EA - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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- Relicma : o conjunto de relicários do santuário do convento da Madre de Deus (Lisboa). História, tecnologia, conservação e valorizaçãoPublication . Cunha, Diana Teixeira dos Santos; Pais, Alexandre; Barata, Carolina; Camarneiro, NunoEsta trabalho debruça-se sobre uma coleção de 42 bustos-relicários provenientes do coro-alto da Igreja do Convento da Madre de Deus, em Xabregas, Lisboa, que se destaca pela sua qualidade artística, e por estar preservada, aparentemente na totalidade, por bustos produzidos entre os séc. XVI e XVIII. A nossa investigação procurou conhecer a coleção através de uma metodologia multidisciplinar que englobou a análise histórico-artística, o estudo iconográfico e a análise técnica e material. O estudo técnico e analítico teve como objetivo compreender se a esta tipologia escultórica estaria associada uma técnica própria, ou se seguiria as recomendações da época para esculturas sobre madeira dourada e policromada, e pretendeu balizar cronologicamente a produção das obras. O que os resultados sugerem é que as técnicas e materiais utilizados são os mesmos das recomendações dos tratados artísticos da época e de obras do mesmo período. De uma forma sucinta e geral, as camadas cromáticas são constituídas por preparações à base de sulfato de cálcio aglutinadas em adesivos proteicos, bolos constituídos por minerais argilosos como a caulinite, também aglutinados em adesivos proteicos e folhas de ouro de elevada quilatagem. Nas camadas cromáticas foi identificada uma ampla paleta constituída por branco de chumbo, vermelhão, azurite, mínio, hematite, auripigmento, massicote, amarelo de chumbo e estanho, malaquite, verdigris, azurite, índigo, esmalte, umbra, negro de carvão, realgar. auripigmento e azul da Prússia. O estudo hagiográfico e iconográfico permitiu a divisão por grupos iconográficos, associados à prática devocional própria do convento, no qual o culto das relíquias foi de grande relevância. Foram identificados seis grupos: o da “Primeira Família”, o das virgens mártires, dos santos inocentes, dos franciscanos, o grupo dos 40 Mártires de Sebaste, o grupo dos Papas, e um outro grupo, no qual foram incluídos os bustos que não se enquadravam em nenhum dos restantes. A análise permitiu apoiar um levantamento de hipóteses para aquele que terá sido a narrativa original da coleção e que se perdeu com o tempo, fruto não só das várias remodelações que o convento sofreu ao longo dos anos, mas também da própria movimentação de peças dentro de um mesmo espaço religioso. Finalmente, com o objetivo de a preservar, mas também devolver o destaque que a mesma merece e aproximá-la daquele que seria o estado e brilho mais próximos do original, foi efetuado o tratamento de conservação e restauro da coleção, detalhado nesta tese.
- Políticas de representação do património Guineense nos museus portugueses na transição do período colonial para o pós-colonial : histórias, trânsitos e discursosPublication . Lima, Ana Temudo Gaio; Castro, Laura Lucinda Oliveira; Peralta, Elsa; Gable, EricA devolução do património cultural aos países de origem é um tema central nos debates contemporâneos, incluindo o contexto português e as suas ex-colónias. Esta tese insere-se nos estudos pós-coloniais, encontrando nos estudos de proveniência uma forma de abordar a reparação do passado colonial. A investigação combina etnografia e museologia para examinar as dinâmicas entre os objetos culturais recolhidos durante o período colonial na Guiné-Bissau e as instituições que os preservam hoje, tanto em Portugal como no país de origem. Realizado ao longo de quatro anos, o estudo reflete sobre o papel dos museus, do património e da sociedade civil na construção de narrativas alternativas. Analisou-se a história das coleções museológicas, incluindo os contextos em que foram recolhidas, conservadas e exibidas, para compreender os significados atribuídos a estes objetos no presente. Deu-se ênfase à opinião da sociedade civil guineense, incluindo residentes no país e na diáspora. Esta abordagem participativa questiona a narrativa eurocêntrica dominante e coloca no centro da investigação as vozes dos guineenses sobre o valor, o papel e o destino destes bens culturais. A restituição dos objetos, embora importante, não é apresentada como prioridade pela maioria dos guineenses inquiridos. Muitas opiniões convergem na necessidade de criar primeiro infraestruturas adequadas, capacitar recursos humanos e garantir a valorização do património na Guiné-Bissau. Outros ainda destacam a relevância da presença desses objetos em museus europeus como representação da diáspora e da identidade guineense no estrangeiro. Estas perceções refletem uma visão plural e complexa, que vai além de uma simples transferência material de bens, propondo uma restituição que envolva também suporte financeiro e técnico. A investigação expande o debate sobre a devolução de bens culturais ao questionar se esta é suficiente para sanar as feridas do colonialismo. Argumenta que é fundamental atravessar fronteiras físicas e simbólicas, aceitando a pluralidade de vozes e o papel do património como meio de reconciliação e diálogo intercultural. Discute o impacto da cultura, da educação e da globalização na construção da identidade guineense, apontando caminhos para uma gestão do património que seja sustentável e representativa das comunidades locais. Assim, o estudo propõe alternativas baseadas em cooperação e na partilha de responsabilidades, enfatizando a restituição como um gesto político, cultural e educativo.
