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- IntroduçãoPublication . Araújo, Joaquim Machado de
- Individualismo e colaboração dos professores em situação de formaçãoPublication . Mesquita, Elza; João, Formosinho; Machado, JoaquimNuma organização social como a escola, formar em contexto de trabalho implica a produção de mudanças, não apenas na ação individual, mas também na ação coletiva e no modo de pensar essa ação. Implica, sobretudo, mudar o modo como as ações individuais se articulam entre si num quadro de interdependência cooperada entre os atores. A uma lógica compartimentada, baseada numa cultura profissional individualista, contrapõe-se uma cultura participada e colaborativa. As culturas de colaboração são dificultadas num sistema escolar onde o currículo se situa numa lógica centralizada e a docência se baseia, quase somente na relação dos professores com os seus alunos, não promovendo interações dos professores entre si. A promoção do trabalho colaborativo requer a passagem de uma cultura da homogeneidade para uma cultura da diversidade, de uma cultura da subordinação para uma cultura de autonomia e de uma cultura do isolamento para uma cultura da colaboração. Nesta comunicação destacamos as relações que se estabelecem entre professores de terreno, os seus formadores e coordenadores no âmbito de Programas Nacionais de Formação Contínua, procurando compreender o significado do trabalho docente e da formação numa perspetiva de colaboração.
- Peter Pan e os lugares secretos da infância: da ilha da Terra do Nunca ao aconchego da casa debaixo do chãoPublication . Araújo, Alberto Filipe; Araújo, Joaquim Machado deEste artigo identifica no conto de Peter Pan alguns lugares secretos do imaginário infantil: uma ilha situada num algures, o voo, uma casinha debaixo do chão, e particularmente o presente eterno. Estes lugares são outros modos da infância (Wendy) e da juventude (Peter Pan) se dizerem, se revelarem. A análise da obra permite uma aproximação da infância imaginal, complementa as dimensões da infância desveladas pela psicologia infantil, pela sociologia da infância, etc. e ilustra como o olhar dos Estudos do Imaginário muito enriquece, numa perspetiva interdisciplinar, os estudos da literatura infanto-juvenil.
- Observação de aulas e autorretrato da prática profissionalPublication . Mesquita, Elza; Machado, JoaquimO estudo foca-se no discurso de seis formandos a frequentar um mestrado profissionalizante para o ensino e visa compreender como estes futuros professores percepcionam a sua evolução como pessoas e como profissionais. A partir das categorias da Target Language Observation Scheme (TALOS), o estudo procede à análise de conteúdo das reflexões produzidas sobre três aulas observadas e desvela o autorretrato da prática profissional que nelas transparece. Na análise dos dados relativos à reflexão destacam-se, em primeiro lugar, pontos fortes e aspetos a melhorar evidenciados em cada momento de reflexão, dissecando-os em função de oito categorias TALOS.
- Teacher training and use of digital technologies in schoolPublication . Cruzeiro, Marco; Andrade, António; Machado, JoaquimEm Portugal, foram desenvolvidos sucessivos projetos, programas e iniciativas com vista ao desenvolvimento de atitudes e conhecimentos dos docentes em exercício relativamente à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC); contudo, a maioria dos professores continua a não criar situações de utilização das TIC pelos alunos de forma consistente e regular. Este estudo visa compreender a forma como a formação em TIC tem sido planeada e identificar os seus efeitos sobre os conhecimentos dos professores e sobre a forma como estes mobilizam as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. O estudo é de natureza qualitativa e recorre à análise de documentos e à entrevista semiestruturada de participantes em ações de formação na qualidade de formadores ou de formandos. Os dados obtidos sugerem possíveis fragilidades no processo de diagnóstico e levantamento de necessidades de formação e apontam para uma oferta formativa sem referencial explícito, valorizando aspetos teóricos ou teórico-práticos. Constata-se ainda que mais de metade da oferta formativa em TIC visa satisfazer necessidades do trabalho dos professores não relacionadas com as práticas de ensino, e os seus efeitos situam-se mais no desenvolvimento de competências relativas ao trabalho de retaguarda dos professores.
- A escola para todos e cada umPublication . Machado, Joaquim
- A escola, o município e a descentralização educativaPublication . Leite, Joana; Machado, JoaquimOs processos de reconfiguração do papel do Estado na área da educação incluem o reconhecimento de margens de autonomia da ges-tão das escolas em diversos domínios e a transferência de competências para as autarquias, criando zonas de convergência entre a ação dos municípios e a ação das escolas e originando um quadro de regulação local da educação escolar. No âmbito do Programa Aproximar, o Governo recorreu à figura do “contrato interadministrativo” de delegação de competências por parte da Administração Central na Administração local, introduzindo novos dados no campo educativo, com ref lexos na autonomia local e na autonomia das escolas.No âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, desenvolve-mos um estudo com vista a compreender as motivações do município para celebrar um “contrato de educação e formação municipal” e identificar as medidas implementadas, bem como a ação e os papéis que o município desempenha no âmbito da coordenação local da educação escolar. O estudo desenvolve-se num concelho do norte de Portugal, assume uma natureza qualitativa e recorre à pesquisa documental, à observação e a entrevistas semiestruturadas a responsáveis autárquicos na área da educação e diretores das escolas.Nesta comunicação apresentamos alguns resultados ainda provi-sórios, incidindo sobretudo na distinção entre inf luência na educação no território concelhio e na educação em cada escola, nas motivações expressas dos responsáveis políticos do município e nas perceções dos diretores das escolas relativamente à dupla tutela, a administração central e a do município.
- O papel dos jogos digitais na aprendizagem e inclusão de alunos em risco na biblioteca escolarPublication . Sousa, Joaquim; Andrade, António; Machado, JoaquimEste estudo pretende identificar o estado da arte relativo ao potencial educativo da aplicação de jogos digitais em contexto escolar e, em particular, nos espaços informais de aprendizagem. Recorrendo a uma abordagem de scopping review considera os fatores de motivação, envolvimento cognitivo e afetivo e a sua interdependência com a dimensão do sucesso escolar junto de alunos em risco para explicitar estudos publicados e resultados alcançados. É possível constatar que os jogos digitais apresentam propriedades intrínsecas potenciadoras de novos modelos de aprendizagem centradas em percursos exploratórios ativos de experimentação autoguiados para um espírito de iniciativa, autonomia e de descoberta, promovendo os sentidos de autoeficácia do aluno em risco e, nessa medida, contribuem para a sua conexão ao ambiente escolar, premissa fundamental para o sucesso educativo.
- Iniciação e imaginário educacional nas aventuras de PinóquioPublication . Araújo, Alberto Filipe; Machado, JoaquimEste artigo faz parte de uma investigação realizada no âmbito do Projecto Educação e Imaginário, inscrito no Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga), e retoma algumas das contribuições trabalhadas em comunicações anteriores apresentadas em eventos científicos. Inscreve-se no paradigma metodológico da hermenêutica reflexiva e debruça-se sobre o tema do ritual iniciático, um tema recorrente em muitos dos contos e lendas. Retoma a perspectiva de Mircea Eliade e ilustra o tema da iniciação n’As Aventuras de Pinóquio, obra que tem sido objeto de múltiplas interpretações e, obviamente, de interpretações complementares que só enriquecem o sentido instaurador do respectivo conto. Procede ainda à hermenêutica da passagem significativa do tubarão e evidencia como neste conto o ritual iniciático se concretiza e interpela o imaginário educacional. Por último, desenvolve o significado da iniciação no quadro do imaginário educacional, caracterizando-o como renovação espiritual, como eufemização e superação da morte e como reencontro do homem consigo mesmo.
- Faces da utopia: esperança e responsabilidade de um mundo melhorPublication . Araújo, Joaquim Machado de