Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
125.89 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O tradicional modelo de organização pedagógica da escola mostra-se inadequado à diversidade de públicos que ela acolhe e às novas missões que lhe são atribuídas. A procura de uma solução pressupõe o foco nas questões de organização e gestão contextualizadas. Esta comunicação pretende dar a conhecer uma investigação realizada numa escola pública, integrada no programa TEIP3 e com contrato de autonomia, cujo objetivo é compreender e refletir como é que essa escola se organiza para promover o sucesso escolar dos seus alunos. O estudo realizado é de caráter qualitativo e a metodologia adotada insere-se no paradigma interpretativo, estruturando-se num estudo de caso. A análise dos dados recolhidos junto dos
gestores pedagógicos e dos alunos evidencia os impactos do novo desenho da gestão pedagógica e curricular no trabalho docente e nas aprendizagens dos alunos.
Description
Keywords
Sucesso escolar Direção de turma Organização pedagógica Grupo flexível de aprendizagem
Citation
Gil, P., Machado, J. (2019). Alterando a organização pedagógica da escola: um caso em estudo. In I. Cabral, J. Machado, C. Palmeirão, I. Baptista, J. Azevedo, J.M. Alves, M.C. Roldão (orgs.), Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional, Porto, Portugal, 18-19 Julho, 2019. (pp. 253-271). Porto: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano
Publisher
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano