Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A fraternidade faz a força : contributos para a lecionação da unidade letiva Construir a fraternidade do programa de Educação Moral e Religiosa Católica do 5º ano do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Final de PES IRENE MULI.pdf7.83 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Por entre os ritmos e as transformações da sociedade contemporânea, urge a necessidade de educar para a fraternidade enquanto característica inerente ao ser humano, sendo este essencialmente relacional. Podemos dizer que só através de uma educação que promove a unidade na diversidade, poderá abrir caminhos para a formação de homens e mulheres que priorizem relações humanas fraternas, numa dimensão de ver o outro como igual, tratando-o com dignidade e respeito, no reconhecimento da sua importância para a própria existência. O fenómeno da globalização acarreta consigo novas formas de perceber e vivenciar os valores e constitui um desafio para a sociedade e para a educação, mormente para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, enquanto assume um papel importante no processo de construção de fraternidade no contexto escolar. Exige-se, então, uma reflexão sobre o modo de se relacionar uns com os outros com vista a construção de uma sociedade verdadeiramente humana. O presente trabalho, tendo como título “A fraternidade faz a força” visa refletir sobre a relação interpessoal e a fraternidade, sendo que, a primeira é elemento necessário para a implementação da segunda. A partir desta reflexão identificam-se subsídios para o tema “Construir a Fraternidade” do Programa Nacional da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Este estudo tem como objetivo principal mostrar a importância da vivência fraterna para a implantação de uma cultura de inclusão, onde são reconhecidos a dignidade e os direitos fundamentais de todos os seres humanos, sem exceção.
Amid the rhythms and transformations of the contemporary society, there is the urgent need to educate the human being on importance of the fraternity as an inherent characteristic in human nature. We can affirm that, it is only through an educational system that promotes unity in diversity, that can open the way for the formation of men and women who prioritize fraternal human relations in a dimension of seeing and treating the other as an equal being with a right to human fundamental rights, dignity and respect. The phenomenon of globalization entails new ways of understanding and experiencing the values. As a result, it constitutes a great challenge for the society and for the education, especially for the Catholic Moral and Religious Education subject, for it plays a fundamental role in the process of building fraternity in the school context. In respect to this, it is necessary to reflect on how each one must relate with one another in order to build a true human society. This work, entitled "Fraternity is Strength" aims at reflecting on the interpersonal relationship and fraternity, knowing that the first is a necessary element for the implementation of the second. This research therefore, tends to make a positive contribution to the theme: "Building the Fraternity" of the National Program of the Catholic Moral and Religious Education. It also aims at showing the importance of fraternal living way for the implantation of a culture of inclusion, where the dignity and fundamental rights of all human beings are recognized and valued without exception.

Description

Keywords

Fraternidade Relação Outro Alteridade Identidade Irmão Responsabilidade Fraternity Relationship Other Difference Identity Brother Responsibility

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue