EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing EA - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by advisor "Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão"
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- Avaliação de efeito antifúngico de óleos essenciais por encapsulamento em ciclodextrina : potencial de aplicação e efeitos de tratamento em pintura a óleoPublication . Quinta, Maria Augusta de Magalhães Sarmento Albuquerque da; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Moreira, PatríciaA biodeterioração é um dos grandes factores de degradação de obras de arte, em particular por microorganismos como fungos filamentosos em variadas técnicas de pintura, incluindo pintura a óleo sobre tela. Esta dissertação teve como objectivo a realização de testes in vitro de inibição de crescimento de estirpes de fungos dos géneros Aspergillus sp., Penicillium sp. e Alternaria sp, através da volatilização de compostos antifúngicos de óleos essenciais de alfazema, sálvia e manjericão encapsulados em ciclodextrina, e de sálvia não encapsulado. Apenas foi detectada actividade anti-fúngica com a aplicação do óleo essencial não encapsulado, sendo que no geral, os resultados de inibição de crescimento com óleos encapsulados não foram significativos. Aplicou-se uma suspensão de esporos da estirpe de Penicillium sp. sobre provetes de pintura a óleo, para determinar a capacidade de inibição de crescimento de ciclodextrinas de óleo essencial de manjericão, mas devido a uma questão metodológica, os resultados não foram significativos. Testou-se também os efeitos dos componentes voláteis do óleo essencial não encapsulado de sálvia sobre provetes de pintura, avaliando as alterações através da colorimetria, microscopia óptica, FTIR e por inquérito social. Tais análises demonstraram haver alterações superficiais na camada cromática dos provetes, a nível de cor, brilho e superfície, não tendo sido detectadas alterações mais profundas na análise por FTIR. Apesar dos resultados obtidos, ficou patente o potencial de aplicação dos óleos essenciais na inibição da biodeterioração em pintura a óleo.
- Conceção do plano de conservação preventiva aplicado a uma coleção etnográfica do Museu de Berlim : Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do PortoPublication . Tavares, Diana Costa; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Gaspar, RitaO presente relatório descreve a atividade de estágio realizada na área de Conservação e Restauro, aplicada à vertente de Etnografia no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. O objetivo incidiu sobre o estudo e conservação preventiva de uma coleção composta por 216 peças, iniciado pela investigação histórica e cultural, pelo levantamento do estado de conservação com base nos registos de inventário e numa análise descritiva com o auxílio de métodos de exame e análise. Da coleção foram selecionadas três peças distintas para realização de tratamentos de conservação. Posteriormente foi levada a cabo uma descrição técnica e material de toda a coleção, e concretizada uma memória descritiva das intervenções de conservação executadas, bem como de aspetos relativos à reserva da coleção. A realização destas tarefas contribuiu de forma significativa para uma perceção e consciencialização da instituição para o estado de conservação em que a coleção se encontra, assim como a execução e apresentação de documentos de conservação e restauro de extrema utilidade no estudo de coleções museológicas. Um estudo aprofundado sobre as condições ambientais, materiais, disposição e organização espacial de uma reserva de coleções de cariz etnográfico e de antropologia biológica, forneceram informações que até ao momento não tinham sido consideradas de forma tão concreta. A desenvoltura deste trabalho em contexto de estágio não só colaborou para o avanço e conhecimento de metodologias e considerações a ter em atenção por parte de uma entidade museológica no que respeita à conservação preventiva de uma coleção etnográfica, como instruiu o estagiário num modo profissional, colocando-o em situações e dificuldades reais que têm de ser resolvidas da melhor forma, respeitando sempre os princípios e valores de cada peça e de cada museu regente. A aprendizagem obtida através de uma experiência deste caráter não se aplica somente ao conhecimento técnico alcançado, mas também a uma evolução pessoal no que diz respeito ao trabalho de grupo, multidisciplinar e de interajuda entre os profissionais das várias áreas científicas.