- (Re)criar o património : caraterização de problemáticas e tendências para a programação de residências artísticas em portugalPublication . Gago, Ana Luísa dos Reis Fernandes; Castro, Laura Lucinda Oliveira; Santos, Helena Maria de Azevedo Coelho dosA programação de residências, enquanto modelo destinado a estimular a criação e a experimentação artísticas, é um fenómeno em desenvolvimento, a nível internacional. Numa tendência (aparentemente) generalizada, o património tem vindo a ser eleito motivo de estudo ou de valorização, através deste modelo, ainda que frequentemente tratando objetos ou práticas não classificadas de forma oficial. Não conhecemos, contudo, um levantamento sistemático de práticas de programação, com este enfoque particular, em Portugal, na atualidade. Este estudo teve, portanto, como objetivo mapear, analisar e problematizar essas experiências, para propor um programa, que refletisse a pesquisa desenvolvida, perspetivando aspetos de mudança. Como alicerce à componente empírica da pesquisa, acrescenta-se a definição de um horizonte teórico/conceptual, no cruzamento entre os Estudos (Críticos) de Património e os Estudos Artísticos. A tese resultante está organizada em três componentes, essenciais à concretização dos objetivos enunciados. A primeira, apresenta uma abordagem teórico-prática interdisciplinar, convocando perspetivas e metodologias de vários domínios, como os da História de Arte, da Sociologia, da Antropologia, ou das Ciências da Educação. São igualmente consideradas práticas a partir da etnografia, da eco-museologia, e outros caminhos de pesquisa arts-based, mobilizadora de processos mais abertos e emancipados de produção de conhecimento, desde o património. Nesta etapa, é ainda traçada uma genealogia do fenómeno da programação de residências artísticas, no âmbito de uma relação histórica e mutuamente implicada, entre Arte e Património. Por fim, são identificados desafios e oportunidades, aplicáveis à conceção, gestão, documentação e avaliação de projetos, explorando problemáticas em torno dos usos de “comunidade” e da “participação”. Na segunda, avança-se com uma análise do fenómeno, em Portugal, apresentando-se os resultados de levantamento estatístico, sobre uma amostra de 58 programas de residência artística (2004-2020), assim como um estudo de caso múltiplo, composto por oito exemplos, o mais abrangentes possível. Este estudo combina uma abordagem descritiva, com a observação via trabalho de campo, a realização de entrevistas semiestruturadas e a análise qualitativa, permitindo olhar de forma individualizada para cada caso, mas também para o conjunto global de testemunhos de dois dos principais intervenientes neste modelo: promotores/curadores e artistas. A última parte da tese corresponde à apresentação de proposta de programa de residência artística, nomeadamente de uma ação-piloto, desenhada para território, património e população específicos. Mais do que procurar entender um fenómeno cultural relevante, este trabalho propõe-se a refletir sobre como a criação artística pode potenciar novas formas de entender ou de fazer, isto é, de (re)criar o património.
- A poética na iluminação em artes performativas em Portugal na atualidadePublication . Cabral, Pedro Moreira; Pestana, Pedro Duarte Leal Gomes; Megre, RicardoA investigação científica no campo da iluminação cénica é escassa a nível nacional e internacional. Em Portugal, pelo menos em termos académicos, o desenho de luz não está afirmado como uma disciplina autónoma, a oferta formativa a nível de ensino superior é escassa e não existe investigação académica avançada. Embora seja amplamente reconhecido como parte integrante do processo de produção teatral, o desenho de luz é frequentemente subestimado. Um sinal evidente dessa subestimação pode ser observado na defesa presente na maioria dos trabalhos de investigação contemporâneos da importância da agencialidade da luz no processo de criação teatral, argumentando a importância do papel da luz cénica. Contudo, estes investigadores adotam uma metodologia baseada na análise de situações reais e recorrem à observação auto-etnográfica sujeita a enviesamentos provenientes da subjetividade interpretativa do observador, decorrente da natureza polissémica da luz. Argumentamos que a falta de reconhecimento do desenho de luz como uma disciplina autónoma deve-se à escassez de conteúdo teórico sistematizado e cientificamente fundamentado, capaz de fornecer argumentos sólidos aos profissionais para defenderem as suas ideias e, especialmente, para se expressarem verbalmente sobre um assunto intrinsecamente visual e subjetivo. Defendemos ainda, que com o intuito de alcançar a autonomia poética do Desenhador de Luz (DL), é imperativo que este se afirme artisticamente ao identificar e definir as características que compõem a sua identidade artística. Nesta tese, visamos combater estas lacunas, sistematizando o processo criativo do desenhador de luz ao encontro dos princípios subjacentes à construção de um desenho de luz e identificando características que definem a identidade artista dos DLs, classificando estilos. A originalidade da nossa proposta reside na recolha de dados provenientes dos próprios profissionais, em detrimento de uma abordagem auto-etnográfica. Para atingir os nossos objetivos realizamos dois estudos empíricos. O primeiro consistiu na realização de grupos focais envolvendo 13 DLs, e o segundo, no preenchimento de um questionário de autoavaliação, por parte de 10 DLs, sobre uma das suas criações. Através de uma análise essencialmente qualitativa realizamos uma taxonomia do processo criativo, que por sua vez, levou-nos ao encontro dos princípios subjacentes às tomadas de decisão dos DLs, e a uma classificação de estilos dramatúrgicos.
- Realidades virtuais incorporadasPublication . Moura, João Martinho; Ferreira-Lopes, Paulo; Barros, Maria Manuela OliveiraNesta investigação, que nasce de uma preocupação sentida relativamente à forma como o corpo se envolve na virtualidade, iremos enquadrar trabalho artístico, abordando os diferentes níveis de fisicalidade e imaterialidade do corpo em ambientes virtuais. Procuramos um enquadramento na relação do corpo com o espaço virtual. Tomamos, então, como ponto de partida, o conceito de Reality-Virtuality Continuum, postulado por Paul Milgram et al. (Milgram et al., 1994), escrito na década de noventa. A partir deste conceito, procuramos entender e explorar o conceito de incorporação (embodiment) em ambientes virtuais digitais e descobrir quais os diferentes graus de aproximação / afastamento entre o corpo e a virtualidade. Para isso, foram criadas e apresentadas um conjunto de peças artísticas que, em diferentes níveis e diferentes dispositivos, envolvem incorporação digital. Procuramos encontrar os limites na linha de continuidade entre o corpo e a virtualidade. No decorrer do processo refletimos sobre a virtualidade, recorrendo a literatura artística e técnica relevante, e especificamente a sua ligação ao corpo. Através da prática artística, criamos peças que provocam a continuidade e/ou a descontinuidade. Imaginamos, inicialmente, o conceito limite de virtualidade virtual, voltamos atrás, e, ao longo da linha crescente ao encontro da virtualidade, procuramos a ligação fina entre os dois planos: material e imaterial, abordando, em progresso, diferentes estados de imersão ou sentimento de presença, que observamos estarem muito associados a níveis de envolvimento emocional. No âmbito desta investigação desenvolvemos as peças How Computers Imagine Humans? em 2017; CO:LATERAL, entre 2016 e 2019; VV, em 2018; e UNA, em 2020, que foram apresentadas em contextos artísticos e também académicos. Algumas destas peças colocaram o público em imersão total. As peças performativas (CO:LATERAL e UNA) foram desenvolvidas no Balleteatro, no Porto, em contexto artístico e espaço profissional. Ao todo foram apresentadas publicamente dezassete vezes, em diferentes palcos, sofrendo evoluções ao longo do tempo, das experiências. How Computers Imagine Humans? é uma peça que entra na virtualidade virtual, fora daquilo a que consideramos, na nossa investigação, o limite do corpo digital. Foi apresentada em vários países e serviu como ponto de partida para a nossa investigação. VV foi uma peça intermédia entre as peças performativas, experimental, apresentada em contexto de exibição, e também de análise, durante quatro meses no espaço genration, em Braga. A investigação é iniciada com a reflexão detalhada sobre incorporação na virtualidade através de um estudo exploratório de vários pontos de vista, e é, posteriormente, consolidada com uma prática reflexiva experimental continuada. Identificamos que o corpo, quando imerso, é maioritariamente obliterado. Sendo obliterado, o processo de incorporação dificilmente acontece na virtualidade. O espaço físico na virtualidade é algo que, geralmente, não foi sendo seriamente pensado pelas engenharias e, nesta investigação, procuramos acrescentar novos posicionamentos e experiências entre o corpo e a virtualidade através da interligação estreita entre a arte, a ciência e a tecnologia. Na nossa investigação, que fundamentamos, concluímos que os conceitos de limite, de fronteira, legitimamente ligados à fisicalidade, são intrinsecamente relacionados com a sensação de incorporação no espaço virtual. A maior parte dos trabalhos que apresentamos possui um elemento central, que é um corpo, seja este participante, interator, captado, interpretado, gerado, imaginado ou teletransportado. Recorremos à tecnologia, que naturalmente evoluiu no decorrer da nossa investigação, e, muitas vezes, invertemos a finalidade para a qual esta tecnologia foi desenhada, alterando circunstâncias na interação, em posicionamentos, e na experiência. Através da arte, desvendamos novos caminhos de exploração na relação entre o corpo e a virtualidade digital.
- Qualidade do ar interior em museus, bibliotecas e arquivos e sua importância na preservação de acervosPublication . Barbosa, Karen Cristine; Costa, Patrícia Moreira da; Vieira, Eduarda; Ferreira, TeresaO trabalho de investigação aqui descrito, procurou alcançar um maior entendimento sobre os poluentes no interior de museus, bibliotecas e arquivos (MBA) sem negligenciar as diretrizes já pré-estabelecidas para a saúde humana, e objetivou averiguar como as instituições portuguesas e brasileiras abordam o tema. Com base na revisão literária, que permitiu a compreensão sobre a evolução das investigações sobre poluentes no meio patrimonial ao longo dos anos, foi observada uma incidência reduzida de publicações e investigações provenientes de países como Portugal e Brasil. Os estudos de caso desenvolvidos em dois museus portugueses, no Museu Coleção Berardo (MCB), Lisboa, e no Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), Porto, evidenciaram a relevância da realização de medições de poluentes não só nos espaços museológicos, mas também no interior de vitrines. No MCB os resultados das análises revelaram concentrações de compostos orgânicos voláteis totais (COVT) cerca de 11 vezes superiores na galeria expositiva, quando comparado com o interior de uma vitrine contendo uma pintura moderna (madeira, óleo e metal). Sendo que para o ácido acético e ácido fórmico se detetou o inverso. Em laboratório, foi possível identificar cerca de 100 COVs diferentes provenientes de materiais utilizados nas remodelações das galerias expositivas, através da microextração em fase sólida e cromatografia gasosa acoplada a um espectrómetro de massa (SPME-GC/MS). No estudo realizado no MNSR, foi possível verificar que a qualidade do ar pode apresentar- se diferente entre os seus diversos espaços, no que diz respeito aos tipos e quantidade de poluentes. Entre os resultados obtidos, sobressaíram as amostragens realizadas em uma vitrine vazia, onde foram identificados 53 compostos diferentes, cujas concentrações totais de COVs foram de até 90 vezes superiores àquelas recomendadas para acervos em geral. No interior de um mobiliário de madeira numa reserva de materiais cerâmicos e vidros arqueológicos, foi evidente o potencial da madeira de emitir compostos voláteis ácidos e formaldeído, ao registar concentrações superiores àquelas recomendadas para acervos. Os estudos realizados nos museus portugueses foram complementados pelos resultados dos inquéritos previamente distribuídos, tendo-se verificada a ausência de protocolos e diretrizes em relação ao controlo, monitorização sistemática, valores-limite de compostos voláteis e materiais particulados em microclimas de acervo e no interior de vitrines. Baseado nessa observação e como estratégia para implementar os conhecimentos adquiridos, foi criada a rede temática luso-brasileira sobre a Qualidade do Ar Interior em Museus, Bibliotecas e Arquivos (QAI-MBA), com o objetivo principal de disseminar o conhecimento sobre o tema dos poluentes e sua influência na qualidade do ar, além de promover a interação entre investigadores, que detenham o conhecimento técnico e científico, e os profissionais de MBA, cuja responsabilidade seja a salvaguarda dos acervos.
- Casa Michel de Worms Irmãos : as joias, as joalherias e o comércio de luxo na cidade de São Paulo no período de 1880-1940Publication . Skoda, Sónia Maria de Oliveira Gonçalves; Sousa, Gonçalo Vasconcelos eNesta tese, procurou-se examinar a presença das joalherias e joalheiros, o uso das joias e o papel que elas tiveram para a sociedade na cidade de São Paulo entre 1880 e 1940, período em que a cafeicultura enriqueceu a elite e trouxe desenvolvimento para a capital paulista. Nesse contexto, ocorreram profundas transformações no comércio, na indústria, no urbanismo, nas sociabilidades e na moda, acompanhadas do crescimento populacional. Também surgiu uma classe social mais exigente, propiciando um comércio mais especializado. O luxo passou a ser um importante segmento de negócios no qual a marca, o design e a beleza passaram a se impor na sociedade brasileira, que acatava a influência da França – ícone da elegância. As joalherias se especializaram, importando e comercializando joias, relógios, objetos de arte, decoração e utilitários, itens importantes adquiridos para presentear em casamentos, integrando as corbeilles de mariage, em festas de Natal, Ano-Novo, entre outras ocasiões especiais. Foi no Triângulo Central, e principalmente na Rua 15 de Novembro, onde parte das joalherias se estabeleceram. Entre estas se destacou a Casa Michel de Worms Irmãos, joalheiros de origem francesa cujos antepassados já haviam trabalhado neste ramo de negócios e possuíam conhecimento do ofício. Com filial no Rio de Janeiro, Santos, Buenos Aires e Montevideo, a joalheria tinha casa de compras em Paris, de onde fazia suas importações. Os estabelecimentos comercializavam joias de metais nobres e gema; relógios de marcas suíças, alemãs e outras; objetos de arte, decoração e utilitários de afamados fornecedores estrangeiros. Entre 1880 e 1940, esses produtos seguiram as tendências artísticas europeias dos estilos Neoclássico, Belle Époque, Art Nouveau e Art Déco. No Catálogo Geral da Casa Michel de 1913, podem-se observar a tendência estética e a diversidade de produtos comercializados, assim como no Catálogo de 1937. Os irmãos Worms, bem como outros proprietários de joalherias elencadas neste trabalho, procuravam participar de eventos sociais, esportivos e culturais da sociedade paulista, ganhando, assim, a confiança e o prestígio de uma elite que procurava se afirmar.
- Memória e legado das lanifícias dos distritos de Aveiro, Braga e Porto (séculos XIX - XXI) : proposta metodológica multidisciplinar de estudo e gestão integral do património industrialPublication . Pastor, Mário Bruno de Carvalho; Vieira, Eduarda; Cano Sanchiz, Juan ManuelEm termos globais, a indústria dos lanifícios tem acompanhado de perto os diferentes momentos históricos do desenvolvimento produtivo, desde os contextos pré-industriais, passando pela manufatura e a industrialização propriamente dita. Em Portugal, essa realidade está também vincada. Contudo, a difusão geográfica da indústria lanifícia portuguesa não é homogénea. Os polos de desenvolvimento pré-industrial e industrial deste setor concentraram-se, historicamente, nas regiões centrais das Beiras e Alto Alentejo, nomeadamente os distritos da Guarda, Castelo Branco e Portalegre, com uma expansão posterior no sentido litoral, em torno do Vale do Tejo e Estremadura. Deste modo, as regiões do centro norte e norte de Portugal não têm uma tradição histórica lanifícia intensa. Não obstante, existiram unidades industriais lanifícias no norte que marcaram, até num sentido de adiantamento tecnológico, este setor da indústria portuguesa. É o caso, por exemplo da fábrica de Lordelo do Ouro, no Porto, a primeira lanifícia a ter cardagem e fiação mecanizadas em Portugal, ainda em 1808. Assim, procurando recuperar a memória histórica e material das lanifícias dos distritos de Aveiro, Porto e Braga, empreendemos este trabalho de investigação, tendo como ponto de partida a inscrição das lanifícias nos inquéritos industriais oitocentistas, o que se reduz a cinco unidades nos seguintes concelhos: Oliveira de Azeméis, Vila Nova de Gaia, Porto, Amarante e Vila Nova de Famalicão. De todas estas fábricas, conhecia-se apenas o destino e localização de duas (Porto e Amarante), as restantes eram consideradas perdidas. Através de uma abordagem interdisciplinar, integrando desde as tecnologias de sistemas de informação geográfica digitais, até às metodologias arqueológicas e historiográficas, foi-nos possível localizar e identificar cada uma das estruturas e compreender os seus processos de implantação, crescimento e declínio, as suas especificidades tecnológicas e culturais. Tal como os seus impactos na paisagem física e o seu legado humano, entre o trabalho e as migrações, as transferências de tecnologia e do próprio capital. Partindo de cada um destes exemplos, procuramos dar continuidade a um processo de reflexão atualizado sobre a seleção patrimonial que se impõe, em torno das memórias e das estruturas, da sua gestão e valorização no seio das comunidades locais que as acolhem.
- Simulacra corporum sanctorum martyrum : estudo de um património em risco e estratégias para a sua valorização e salvaguardaPublication . Palmeirão, Joana do Carmo; Vieira, Eduarda; Ferreira, Teresa; Coutinho, Vânia MariaA presente tese pretende dar a conhecer um património único e ainda desconhecido em Portugal – os simulacra – uma tipologia de relicários de corpo inteiro e tamanho natural, produzida entre os finais do século XVII e meados do século XIX, para expor e enaltecer os restos mortais dos primeiros mártires do cristianismo. Exumados dos cemitérios subterrâneos de Roma a partir de 1578, milhares de corpos (corpi santi) que se acredita terem morrido como mártires cristãos, foram obtidos pelos membros das elites católicas e leigos para fortalecer a prática religiosa em igrejas, conventos e oratórios por todo o mundo cristão, designadamente Portugal. Intrinsecamente relacionado com a antiga devoção às relíquias sagradas e à fé no seu poder espiritual, e favorecido pela retórica tridentina, esta prática duraria trezentos anos. Produzidos com materiais variados e técnicas de manufatura complexas, os simulacra eram vestidos com trajes cerimoniais barrocos e expostos com os atributos de santidade e martírio dentro de urnas-relicário ou altares. Porém, quer as controvérsias sobre a autenticidade dos corpos e seus atributos, quer a atitude anticlerical que marcou o século XIX, puseram fim às exumações. Uma vez que a investigação sobre os simulacra é ainda escassa tanto nacional, como internacionalmente, pretende-se apresentar nesta tese um estudo histórico-artístico