Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Fons vitae : matéria, forma, conteúdo e tecnologia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
202967999.pdf449.25 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A reconstrução da fortuna critica da obra Fons Vitae auxilia a compreensão das origens de uma enigmática e misteriosa obra associada a cidade do Porto e a Santa Casa da Misericórdia da mesma cidade. A descoberta do seu valor enquanto objeto artístico advém do seculo XIX, contudo o interesse do caso de estudo continua a crescer e a permitir a construção de novas considerações, tal como verificado ao longo da presente dissertação. A analise estética e formal permite, para alem da identificação das figuras, estabelecer paralelismos com outras obras e elementos artísticos, o que auxilia a continuação do delineamento do caminho da história e génese da obra, trabalho que tem sido desenvolvido não apenas com estudos mais recentes, mas desde que a obra foi identificada como um objeto de valor artístico, patrimonial e histórico. A problemática patenteia o levantamento de questões de outrora e indica novas dúvidas, apontando o caminho que o atual estudo tomara para o esclarecimento integrado da pintura Fons Vitae. A reflexão, o exame e a analise dão o mote para a abordagem as questões da materialidade que compõe a obra. Sobre o suporte, compreendem-se os métodos construtivos e as fases pelas quais passou desde a sua produção original até a atualidade. Percebe-se, inclusivamente, que a moldura atual não é original e mesmo a moldura anterior não o seria, alias, a moldura original desempenharia uma componente estrutural que hoje não se verifica. A construção dos estratos confirma-se como correspondente aos padrões da pintura flamenga do século XVI, e a identificação de materiais correspondentes a preparação branca revela-se diruptiva com a padronização que foi estabelecida para a divisão de centros de produção do norte e sul da europa. O estudo do desenho subjacente mostra que mais do que uma mão terá sido responsável pelo projeto figurativo e que muitas dissemelhanças são estabelecidas quando comparado com outras obras atribuídas a Colijn de Conter, o autor apontado para a pintura Fones Vitae. Os estratos cromáticos apresentam-se em conformidade com os moldes flamengos, tanto na identificação de pigmentos como de outros materiais que surgem associados a obra. O trabalho apresenta-se inovador na medida em que utiliza uma recente ferramenta tecnológica e digital de imagem espectral, desenvolvida pela XpectralTEKR. A medida em que se apresentam os resultados obtidos através desta ferramenta, corroboram-se os mesmos com métodos analíticos completamente estabelecidos na área da arqueometria e da ciência da conservação. Como elemento de conclusão, tratam-se questões cronológicas, questões de proveniência, de materialidade, autoria, conservação e outros meios para a compreensão integrada da obra.
The reconstruction of the critical fortune of the work Fons Vitae helps to understand the origins of an enigmatic and mysterious work associated with the city of Oporto and the Santa Casa da Misericordia of the same city. The discovery of its value as an artistic object comes from the 19th century, however the interest of the case study continues to grow and allow the construction of new considerations, as verified throughout this dissertation. The aesthetic and formal analysis allows, in addition to the identification of figures, to establish parallels with other works and artistic elements, which helps to continue the delineation of the path of the work's history and genesis, a work that has been developed not only with more recent studies, but since the work was identified as an object of artistic, heritage and historical value. The problematic reveals the raising of questions from the past and indicates new doubts, pointing out the path that the current study will take towards the integrated clarification of Fons Vitae painting. Reflection, examination and analysis set the tone for approaching the issues of materiality that make up the work. About the support, the construction methods and the phases it went through from its original production to the present day are understood. It is even noticed that the current frame is not original and even the previous frame would not be, in fact, the original frame would play a structural component that does not exist today. The construction of the stratigraphic structure is confirmed as corresponding to the standards of 16th century Flemish painting, and the identification of materials corresponding to the ground layers proves disruptive with the standardization that was established for the division of production centres in northern and southern Europe. The study of the underlying drawing shows that more than one hand was responsible for the figurative project and that many dissimilarities are established when compared with other works attributed to Colijn de Coter, the author appointed for the painting Fons Vitae. The chromatic layers are presented in accordance with the Flemish moulds, both in the identification of pigments and other materials that appear associated with the work. The work is innovative in that it uses a recent technological and digital spectral imaging tool, developed by XpectralTEKR. As the results obtained through this tool are presented, they are verified with totally accepted analytical methods in archaeometry and conservation science. As a concluding element, it deals with chronological issues, issues of provenance, materiality, authorship, conservation and other means for an integrated understanding of the work.

Description

Keywords

Fons Vitae XpectralTEK Ciência da conservação Exame Análise Conservation science Exam Analysis

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue