Publication
O papel dos jogos digitais na aprendizagem e inclusão de alunos em risco na biblioteca escolar
dc.contributor.author | Sousa, Joaquim | |
dc.contributor.author | Andrade, António | |
dc.contributor.author | Machado, Joaquim | |
dc.date.accessioned | 2017-07-03T10:40:12Z | |
dc.date.available | 2017-07-03T10:40:12Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Este estudo pretende identificar o estado da arte relativo ao potencial educativo da aplicação de jogos digitais em contexto escolar e, em particular, nos espaços informais de aprendizagem. Recorrendo a uma abordagem de scopping review considera os fatores de motivação, envolvimento cognitivo e afetivo e a sua interdependência com a dimensão do sucesso escolar junto de alunos em risco para explicitar estudos publicados e resultados alcançados. É possível constatar que os jogos digitais apresentam propriedades intrínsecas potenciadoras de novos modelos de aprendizagem centradas em percursos exploratórios ativos de experimentação autoguiados para um espírito de iniciativa, autonomia e de descoberta, promovendo os sentidos de autoeficácia do aluno em risco e, nessa medida, contribuem para a sua conexão ao ambiente escolar, premissa fundamental para o sucesso educativo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | SOUSA, Joaquim; ANDRADE, António; MACHADO, Joaquim - O papel dos jogos digitais na aprendizagem e inclusão de alunos em risco na biblioteca escolar. In 3º Encontro sobre Jogos e mobile learning, 7 Maio, 2016. – In Carvalho, Ana Amélia A… [et al.] (orgs.) - Atas do 3º Encontro sobre Jogos e mobile learning. Coimbra: Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 2016. ISBN 978-972-95595-94. p. 131-142 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789729559594 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/22416 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação | |
dc.subject | Jogos digitais | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Alunos em risco | pt_PT |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_PT |
dc.title | O papel dos jogos digitais na aprendizagem e inclusão de alunos em risco na biblioteca escolar | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 142 | |
oaire.citation.startPage | 131 | |
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person.familyName | Machado de Araújo | |
person.givenName | António Manuel Valente | |
person.givenName | Joaquim | |
person.identifier.ciencia-id | 8816-8BEF-3C54 | |
person.identifier.ciencia-id | 2419-FA15-B90F | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8096-4720 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1875-9640 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55940826700 | |
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rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
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