e técnico, um inventário nacional, e uma proposta de conservação e salvaguarda dos exemplares em território português. São Clemente (Braga), santa Clara (Porto), são Vicente (Penafiel), santa Justina (Lisboa) são apenas alguns de entre as dezenas de peças inventariadas que testemunham o culto pelas relíquias dos santos mártires em Portugal. Do ponto de vista da análise dos materiais e das técnicas de manufatura adotados pelos artesãos incumbidos da sua montagem, serão apresentados os resultados analíticos de sete exemplares através de técnicas de imagem (radiografia, OM e SEM), espectroscópicas (EDS & ATR-FT-IR) e cromatográficas (LC-DAD-MS e Py-GC-MS). Apesar da provável origem romana das peças, os resultados obtidos sustentam possíveis produções ou remontagens nacionais. Finalmente, os simulacros enfrentam hoje processos de deterioração dramáticos e risco de desaparecimento por dissociação. À semelhança de outros países da Europa e Américas, muitos dos exemplares em Portugal foram tapados, removidos dos altares ou destruídos; mesmo os que permanecem expostos nos espaços sagrados, embora sem culto, foram, com o tempo, esquecidos. Assim, são definidas algumas propostas estratégicas de consciencialização, divulgação e (re)valorização destas peças, através da mobilização comunitária e da transferência de conhecimento intergeracional. Como aqui se defende, os simulacra constituem um património de grande valor histórico, cultural e religioso que urge preservar com uma abordagem multidisciplinar, para benefício das gerações presentes e vindouras.
- A história técnica da conservação e restauro de pinturas no Brasil entre os anos de 1947 e 1985 : Edson Motta e seus seguidoresPublication . Paiva, May Christina Cunha de; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Vieira, Eduarda Maria Martins Moreira da SilvaO principal objetivo desta tese é a investigação e registro das técnicas e princípios éticos da conservação de pinturas realizadas por Edson Motta, João José Rescala e Jair Afonso Inácio, de 1947 a 1985, para o Instituto do Património Artístico e Histórico Nacional (IPHAN). As bases filosóficas da deontologia profissional de Motta foram herdadas diretamente dos conservadores do Department for Conservation and Technical Research (DCTR) de Cambridge, EUA. Por sua vez, estes tiveram origem nas ideias de John Ruskin, Victor Bauer-Bolton, Max Doerner, e na chamada "restauração filológica" praticada por Giovanni Battista Cavalcaselle e Camilo Boito. Por outro lado, as técnicas utilizadas - e orientadas - pelo conservador-restaurador brasileiro foram estudadas a partir dos procedimentos amadurecidos no DCTR nas primeiras décadas do século XX e que foram adaptadas por Motta ao contexto brasileiro e às intervenções patrocinadas pelo IPHAN. Destaca-se dentre eles a tradição holandesa baseada em compostos de cera-resina, assim como o emprego de adesivos com essa formulação nos métodos de transposição e planificação de painéis deformados. A tese ressalta a relevância simbólica do passado cultural do Brasil - em particular o património artístico português-brasileiro – com o objetivo de explicar as razões das iniciativas governamentais para a sua preservação, através do Instituto do Património Artístico e Nacional, assim como a decisão de enviar Edson Motta para estagiar no DCTR. Uma grande parte da investigação de tese examina as atividades de conservação e restauro no Brasil antes do regresso de Motta do Fogg Museum. Examina as iniciativas pioneiras da Academia Imperial de Belas Artes, da Escola Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional (MHN) e do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA). Este estudo conclui que a conservação e restauro de pinturas sobre tela e sobre madeira no Brasil deve a sua identidade deontológica e as suas técnicas de conservação estrutural ao Department for Conservation and Technical Research do Fogg Museum, que as herdou de uma longa tradição europeia. Após regressar de um estágio de um ano, Edson Motta formou os seus principais colaboradores nas técnicas e princípios aprendidos no DCTR, e estes foram praticados - com poucas modificações e simplificações - nos projetos de conservação e restauro que supervisionou durante mais de três décadas.