Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A influência da estratégia no desempenho : o caso da rede imobiliária Remax

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_ AJMO_ IGOS_2020_UCP.pdf1.49 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O mundo empresarial está integrado num ambiente bastante dinâmico e competitivo, que para sobreviver necessita de satisfazer todas as partes interessadas e evidenciar-se em todas as dimensões do desempenho. As organizações têm passado por situações complicadas e críticas, o que dificulta a criação e manutenção de vantagem competitiva sustentável, num ambiente de negócios turbulento, tornando o futuro imprevisível e instável. A globalização alterou o modo como os negócios são vistos e orientados. O seu impacto é amplo e abrangente, exigindo uma análise e reflexão das abordagens de negócio existentes e respetivas práticas. Posto isto, este trabalho tem como objetivo analisar a influência da estratégia no desempenho, nas empresas de mediação imobiliária. Para atingir este objetivo, esta investigação desenvolveu-se segundo uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, dirigido aos órgãos de gestão das empresas de mediação imobiliária da rede REMAX, através dos quais se obtiveram 70 respostas válidas. A análise dos dados foi feita recorrendo à estatística descritiva e ao modelo de regressão linear simples. Os resultados obtidos mostram que a estratégia exerce uma forte influência sobre o desempenho, especialmente, nas dimensões do desempenho financeiro, clientes e processos internos. Aqueles revelam, ainda, que o tipo de estratégia dominante destas empresas é a estratégia prospetor, que exerce uma forte ligação entre o desempenho financeiro, os clientes e os processos internos. Este estudo contribui para o desenvolvimento da literatura, no que respeita à estratégia e desempenho, permitindo expandir o conhecimento sobre estratégia e desempenho, através da aplicação de constructos. Ao nível empresarial, as empresas deste setor e tipo, devem utilizar os recursos de forma eficiente, de modo a sustentar a vantagem competitiva e o desempenho. Devem, ainda, ter em conta o alinhamento entre as metas e os objetivos da organização com os elementos do setor imobiliário e as estratégias relacionadas.
The business world is integrated in a very dynamic and competitive environment, which, in order to survive, needs to satisfy all the interested parties and to show itself in all its dimensions of performance. Organizations have gone through complicated and critical situations, making it more difficult to create and maintain sustainable competitive advantage, in a turbulent business environment making the future unpredictable and unstable. Globalization has changed the way business is seen and oriented. Its impact is broad and wide-ranging, requiring an analysis and reflection of the existing business approaches and their practices. Therefore, this work aims to analyse the influence of the strategy on performance in real estate mediation companies. To achieve this objective, this investigation was developed according to a quantitative methodology, which data was collected through a questionnaire survey, addressed to the management bodies of REMAX real estate mediation companies, through which 70 valid responses were obtained. Data analysis was performed using descriptive statistics and the simple linear regression model. The obtained results show that the strategy has a strong influence on performance, especially in the dimensions of financial performance, customers and internal processes. The obtained results also reveal that the type of dominant strategy of these companies is the prospecting strategy, which has a strong link between financial performance, customers and internal processes. This study contributes to the development of the literature, regarding strategy and performance, allowing to expand the knowledge about strategy and performance, through the application of constructs. At the business level, companies in this sector and type must use efficiently resources, in order to sustain competitive advantage and performance. They should also take into account the alignment between the goals and objectives of the organization, with the elements of the real estate sector and related strategies.

Description

Keywords

Estratégia Desempenho Balanced Scorecard Empresas de mediação imobiliária REMAX Strategy Performance Real estate companies

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue