IGOS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IGOS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by advisor "Ferreira, António José Mendes"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Alinhar a empresa de comercialização e distribuição GPL engarrafado com o cliente face às novas envolventes contextual e transacionalPublication . Barros, Francisco Aurindo Abrantes; Ferreira, António José Mendes; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaÉ objetivo deste estudo alinhar a empresa às novas envolventes, assegurando a sua viabilidade económica.Tornou-se necessária a caracterização do meio em que a microempresa opera sob diversas perspetivas, tais como: meio ambiente, tipo de mercado, evolução demográfica, políticas e fiscalidade para o setor energético. Foi realizado um estudo quantitativo exploratório e não probabilístico por forma a conhecer a relação entre a lealdade do cliente ao seu fornecedor face à marca de gás engarrafado e à satisfação do cliente. Concluiu-se que de facto existe relação entre a imagem da marca de gás engarrafado e a lealdade do cliente, por outro lado concluiu-se que parcialmente a satisfação do cliente é fator determinante na lealdade do cliente, é exemplo o fator "tangibilidade" que não é relevante na área geográfica deste estudo. Os fatores "capacidade de resposta" e "competências do fornecedor", associados à dimensão "satisfação do cliente", são fatores positivamente relacionados com a "lealdade do cliente". Baseado no estudo desenvolvido, revisão da literatura e através de uma análise SWOT, identificando os pontos fracos e fortes da microempresa, revelando oportunidades e ameaças para a sua atividade, definiu-se a política, estratégia comercial e marketing a adotar face a tal caracterização.
- Desafios da gestão em saúde : custos vs. qualidade : o caso do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro e do East Kent Hospitals University NHS Foundation TrustPublication . André, Sara Micaela Moita; Ferreira, António José MendesA realização deste estudo pretende a análise comparativa entre dois centros hospitalares sendo um pertencente ao Serviço Nacional de Saúde Português e o outro ao Serviço Nacional de Saúde Britânico, com o objetivo de identificar que estratégias têm vindo a ser adotadas pelos seus gestores hospitalares para a redução de custos em saúde sem prejuízo da qualidade dos serviços prestados. Para tal, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas aos diretores financeiros de ambos os hospitais. As questões apresentadas incidem sobre as transformações ao nível do financiamento, relação entre custos e qualidade, melhoria da eficiência pela redução dos custos, estratégias para a redução do desperdício e vetores de atuação para a melhoria da eficiência. O foco nos profissionais de saúde, tecnologia, reorganização dos serviços e desperdício destacam-se como sendo quatro pilares de atuação fundamentais para uma eficiente redução de custos sem prejuízo da qualidade, apontando-se como áreas de intervenção pertinentes para o desenvolvimento de estudos futuros. Salienta-se ainda a preocupação por parte dos gestores, em reduzir custos sem prejuízo da qualidade e em promover serviços ajustados às necessidades dos utilizadores.
- Desafios em qualidade : um caso no setor do comércioPublication . Lopes, Nuno Miguel Dias; Passos, Clotilde Maria Paulino; Ferreira, António José MendesA concorrência no mercado globalizado está cada vez mais intensa. As empresas precisam de se destacar, oferecendo um valor diferenciado aos clientes a fim de se manterem competitivas. Os clientes estão mais exigentes e esperam por isso, produtos e serviços de alta qualidade e um atendimento mais personalizado e diferenciador. Neste trabalho foi efetuado um estudo de caso na FCL Ferragens, uma empresa familiar sediada em Viseu, com mais de 35 anos de tradição e experiência na comercialização de ferragens para construção e mobiliário. Foram definidos dois objetivos gerais: compreender a organização e o seu contexto; definir estratégias que visem a melhoria da eficiência interna, a qualidade do serviço e a competitividade da organização. Foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, descritiva e transversal. A recolha de dados foi levada a cabo pelo investigador no seu contexto profissional, baseando-se: (1) na sua própria experiência, vivência e conhecimento da organização; (2) observação in loco registada em notas de campo; (3) análise documental (interna e externa); (4) análise da satisfação dos clientes (com recurso ao software MAXQDA 24); (5) análise do website e das redes sociais da empresa. O estudo conclui que a implementação de ferramentas da qualidade, ainda que de forma parcial, contribui para a satisfação dos clientes e para a melhoria contínua dentro da organização, nomeadamente por via da redução de desperdícios, da melhoria da comunicação e da otimização dos processos internos. Esta implementação parte da avaliação do contexto da organização, integra a construção de uma equipa empoderada, motivada e autónoma, e culmina nas práticas de melhoria contínua, a fim de tornar o sistema cada vez mais robusto e adaptado às necessidades da organização, uma vez que depende, em grande medida, do envolvimento dos seus recursos humanos. Por fim, verifica-se que a empresa em estudo integra bons níveis de digitalização e tem revelado grande resiliência face aos desafios do mercado, factos que estão refletidos nos bons resultados alcançados, com bons índices de crescimento, solidez financeira e de satisfação dos clientes. Sabendo que as PME enfrentam lacunas tecnológicas e de conhecimentos que as separam das empresas de maior dimensão, esta investigação contribui para o avanço nesta área de estudo, fornecendo algumas ferramentas práticas, enquadradas ao mundo real.
- As determinantes da estrutura de capital nas PME de Portugal na área de ITPublication . Santos, Dagoberto Ivo Sousa Couto dos; Ferreira, António José Mendes; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaEste trabalho de dissertação tem como objetivo analisar a relação entre as determinantes da estrutura de capital e o nível de endividamento das pequenas e médias empresas portuguesas do setor de tecnologia da informação. O estudo revisa as principais teorias relacionadas à estrutura de capital, como a teoria de Durand (1952), as abordagens de Modigliani e Miller (1958 e 1963), a teoria da agência (Jensen & Mecking, 1976), a teoria do trade-off (Myers, 1984) e a teoria da pecking order (Myers & Majluf, 1984). A metodologia adotada consiste na aplicação de um questionário a 100 empresas de IT em Portugal, seguida de análise estatística descritiva. Os resultados obtidos fornecerão insights valiosos para gestores e investidores, destacando a importância de fatores como dimensão da empresa, tangibilidade dos ativos, oportunidades de crescimento, risco do negócio, rendibilidade, idade e benefícios fiscais. A conclusão destaca que a relação entre o tamanho das empresas e nível de endividamento é complexa, dependendo de fatores contextuais, e que a pecking order theory influencia as decisões de financiamento. É fundamental considerar métricas financeiras relevantes ao avaliar a saúde financeira das empresas de IT. O estudo preenche uma lacuna na literatura e contribui para o desenvolvimento do setor das tecnologias da informação em Portugal.
- Empreendedorismo digital : a influência das redes sociais nos comportamentos de compra dos consumidoresPublication . Costa, Inês Gouveia da; Ferreira, António José Mendes; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaEsta investigação tem como propósito o estudo de uma corrente cada vez mais em ascensão e interesse, quer em temas académicos quer a nível da gestão do seculo 21, ou seja, o empreendedorismo, mais especificamente o empreendedorismo digital. Abordando conceitos como a sociedade da informação e do conhecimento, Web 2.0, redes sociais e os novos paradigmas de relacionamento entre marcas e consumidores e faz um enquadramento do estado das opiniões dos consumidores online, sobre a influência percepcionada pelos mesmos. O seu maior objetivo é entender em que medida os consumidores se encontram dispostos a seguir determinadas marcas e empresas questionando junto dos mesmos, quais os conteúdos que mais os atraem, como interagem nas novas plataformas digitais, a sua frequência de compra e o impacto que as marcas possuem nas suas decisões de compra. A fim de avaliar o efeito que as redes sociais possuem no relacionamento com as marcas, importa averiguar a nova tendência empreendedora, nomeadamente, o empreendedorismo digital dado que este fenómeno se encontra em ascensão tanto na perspectiva da digitalização dos negócios como na criação de empresas digitais. Para isso este estudo adotou uma metodologia quantitativa, que assentou na realização de um inquérito por questionário, que reuniu 199 respostas. Concluiu-se, que a generalidade dos indivíduos se sente influenciado pelos posts de marcas e empresas. Estes consideram que esta é uma das razões que os leva a adquirir bens e serviços através das mesmas. Relativamente aos aspetos que fazem variar esse impacto, concluiu-se que embora alguns dos aspetos avaliados façam variar o impacto deste consumo, esta variação só é significativa para casos particulares e extremos entre si.
- O impacto do endividamento na qualidade de vidaPublication . Lopes, Daniela Sofia Almeida; Ferreira, António José MendesO objetivo principal deste estudo passa por responder à questão: existe uma relação entre o endividamento e a qualidade de vida do indivíduo? Para alcançar este objetivo optou-se por recorrer a uma metodologia quantitativa. Para recolha dos dados foi criado um questionário baseado nos questionários OEC-DECO (Frade, 2013) e WHOQOL-BREF (Carona et al., 2006). Este estudo identificou uma relação positiva entre o endividamento (deter créditos bancários) e a qualidade de vida. Analisados os vários domínios da qualidade de vida (físico, psicológico, social e meio ambiente) e a qualidade de vida em geral chegou-se à conclusão de que para o domínio psicológico e para o domínio do meio ambiente a qualidade de vida é, em média, superior para as pessoas que detêm créditos. E ainda que, para o domínio psicológico, a qualidade de vida é, em média, superior para pessoas que têm simultaneamente crédito hipotecário e não hipotecário quando comparadas com pessoas sem créditos ou com pessoas com apenas crédito hipotecário. Quanto ao domínio físico não foi possível estabelecer uma relação de causa-efeito entre o endividamento e a qualidade de vida. Estudado o sobre-endividamento (deter prestações em atraso), para todos os domínios se verificou que, em média, a qualidade de vida das pessoas com crédito com prestações em atraso era substancialmente inferior à das pessoas com crédito, mas sem prestações em atraso.
- A importância da contabilidade para a gestão de empresas : estudo de caso – Grupo VisabeiraPublication . Pais, Mariana Abreu Aguiar Cabral; Ferreira, António José MendesA Contabilidade tem-se revelado uma área complementar à área da Gestão, uma vez que a mesma pode identificar através de diversos instrumentos se a Empresa irá progredir ou não. Tendo por base uma extensa revisão de literatura dar-se-á resposta ao objetivo principal – perceber a importância da Contabilidade para a Gestão. De forma a responder ao objetivo principal o mesmo irá desdobrar-se em três objetivos específicos: conhecer como é que a Contabilidade auxilia a Gestão, averiguar que importância tem a Contabilidade para a organização em causa e conhecer de que forma é que a Contabilidade ajuda na tomada de decisão na organização em causa. O presente relatório é o resultado de um Estágio Profissional realizado no Grupo Visabeira, de forma a atingir o grau de Mestre em Gestão Aplicada pela Universidade Católica Portuguesa de Viseu. O mesmo foi desenvolvido na área da Contabilidade, ao longo do relatório são também descritas as atividades realizadas no estágio. O método de recolha dos dados escolhido, entrevistas, foi o que se revelou mais pertinente. Os dados recolhidos, foram sujeitos a uma análise de conteúdo com o auxílio do software MAXQDA e foram, também, apresentados de uma forma sintetizada, comparando os resultados com os conceitos explanados na revisão de literatura. A principal conclusão deste relatório prende-se com o facto de a Contabilidade produzir informações financeiras relevantes para o auxílio da tomada de decisão dos gestores. Os relatórios produzidos na contabilidade como por exemplo os balanços, demonstrações de resultados, mapas de fluxos de caixa, etc; são mapas que espelham a situação da empresa. Devido às tecnologias de informação, os tomadores de decisões podem ter acesso às informações ao mesmo tempo que as mesmas são introduzidas em programas, como é o caso do SAP.
- A influência da estratégia no desempenho : o caso da rede imobiliária RemaxPublication . Oliveira, António José Martins; Ferreira, António José MendesO mundo empresarial está integrado num ambiente bastante dinâmico e competitivo, que para sobreviver necessita de satisfazer todas as partes interessadas e evidenciar-se em todas as dimensões do desempenho. As organizações têm passado por situações complicadas e críticas, o que dificulta a criação e manutenção de vantagem competitiva sustentável, num ambiente de negócios turbulento, tornando o futuro imprevisível e instável. A globalização alterou o modo como os negócios são vistos e orientados. O seu impacto é amplo e abrangente, exigindo uma análise e reflexão das abordagens de negócio existentes e respetivas práticas. Posto isto, este trabalho tem como objetivo analisar a influência da estratégia no desempenho, nas empresas de mediação imobiliária. Para atingir este objetivo, esta investigação desenvolveu-se segundo uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, dirigido aos órgãos de gestão das empresas de mediação imobiliária da rede REMAX, através dos quais se obtiveram 70 respostas válidas. A análise dos dados foi feita recorrendo à estatística descritiva e ao modelo de regressão linear simples. Os resultados obtidos mostram que a estratégia exerce uma forte influência sobre o desempenho, especialmente, nas dimensões do desempenho financeiro, clientes e processos internos. Aqueles revelam, ainda, que o tipo de estratégia dominante destas empresas é a estratégia prospetor, que exerce uma forte ligação entre o desempenho financeiro, os clientes e os processos internos. Este estudo contribui para o desenvolvimento da literatura, no que respeita à estratégia e desempenho, permitindo expandir o conhecimento sobre estratégia e desempenho, através da aplicação de constructos. Ao nível empresarial, as empresas deste setor e tipo, devem utilizar os recursos de forma eficiente, de modo a sustentar a vantagem competitiva e o desempenho. Devem, ainda, ter em conta o alinhamento entre as metas e os objetivos da organização com os elementos do setor imobiliário e as estratégias relacionadas.
