EA - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EA - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 92
Results Per Page
Sort Options
- Developing the ability to perform : investigating the field of higher education and expertise development for learning and performing the double bassPublication . Pertzborn, Florian; Coimbra, Daniela; Hallam, Susan
- “Fabricado no Reino Lusitano o que antes nos vendeu tão caro a China” : a produção de faiança em Lisboa, entre os reinados de Filipe II e D. João VPublication . Pais, Alexandre Manuel Nobre da Silva; Sousa, Gonçalo de Vasconcelos eO estudo da manufactura de faiança nas olarias de Lisboa, do final do século XVI até ao estabelecimento da fábrica pombalina do Rato, em 1767, tem enfermado de contradições e variadas polémicas. Tendo sido nesta cidade que se iniciou a produção de louça em técnica de faiança em Portugal, pretende definir-se aqui quais os modelos decorativos e morfológicos então criados, os factores que conduziram ao seu aparecimento e o estatuto dos oleiros ao longo destes quase 200 anos. As áreas de implementação dos centros de manufactura na cidade e o que aí era produzido, definindo referentes que traduzem contactos artísticos com outras linguagens estéticas, salientando a sua originalidade e, por vezes, o seu carácter único, são aspectos fundamentais para o conhecimento desta produção, os quais, neste texto, tornam-se objecto de reflexão. Procura-se, assim, enunciar fluxos demográficos, especialidades oficinais e tipos decorativos ao longo dessa janela cronológica. Outro aspecto sobre o qual aqui se reflecte é o dos materiais e metodologias de trabalho empregues, vertentes que auxiliam a compreensão do grau de sofisticação atingido, para além do alcance que estas peças tiveram na geografia de contactos comerciais estabelecidos então pelos portugueses, com enfoque especial na Europa e nas Américas. Do enunciar da extensa bibliografia que reporta ao tema, passando pelas referências que, no estrangeiro, a ele foram feitas, especialmente no que respeita a trabalhos arqueológicos em que peças destas foram exumadas, ao inventário de objectos em colecções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro, de tudo se dá notícia, por vezes, em primeira mão. Diversas vias de investigação são enunciadas, algumas que ainda não haviam sido tentadas no que à faiança diz respeito, numa interdisciplinaridade que cruza a pesquisa documental, laboratorial e arqueológica, disponibilizando instrumentos acessíveis para trabalhos subsequentes tais como, bases de dados (em Cd anexo). Uma cronologia ilustrada de uma centena de objectos datados, muitos desconhecidos em Portugal até ao momento, constituirá um auxiliar precioso para a classificação temporal mais rigorosa das peças cerâmicas então produzidas em Lisboa. Um mundo rico e fascinante desenha-se à medida que se reflecte no papel que a faiança teve na sociedade portuguesa, com enfoque no período de Seiscentos, ilustrando uma manufactura vibrante e mais complexa do que seríamos tentados, à primeira vista, a acreditar ter existido.
- O processo de omissão na construção da narrativa no filme documentário : análise de um caso de estudoPublication . Carmona, Carlos Ruiz; Espiña, Yolanda; Campos, JorgeThis thesis presents original research with regard to narrative construction and event representation in documentary. The thesis incorporates selected bibliographical research and a case study of a documentary shot and edited by myself. The principal objective has been to research the process of narrative construction from the point of view of that who represents the event, the filmmaker: the only individual who has access to all the decisions and justifications involved in representing an event. The focus of the research lies on the concept of “omission” as a fundamental aspect in documentary making for representing the historical world. Omission refers to the process of removing visual or sound event information during the act of filming and during narrative construction in order to represent an event. The case study incorporates the construction of two different narrative versions of the same event and from the same raw material so as to undertake a comparative research analysis on narrative construction, in terms of omission and structure, between both narrative versions. This case study was only possible to implement from the point of view of the filmmaker. This means having complete access to all the raw material and to all the decisions involved in constructing the narrative to represent the event as the filmmaker intended . The research has established that documentary narratives, independently of the mode or strategy used by the filmmaker when representing the historical world, unlike in fiction, emerges from the process of omission. This process consists of organising the filmmaker's experience of the event into a narrative form. During the act of filming, the filmmaker must implement partial and total omission simultaneously from the historical event. This incorporates acquiring images and sounds which offer an indexical relationship with the event's past existence. During the act of narrative construction, filmmakers implement partial and total omission from the raw material. Subsequently, they organised non-omitted raw material into a specific structure. Through the research undertaken I have established that representing an event in documentary consists of organising, via partial and total omission, a limitless source of non-organised event information, the historical event, into an organised limited volume of images and sounds: an audiovisual narrative representing the filmmaker's personal experience. The concept of partial and total omission outlines documentary's fundamental technical restrictions and creative possibilities for representing the historical world. Omission represents a crucial element in documentary making to understand, organise and communicate the filmmaker's experience of the historical event through narrative forms.
- Designing instruments towards networked music practicesPublication . Makelberge, Nicolas Alexander; Barbosa, ÁlvaroIt is commonly noted in New Interfaces for Musical Expression (NIME) research that few of these make it to the mainstream and are adopted by the general public. Some research in Sound and Music Computing (SMC) suggests that the lack of humanistic research guiding technological development may be one of the causes. Many new technologies are invented, however without real aim else than for technical innovation, great products however emphasize the user-friendliness, user involvement in the design process or User-Centred Design (UCD), that seek to guarantee that innovation address real, existing needs among users. Such an approach includes not only traditionally quantifiable usability goals, but also qualitative, psychological, philosophical and musical such. The latter approach has come to be called experience design, while the former is referred to as interaction design. Although the Human Computer Interaction (HCI) community in general has recognized the significance of qualitative needs and experience design, NIME has been slower to adopt this new paradigm. This thesis therefore attempts to investigate its relevance in NIME, and specifically Computer Supported Cooperative Work (CSCW) for music applications by devising a prototype for group music action based on needs defined from pianists engaging in piano duets, one of the more common forms of group creation seen in the western musical tradition. These needs, some which are socio-emotional in nature, are addressed through our prototype although in the context of computers and global networks by allowing for composers from all over the world to submit music to a group concert on a Yamaha Disklavier in location in Porto, Portugal. Although this prototype is not a new gestural controller per se, and therefore not a traditional NIME, but rather a platform that interfaces groups of composers with a remote audience, the aim of this research is on investigating how contextual parameters like venue, audience, joint concert and technologies impact the overall user experience of such a system. The results of this research has been important not only in understanding the processes, services, events or environments in which NIME’s operate, but also understanding reciprocity, creativity, experience design in Networked Music practices.
- Designing sound : procedural audio research based on the book by Andy FarnellPublication . Farnell, Andrew James; Barbosa, Álvaro; Martins, Luís GustavoIn procedural media, data normally acquired by measuring something, commonly described as sampling, is replaced by a set of computational rules (procedure) that defines the typical structure and/or behaviour of that thing. Here, a general approach to sound as a definable process, rather than a recording, is developed. By analysis of their physical and perceptual qualities, natural objects or processes that produce sound are modelled by digital Sounding Objects for use in arts and entertainments. This Thesis discusses different aspects of Procedural Audio introducing several new approaches and solutions to this emerging field of Sound Design.
- Projectos artístico-musicais : o contributo do ensino não formal para o desempenho académico e para a consideração das competências musicais no segundo ciclo do ensino básicoPublication . Moura, Márcia Lopes de; Coimbra, Daniela; Antunes, José PauloDesde as últimas décadas do século XX, têm vindo a ser estudados os benefícios do envolvimento quer em actividades extracurriculares quer em actividades relacionadas com música, no desempenho académico dos jovens. É objectivo deste estudo cooperar no sentido de se analisarem os contributos da participação em projectos artísticos e musicais – clubes de música – para o desempenho académico de alunos que frequentam o segundo ciclo do ensino básico. Para o efeito, desenvolvemos um estudo com 379 alunos, provenientes de seis escolas básicas do Norte Litoral de Portugal, durante o ano lectivo de 2009-2010. A população amostral foi dividida em dois grupos: o grupo experimental, constituído por 77 alunos que frequentavam o clube de música, e o grupo de controlo constituído por 302 que não frequentavam. Os instrumentos de recolha de dados consistiram num inquérito por questionário e na administração de dois testes de Educação Musical (um no início e outro no final do ano lectivo) desenhados para o efeito desta investigação. Foram ainda considerados os dados relativos às avaliações escolares de todos os elementos da população amostral. Para a análise de dados recorremos a uma análise descritiva e correlacional. Foi ainda feito o controlo das variáveis género, ano de escolaridade, escola e apoio parental. Os resultados apontam para uma relação positiva entre a frequência de actividades extracurriculares, a frequência do clube de música e o desempenho académico dos alunos. Foi ainda detectada uma relação positiva entre a frequência de clube de música e o desenvolvimento de competências musicais. Uma outra conclusão advinda deste estudo foi que os alunos incluídos na nossa amostra têm uma visão positiva da escola, independentemente de participarem ou não no clube de música. Constata-se, no entanto, que os alunos com esta visão existem em maior número no grupo experimental do que no grupo controlo. Por fim traçamos o perfil dos alunos do clube de música e o perfil dos Professores de Educação Musical dinamizadores de Clubes. Defendemos que a Educação Musical deve ser uma disciplina que integre o currículo do ensino básico (primeiro, segundo e terceiro ciclos) e que se afirme como uma Actividade de Complemento Curricular presente nas escolas básicas, pela sua contribuição significativa para a formação integral do indivíduo.
- Metodologia de documentação e análise espacial em conservação de pinturaPublication . Henriques, Frederico José Rodrigues; Manuel, Ana Maria Calvo; Gonçalves, Alexandre BacelarNo âmbito das Tecnologias de Informação Geográfica é feito frequentemente o estudo da superfície terrestre por meio de vários processos de aquisição, processamento e análise de informação espacial referente aos mais variados fenómenos. No entanto, a abstracção dos modelos e métodos utilizados com esse fim permite que estes possam ser ensaiados também na análise espacial de quaisquer outras superfícies, como por exemplo, em imagens digitais de pinturas. Esta extensão do domínio tradicional das TIG permite quantificar múltiplas características espaciais das superfícies analisadas com interesse na documentação para Estudos de Património. Nesta tese apresentam-se algumas perspectivas da aplicação de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) na análise espacial de pinturas, com o objectivo de documentar fenómenos da superfície, bem como resultados do respectivo processo de classificação da imagem e de análise com métricas de paisagem. Apesar de as escalas dos objectos de estudo serem evidentemente diferentes dos dois domínios de conhecimento, a representação e a análise das pinturas podem ser feitas com métodos utilizados geralmente na caracterização da superfície terrestre, tornando-se úteis no processo documental de Conservação, na visualização e quantificação do espaço pictórico.
- O mobiliário pintado em Portugal do século XVIII : materiais, técnicas e estado de conservaçãoPublication . Coelho, Daniela Filipa dos Santos; Sousa, Gonçalo de Vasconcelos e; Calvo, AnaO mobiliário pintado constituiu uma das manifestações mais significativas na produção e desenvolvimento das Artes Decorativas em Portugal, motivo pelo qual integrou a grande maioria dos interiores históricos, e cujo conceito de abrangência ornamental o aproxima, sob idênticos parâmetros, das tipologias acessórias arquitetónicas. A presente dissertação pretende aprofundar o conhecimento acerca da produção de mobiliário pintado do século XVIII, considerando o período do Barroco, do Rococó e do Neoclássico portugueses, refletindo as especificidades da sua época de produção. Os relatos históricos e a quantidade de exemplares que podemos encontrar na atualidade em Portugal demonstram que o revestimento decorativo do móvel português se mostrou multifacetado e diversificado, e o seu papel ultrapassou a mera função de objeto útil, para a qual havia sido construído, embora se tenha assumido unidirecional quanto à abrangência civil e religiosa, adotado como recurso decorativo frequente em ambos os espaços. A inexistência de estudos especializados afigurou-se como uma motivação adicional para as investigações e o trabalho que agora se apresenta resulta do estudo transdisciplinar da produção do mobiliário policromado português, das dimensões histórica, artística e social, das influências externas e dos principais fluxos geográficos. Após o ponto de partida historiográfico, pouco abundante, a pesquisa debruçou-se sobre a observação dos principais tipos de revestimento pictórico, permitiu a sistematização tipológica decorativa, e a reflexão acerca da autoria e das particularidades dos centros de produção. A metodologia processual assentou na estreita colaboração entre o estudo teórico e prático da amostra de estudo, consolidando a etapa anterior numa análise tecnológica dos materiais, das técnicas utilizadas na sua produção, tendo em conta os principais tratados e fontes de inspiração coevas, e dos estados de conservação atuais. A avaliação dos processos de degradação resultou do cruzamento da observação e análise dos objetos, da sua composição material, das técnicas de execução e da sua interação com o meio envolvente. Finalizou-se o trabalho com vários estudos de caso, constituídos por objetos pertencentes a contextos diversos, cujas especificidades ditaram o estado de conservação e, após equacionadas as necessidades individuais, resultaram em diferentes tipos de intervenção prática, consolidando-se o estudo técnico e material em dois deles através da realização de exames laboratoriais.
- Os materiais e a técnica de pintura a óleo na obra de Aurélia de Souza e a sua relação com a conservaçãoPublication . Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Calvo, Ana; Cruz, António JoãoA presente dissertação é o resultado do estudo técnico e material de um conjunto de pinturas a óleo sobre tela da autoria da artista Aurélia de Souza (1866-1922). O estudo serviu vários propósitos que incluem, por um lado o conhecimento dos materiais empregues pela pintora e a forma como os utiliza e por outro, a sua relação com a conservação das obras.
- História, teoria e deontologia da conservação e restauro aplicadas à pintura sobre madeira em PortugalPublication . Carvalho, Salomé Silva de; Manuel, Ana Calvo; Casanovas, Luís Elias