Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Uma abordagem pedagógica da Fraternidade em EMRC : o seu contributo social e ambiental na Unidade Letiva 4 : Construir Fraternidade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação_Sandra Mortágua.pdf9.76 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho intitulado «Uma abordagem pedagógica da Fraternidade em EMRC» O seu contributo social e ambiental na Unidade Letiva 4 - Construir Fraternidade, corresponde à conclusão do mestrado em Ensino de Educação Moral e Religiosa Católica no Ensino Básico e Secundário, ministrado pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Porto e foi realizado com a orientação do Professor Doutor António Canavarro. Nele, fazemos a reflexão sobre o trabalho desenvolvido no ano letivo de 2018/2019, ao longo do primeiro período, no âmbito da lecionação da quarta unidade letiva do programa da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, Construir Fraternidade, que foi apresentada aos alunos da turma L do quinto ano de escolaridade, no Agrupamento de Escolas do Valongo, aquando da realização da Prática de Ensino Supervisionada. As razões que presidiram à seleção desta unidade letiva são de ordem do gosto pessoal e do compromisso profissional na docência da disciplina de EMRC, de ajudar a encontrar as respostas educativas e pedagógicas para os desafios da educação no século XXI, de acordo com as preocupações que afetam os jovens e a sociedade e que são coerentes com as manifestações da fraternidade, cuja missão consiste na construção da unidade entre as pessoas, através da prática do amor ao próximo. Pretendíamos que esta etapa fosse a de um trabalho pedagogicamente significativo para os alunos, de modo a contribuirmos com qualidade para as aprendizagens dos discentes, promovendo as aprendizagens essenciais e estratégias de valorização da sua interação. Através dos valores e atitudes decorrentes da fraternidade, rejeita-se qualquer forma de violência e edifica-se a sociedade assente nos valores do amor universal, da união fraterna, concretizada no sentido de pertença à comunidade, assegurada pelo perdão com misericórdia, uma via para alcançar a concórdia e a solidariedade. A intervenção da fraternidade não se desmembra da sociedade, o conhecimento da unidade letiva explana o exercício da cidadania ativa em contexto de inserção e permite conhecer ou aprofundar as competências não visíveis noutros momentos de aprendizagem, proporcionando o conhecimento da realidade social na perspetiva moral. As decisões de gestão favorecem o emagrecimento do currículo através da articulação dos temas com outros saberes e a sua extensão não condiciona a exploração ao nível da motivação para a aprendizagem do contexto do conceito da fraternidade.
The present work entitled «A pedagogical approach of Fraternity in EMRC» Its social and environmental contribution in the School Unity 4 - Building Fraternity, corresponds at the in Teaching Moral and Religious Catholic Education in Basic and Secondary Education, taught by the Faculty of Theology of the Catholic University of Porto and was carried out with the guidance of Professor António Canavarro. In it we reflect on the work developed out in the academic year 2018/2019, during the first period, within the scope of the teaching of the fourth academic unit of the Catholic Moral and Religious Education program, Building Fraternity, which was presented to students of class L of the fifth-year of schooling at the Valongo School Group, when carrying out the Supervised Teaching Practice. The reasons that led to the selection of this teaching unit are related to personal taste and professional commitment in teaching the EMRC discipline to help find educational and pedagogical responses to the challenges of education in the 21 st century, according to the concern that affect students, young people an society and that building unity among people through the practice of love of neighbor. We intented this step to be a pedagogically significant work for the students and to contribute with qualit in order to contribute with quality to the students' learning, promoting essential learning and strategies to enhance their interaction. Through the values and attitudes arising from fraternity, any form of violence is rejected and fraternity is built based on the values of universal love, of fraternal union, embodied in the sense of belonging to the community, guaranteed by forgiveness with mercy, a way to achieve harmony and solidarity. to the society, the knowledge of the teaching unit explains the exercise of active citizenship in the context of insertion and allows to know or deepen the competences not visible in other learning moments, providing knowledge of social reality from a moral perspective. Management decisions in favor the thinning of the curriculum through the articulation of themes with other knowledge and its extension does not condition exploration to the level of motivation for learning the context of the concept of fraternity.

Description

Keywords

Amor União Comunidade Perdão Solidariedade Love Union Community Guiveness Solidarity

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue