FT - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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- 100 anos de influências do motu proprio «Tra le sollecitudini» nos documentos do magistérioPublication . Ribeiro, José Joaquim Santos; Antunes, José Paulo da Costa
- À primeira vista : casamos ou não? : questão de partida para pensar o sentido do sacramento do matrimónio, no contexto da lecionação da unidade letiva o Projeto de Vida do programa de Educação Moral e Religiosa CatólicaPublication . Pereira, Moisés Tiago da Silva; Varanda, Maria Isabel PereiraEste Relatório da Prática de Ensino Supervisionada nasce numa atitude de reflexão face a um mundo em crescente evolução nos mais variados campos da vida. Entre estes, evidencia-se o das relações humanas. Ora, a comunicação interpessoal transformou-se, as pessoas situam-se numa outra forma de estar, de pensar, de agir e de viver no mundo. Emergem novas propostas, experiências desafiantes, mas também interrogantes. Neste sentido, e tendo como pano de fundo o programa de televisão Casados à Primeira Vista, visa-se em redescobrir e em renovar o olhar sobre o sacramento do matrimónio cristão católico. Por um lado, a redescobrir a sua simbólica e ação sacramental, de modo que se reveste de exclusividade, isto é, tornam-se os dois numa só carne, e de indissolubilidade, pelo que nada os separará, devido ao seu consentimento e à bênção de Deus. Por outro, à luz do consentimento mútuo dos noivos, da sua escolha em se entregarem um ao outro, o renovar o olhar está no encontro do sim eterno e único, no desejo comum de um projeto de vida como construção contínua. É dar-se e deixar-se entregar nas mãos de um outro, cuja confiança se alicerça no amor. É dispor-se e é comprometer-se em transformar da sua vida e a do outro numa autêntica obra de arte.
- A abertura ao transcendente como alicerce do viver juntosPublication . Vieira, Linda de Jesus Correia; Terra, Domingos de Paiva Valente da Silva; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de SáO presente Relatório decorre da Prática de Ensino Supervisionada na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica e da reflexão feita a partir da primeira unidade letiva do 5.º ano: «Viver Juntos». Pretende-se refletir sobre a relação de interdependência que pode existir entre a nossa vida de relação com os outros e a abertura ao transcendente que nos caracteriza a todos. Baseado na tese e reflexão de Karl Rahner sobre a «experiência transcendental» constata-se a importância do desenvolvimento da nossa dimensão espiritual a fim de que esta se torne alicerce do nosso «Viver Juntos». Começa-se por fazer, no primeiro capítulo, a apresentação da experiência da Prática de Ensino Supervisionada, dando a conhecer a escola e os alunos com quem se trabalhou, bem como, a unidade lecionada. O segundo capítulo será dedicado à reflexão do tema da unidade letiva lecionada: os desafios ao longo da história e na atualidade, a abertura à transcendência e o alicerce que esta pode ser para a experiência do «viver juntos». Finalmente, no terceiro e último capítulo, é apresentada uma proposta de ação de formação para pais e encarregados de educação, no sentido de partilharmos e refletirmos juntos sobre o tema da vida em comum e da necessidade de desenvolvermos a nossa abertura ao transcendente para melhor acompanharmos as crianças no seu desenvolvimento social.
