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- Abertura humana ao transcendente e educação para o diálogo inter-religioso, a partir da UL2, do 7º anoPublication . Ramos, Sónia Marisa Rodrigues; Carvalho, Cristina Maria Ramos Cavalheiro de Sá; Messias, Teresa de Jesus Rodrigues Marques de Sousa
- D. Frei David de Sousa, bispo do Funchal : 1957-1965 : Igreja e sociedade madeirense na segunda metade do século XXPublication . Sousa, Vitor Manuel Baeta de; Barbosa, David Sampaio Dias
- Os cursos profissionais nas escolas públicas : o perfil dos alunos e as práticas pedagógicasPublication . Esteves, Susete Maria Soares; Ribeiro, Célia dos PrazeresA expansão significativa, na última década, dos cursos profissionais como oferta educativa nas escolas públicas tem suscitado algum desconforto. Por um lado, os alunos que frequentam esta modalidade de ensino apresentam, na sua maioria, baixos índices de interesse e motivação pelo estudo. Por outro, os docentes mostram-se resistentes em adequar as práticas pedagógicas a este grupo de jovens. A investigação desenvolvida teve como objetivo principal analisar o perfil e a trajetória escolar dos alunos, assim como as práticas pedagógicas docentes desenvolvidas em dois contextos escolares geográficos distintos, numa zona rural e num grande centro urbano. Utilizámos uma metodologia de natureza mista, com questionários aplicados a 117 alunos e entrevistas semiestruturadas efetuadas a 4 docentes. As conclusões obtidas evidenciam que o perfil dos alunos é influenciado pelo ambiente social onde estão inseridos, nomeadamente pelas caraterísticas económicas, culturais e sociais da família. As caraterísticas individuais dos jovens, o grau de empenhamento e interesse, são também fatores passíveis de influenciar as suas atitudes perante a escola. De um modo geral, os alunos que frequentam cursos profissionais descendem de famílias com baixos níveis económicos e culturais, evidenciam um percurso escolar marcado pelo insucesso e mostram-se pouco motivados para o estudo. Quanto às práticas pedagógicas, constatámos que os docentes ainda desenvolvem um trabalho muito voltado para si próprios. Contudo, reconheceram que um trabalho reflexivo e colaborativo influencia positivamente as práticas docentes. Para reverter o panorama atual nesta modalidade de ensino, é imperativo a renovação e adequação das práticas pedagógicas ao perfil de cada aluno e, ao mesmo tempo, o incentivo e reforço das suas aptidões, para a obtenção do sucesso escolar.
- O Ofício divino reformado pelo Concílio Vaticano II : passos dados e desafios na Igreja em PortugalPublication . Fernandes, Gustavo André da Silva; Barbosa, David Sampaio