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Agrupamento de escolas e ação do coordenador de estabelecimento
dc.contributor.author | Soares, Filomena Fernandes | |
dc.contributor.author | Machado, Joaquim | |
dc.date.accessioned | 2019-11-08T10:50:47Z | |
dc.date.available | 2019-11-08T10:50:47Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | A partir de finais do século XX, a gestão das escolas do 1.ºciclo do ensino básico passou a ser enquadrada por um regime comum ao dos estabelecimentos dos níveis de ensino pós-primário, a quem a administração central já reconhecia alguma autonomia em diversos domínios. Inserido num agrupamento de escolas, cada estabelecimento dos primeiros níveis de educação e ensino tem à sua frente um coordenador, designado pelo diretor da unidade organizativa para, em articulação com ele, coordenar as atividades educativas, bem como cumprir e fazer cumprir as decisões do diretor e exercer as competências que por este lhe forem delegadas, transmitir as informações relativas a pessoal docente e não docente e aos alunos e promover e incentivar a participação dos pais e encarregados de educação, dos interesses locais e da autarquia nas atividades educativas. O nosso estudo visa compreender a ação do coordenador de estabelecimento, identificando as motivações para aceitação do cargo, distinguindo tarefas no exercício da função e reconhecendo eventuais conflitos que emergem no plano da ação organizacional. Este estudo é de natureza qualitativa e recorre à entrevista semiestruturada a diretores e coordenadores de estabelecimento de três agrupamentos de escolas de um concelho do distrito do Porto. Os dados entretanto recolhidos são ainda provisórios, mas apontam para o desempenho de duas funções essenciais: o de veículo de comunicação entre a escola e a direção do agrupamento, mas também entre a escola e os pais e/ou os servições autárquicos; e o de gestor de atividades específicas de estabelecimento que extravasam as fronteiras da aula de cada professor. Estes dados dão conta de um complexo campo de ação, onde se intersetam a autonomia de vários atores e distintas lógicas de ação e onde emergem conflitos de natureza diversa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Soares, F. F., Machado, J. (2018). Agrupamento de escolas e ação do coordenador de estabelecimento. In [Proceedings] A. Neto-Mendes, J.A. Costa, M. Gonçalves, D. Fonseca (orgs.), Rede escolar: (re)configurações, tensões e desafios VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar, 8-9 de maio de 2017, Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia. (pp. 397-414). Aveiro: UA Editora | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789727895779 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | UA Editora | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.subject | Escola agrupada | pt_PT |
dc.subject | Gestão | pt_PT |
dc.subject | Coordenador de estabelecimento | pt_PT |
dc.title | Agrupamento de escolas e ação do coordenador de estabelecimento | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Rede escolar: (re)configurações, tensões e desafios | pt_PT |
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