- Abertura humana ao transcendente e educação para o diálogo inter-religioso, a partir da UL2, do 7º anoPublication . Ramos, Sónia Marisa Rodrigues; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de Sá; Messias, Teresa de Jesus Rodrigues Marques de Sousa
- Uma abordagem pedagógica da Fraternidade em EMRC : o seu contributo social e ambiental na Unidade Letiva 4 : Construir FraternidadePublication . Mortágua, Sandra Isabel da Cruz; Canavarro, António Abel RodriguesO presente trabalho intitulado «Uma abordagem pedagógica da Fraternidade em EMRC» O seu contributo social e ambiental na Unidade Letiva 4 - Construir Fraternidade, corresponde à conclusão do mestrado em Ensino de Educação Moral e Religiosa Católica no Ensino Básico e Secundário, ministrado pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Porto e foi realizado com a orientação do Professor Doutor António Canavarro. Nele, fazemos a reflexão sobre o trabalho desenvolvido no ano letivo de 2018/2019, ao longo do primeiro período, no âmbito da lecionação da quarta unidade letiva do programa da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, Construir Fraternidade, que foi apresentada aos alunos da turma L do quinto ano de escolaridade, no Agrupamento de Escolas do Valongo, aquando da realização da Prática de Ensino Supervisionada. As razões que presidiram à seleção desta unidade letiva são de ordem do gosto pessoal e do compromisso profissional na docência da disciplina de EMRC, de ajudar a encontrar as respostas educativas e pedagógicas para os desafios da educação no século XXI, de acordo com as preocupações que afetam os jovens e a sociedade e que são coerentes com as manifestações da fraternidade, cuja missão consiste na construção da unidade entre as pessoas, através da prática do amor ao próximo. Pretendíamos que esta etapa fosse a de um trabalho pedagogicamente significativo para os alunos, de modo a contribuirmos com qualidade para as aprendizagens dos discentes, promovendo as aprendizagens essenciais e estratégias de valorização da sua interação. Através dos valores e atitudes decorrentes da fraternidade, rejeita-se qualquer forma de violência e edifica-se a sociedade assente nos valores do amor universal, da união fraterna, concretizada no sentido de pertença à comunidade, assegurada pelo perdão com misericórdia, uma via para alcançar a concórdia e a solidariedade. A intervenção da fraternidade não se desmembra da sociedade, o conhecimento da unidade letiva explana o exercício da cidadania ativa em contexto de inserção e permite conhecer ou aprofundar as competências não visíveis noutros momentos de aprendizagem, proporcionando o conhecimento da realidade social na perspetiva moral. As decisões de gestão favorecem o emagrecimento do currículo através da articulação dos temas com outros saberes e a sua extensão não condiciona a exploração ao nível da motivação para a aprendizagem do contexto do conceito da fraternidade.
- Abrindo as portas do coração e da casa : uma leitura de Atos 16, 10-15Publication . Gonçalves, Vítor Hugo da Silva; Correia, João AlbertoEsta dissertação foi realizada de modo a estudar os fundamentos da hospitalidade que se apresentam variados na Sagrada Escritura, focando-se todavia na passagem de Atos 16, 10-15. O trabalho iniciou-se com a análise do texto na língua original, o grego, e seguindo o esquema típico das teses bíblicas, ou seja, investigando os vários contextos onde se centra a passagem estudada. Apresentando a sua estrutura e comparando-a com outros relatos. Por fim, analisa-se teologicamente o texto em estudo. Verifica-se que para uma hospitalidade genuína é necessário a escuta/diálogo (acolhimento ad intra) que leva à hospitalidade em casa (acolhimento ad extra). Apesar de, nem sempre nesta ordem, são dois momentos inseparáveis do mesmo processo. O acolhimento foi indispensável no crescimento e desenvolvimento do Cristianismo primitivo, desde Paulo. Por fim, conclui-se que o presente e futuro do Cristianismo também exige a interação pessoal e humana de escuta-diálogo-hospitalidade por parte dos seus interpretes, os Cristãos.
- Ação caritativa de D. Frei Bartolomeu dos MártiresPublication . Barbosa, Bruno Manuel Gonçalves; Rodrigues, Luís Miguel FigueiredoNa história eclesiástica do século XVI encontra-se um dos mais importantes Arcebispos de Braga, Dom Frei Bartolomeu dos Mártires, nascido em Lisboa, no ano de 1514, entrando, em 1528, para a ordem de São Domingos. Foi nomeado Arcebispo de Braga em 1559. Com o seu estilo simples e austero foi o eco de uma Igreja que queria mudar de paradigma, tendo em conta os grandes desafios do século XVI, procurando combater duas formas de pobreza: intelectual e material. Deste modo, empreendeu grandes reformas para combater a pobreza intelectual e espiritual dos seus diocesanos, sobretudo após a participação no Concílio de Trento. Responsável por uma grande extensão territorial, desde o Minho até Trás-os- Montes, o Arcebispo deparou-se com graves crises económicas e, sobretudo, demográficas, devido às grandes epidemias e pestes que se alastraram por todo o território nacional colocando os bens da Igreja ao serviço dos que mais necessitam.
