R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Aprendizagem organizacional em contexto de funcionamento de equipas educativas enquanto comunidades de aprendizagem : a progressiva emergência de uma metamorfose profissional e escolarPublication . Pinheiro, Generosa Pinto Silva Vilela; Alves, José MatiasA resposta aos desafios globais contemporâneos exige uma educação de qualidade, o que pressupõe uma transformação da estrutura organizacional da escola, a adoção de novos papéis e mentalidades dos seus atores e uma cultura de aprendizagem nos vários níveis da organização. Deste modo, as equipas educativas, a funcionar enquanto comunidades profissionais de aprendizagem, podem apresentar-se como uma mudança organizacional valiosa para a melhoria das escolas, configurando-se como um relevante objeto de estudo em educação. Embora, nas duas últimas décadas, tenha havido muita pesquisa sobre a temática das comunidades profissionais de aprendizagem, constata-se uma escassez de investigações que estudem tais comunidades como propulsoras da construção de organizações aprendentes, sendo, por isso, um campo que carece de aprofundamento. Esta tese inscreve-se nessa linha de investigação, procurando contribuir para a teoria, a investigação e a prática acerca da forma como a alteração de algumas estruturas organizacionais, nomeadamente a organização do ensino por equipas educativas, pode ter implicações na aprendizagem individual, coletiva e organizacional de uma escola. Neste sentido, adotamos um paradigma de investigação tendencialmente qualitativo, que operacionalizamos através de um estudo de caso instrumental, em que conjugamos uma abordagem quali-quanti. Articulamos uma estatística descritiva de dois questionários, objetos de uma descodificação e interpretação estrutural e semântica, com uma análise de conteúdo de entrevistas, grupos de discussão focalizada, notas de um diário de campo, para aprofundarmos alguns contextos singulares e a perspetiva de atores individuais. Apresentamos cinco estudos relacionados, centrados na análise das dinâmicas de funcionamento das equipas educativas e dos seus efeitos. O estudo 1 consiste numa revisão de literatura, do tipo scoping review, sobre as mudanças organizacionais, culturais e pedagógicas geradas pelas comunidades profissionais de aprendizagem em meio escolar. Este estudo dá suporte aos estudos 2, 3 e 4. O estudo 2 apresenta o funcionamento das equipas educativas enquanto comunidades profissionais de aprendizagem, assim como os seus efeitos nos seus membros, nas práticas de sala de aula e nas culturas de escola. No estudo 3, focamo-nos nestes mesmos efeitos despoletados, desta vez, pela atuação dos coordenadores das equipas educativas, enquanto líderes intermédios. O estudo 4 centra-se na análise das interações colaborativas entre os professores das equipas educativas e no seu contributo para a aprendizagem profunda dos mesmos. Com o estudo 5, um estudo guarda-chuva, procuramos focar-nos na metodologia usada na nossa investigação, para revelarmos a importância do diário de campo na desocultação de algumas tensões e no aprofundamento dos resultados apresentados. Estes estudos permitiram-nos concluir que uma alteração de estruturas organizacionais é uma condição imprescindível para a melhoria na educação, mas insuficiente. É necessária uma mudança de crenças dos atores e uma colaboração que proporcione uma aprendizagem profunda. Uma mudança substancial da educação, no âmbito da organização educativa, requer, pois, uma ação conjugada ao nível da estrutura, das lideranças intermédias, das crenças e das culturas profissionais.
- Bem-estar espiritual da pessoa idosa : contributos na capacidade de autocuidadoPublication . Tavares, Maria de Fátima Caixeiro da Cunha; Vieira, MargaridaUm número crescente de estudos relacionados com a espiritualidade/ religiosidade e bemestar espiritual evidenciam resultados positivos no domínio da saúde. Contudo a evidência científica não é unânime quanto à relação entre a espiritualidade e a capacidade de autocuidado da pessoa idosa. Objetivos: Analisar a relação entre o Bem-estar Espiritual e Capacidade de Autocuidado em pessoas idosas; compreender a relação entre as dimensões do Bem-estar espititual e as dimensões da Capacidade de Autocuidado, assim como, analisar a relação entre as variáveis sociodemográficas e autoperceção do estado de saúde no Bem-estar Espiritual e na Capacidade de Autocuidado. Metodologia: Estudo de natureza não experimental, transversal, quantitativo de tipo descritivo e correlacional, desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa refere-se ao processo de tradução, adaptação cultural e validação da Exercise of Self-care Agency Scale (ESCA) para a versão portuguesa em pessoas idosas residentes em contexto domiciliário. A segunda etapa visou dar resposta aos objetivos propostos e integrou 400 pessoas idosas residentes em contexto domiciliário. Resultados: Do processo de tradução, adaptação e validação da ESCA, apresenta-se um instrumento constituído por 29 itens com características psicométricas adequadas para utilização em pesquisas futuras (escala global α = .871). O género, idade, escolaridade e autoperceção do estado de saúde, demonstram estar associados a diferenças significativas no Bem-estar espiritual, com resultados superiores no género feminino, nas pessoas mais idosas, em níveis mais baixos de escolaridade e nas pessoas idosas que se autopercecionam como incapazes de cuidar de si. A idade, escolaridade e a autoperceção do estado de saúde, demonstram estar associados a diferenças significativas em algumas das dimensões da capacidade de autocuidado. O Bem-estar espiritual, nas suas dimensões constituintes Fé pessoal, Prática religiosa e Paz espiritual, explicam 16% capacidade de autocuidado. A influência das dimensões do Bem-estar espiritual na autoperceção do estado de saúde, mediado pela Capacidade de autocuidado, revelou que a Paz espiritual agindo positivamente sobre o Autoconceito, Iniciativa e responsabilidade e atividade para o autocuidado detém uma influência positiva na autoperceção de saúde. A Fé pessoal e a Prática religiosa constituem-se como impulsionadoras da capacidade de autocuidado, desempenhando um papel fundamental nas pessoas idosas que se autopercecionam como incapazes de cuidar de si. Conclusões: O Bem-estar espiritual constitui-se como um tipo de apoio capaz de potenciar a capacidade de autocuidado. Como tal, os enfermeiros, integrando uma abordagem holística do cuidar, devem promover o bem-estar espiritual da pessoa idosa no decorrer dos processos de saúde/doença. Implicações do estudo para a educação em enfermagem e investigação foram discutidas.
- A construção do discurso teológico na obra de José Augusto MourãoPublication . Vasconcelos, Rui Pedro Rodrigues; Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves R.A presente investigação tem como objeto de estudo a obra do dominicano José Augusto Miranda Mourão (1947-2011), procurando relevar nesta escrita uma operação de constituição de um discurso teológico. O quadro epistemológico que preside à investigação é fornecido pela Teologia Prática tal como a compreende Marcel Viau, enquanto fides quarens verbum, "a fé que busca um discurso", segundo o qual a missão fundamental da prática teológica consiste na produção de "artefactos teológicos", dotados de uma dimensão epistemológica, retórica e estética, capazes de suscitar, nos seus interlocutores, uma interrogação e uma experiência do crer. Esta missão da Teologia Prática, tal como a entende Viau, tem como ponto de partida a natureza linguística do intelecto e da praxis humanas, realçado pelo processo de Linguistic Turn. À luz deste quadro, pretende-se evidenciar o modo como o pensamento de Mourão, no modo como segue os múltiplos eixos da linguagem e das textualidades, permite compreender o exercício teológico sob o signo do texto, da leitura e da hermenêutica. O facto desta obra extensa e plurifacetada se enquadrar, nos seus lugares de produção e nos seus eixos de reflexão, no horizonte das ciências humanas, particularmente da semiótica e dos estudos literários, constitui um repto e ao mesmo tempo uma oportunidade para dotar a teologia de uma capacidade de diálogo interdisciplinar, na convicção de que o discurso teológico deve encarnar nos registos múltiplos da linguagem. Esta indagação permanente do ser humano enquanto produtor de objetos culturais de sentido (literários, artísticos, religiosos) permite, por outro lado, dotar o discurso teológico de uma capacidade de renovar a sua própria linguagem e os modos como busca uma enunciação de Deus. Tal projeto teológico preside à produção de objetos textuais, homiléticos e poéticos, tatuados pela marca do espaço litúrgico, na preocupação fundamental de prover o corpo crente, pessoal e comunitário, de uma dicção do seu desejo e da sua experiência.
- Conteúdos não-ficcionais imersivos no ciberespaçoPublication . Mauro, Ana Paula Vieira Peixoto; Ganito, Carla Susana Monteiro; Ferreira, Cátia Sofia AfonsoEsta tese dedica-se a compreender o panorama dos conteúdos não-ficcionais com objetivos imersivos, que tratam de temas complexos e que são mediados no ciberespaço, tendo por objetivo final apontar boas práticas em um projeto dessa natureza. Para tanto, empenhou-se uma fundamentação teórica e uma componente empírica. Na fundamentação teórica, problematizamos o ciberespaço, circunscrevemos as noções aqui consideradas de narrativa, não-narrativa, representação não-ficcional, estratégias imersivas, bem como os tratamentos e cuidados necessários a um conteúdo mediado no ecossistema digital. Na componente empírica, observamos o corpus de investigação, nomeadamente o panorama geral dos webdocumentários e das obras de jornalismo multimédia, para depois mergulharmos em cada um desses objetos por meio de dois estudos de caso múltiplos. Tanto no estudo de caso múltiplo do web-documentário, quanto no do jornalismo multimédia, as diversas características discutidas ao longo do trabalho foram concretamente estudadas, nas quais identificamos aspetos distintivos da ordem da arquitetura da informação, do design do conteúdo, do uso da polifonia e das bases de dados – com particular destaque no tratamento visual e interativo desses dados no jornalismo multimédia – da coautoria e da audiência participativa, bem como da criação de universos narrativos, nos quais se destacam estratégias imersivas de diversas ordens. Como conclusão, elencamos uma série de boas práticas na produção e configuração de um web-documentário, para a qual exercitamos tais diretrizes em um web-doc hipotético sobre dação de sangue. Nove boas práticas destacam-se como considerações importantes na representação de conteúdos não-ficcionais complexos no ciberespaço: orientar a cocriação com os sujeitos retratados, abraçar a multidisciplinaridade desde o início do projeto, incorporar metodologias de design, modularizar o conteúdo para estruturá-lo, compreender o discurso a que o próprio conteúdo orienta, aproveitar recursos de bancos de dados e de visualização de dados, utilizar a polifonia através da interatividade, criar um universo em torno do conteúdo e permitir que a audiência contribua e partilhe o material.
- Do mar ao(s) livros(s) : açorianidade e (in)traduzibilidade em mau tempo no canal, de Vitorino NemésioPublication . Brasil, Ana Catarina Silveira; Lopes, Maria Alexandra AmbrósioDo Mar ao(s) Livro(s) procura refletir sobre a açorianidade – e a condição de ser ilhéu –, olhando-a de um novo prisma: o da sua (in)traduzibilidade. Partindo do romance Mau Tempo no Canal (Bertrand [1944] 1994), de Vitorino Nemésio, nesta tese analisa-se a sua tradução para língua francesa, da autoria de Denyse Chast, intitulada Gros Temps sur L’Archipel (Éditions de La Différence, 1988, 2014) – inicialmente editada sob o título Le Serpent Aveugle (Plon, 1953) e a única publicada em vida do autor, que acompanhou de perto o processo de tradução –, bem como a sua tradução para língua inglesa, da autoria de Francisco Cota Fagundes, Stormy Isles: an Azorean Tale (Gávea-Brown, 1998; Tagus Press, 2019). O principal foco de análise será as marcas da açorianidade patentes no romance e o seu tratamento nas referidas traduções. Para o efeito, entenda-se “marcas da açorianidade” como traços identitários do povo açoriano materializados em Mau Tempo no Canal em duas vertentes: Heterolinguismo – externo e interno, ou seja, entendido como a utilização, no romance, não só de línguas estrangeiras, mas também de variedades da língua portuguesa, incluindo o recurso a regionalismos híbridos de base anglo-americana (como “alvarozes” [1994:109] overalls) –, bem como Descrições da Paisagem e do Clima. Ambas as vertentes integram referências a diversos aspetos da vivência açoriana, da fauna à flora, à baleação, às tradições culturais e religiosas, remetendo com frequência para a história dos Açores. É, portanto, minha convicção que a presença, no romance, destes elementos difunde e subsidia a noção de açorianidade, concebida por Nemésio cerca de uma década antes da publicação de Mau Tempo no Canal. Assim, ao traçar a história interna da tradução do romance, constitui esta tese um estudo comparativo textual das edições de língua portuguesa, francesa e inglesa, com vista a identificar os efeitos das estratégias tradutórias adotadas no entendimento do romance, em particular na perceção e disseminação da açorianidade que o caracteriza. Além disso, procura desenhar a história externa da tradução da obra, apresentando, para tal, um estudo comparativo peritextual de todas as traduções existentes do romance (além de traduzido para francês e inglês, Mau Tempo no Canal está também publicado em russo e polaco), promovendo assim o entendimento do processo de exportação da obra. Com o intuito de dar visibilidade aos tradutores e às traduções do romance, colocando particular ênfase nos fenómenos de heterolinguismo e (in)traduzibilidade, espera-se que Do Mar ao(s) Livro(s) possa assumir-se como um documento de consulta e de trabalho para quem se interesse por tais temas, bem como contribua para o aprofundamento do estudo da açorianidade, da insularidade, de Nemésio e de Mau Tempo no Canal, profundamente marcado pela voz do povo açoriano.
- Educação : as palavras e os atos : do debate parlamentar à ação política no liberalismo português (1820-1876)Publication . Ruas, Telma Maria de Mattos Campos; Pinto, Sérgio RibeiroDefinir o significado das palavras educação e instrução. Analisar as interpretações que os representantes da Nação lhes atribuíram nos debates parlamentares e que permitiu apreciar a estratégia política e determinou as políticas de instrução pública durante a monarquia constitucional. Reformar o sistema de ensino, dignificar a atividade dos agentes educativos foram as prioridades dos deputados e dos sucessivos executivos tendo em conta os princípios do Estado liberal: participação cívica dos cidadãos e promoção socioeconómico da Nação e inventariação dos objetivos e valores condicionados pela capacidade financeira do Estado. Estes foram os temas que abordámos nesta investigação.
- Efeito do modelo de enfermeiro de referência nos resultados em saúde da pessoa idosa com multimorbilidade no hospital : estudo quasi-experimentalPublication . Gonçalves, Maria Isabel Rodrigues; Jesus, Élvio de; Nunes, ElisabeteIntroduction: Average life expectancy is increasing, as is the likelihood of chronic disease in the elderly population, which may increase the need for health services. With regard to hospital care and in particular inpatient care, organizing care according to the primary nursing model could be an effective way of improving health outcomes for older people with multimorbidity. Aim: To analyze the effect of the primary nursing care organization model on therapeutic self-care and satisfaction with nursing care in hospitalized elderly people with multimorbidity. Methodology: A quantitative paradigm was used and a quasi-experimental study with a control group was carried out. Two inpatient units with identical characteristics were selected from a private hospital in the Lisbon region. In the intervention unit, the primary nursing model was introduced to organize nursing care, while in the control unit the usual organization of delivering care was maintained. The sample was obtained by convenience, the participants were elderly people with multimorbidity, 106 in the intervention group and 100 in the control group. The Therapeutic Self-Care Scale (Portuguese version) was applied at admission, leaving the unit and follow-up, and the Citizen Satisfaction with Nursing Care Scale (ESCCE) at leaving the unit to participants from both units. Results: The main results showed that on admission to the inpatient unit, participants had different mean self-care scores, which were lower in the intervention group (t (191.045) = - 2.24; p = 0.026). At the time of discharge, the intervention group had a positive and higher variation in mean self-care scores compared to admission than the control group (t (192.67) = 2.28; p = 0.024). At follow-up, there were no significant differences in self-care between the two groups in relation to discharge (t (204.00) = 0.91; p = 0.363). Between follow-up and admission, the intervention group had a positive and higher change in mean self-care scores compared to the control group (t (187.55) = 2.68; p = 0.008). In terms of satisfaction, the intervention group also had higher satisfaction scores than the control group, but the difference was not statistically significant (t (204.00) = 1.09; p = 0.138). Conclusion: Organizing care around the primary nursing model had a positive impact on the health outcomes of hospitalized elderly people with multimorbidity, particularly in terms of therapeutic self-care skills. Although more studies are needed, especially experimental ones, these results already have an impact on clinical practice and the management of nursing services, reflected in quality indicators that are sensitive to x nursing care. In education, the primary nursing model encourages students to focus on continuity and coordination of care, which are essential to caring for elderly people with multimorbidity.
- English-language retellings of the Rāmāyaṇa and the ideas of India : culture and society (2010-2020)Publication . Oliveira, João Pedro Marques Morgado Ferreira de; Barba, Maria Luísa Homem Leal de Faria GerladesThe Rāmāyaṇa is one of the most important narrative traditions for the Indian civilisation. This story has been recreated through different media and across the broad social spectrum of India for centuries. In the 21st century, especially from the second decade onwards, several adaptations of the epic in English have appeared in the Indian literary market. The most successful authors have adopted unique approaches to the epic: Anand Neelakantan often adapts colonial, anticolonial, regional, and postcolonial discourses to invert the traditional roles of the main protagonists and antagonists; Devdutt Pattanaik recreates Indian mythology as a system with psychological value opposed to the Western and Hindu nationalist approaches, which the author regards as materialistic; Amish Tripathi recreates the epic as a nationalist narrative for a globalised audience used to the popular transnational epic fantasy genre; Kavita Kané tells the story of the epic from the perspective of less important female characters; and Chitra Banerjee Divakaruni does the same, but from the perspective of the main female characters. Despite these differences, the most successful adaptations of the Rāmāyaṇa have followed two important discursive lines: male authors have tended to use the epic to create positive representations of the Indian civilisation and Hindu religion, often by explicitly or implicitly opposing them with foreign civilisations and religions, while female authors have tended to use the epic to create positive representations and models of Indian women. Structurally, both male and female authors have used the epic as a collective memory that encapsulates past virtues, which are regarded as containing the answer to current social problems. By adopting values that have become relevant in India since the anticolonial period and especially after the implementation of neoliberal reforms in 1991, which include greater global openness coupled with a fear of losing one’s native roots and the desire to decolonise contemporary Indian culture, these authors have become important spokespersons for contemporary India among middleclass, English-speaking Indian readers. In this dissertation, I use Multimodal Critical Discourse Analysis based on qualitative data combined with the fields of Orientalism, re-Orientalism, postcolonialism and decoloniality to understand: 1. how the male authors have created a socio-historical worldview centred on Indian civilisation and Hindu religion, with both being simultaneously regarded as traditional and modern; 2. how the female authors have adopted a similar approach to create a new representation of Indian femininity, which is also regarded as traditional and modern. Although the authors promote a discourse according to which they have based their approaches on Indian perspectives, often explicitly contradicting Western discourses and creating socially holistic adaptations, they are actually authors who come from a privileged and Westernised social class. The protagonists of the epic have been recreated as ideal characters that embody positive global characteristics such as equality of choice, equality of opportunity, and social justice, here often reinterpreted as pre-colonial characteristics. With the exception of female characters, subaltern groups are often described with negative characteristics associated with non-Indian and non-Hindu ways of being and living in the world.
- Imprensa regional : o jornalismo de proximidade em Portugal na era digitalPublication . Monteiro, Paulo António Leitão; Ribeiro, Nelson CostaO avanço da tecnologia tem mudado drasticamente a forma como as pessoas consomem notícias e, consequentemente, a indústria jornalística. Com o surgimento de diversas tecnologias digitais, o jornalismo impresso tem enfrentado uma queda significativa nas vendas e um grande desafio de adaptação às novas realidades. Além disso, a facilidade em partilhar informações nas redes sociais e a crescente popularidade dos dispositivos móveis tornaram a leitura de notícias em papel uma atividade menos atraente para muitos. As empresas de comunicação social têm adotado uma política de convergência das edições tradicionais em papel com as versões eletrônicas, numa tentativa de adaptação às mudanças nos hábitos de consumo dos leitores. Novas rotinas e práticas editoriais estão a ser incorporadas e incentivadas pelos jornais, que têm vindo a adequar os seus conteúdos e formatos aos desafios tecnológicos. Com a necessidade de produzir conteúdos para várias plataformas e de modos diferentes, os jornalistas têm sentido a necessidade de se adaptarem às novas técnicas, com muitos profissionais a procurarem formação em áreas como o marketing digital ou a produção de conteúdos para redes sociais. A transformação da cultura das redações, através da implementação de práticas de convergência, é evidente. Além disso, a necessidade de fazer com que as notícias cheguem ao público quase instantaneamente criou uma nova dinâmica que tem alterado as práticas de produção noticiosa. Simultaneamente os motores de busca, agregadores de conteúdos que não produzem notícias, têm-se afirmado como forte concorrência da imprensa, difundindo informações gratuitamente e redirecionando a publicidade para a Web, privando assim os jornais de uma parte substancial das receitas indispensáveis à sua subsistência. Com a diminuição dessas receitas os jornais têm sentido a necessidade de procurar alternativas. Assim, pois, a sobrevivência dos jornais, incluindo os regionais, depende, em grande parte, da capacidade das empresas jornalísticas encontrarem novas formas de financiamento e se adaptarem às mudanças do comportamento dos consumidores. Os jornais regionais, em Portugal, ainda têm uma forte presença na versão em papel, mas a maioria também está presente em plataformas online, como websites e redes sociais. A maioria publica notícias sobre um concelho específico ou vários concelhos da região, mas alguns abrangem todo o distrito. A presença online é forte, com a maioria a manter um website e uma presença no Facebook. De momento, no entanto, é menos comum a presença em outras redes sociais, como o X / Twitter, e em aplicações móveis. A convergência das edições em papel com as versões eletrónicas, a incorporação de novas rotinas e práticas editoriais e a procura de novas formas de financiamento são algumas das estratégias adotadas pelos jornais para se adaptarem às novas realidades. É fundamental que a indústria jornalística continue a adaptar-se e a inovar para sobreviver e manter a sua relevância na sociedade.
- As interações dos profissionais de saúde na conferência familiar em cuidados paliativosPublication . Feiteira, Bruno Miguel Gomes Pereira; Cerqueira, Maria Manuela Amorim; Vieira, Margarida Maria SilvaNa sociedade atual, é evidente o contínuo aumento da esperança média de vida, que conduz a um incremento substancial das doenças crónicas e degenerativas, surgindo os Cuidados Paliativos como uma resposta cada vez mais necessária e premente, de modo a fazer-se face às necessidades multidimensionais sentidas pela pessoa doente e seu sistema familiar, ao longo do processo de uma doença incurável e/ou grave, progressiva e avançada. Neste sentido, a conferência familiar emerge enquanto estratégia de comunicação privilegiada, que permite o cuidado focado na pessoa doente e família de forma estruturada e orientada para a resolução de problemas, onde as várias subjetividades se encontram e interagem num clima de grande proximidade. Norteados pela questão de investigação “Quais as experiências dos profissionais de saúde na interação com os intervenientes na Conferência Familiar no contexto dos Cuidados Paliativos?”, realizou-se uma investigação qualitativa, utilizando-se o método de Grounded Theory de Corbin & Strauss (2015). Constituíram-se como objetivos desta investigação: compreender as experiências dos profissionais de saúde na interação com os intervenientes na conferência familiar no contexto dos Cuidados Paliativos e construir um instrumento de apoio à decisão para a realização de conferências familiares no contexto dos Cuidados Paliativos. Como instrumento de recolha de informação utilizou-se a entrevista. A informação recolhida foi analisada de acordo com o sistema de codificação proposto nesta abordagem de Grounded Theory. Os resultados obtidos, permitiram compreender a conferência familiar em Cuidados Paliativos como um espaço intersubjetivo no processo de acompanhamento interativo à pessoa doente e família, que se desenvolve ao longo de três etapas: a fase preparatória, o desenrolar e o depois da conferência familiar. A fase preparatória constitui-se numa condição causal que condiciona tanto o desenrolar como o depois da conferência familiar. O desenrolar da conferência familiar é o momento em que a mesma se concretiza, sendo influenciada pela sua preparação prévia. O depois da conferência familiar, apresenta-se como a consequência de tudo que foi realizado, condicionando o processo de interação e as conferências familiares seguintes, em caso de necessidade de novo agendamento. Sobressai ainda, a necessidade de uniformizar a realização de conferências familiares no contexto dos CP.
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