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O papel dos jogos digitais na aprendizagem e inclusão de alunos em risco na biblioteca escolar

dc.contributor.authorSousa, Joaquim
dc.contributor.authorAndrade, António
dc.contributor.authorMachado, Joaquim
dc.date.accessioned2017-07-03T10:40:12Z
dc.date.available2017-07-03T10:40:12Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEste estudo pretende identificar o estado da arte relativo ao potencial educativo da aplicação de jogos digitais em contexto escolar e, em particular, nos espaços informais de aprendizagem. Recorrendo a uma abordagem de scopping review considera os fatores de motivação, envolvimento cognitivo e afetivo e a sua interdependência com a dimensão do sucesso escolar junto de alunos em risco para explicitar estudos publicados e resultados alcançados. É possível constatar que os jogos digitais apresentam propriedades intrínsecas potenciadoras de novos modelos de aprendizagem centradas em percursos exploratórios ativos de experimentação autoguiados para um espírito de iniciativa, autonomia e de descoberta, promovendo os sentidos de autoeficácia do aluno em risco e, nessa medida, contribuem para a sua conexão ao ambiente escolar, premissa fundamental para o sucesso educativo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSOUSA, Joaquim; ANDRADE, António; MACHADO, Joaquim - O papel dos jogos digitais na aprendizagem e inclusão de alunos em risco na biblioteca escolar. In 3º Encontro sobre Jogos e mobile learning, 7 Maio, 2016. – In Carvalho, Ana Amélia A… [et al.] (orgs.) - Atas do 3º Encontro sobre Jogos e mobile learning. Coimbra: Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 2016. ISBN 978-972-95595-94. p. 131-142pt_PT
dc.identifier.isbn9789729559594
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22416
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherUniversidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
dc.subjectJogos digitaispt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectAlunos em riscopt_PT
dc.subjectBiblioteca escolarpt_PT
dc.titleO papel dos jogos digitais na aprendizagem e inclusão de alunos em risco na biblioteca escolarpt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage142
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person.familyNameAndrade
person.familyNameMachado de Araújo
person.givenNameAntónio Manuel Valente
person.givenNameJoaquim
person.identifier.ciencia-id8816-8BEF-3C54
person.identifier.ciencia-id2419-FA15-B90F
person.identifier.orcid0000-0001-8096-4720
person.identifier.orcid0000-0003-1875-9640
person.identifier.scopus-author-id55940826700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
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