- A ação judicial de YHWH contra Israel e o itinerário de conversão de um povo (Os 4, 1-3)Publication . Silva, Gilmar Simplício da; Almendra, Luísa Maria VarelaObjetivo desta dissertação é aprofundar o valor teológico da justiça que se encontra na tríade de Oseias 4,1-3. Esta perícope apresenta-nos a ação judicial que YHWH move contra o povo de Israel e nos direciona ao itinerário de conversão deste mesmo povo. O ponto de partida é o contexto histórico da vida do profeta Oseias, perpassando no seu ambiente social, político e cultural, visando as questões de idolatria política e religiosa. Em seguida, a pessoa do profeta e sua obra, sua relação com o profeta Elias e as perspetivas da sua teologia. Num segundo momento, uma contextualização da sua obra: análise, estrutura, género literário do seu texto e a particularidade dos seus oráculos. E também neste segundo momento a análise dos termos específicos desta tríade que são: fidelidade( אֶמֶת( , toda apresentamos ,seguida Em . )םיִה_ֱא תַעַדּ ) Deus de conhecimento e ) דֵסֵח )misericórdia problemática pela ausência desta tríade na vida do povo de Israel, e suas consequências. Apresentando ainda o resultado destas ações diante da criação e, por fim a perspetiva da .( ִמ ְשׁ טָפּ ) direito do e ) ָהָקָדְצ ) justiça da exercício no salvação
- A ação pastoral de D. Manuel Trindade Salgueiro, Arcebispo de Évora : 1955-1965Publication . Mendes, Luís Carlos Zorro Ferreira; Fontes, Paulo Fernando de Oliveira“A ação pastoral de D. Manuel Trindade Salgueiro, Arcebispo de Évora (1955-1965)” insere-se no contexto da história da Igreja contemporânea em Portugal e no seu estudo. Apresentam- se o perfil biobibliográfico de D. Manuel Trindade Salgueiro e o quadro sociogeográfico e eclesiástico de Évora em 1955; analisa-se a ação desenvolvida por D. Manuel Trindade Salgueiro na Arquidiocese de Évora em função da situação existente, assim caracterizada: a descristianização da Arquidiocese, os seminários diocesanos e os efetivos eclesiásticos. Estuda- se ainda a participação do Arcebispo no II Concílio Ecuménico do Vaticano: o anúncio feito por D. Manuel Trindade Salgueiro sobre o Concílio, as nomeações e participação nos trabalhos, as notícias e a implantação das primeiras medidas conciliares na Arquidiocese de Évora; por fim, reflete-se sobre alguns aspetos da sua vida pessoal, como a sua “vocação marítima”, os períodos de doença e de regresso a Évora, a espiritualidade da dor e do sofrimento em D. Manuel Trindade Salgueiro, a sua morte e termina-se com a problemática da memória.
- Ação socio-caritativa de D. José do Patrocínio Dias, Bispo de Beja : 1922-1965Publication . Raposo, José Manuel Almeida; Trigo, Jerónimo dos SantosD. José do Patrocínio Dias pode justamente ser considerado o grande Bispo restaurador da Diocese de Beja, no Século XX, depois das duras provações sofridas por esta Igreja Particular, com a expulsão dos Jesuítas, a supressão das Ordens Religiosas e a instauração da República. Neste trabalho procuraremos abordar, especialmente, a sua visão e a sua obra social, inspirada no Magistério dos grandes Pontífices Pio XI, Pio XII e João XXIII e, sobretudo, na Doutrina Social da Igreja. Sem deixar de ser um homem do seu tempo, D. José foi um homem de consensos e procurou construir pontes entre a Igreja, o poder central e as forças locais, para assim conseguir gerar sinergias capazes de se traduzirem em respostas concretas, para os problemas reais das populações mais fragilizadas destas Terras Transtaganas.