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- The spiritual journey of infertile couples: discussing the opportunity for spiritual carePublication . Romeiro, Joana; Caldeira, Sílvia; Brady, Vivienne; Hall, Jenny; Timmins, FionaInfertility is a worldwide public health issue that exerts an in-depth impact on couples, families, communities and the individual. This reproductive health condition, along with fertility treatments, often forces couples to question their purpose and meaning in life, and to begin a spiritual journey. Nursing and midwifery literature describes the care of those living with infertility, but often lacks a clear approach of the spiritual dimension, and diagnosis and interventions may not be effectively addressed. In this paper, we present a discussion about spirituality and the assessment of spiritual needs such as hope, beliefs, meaning and satisfaction in life. In addition, spiritual needs are defined, for both nurses and midwives, and spiritual interventions are proposed for promoting couples’ resilience and spiritual well-being. Spirituality should be considered from the beginning to the end of life. It is necessary to translate this into the development and implementation of both specific policies regarding a spiritual approach and advanced education and training programs for nurses and midwives who care for infertile couples.
- Deposição de Cristo no túmulo : estudo e intervenção de conservação e restauroPublication . Freches, Marta de Almeida; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Frade, José CarlosPeríodo áureo da pintura portuguesa, o séc. XVI correspondeu, sobretudo, à influência flamenga em Portugal e aos seus movimentos artísticos. Desta influência faz parte a obra objeto do meu estudo, Deposição de Cristo no Túmulo, uma pintura a óleo sobre madeira. Esta obra faz parte de um ciclo da Paixão de Cristo, juntamente com as pinturas da Flagelação, Ecce Homo e Descimento da Cruz, pertencentes ao Mosteiro de Santo André de Ancede. Na minha dissertação tenho como objetivo dar continuidade e aprofundar o estudo histórico, iconográfico, técnico e material do ciclo, recorrendo a exames de área como a documentação fotográfica sob vários comprimentos de onda (visível, UV e IV), a exames pontuais por microscopia ótica digital e análises complementares, tais como observação dos cortes estratigráficos e identificação do suporte de madeira de castanho por microscopia ótica (MO), testes de coloração e análise elementar por microscopia eletrónica de varrimento com espectrometria dispersiva de energia (SEM-EDS) e por micro-espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (micro-FTIR). Os materiais identificados são comuns à época, sendo a obra constituída por uma camada de preparação à base de sulfato de cálcio e material proteico, desenho subjacente executado a carvão vegetal e diversas camadas cromáticas compostas por branco de chumbo, azurite, amarelo de chumbo e estanho, verdigris, resinato de cobre, vermelhão, carvão vegetal e animal e pigmentos ocre ou terra. Com este estudo pretendo contribuir para um aprofundamento do conhecimento sobre o modo de execução e dos materiais utilizados por este mestre/oficina desconhecido, comparando com o que se conhece sobre a construção de painéis na época, em Portugal. O luxo e riqueza das vestes retratadas na pintura suscitaram interesse pelo estudo do vestuário, joias e ornamentos utilizados durante o período em causa. Assim, foi realizada, como caso de estudo, uma abordagem geral à principal indumentária e acessórios usados em Quinhentos, bem como a sua representação em pinturas da época. A existência de uma grisalha representando a cena bíblica de Jonas com a baleia serviu também como forma de datação da presente obra. De um modo geral, os principais problemas que a obra apresentava eram a fragilidade do suporte, devido a infestação xilófaga e a uma anterior intervenção deficitária. A camada cromática apresentava ainda algum desgaste e lacunas derivadas da transladação do retábulo original para uma moldura individual. O tratamento de conservação e restauro efetuado teve como objetivo a estabilização e a consolidação do suporte lenhoso, assim como a preservação da integridade estética da obra, sendo fundamentado em critérios de compatibilidade de materiais e de durabilidade do tratamento de estabilização estrutural.