no sentido de continuar a crescer e a gerar valor, satisfazendo em pleno os seus acionistas e os seus clientes, com o contributo que a adaptação e a melhoria dos seus processos internos e a satisfação e competência dos seus colaboradores possam trazer e potenciar.
- The human element of financial crisis, a take on regulationPublication . Guedes, Maria Isabel Loereno Monteiro; Cunha, Sofia Oliveira Pais
- Aplicação de marketing analítico na farmácia Gaia JardimPublication . Saraiva, Ana Rita Miguel; Silva, Vera Lúcia Miguéis Oliveira eO projecto apresentado surgiu no âmbito de uma proposta de investigação da Católica Porto Business School. Cada vez mais, os sistemas de informação fazem parte do desenvolvimento das empresas e a Farmácia Gaia Jardim procurou evoluir nesse sentido e utilizar a sua base de dados para desenvolver a sua relação com os clientes. Assim, neste trabalho pretendeu-se estabelecer estratégias de cross-selling através do uso de ferramentas de marketing analítico, nomeadamente data mining. De um modo geral, esta análise aos dados da farmácia permitiu um maior conhecimento sobre os seus clientes. Mais concretamente, este trabalho permitiu a identificação dos segmentos de clientes com base na frequência de visitas à fármacia e o valor médio gasto e a criação de regras de associação entre produtos para estabelecer as estratégias de cross-selling mais adequadas para cada segemento de clientes da farmácia.
- Do Ignoto Deo à Sarça Ardente : um Deus que se dá a conhecerPublication . Aguiar, Maria Luísa da Costa; Varanda, Maria Isabel PereiraCompreender o que são o fenómeno religioso e a experiência religiosa constitui uma das Metas Curriculares do Programa da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Nesse sentido, no decorrer deste trabalho, procuraremos refletir sobre a dimensão religiosa do ser humano e sobre função da religião na vida das pessoas. Para tal, depois de caracterizar a atual sociedade, sugerimos fazer caminho com aqueles a quem Deus se revelou, nomeadamente, Abraão e Moisés, sem esquecer o expoente máximo da Revelação, Jesus Cristo. De seguida, José Régio apresenta-nos a relação inquietante, conflituosa, perturbadora que tinha com Deus, para sempre gravada nas páginas da sua vasta obra literária. Por fim, importa refletir sobre o Programa de EMRC e do contributo desta disciplina para a formação integral da pessoa humana. A partir do enquadramento criado, apresenta-se no final uma proposta de lecionação para a Unidade Letiva 2 “As Religiões” para o sétimo ano de escolaridade.
- Humanidade e humanização em Cristo : análise a partir do contributo cristológico de Walter KasperPublication . Silva, António Jesus da; Palma, Alexandre Coutinho Lopes de BritoNo nosso tempo, a figura de Jesus voltou a tornar-se um dos temas centrais, não só na teologia, mas também na maior parte dos círculos de reflexão, a vários níveis. Em Jesus Cristo, o Homem foi descobrindo um modelo singular com quem pode estabelecer uma relação de proximidade e identificação progressivas, pois reconhece-se n’Ele a possibilidade de resposta às perscrutações mais profundas da existência. O período pós-conciliar pode, assim, ser definido como um justo processo de devolução da centralidade da cristologia na teologia, na vida eclesial e no quotidiano da humanidade. É, precisamente, na (re)descoberta da pessoa de Jesus, como paradigma da nova humanidade, que este trabalho se objectiva. A cristologia de Walter Kasper, aqui analisada, serve de base para esta redescoberta da singular humanidade de Jesus Cristo, como itinerário - sempre novo - de humanização. A insistência na dinâmica relacional entre a cristologia, a antropologia e a soteriologia, que caracterizam esta dissertação, tem como objectivo realçar que a humanidade de “Jesus, o Cristo” é o autêntico e pleno projecto a ser construído por cada Homem na urgência de se realizar enquanto tal.
- O Batismo como vida nova em Rm 6, 1-14Publication . Barroso, Daniel Lopes; Correia, João Alberto SousaA presente dissertação tem por objeto de estudo o “Batismo como vida nova em Romanos 6, 1-14”. Sendo que o Batismo é o sacramento no qual se fundamenta a fé cristã, levando o ser humano a transformar-se num homem novo, ao longo das páginas que se seguem chegar-se-á à conclusão que, tal como afirma São Gregório de Nazianzo, “o batismo é o mais belo e magnífico dos dons de Deus. O batismo é como um mergulho na Santíssima Trindade”. Para tal, o caminho a percorrer ao longo desta dissertação terá início com uma abordagem biográfica acerca do Apóstolo Paulo, um homem fascinante, que se moveu em diferentes mundos, línguas e culturas, deixando uma presença forte do Evangelho por onde passou; seguidamente, as atenções centrar-se-ão particularmente no texto em análise e no seu contexto, apresentando-o não só na sua língua original e respetiva tradução, como também na sua estrutura e aspetos literários; e, por fim, centrar-se-á o estudo na teologia batismal, estabelecendo um fio condutor entre os seguintes temas: sepultados com Cristo na Crucificação; o triunfo sobre o pecado; e a Ressurreição: com Cristo para a vida nova.
- A fraternidade faz a força : contributos para a lecionação da unidade letiva Construir a fraternidade do programa de Educação Moral e Religiosa Católica do 5º ano do ensino básicoPublication . Muli, Irene Mbulu; Varanda, Maria Isabel PereiraPor entre os ritmos e as transformações da sociedade contemporânea, urge a necessidade de educar para a fraternidade enquanto característica inerente ao ser humano, sendo este essencialmente relacional. Podemos dizer que só através de uma educação que promove a unidade na diversidade, poderá abrir caminhos para a formação de homens e mulheres que priorizem relações humanas fraternas, numa dimensão de ver o outro como igual, tratando-o com dignidade e respeito, no reconhecimento da sua importância para a própria existência. O fenómeno da globalização acarreta consigo novas formas de perceber e vivenciar os valores e constitui um desafio para a sociedade e para a educação, mormente para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, enquanto assume um papel importante no processo de construção de fraternidade no contexto escolar. Exige-se, então, uma reflexão sobre o modo de se relacionar uns com os outros com vista a construção de uma sociedade verdadeiramente humana. O presente trabalho, tendo como título “A fraternidade faz a força” visa refletir sobre a relação interpessoal e a fraternidade, sendo que, a primeira é elemento necessário para a implementação da segunda. A partir desta reflexão identificam-se subsídios para o tema “Construir a Fraternidade” do Programa Nacional da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Este estudo tem como objetivo principal mostrar a importância da vivência fraterna para a implantação de uma cultura de inclusão, onde são reconhecidos a dignidade e os direitos fundamentais de todos os seres humanos, sem exceção.
- Combate aos cartéis : uma reflexão sobre a eficácia do regime de clemênciaPublication . Barroso, Rita Alcaria; Cunha, Sofia Oliveira Pais