- Conservação de uma escultura de São Francisco de Assis e estudo da imagem através de reconstrução 3DPublication . Sousa, Cláudia Sofia Camacho; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Mendes, Nuno Filipe CamarneiroO estágio centrou-se no estudo e tratamento de conservação e restauro de uma escultura em madeira policromada de São Francisco de Assis, atribuída ao século XVII e pertencente à Venerável Ordem Terceira de São Francisco, de Guimarães. A intervenção decorreu nas oficinas da Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes. A escultura de São Francisco de Assis tem como dimensões: 155 cm de altura, 63 cm de largura e 31 cm de profundidade. A madeira utilizada na produção desta escultura foi madeira de castanho. Ainda sobre a produção, sabemos que a obra é composta por um único bloco de madeira, vazado na parte de trás, com goivas e enxó, embora a terceira parte inferior do cordão e os dedos tenham sido feitos à parte. Os braços também fazem parte do mesmo bloco, apesar de deturpados, apresentam os mesmos veios que a madeira do bloco principal. Os braços foram desbastados de forma que ocorreu uma deformação irreversível, deste modo a figura perdeu volumetria e acurácia anatómica. Os principais problemas da escultura foram, a deturpação da anatomia dos braços, os desbastes anatómicos, a falta de um dedo e o grave destacamento que ocorria na policromia, especialmente nas carnações. A recuperação da legibilidade da figura foi um dos principais focos neste tratamento. Segundo os cortes estratigráficos, observámos que a obra passou por diversos repintes e determinamos que ocorreram, pelo menos, três campanhas de restauro. O hábito passou por uma completa alteração, apresentando uma camada cinzenta que foi aplicada posteriormente à camada original e foi determinado que, como a folha de ouro se encontrava por cima desta camada cinzenta, esta também terá sido um procedimento posterior ao original. Foi realizado o levantamento histórico e iconográfico da obra, o estudo analítico e posterior intervenção de conservação e restauro. Foram realizados estudos que permitiram a compreensão dos materiais, tendo sido realizados os seguintes exames: registos fotográficos gerais e de pormenor com máquina fotográfica Canon EOS750D, observação e registo fotográfico de cortes estratigráficos através de microscópio ótico e digital. O bem cultural foi intervencionado tendo em consideração a estabilização física e uma nova assemblagem dos braços com madeira de castanho e devolução da leitura tanto das carnações como do hábito. Para a reconstituição volumétrica do dedo em falta, utilizamos a tecnologia 3D. O programa utilizado para o scan e modelação do dedo e de uma miniatura da figura completa antes do procedimento, foi a aplicação Polycam-LiDAR para o iPhone 12. A miniatura tem como finalidade ser um meio de comunicação visual e tátil para visitantes cegos e com outras incapacidades de modo a poderem vivenciar a exposição de uma nova forma, interagindo com a peça de uma maneira mais íntima. As impressões foram realizadas com um polímero de ácido polilático derivado de fontes renováveis, como amido de milho, numa impressora ultimaker 2+.
- Conservação e restauro do alto-relevo do retábulo de Nossa Senhora da Graça, da Igreja de São João Baptista da Foz do DouroPublication . Soares, Inês Ferreira; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Barata, CarolinaO gosto pelo relevo decorativo, de influência espanhola, regista-se em Portugal a partir do final do século XVII, sobretudo na região Norte do país. Este tipo de obra, com uma função narrativa, adquire em muitos casos uma expressão tridimensional que a aproxima da escultura. É disso exemplo o alto-relevo do Retábulo lateral de Nossa Senhora da Graça, da Igreja de São João Baptista da Foz do Douro, em madeira entalhada e policromada. Representa o episódio do nascimento dos gémeos São Bento e Santa Escolástica, fundadores da Ordem Beneditina. Embora não existam documentos que permitam a sua datação exata, as informações recolhidas sobre a construção da igreja e contratação de alguns retábulos, bem como as características estéticas e estilísticas da obra em estudo, permitiram situar a sua execução na primeira metade do séc. XVIII. O estado de conservação do painel apresentava algumas patologias que colocavam em risco a sua integridade física, especialmente ao nível dos estratos policromos, levando à necessidade de propor uma intervenção de conservação e restauro que permitisse preservar a sua integridade material e simbólica. Tornou-se assim evidente que o principal objetivo deste estudo seria, então, o da sua conservação. A intervenção teve em conta todos os fatores de degradação presentes, optando-se sempre por tratamentos que se adaptassem às características ambientais do espaço e em simultâneo às características dos materiais que constituintes do relevo. O principal desafio da intervenção residiu na remoção da sujidade aderente e das substâncias filmógenias acentuadamente oxidadas que perturbavam a estabilidade das camadas de policromia, bem como a leitura do assunto representado. Com o objetivo de contribuir para o conhecimento dos materiais e técnicas aplicados na talha barroca portuguesa, aproveitou-se a oportunidade de desenvolver a intervenção de conservação e restauro para proceder ao seu estudo técnico, através da identificação dos seus materiais constituintes e modo como foram aplicados. Para tal foram recolhidas e analisadas amostras da policromia, preparadas para observação estratigráfica por Microscopia Ótica com luz refletida (OM) e submetidas a análise química por Micro Espectroscopia de Infravermelhos com Transformada de Fourier (Micro-FTIR) e Microscopia Eletrónica de Varrimento com Espectrómetro de Raios X Dispersivo em Energia (SEM-EDX), o que permitiu identificar os principais componentes das camadas policromas. Os resultados demonstraram que a camada de preparação é constituída por sulfato de cálcio. A camada de bolo, dito da Arménia (constituído por argilas ricas em óxidos de ferro) foi aplicada sob a folha de ouro. A análise do ouro revelou uma liga de elevada quilatagem. Os principais pigmentos identificados constam na lista dos pigmentos frequentes naquele período: branco de chumbo, vermelhão e azurite artificial. A análise por Micro-FTIR a uma das amostras indicou a presença de um triglicerídeo na camada cromática, indicando a utilização de um óleo como aglutinante das carnações. Contudo, não é possível distinguir através desta técnica qual dos óleos secativos terá sido usado. Ainda são mencionadas algumas técnicas decorativas características do período, como o estofado e omarmoreado presentes na obra. O sistema construtivo do suporte é bastante rudimentar, sendo facilmente compreendido sob uma observação atenta do reverso. Através dos resultados obtidos foram estabelecidas comparações com obras congéneres do mesmo período, constituindo um ponto de partida para o desenvolvimento do estudo desta tipologia de obra. O facto de o alto-relevo ser uma tipologia ainda muitíssimo pouco explorada, dos pontos de vista técnico e histórico-estilístico, constituiu também um dos fatores de interesse que motivaram este estudo. Em suma, este estudo permitiu a preservação de um painel em relevo com elevado interesse artístico e ainda contribuir para o conhecimento das características deste tipo de obra do ponto de vista técnico e material.
