Browsing by Author "Machado, Joaquim"
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- Agrupamento de escolas e ação do coordenador de estabelecimentoPublication . Soares, Filomena Fernandes; Machado, JoaquimA partir de finais do século XX, a gestão das escolas do 1.ºciclo do ensino básico passou a ser enquadrada por um regime comum ao dos estabelecimentos dos níveis de ensino pós-primário, a quem a administração central já reconhecia alguma autonomia em diversos domínios. Inserido num agrupamento de escolas, cada estabelecimento dos primeiros níveis de educação e ensino tem à sua frente um coordenador, designado pelo diretor da unidade organizativa para, em articulação com ele, coordenar as atividades educativas, bem como cumprir e fazer cumprir as decisões do diretor e exercer as competências que por este lhe forem delegadas, transmitir as informações relativas a pessoal docente e não docente e aos alunos e promover e incentivar a participação dos pais e encarregados de educação, dos interesses locais e da autarquia nas atividades educativas. O nosso estudo visa compreender a ação do coordenador de estabelecimento, identificando as motivações para aceitação do cargo, distinguindo tarefas no exercício da função e reconhecendo eventuais conflitos que emergem no plano da ação organizacional. Este estudo é de natureza qualitativa e recorre à entrevista semiestruturada a diretores e coordenadores de estabelecimento de três agrupamentos de escolas de um concelho do distrito do Porto. Os dados entretanto recolhidos são ainda provisórios, mas apontam para o desempenho de duas funções essenciais: o de veículo de comunicação entre a escola e a direção do agrupamento, mas também entre a escola e os pais e/ou os servições autárquicos; e o de gestor de atividades específicas de estabelecimento que extravasam as fronteiras da aula de cada professor. Estes dados dão conta de um complexo campo de ação, onde se intersetam a autonomia de vários atores e distintas lógicas de ação e onde emergem conflitos de natureza diversa.
- Alterando a organização pedagógica da escola. Um caso em estudoPublication . Gil, Paulo; Machado, JoaquimO tradicional modelo de organização pedagógica da escola mostra-se inadequado à diversidade de públicos que ela acolhe e às novas missões que lhe são atribuídas. A procura de uma solução pressupõe o foco nas questões de organização e gestão contextualizadas. Este artigo dá a conhecer uma investigação realizada numa escola pública, integrada no programa TEIP3 e com contrato de autonomia, cujo objetivo é compreender e refletir como é que essa escola se organiza para promover o sucesso escolar dos seus alunos. O estudo realizado é de caráter qualitativo e a metodologia adotada insere-se no paradigma interpretativo, estruturando-se num estudo de caso. A análise dos dados recolhidos junto dos gestores pedagógicos e dos alunos evidencia os impactos do novo redesenho da gestão pedagógica e curricular no trabalho docente e nas aprendizagens dos alunos.
- Alterando a organização pedagógica da escola: um caso em estudoPublication . Gil, Paulo; Machado, JoaquimO tradicional modelo de organização pedagógica da escola mostra-se inadequado à diversidade de públicos que ela acolhe e às novas missões que lhe são atribuídas. A procura de uma solução pressupõe o foco nas questões de organização e gestão contextualizadas. Esta comunicação pretende dar a conhecer uma investigação realizada numa escola pública, integrada no programa TEIP3 e com contrato de autonomia, cujo objetivo é compreender e refletir como é que essa escola se organiza para promover o sucesso escolar dos seus alunos. O estudo realizado é de caráter qualitativo e a metodologia adotada insere-se no paradigma interpretativo, estruturando-se num estudo de caso. A análise dos dados recolhidos junto dos gestores pedagógicos e dos alunos evidencia os impactos do novo desenho da gestão pedagógica e curricular no trabalho docente e nas aprendizagens dos alunos.
- Aprender juntos: projeto de apoio curricular entre paresPublication . Lourenço, Mário Rui; Machado, JoaquimVárias escolas reconhecem as vantagens da aprendizagem cooperativa e usam-na como estratégia de promoção do sucesso escolar. O nosso estudo incide num projeto de aprendizagem entre alunos da mesma turma, apresenta as suas principais caraterísticas, identifica as perceções dos alunos relativamente à sua participação no projeto e ao funcionamento e impacto deste nos resultados académicos e no ambiente de aprendizagem. A análise dos dados obtidos destaca a sociabilidade, a horizontalidade relacional e a confiança entre os pares e constata a predominância do carácter conteudista da aprendizagem e de metodologias que favorecem a memorização e a exercitação com vista à prestação de contas nas provas de avaliação sumativa.
- Apresentação: as lições de pinóquio: estou farto de ser sempre um boneco!Publication . Araújo, Alberto Filipe; Machado, Joaquim; Ribeiro, José Augusto
- A assessoria externa nos territórios educativosPublication . Machado, Joaquim; Palmeirão, Cristina; Alves, José Matias; Vieira, IlídiaA universalização do ensino secundário em Portugal é acompanhada por um processo de integração da escola na comunidade e reformulação de coordenação territorial das atividades educacionais. A política da escola universal torna-se mais complexa, levando para o seu interior o problema da desigualdade económica, cultural e social e a evidência da inadequação de um ensino uniforme, homogéneo e impessoal. A política territorial de ensino em Portugal inclui o Programa TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, que visa impedir o abandono escolar e garantir a igualdade de sucesso do aluno. O programa beneficia de apoios específicos nas áreas de educação e de recursos humanos, promove modalidades flexíveis de organização pedagógica e gestão do currículo e estimula a articulação com as famílias e com a comunidade local. A nossa investigação é de natureza qualitativa, porquanto privilegia a investigação-ação no âmbito da assessoria em cinquenta escolas “prioritárias” e visa problematizar a ação do consultor externo na organização da escola, especialmente no campo do ensino, que é o domínio dos professores onde se joga a legitimidade formal de distintos líderes escolares quando se problematiza a orientação educacional, a reorganização de grupos de estudantes, a implementação de tutorias, a articulação do trabalho pedagógico e a relação com a comunidade e as famílias. A observação participante e os vários textos produzidos por professores e consultores permitem pôr em evidência uma tensão entre, por um lado, a forte influência da centralização e a consequente passividade docente e, por outro, o impulso político à autonomia profissional e a consequente capacitação dos professores, abrindo uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável e para o desenvolvimento profissional docente.
- Atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Machado, Joaquim; Cruz, AngélicaWe contextualize the CURRICULUM ENRICHMENT ACTIVITIES - (AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular) in their social dimension, in the process of institutionalization of school education and redefinition of their goals and functions. In particular, we focus on politics of adjustment of the school schedules to the needs of the families. Our survey was conducted in a region by the coastline of the North of Portugal. It aims to identify the models of organization of the AEC and be aware of the structural changes in the primary school. It is a qualitative study based on interactional observation, analysis of documents done at the schools as well as informal discussions with the teachers of the class and the ones of the AEC to identify their opinion and ideas about the introduced changes. We focus on the perceptions of teachers of the changes - regarding organizational, curricular and pedagogic aspects, as well as the advantages and challenges of the action of the municipal government as the promoter of the AEC.
- As atividades de enriquecimento curricular: a voz dos atoresPublication . Ferreira, Maria Filomena Gonçalves; Machado, JoaquimChanges on family structure and social life requires a reformulation on the pedagogic organization, which is related to full time school programmes and the opportunity of choice on several Curricular Enrichment Activities (CEA) within primary schools. The implementation of this programme, obliges to re think and reorganize schools, englobing new dimensions to staff workload. This information results from an investigation, integrated on Master of Education Sciences, specialized on School Organization and Administration, in order to identify perceptions and expectations from head teachers, general teachers and parents. This qualitative research study involved the use of interviews, surveys, studying documents and content analysis. The study results suggests that the CEA model applied has being frequently attended and very welcomed by the majority of the participants, as well as, the valorisation of new learning needs and a particularly unique articulation between curricular and pedagogic point of view. There are three aspects to highlight: CEA timetable, the amount time spent by children at school and the need of organizational work conditions, to articulate teacher’s school workload.
- Atores locais e contrato de educação e formação municipalPublication . Martins, Elisabete; Machado, JoaquimNas últimas três décadas, os municípios portugueses viram reconhecida a sua capacidade técnica e legitimidade política para assumir novas competências e alargar os domínios da sua intervenção na área da educação escolar. No domínio da ação concreta, vários municípios têm acorrido a distintas solicitações das escolas e vão mesmo para além do que a lei obriga. Em finais do século XX, o Estado reconhece níveis distintos de capacidade dos municípios e distingue entre competências universais e competências não universais, abrindo a possibilidade de celebrar contrato com vários deles no âmbito da gestão local da educação escolar e, em 2014, no âmbito do Programa Aproximar, o Governo estabeleceu a figura do “contrato interadministrativo” de delegação de competências por parte da Administração Central na Administração local, apostando na valorização dos municípios e dos diretores das escolas na gestão local da educação escolar. Nesta comunicação apresentamos o enquadramento teórico e metodológico e alguns dados recolhidos no âmbito de uma investigação com vista à dissertação de mestrado em Ciências da Educação na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Este estudo visa compreender o modelo de governação localmente instituído, identificando as principais alterações na organização do Município e na sua relação com as escolas, que resultam da assinatura do “contrato de educação e formação municipal” celebrado com o ministério da educação, bem como distinguindo as forças e fragilidades identificadas pelos atores locais (escolares e não escolares). O estudo desenvolve-se num concelho do norte de Portugal, assume uma natureza qualitativa e recorre à pesquisa e análise documental e a entrevistas semiestruturadas ao vereador da educação e aos diretores das escolas.
- Autonomia da escola e gestão curricular do ensino básico: desafios de um projeto de inovaçãoPublication . Machado, JoaquimNas últimas quatro décadas, tem sido introduzidas no sistema educativo português, tradicionalmente centralizado, diversas medidas com vista à diversificação curricular e à diferenciação pedagógica que pressupõem o reconhecimento de margens de autonomia escolar. Este artigo descreve o projeto de autonomia e flexibilidade curricular iniciado num conjunto de escolas no ano letivo de 2017-2018, assinala-lhe continuidades e ruturas com medidas anteriores e realça os principais desafios com que se depara esta ação de política pública dirigida ao núcleo da cultura escolar.