Publication
Alterando a organização pedagógica da escola: um caso em estudo
dc.contributor.author | Gil, Paulo | |
dc.contributor.author | Machado, Joaquim | |
dc.date.accessioned | 2020-12-02T16:47:33Z | |
dc.date.available | 2020-12-02T16:47:33Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O tradicional modelo de organização pedagógica da escola mostra-se inadequado à diversidade de públicos que ela acolhe e às novas missões que lhe são atribuídas. A procura de uma solução pressupõe o foco nas questões de organização e gestão contextualizadas. Esta comunicação pretende dar a conhecer uma investigação realizada numa escola pública, integrada no programa TEIP3 e com contrato de autonomia, cujo objetivo é compreender e refletir como é que essa escola se organiza para promover o sucesso escolar dos seus alunos. O estudo realizado é de caráter qualitativo e a metodologia adotada insere-se no paradigma interpretativo, estruturando-se num estudo de caso. A análise dos dados recolhidos junto dos gestores pedagógicos e dos alunos evidencia os impactos do novo desenho da gestão pedagógica e curricular no trabalho docente e nas aprendizagens dos alunos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gil, P., Machado, J. (2019). Alterando a organização pedagógica da escola: um caso em estudo. In I. Cabral, J. Machado, C. Palmeirão, I. Baptista, J. Azevedo, J.M. Alves, M.C. Roldão (orgs.), Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional, Porto, Portugal, 18-19 Julho, 2019. (pp. 253-271). Porto: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789895436446 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/31394 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano | pt_PT |
dc.subject | Sucesso escolar | pt_PT |
dc.subject | Direção de turma | pt_PT |
dc.subject | Organização pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Grupo flexível de aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Alterando a organização pedagógica da escola: um caso em estudo | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 271 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 253 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional | pt_PT |
person.familyName | Machado de Araújo | |
person.givenName | Joaquim | |
person.identifier.ciencia-id | 2419-FA15-B90F | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1875-9640 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | cd37aa0a-ec55-45dd-8ed5-36baa1927956 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | cd37aa0a-ec55-45dd-8ed5-36baa1927956 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- ALTERANDO A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA.pdf
- Size:
- 125.89 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format