- Deposição de Cristo no túmulo : estudo e intervenção de conservação e restauroPublication . Freches, Marta de Almeida; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Frade, José CarlosPeríodo áureo da pintura portuguesa, o séc. XVI correspondeu, sobretudo, à influência flamenga em Portugal e aos seus movimentos artísticos. Desta influência faz parte a obra objeto do meu estudo, Deposição de Cristo no Túmulo, uma pintura a óleo sobre madeira. Esta obra faz parte de um ciclo da Paixão de Cristo, juntamente com as pinturas da Flagelação, Ecce Homo e Descimento da Cruz, pertencentes ao Mosteiro de Santo André de Ancede. Na minha dissertação tenho como objetivo dar continuidade e aprofundar o estudo histórico, iconográfico, técnico e material do ciclo, recorrendo a exames de área como a documentação fotográfica sob vários comprimentos de onda (visível, UV e IV), a exames pontuais por microscopia ótica digital e análises complementares, tais como observação dos cortes estratigráficos e identificação do suporte de madeira de castanho por microscopia ótica (MO), testes de coloração e análise elementar por microscopia eletrónica de varrimento com espectrometria dispersiva de energia (SEM-EDS) e por micro-espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (micro-FTIR). Os materiais identificados são comuns à época, sendo a obra constituída por uma camada de preparação à base de sulfato de cálcio e material proteico, desenho subjacente executado a carvão vegetal e diversas camadas cromáticas compostas por branco de chumbo, azurite, amarelo de chumbo e estanho, verdigris, resinato de cobre, vermelhão, carvão vegetal e animal e pigmentos ocre ou terra. Com este estudo pretendo contribuir para um aprofundamento do conhecimento sobre o modo de execução e dos materiais utilizados por este mestre/oficina desconhecido, comparando com o que se conhece sobre a construção de painéis na época, em Portugal. O luxo e riqueza das vestes retratadas na pintura suscitaram interesse pelo estudo do vestuário, joias e ornamentos utilizados durante o período em causa. Assim, foi realizada, como caso de estudo, uma abordagem geral à principal indumentária e acessórios usados em Quinhentos, bem como a sua representação em pinturas da época. A existência de uma grisalha representando a cena bíblica de Jonas com a baleia serviu também como forma de datação da presente obra. De um modo geral, os principais problemas que a obra apresentava eram a fragilidade do suporte, devido a infestação xilófaga e a uma anterior intervenção deficitária. A camada cromática apresentava ainda algum desgaste e lacunas derivadas da transladação do retábulo original para uma moldura individual. O tratamento de conservação e restauro efetuado teve como objetivo a estabilização e a consolidação do suporte lenhoso, assim como a preservação da integridade estética da obra, sendo fundamentado em critérios de compatibilidade de materiais e de durabilidade do tratamento de estabilização estrutural.
- Estudo e intervenção da pintura a óleo sobre madeira, Descida da Cruz, do século XVIPublication . Vasconcelos, Diana Teixeira; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto LeãoO seguinte relatório, realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais, na especialização de Pintura, na Universidade Católica Portuguesa, revela o estudo e a intervenção de uma pintura sobre madeira de carvalho “Descida da Cruz”, de autor desconhecido, datada do século XVI, pertencente à Santa Casa da Misericórdia do Porto. Este relatório tem como objetivo fazer uma abordagem ao seu contexto histórico, artístico e iconográfico, seguido de um estudo material e técnico, recorrendo a métodos de exame e análise, cujos resultados serão apresentados ao longo da redação e da descrição de tratamentos de conservação e restauro efetuados. Os objetivos propostos visaram restituir a estabilidade e leitura do painel religioso, agindo cm conformidade com os princípios éticos da conservação e restauro. Foi realizado um levantamento do estado de conservação da pintura para a identificação das principais patologias que a obra apresenta, onde foi verificado, que os seus maiores problemas de conservação cabiam à sua parte estrutural. A proposta de intervenção de conservação e restauro da obra “Descida da Cruz” teve como objetivo solucionar os principais problemas observados durante o levantamento do seu estado de conservação, nomeadamente aqueles provocados por infestação xilófaga, de térmitas e deterioração fúngica. No caso desta obra, foi relevante contribuir para um maior conhecimento da sua origem, que levantava dúvidas sobre uma proveniência flamenga ou portuguesa. Através de testes microquímicos feitos à camada de preparação, a ausência de carbonatos na sua constituição apontou para uma origem portuguesa.
- Estudo e intervenção de conservação e restauro da pintura sobre madeira do altar-mor da Sé Catedral do PortoPublication . Melo, Rita Garcia; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Mendes, Nuno Filipe CamarneiroO tema abordado neste relatório de estágio tem como objetivo o estudo da pintura sobre madeira “Assunção de Nossa Senhora” referente ao altar-mor da Sé Catedral do Porto. É uma obra possivelmente maneirista e pensa-se que seja do início do século XVII, muito provavelmente oriunda de um antigo retábulo da igreja, uma vez que esta sofreu alterações no período barroco, sendo o retábulo-mor atual deste mesmo estilo. O estudo teórico-prático refletiu no estudo histórico-artístico da obra e na intervenção de conservação e restauro realizada. Foi elaborada uma descrição e contextualização dos aspetos estilísticos e iconográficos da pintura e do ponto de vista científico procurou-se saber a técnica de construção dos diferentes estratos pictóricos tal como os seus materiais constituintes recorrendo aos exames laboratoriais. A parte prática contou com um diagnóstico do estado de conservação segundo observação minuciosa e tendo em conta os resultados dos métodos de exame e análises realizados, possibilitando uma metodologia de intervenção adequada. Os tratamentos de conservação e restauro aplicados foram tanto conservativos como de restauro, tendo em conta tanto a parte estrutural com vista à estabilização material, como a parte estética, uma vez que corresponde a uma peça de culto religioso, tendo-lhe sido devolvida a leitura.
- Estudo e tratamento de uma pintura sobre madeira, Jesus carregando a Cruz, do século XVIPublication . Parreira, Miguel Amorim Ferreira Araújo; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Afonso, José FerrãoO estágio a que este relatório se refere foi realizado no âmbito do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais e teve lugar no edifício de Conservação e Restauro da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. Inserindo-se no âmbito da especialização escolhida, pintura sobre madeira, foi feito um tratamento de conservação e restauro num painel. A obra, objeto de estudo e de tratamento, é uma pintura a óleo sobre madeira, de mestre ou oficina desconhecidos, datada do século XVI, que representa Jesus Carregando a Cruz. É propriedade da Santa Casa da Misericórdia, do Porto e, visto tratar-se de uma aquisição muito recente, existe pouca informação sobre a obra. Ao longo do estágio, foi feito o enquadramento histórico, artístico e iconográfico da obra; além disso, procedeu-se ao seu estudo material e técnico. A intervenção de conservação e restauro era necessária, sobretudo a nível estrutural, visto que a pintura tinha sofrido um profundo ataque de insetos xilófagos e de térmitas que fragilizou as tábuas. A fim de complementar esta necessidade, também foram ensaiados sistemas de molas para permitir a planificação de painéis de madeira constituídos por uma ou mais tábuas. As decisões tomadas ao longo do estágio corresponderam às necessidades da obra, tendo sempre um critério de conservação que primasse pela longevidade da obra.
- A exploração de enzimas na limpeza da pintura milagre da bilocação de Santo AntónioPublication . Lucas, Ana Filipa Borges; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Mota, Carlos Filipe NunesAs enzimas são moléculas biológicas de natureza proteica que funcionam como catalisadoras de reações químicas. Na conservação e restauro, têm sido utilizadas na limpeza de sujidades e na remoção de camadas de proteção alteradas, com resultados positivos. Diante dessa perspetiva, investigou-se a viabilidade de uma abordagem mais green para a limpeza de uma pintura. A obra que serviu de suporte para a investigação é uma pintura a óleo sobre tela do séc. XVII intitulada “Santo António livrando o pai da forca”, um dos milagres de bilocação deste santo. De autoria desconhecida, apresenta patologias que se alinham com casos de estudo em que o uso de enzimas mostrou bons resultados. Uma parte desta investigação inclui um levantamento do historial e proveniência da obra, que se encontrava numa capela privada em Torre de Moncorvo e que Vítor Serrão julga ser do extinto convento de S. Francisco, existente na mesma localidade. No tardoz da pintura identificaram-se uma inscrição e um desenho a carvão os quais foram devidamente analisados. A pintura dá entrada no Museu do Douro em 2023, no âmbito do projeto “Identificar para Conservar”, que visa preservar bens culturais em risco de preservação, na região demarcada do Douro. A pintura tinha inúmeras áreas de repinte e duas camadas de proteção muito alteradas e aplicadas em momentos diferentes. A mais recente revestia vestígios de uma mais antiga, que não terá sido totalmente eliminada, provavelmente por dificuldades na sua remoção. Os resultados de FTIR evidenciaram misturas complexas nestas camadas, sugerindo a presença de uma resina natural no verniz mais antigo e uma resina acrílica e cera, no verniz mais recente. As camadas cromáticas verdes encontravam-se totalmente repintadas com tinta a óleo e terá havido uma tentativa de limpeza incompleta que tornou essa áreas muito manchadas/irregulares. O objetivo do trabalho foi testar as enzimas na remoção destas camadas e ensaiar o seu uso em conjunto com hidrogéis de PVA-B. Foram testadas várias formulações de soluções enzimáticas, como o kit enzimático, o sabão enzimático e soluções tamponadas gelificadas. Procurou-se desenvolver um protocolo específico para avaliar a eficácia da limpeza com o objetivo de compreender os mecanismos de interação entre as enzimas e os diferentes meios testados, avaliando a sua forma de atuação, a sua eficácia e limitações. Essa abordagem permitiu uma comparação fundamentada permitindo um método sistemático e replicável. Diferentes formulações de PVA-B combinadas com solventes foram testadas para abordar problemas na obra que não puderam ser resolvidos pelo uso de enzimas, como a remoção de repintes e a devolução de leitura em todas as áreas com camadas de tinta verde na pintura.
- Fons vitae : matéria, forma, conteúdo e tecnologiaPublication . Pereira, Diogo Francisco Bernardes; Mendes, Nuno Filipe Camarneiro; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto LeãoA reconstrução da fortuna critica da obra Fons Vitae auxilia a compreensão das origens de uma enigmática e misteriosa obra associada a cidade do Porto e a Santa Casa da Misericórdia da mesma cidade. A descoberta do seu valor enquanto objeto artístico advém do seculo XIX, contudo o interesse do caso de estudo continua a crescer e a permitir a construção de novas considerações, tal como verificado ao longo da presente dissertação. A analise estética e formal permite, para alem da identificação das figuras, estabelecer paralelismos com outras obras e elementos artísticos, o que auxilia a continuação do delineamento do caminho da história e génese da obra, trabalho que tem sido desenvolvido não apenas com estudos mais recentes, mas desde que a obra foi identificada como um objeto de valor artístico, patrimonial e histórico. A problemática patenteia o levantamento de questões de outrora e indica novas dúvidas, apontando o caminho que o atual estudo tomara para o esclarecimento integrado da pintura Fons Vitae. A reflexão, o exame e a analise dão o mote para a abordagem as questões da materialidade que compõe a obra. Sobre o suporte, compreendem-se os métodos construtivos e as fases pelas quais passou desde a sua produção original até a atualidade. Percebe-se, inclusivamente, que a moldura atual não é original e mesmo a moldura anterior não o seria, alias, a moldura original desempenharia uma componente estrutural que hoje não se verifica. A construção dos estratos confirma-se como correspondente aos padrões da pintura flamenga do século XVI, e a identificação de materiais correspondentes a preparação branca revela-se diruptiva com a padronização que foi estabelecida para a divisão de centros de produção do norte e sul da europa. O estudo do desenho subjacente mostra que mais do que uma mão terá sido responsável pelo projeto figurativo e que muitas dissemelhanças são estabelecidas quando comparado com outras obras atribuídas a Colijn de Conter, o autor apontado para a pintura Fones Vitae. Os estratos cromáticos apresentam-se em conformidade com os moldes flamengos, tanto na identificação de pigmentos como de outros materiais que surgem associados a obra. O trabalho apresenta-se inovador na medida em que utiliza uma recente ferramenta tecnológica e digital de imagem espectral, desenvolvida pela XpectralTEKR. A medida em que se apresentam os resultados obtidos através desta ferramenta, corroboram-se os mesmos com métodos analíticos completamente estabelecidos na área da arqueometria e da ciência da conservação. Como elemento de conclusão, tratam-se questões cronológicas, questões de proveniência, de materialidade, autoria, conservação e outros meios para a compreensão integrada da obra.
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