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Abstract(s)
Este estudo pretende identificar o estado da arte relativo ao potencial educativo da aplicação de jogos digitais em contexto escolar e, em particular, nos espaços informais de aprendizagem. Recorrendo a uma abordagem de scopping review considera os fatores de motivação, envolvimento cognitivo e afetivo e a sua interdependência com a dimensão do sucesso escolar junto de alunos em risco para explicitar estudos publicados e resultados alcançados. É possível constatar que os jogos digitais apresentam propriedades intrínsecas potenciadoras de novos modelos de aprendizagem centradas em percursos exploratórios ativos de experimentação autoguiados para um espírito de iniciativa, autonomia e de descoberta, promovendo os sentidos de autoeficácia do aluno em risco e, nessa medida, contribuem para a sua conexão ao ambiente escolar, premissa fundamental para o sucesso educativo.
Description
Keywords
Jogos digitais Inclusão Alunos em risco Biblioteca escolar
Pedagogical Context
Citation
SOUSA, Joaquim; ANDRADE, António; MACHADO, Joaquim - O papel dos jogos digitais na aprendizagem e inclusão de alunos em risco na biblioteca escolar. In 3º Encontro sobre Jogos e mobile learning, 7 Maio, 2016. – In Carvalho, Ana Amélia A… [et al.] (orgs.) - Atas do 3º Encontro sobre Jogos e mobile learning. Coimbra: Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 2016. ISBN 978-972-95595-94. p. 131-142
Publisher
Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação