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Advisor(s)
Abstract(s)
We contextualize the CURRICULUM ENRICHMENT ACTIVITIES - (AEC - Atividades de
Enriquecimento Curricular) in their social dimension, in the process of institutionalization of
school education and redefinition of their goals and functions. In particular, we focus on politics of
adjustment of the school schedules to the needs of the families. Our survey was conducted in a
region by the coastline of the North of Portugal. It aims to identify the models of organization of
the AEC and be aware of the structural changes in the primary school. It is a qualitative study
based on interactional observation, analysis of documents done at the schools as well as informal
discussions with the teachers of the class and the ones of the AEC to identify their opinion and
ideas about the introduced changes. We focus on the perceptions of teachers of the changes -
regarding organizational, curricular and pedagogic aspects, as well as the advantages and
challenges of the action of the municipal government as the promoter of the AEC.
Neste artigo, contextualizamos as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) na dimensão social, no âmbito do processo de institucionalização da educação escolar e do alargamento das suas finalidades e funções, assinalando políticas de ajustamento do calendário e do horário escolares às necessidades das famílias. O nosso estudo realiza-se num concelho do litoral norte de Portugal e visa conhecer modalidades de organização das AEC e compreender as mudanças estruturais decorrentes da sua implementação no 1º ciclo do ensino básico. É um estudo de natureza qualitativa que se baseia na observação e na observação participante, na análise de documentos produzidos num agrupamento de escolas e em conversas informais com professores titulares de turma e com professores das AEC, com vista a identificar perceções, sentimentos e ideias dos professores sobre as AEC e as alterações decorrentes da sua implementação. Assinalamse as perceções dos professores sobre as alterações relativas ao trabalho docente nos domínios organizacional, curricular e pedagógico, as vantagens e os desafios inerentes à ação da autarquia enquanto entidade promotora.
Neste artigo, contextualizamos as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) na dimensão social, no âmbito do processo de institucionalização da educação escolar e do alargamento das suas finalidades e funções, assinalando políticas de ajustamento do calendário e do horário escolares às necessidades das famílias. O nosso estudo realiza-se num concelho do litoral norte de Portugal e visa conhecer modalidades de organização das AEC e compreender as mudanças estruturais decorrentes da sua implementação no 1º ciclo do ensino básico. É um estudo de natureza qualitativa que se baseia na observação e na observação participante, na análise de documentos produzidos num agrupamento de escolas e em conversas informais com professores titulares de turma e com professores das AEC, com vista a identificar perceções, sentimentos e ideias dos professores sobre as AEC e as alterações decorrentes da sua implementação. Assinalamse as perceções dos professores sobre as alterações relativas ao trabalho docente nos domínios organizacional, curricular e pedagógico, as vantagens e os desafios inerentes à ação da autarquia enquanto entidade promotora.
Description
Keywords
Mono-teaching Plural-teaching Curricular enrichment Monodocência Pluridocência Enriquecimento curricular
Citation
MACHADO, Joaquim; CRUZ, Angélica - Atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico. Currículo sem Fronteiras. ISSN 1645-1384. V. 14, n.º 1 (2014), p. 173-191