- A influência do capital intelectual no desempenho : o caso das start-ups de comunicação e informaçãoPublication . Sousa, Sílvia Almeida; Ferreira, António José MendesO mundo empresarial e as organizações debatem-se, constantemente, com mudanças e novos desafios aos mais diversos níveis, exigindo uma capacidade de adaptação e supremacia às frequentes vicissitudes. O conhecimento é, hoje, reconhecido pelas organizações como um recurso de caráter intangível que, combinado com outros recursos da organização, cria e desenvolve novas capacidades, permitindo às empresas adquirirem vantagem competitiva e melhorarem o seu desempenho organizacional. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo analisar a influência do capital intelectual no desempenho das start-ups de comunicação e informação. Com vista a alcançar este objetivo, optou-se por uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos por intermédio de um inquérito por questionário dirigido aos órgãos de gestão das start-ups de comunicação e informação, tendo sido apuradas 100 respostas válidas. A análise dos dados foi feita recorrendo à estatística descritiva, ao modelo de regressão linear simples e, ainda, ao modelo de seleção automática de variáveis. Os resultados obtidos mostram que o capital intelectual tem uma forte influência sobre o desempenho e que dentro das dimensões do capital intelectual há uma que exerce maior influência sobre cada uma das dimensões do balanced scorecard, nomeadamente, desempenho financeiro, clientes, processos internos, aprendizagem e crescimento. O presente estudo aponta como contribuições, relativamente à literatura, a ligação entre os constructos, capital intelectual e desempenho, permitindo aprofundar o conhecimento sobre estes conceitos e, também, evidenciar a importância do capital intelectual como potenciador do desempenho. Para o meio empresarial, a contribuição mais significativa é a afirmação do capital intelectual como vantagem competitiva para as empresas deste tipo, uma vez que potencia o seu desempenho. Assim, sugere-se que as empresas deste tipo considerem estes elementos instrumentos de gestão importantes não só para o seu desenvolvimento como também para o aumento de competitividade.
- Liderança intermédia no setor do café : estudo de casoPublication . Abreu, Ricardo Jorge Delgado Coutinho de; Ferreira, António José Mendes; Ribeiro, Célia dos PrazeresEste estudo de caso tem como objetivo explorar as lideranças intermédias, numa das maiores empresas do setor de café em Portugal. A pesquisa foi conduzida com base na análise de três líderes intermédios na região de Viseu, a fim de compreender as suas práticas de gestão, estilos de liderança e o impacto que têm nas suas equipas. Para tal, foram utilizadas duas técnicas de recolha de dados: entrevistas aos líderes e questionários às suas respetivas equipas. Os dados qualitativos provenientes das entrevistas aplicadas aos três líderes, foram analisadas através do software NVivo, que permitiu uma análise aprofundada do conteúdo, identificando padrões, palavras e categorias chave. Já os dados quantitativos, recolhidos dos questionários aplicados às três equipas, foram tratados com software estatístico, com o total de dez inquiridos. O estudo revelou e aprofundou informações valiosas sobre a eficácia e os desafios enfrentados pelas lideranças intermédias, contribuindo para uma compreensão mais ampla do seu papel na gestão, especificamente na investigação. Os resultados obtidos permitiram conhecer os estilos de liderança identificados pelos líderes e os identificados pelos elementos da equipa que lideram, o transformacional e transacional. Em específico, nos estilos comportamentais verificaram-se os estilos democrático e autocrático. Também se verificou que a perceção entre o estilo de liderança em conjunto com os fatores pessoais e profissionais dos inquiridos, como a experiência, a idade e o tempo de liderança, no caso, não deixam de relevantes, mesmo sendo semelhantes entres eles. Neste estudo de caso apurou-se que a visão do líder sobre si mesmo coincide na grande maioria dos aspectos analisados com a visão dos seus liderados bem como as devidas competências e responsabilidades, inerentes à função de líder intermédio.