Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
367.7 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A partir de finais do século XX, a gestão das escolas do 1.ºciclo
do ensino básico passou a ser enquadrada por um regime comum ao dos
estabelecimentos dos níveis de ensino pós-primário, a quem a administração
central já reconhecia alguma autonomia em diversos domínios.
Inserido num agrupamento de escolas, cada estabelecimento dos
primeiros níveis de educação e ensino tem à sua frente um coordenador,
designado pelo diretor da unidade organizativa para, em articulação
com ele, coordenar as atividades educativas, bem como cumprir e fazer
cumprir as decisões do diretor e exercer as competências que por este lhe
forem delegadas, transmitir as informações relativas a pessoal docente
e não docente e aos alunos e promover e incentivar a participação dos
pais e encarregados de educação, dos interesses locais e da autarquia
nas atividades educativas.
O nosso estudo visa compreender a ação do coordenador de
estabelecimento, identificando as motivações para aceitação do cargo,
distinguindo tarefas no exercício da função e reconhecendo eventuais conflitos que emergem no plano da ação organizacional. Este estudo é
de natureza qualitativa e recorre à entrevista semiestruturada a diretores
e coordenadores de estabelecimento de três agrupamentos de escolas de
um concelho do distrito do Porto.
Os dados entretanto recolhidos são ainda provisórios, mas apontam
para o desempenho de duas funções essenciais: o de veículo de comunicação
entre a escola e a direção do agrupamento, mas também entre a
escola e os pais e/ou os servições autárquicos; e o de gestor de atividades
específicas de estabelecimento que extravasam as fronteiras da aula de
cada professor. Estes dados dão conta de um complexo campo de ação,
onde se intersetam a autonomia de vários atores e distintas lógicas de
ação e onde emergem conflitos de natureza diversa.
Description
Keywords
Autonomia Escola agrupada Gestão Coordenador de estabelecimento
URI
Citation
Soares, F. F., Machado, J. (2018). Agrupamento de escolas e ação do coordenador de estabelecimento. In [Proceedings] A. Neto-Mendes, J.A. Costa, M. Gonçalves, D. Fonseca (orgs.), Rede escolar: (re)configurações, tensões e desafios VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar, 8-9 de maio de 2017, Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia. (pp. 397-414). Aveiro: UA Editora