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- Psychological intervention needs: validation of a survey with Portuguese university studentsPublication . Pinto, Joana; Martins, MarcoThis work presents and discusses the psychometric characteristics of the Portuguese version of The Survey of Student Needs (SSN), a self-report questionnaire that assesses psychological intervention needs. A total of 659 university students participated, 76.5% women, with a mean age of 21.96 years. The results of Exploratory Factor Analysis (EFA) report a factorial solution of three factors explaining 38.49% of the variance. Considering the internal consistency of this factorial structure, Cronbach’s alpha values of .88 were found in factor 1, .81 in factor 2, and .84 in factor 3. The results of the Confirmatory Factor Analysis (CFA) suggest that the factorial solution proposed by the EFA presents better fit indices to the empirical data when compared to three alternative models (X2/df = 3.096, CFI = .842, GFI = .851, RMSEA = .056, P[rmsea ≤ .05] < .000). In conclusion, this study indicates that the SSN is a valid and reliable instrument applicable to the research and intervention contexts of this field.
- Contributos das técnicas de mediação familiar na relação enfermeiro-família em serviços de urgênciaPublication . Galinha, Florinda; Ribeiro, Maria Teresa; Pinto, Joana CarneiroAs famílias como catalisadores das transformações sociais e pessoais configuram um contexto privilegiado para a promoção da saúde e para o tratamento da doença. Logo tanto podem apresentar características de vulnerabilidade, emergência e recidiva de qualquer doença, como constituir-se elemento fundamental na sua prevenção, no tratamento e recuperação. Assim, torna-se inegável a pertinência de acompanhar e orientar famílias que vivenciam estas situações, ajudando-as na sua necessidade de restabelecer o equilíbrio após a doença, refletindo sobre a sua diversidade e as razões da sua existência. Devido à sua natureza única, as questões da família, requerem a interdisciplinaridade para alcançar novos conhecimentos de intervenção. A área temática escolhida para a elaboração deste trabalho de investigação propõe um olhar aprofundado sobre o papel do enfermeiro num serviço de urgência como gestor e preventor de conflitos com a família do utente.
- Aconselhamento psicológico no ensino superior português: que necessidades?Publication . Pinto, Joana CarneiroApresenta-se um estudo exploratório que visa analisar as necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem, bem como os tipos preferidos e os previamente obtidos de aconselhamento psicológico face às necessidades identificadas, em alunos que frequentam diferentes cursos e graus académicos do ensino superior português. Participaram 375 alunos (72.5% mulheres), com uma idade media de 19.48 anos (DP=2.01), tendo sido analisados através do Questionário de Identificação de Necessidades de Intervenção Psicológica. Os resultados indicam necessidades de apoio nas áreas: (i) ultrapassar a procrastinação, (ii) estratégias de procura de emprego, e (iii) competências de gestão do tempo. Registam-se diferenças em função de variáveis pessoais, académicas e das atuais condições de vida, em particular no que concerne as necessidades pessoais. Verifica-se que o sexo, a satisfação com o percurso académico, e a satisfação com as atuais condições de vida, têm um efeito preditor nas necessidades de intervenção psicológica. Finalmente, verifica-se também uma preferência, no apoio pretendido, pelas modalidades de aconselhamento individual. Retiram-se conclusões acerca da importância de desenvolver intervenções orientadas para clientes específicos, que têm em consideração as suas características e necessidades específicas, e que recorrem a modalidades e estratégias que são também específicas às populações a que se destinam.
- Cyberbullying, desempenho académico e comportamentos autodestrutivos no ensino superior portuguêsPublication . Costa, Joana; Pinto, Joana Carneiro; Francisco, RitaO cyberbullying é um tipo de agressão propositada e repetida que, recorrendo ao uso de meios tecnológicos, gera um desequilíbrio de poder. A literatura existente com amostras portuguesas foca-se maioritariamente no ensino básico e secundário, desvalorizando a sua existência e impacto nos estudantes universitários. Assim, pretende-se entender de que forma o cyberbullying se relaciona com o desempenho académico, a satisfação com a vida académica e os comportamentos autodestrutivos neste contexto. Participaram, nesta investigação, 255 estudantes, 207 (81,2%) do sexo feminino e 48 (18,8%) do sexo masculino. A média de idades é 21,03 (DP = 2,271). Não se verifica uma relação entre o cyberbullying e o desempenho académico, ao invés daquele e dos comportamentos auto-destrutivos que são desempenhados mais pelas vítimas. Verifica-se ainda que uma maior satisfação a nível interpessoal está associada a uma maior satisfação a nível da adaptação ao curso, a um menor nível de vitimização, a uma menor incidência de comportamentos auto-destrutivos e a uma menor auto-estima. Muitos dos estudantes não têm consciência do papel que desempenham no fenómeno, salientando-se a necessidade de implementar acções de sensibilização, prevenção e promoção de estratégias de coping e combate neste contexto.
- Projeto Live2Work: apresentação de uma ferramenta pedagógica internacional para técnicos que atuam na construção de projetos de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade profissionalPublication . Pinto, Joana Carneiro; Azeiteiro, Ana; Cameira, Ana Cecília; Rodrigues, Rosa; Rebelo-Pinto, HelenaO Projeto “Live2Work” visa dotar os técnicos de conhecimentos, competências e estratégias de intervenção na construção de projetos de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade profissional. É constituído por 6 outputs: manual concetual, caixa de atividades e materiais, manual de treino para técnicos, workshops de treino para técnicos, material audiovisual, e plataforma moodle. Neste trabalho expõem-se os objetivos do projeto, as suas características distintivas, e os outputs. Abordam-se diferentes contribuições teóricas que sustentam as intervenções neste âmbito, e apresenta-se a caixa de atividades e materiais (outputs 1 e 2). Especial enfoque é dado ao primeiro curso piloto com técnicos portugueses, e suas implicações para o desenvolvimento da versão final dos dois primeiros outputs do projeto.
- Live2Work Project: increasing the chances for successful integration of people in situations of professional vulnerability - output1 presentationPublication . Pinto, Joana CarneiroEsta comunicação visa apresentar o output 1 do projeto Live2Work - o manual de enquadramento concetual. Para o efeito, apresenta-se uma análise e avaliação do contexto europeu do século XXI, os atuais entendimentos de justiça social, os modelos teóricos da área da psicologia vocacional que sustentam o racional do projeto. Além disso, objetivos gerais, características distintivas, e outputs que o constituem são também alvo de análise.
- Necessidades de Intervenção Psicológica com Estudantes Universitários Portugueses: estudo psicométricoPublication . Pinto, Joana Carneiro; Martins, MarcoEste trabalho apresenta e discute as características psicométricas da versão portuguesa do Survey of Student Needs (SSN), um questionário de autorrelato para a identificação de necessidades de intervenção psicológica, numa amostra de estudantes universitários portugueses. Participaram 659 estudantes universitários, dos quais 504 eram mulheres (76,5 %), com uma média de idades de 21,96 anos (DP=6,55; Min-Max: 17-53). Estes estudantes estavam a frequentar, no ano de 2015/2016, maioritariamente cursos de licenciatura (n=495, 75,1%). Cerca de 514 (78%) estudantes frequentavam o curso que constituiu a sua primeira opção no momento da candidatura ao ensino superior, com uma média académica atual de 13,96 valores (escala 0-20 valores; DP=1,58; Min-Max=10-20). Estes participantes apresentavam níveis medianos de satisfação com o percurso académico realizado até ao momento (M=2,94, DP=0,69), e de satisfação com a vida em geral (M=3,07; DP=0,68). Todos preencheram o Survey of Student Needs, um questionário de autorrelato que avalia preocupações e necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem. Na sua versão original é constituído por 42 itens, organizados em três áreas: (a) Preocupações Pessoais (itens 1-34); (b) Preocupações de Carreira (itens 35-38) e (c) Preocupações de Aprendizagem (itens 39-44). Na versão utilizada nesta investigação, o questionário é constituído por 44 itens, tendo sido adicionados dois itens relativos à utilização de drogas e as pressões dos pares para utilizar drogas. Foram utilizados procedimentos de análise fatorial exploratória para derivar a solução fatorial que melhor traduz, para esta amostra, os fatores comuns e as suas relações com as variáveis manifestas. A estrutura fatorial exploratória do SSN é constituída por três fatores com valor-próprio igual ou superior à unidade (eingenvalue), explicando no seu conjunto 38,49% da variância dos itens. O fator 1 apresenta um valor próprio de 9,892, e explica 24,73% da variância total, sendo constituído pelos itens referentes a Necessidades de relação com o self. O fator 2 apresenta um valor próprio de 3,22, e explica 8,05% da variância total, sendo constituído pelos itens relativos a Necessidades de relação com os outros/ adaptação social. E, o fator 3 apresenta um valor próprio de 2,29, e explica 5,72% da variância total, sendo constituído pelos itens referentes a Necessidades de estudo e trabalho. Seguidamente, foram realizadas análises fatoriais confirmatórias com a finalidade de testar a qualidade de ajustamento de quatro modelos alternativos aos dados empíricos. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória (AFC) confirmam que a solução fatorial proposta pela AFE é a que apresenta melhor qualidade no ajustamento aos dados empíricos, em comparação com três modelos alternativos (X2/df=3,096, CFI=0,842, GFI=0,851, RMSEA=0,056, P[rmsea≤0,05]<0,000). Os coeficientes de regressão estimados são elevados para todos os componentes e estatisticamente significativos (p <0,001). Conclui-se que o SSN é um instrumento válido e fiável que pode utilizar-se em contextos de investigação e intervenção neste domínio.
- Projetos de vida em situações de vulnerabilidade social: uma formação para técnicosPublication . Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Helena RebeloApresenta-se um estudo de investigação-ação com técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa-Portugal, que desenvolvem a sua atividade no âmbito da construção de projetos de vida com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Descrevem-se as três etapas do estudo: 1. identificação de necessidades, expectativas e problemas dos formandos no exercício das suas funções, 2. desenvolvimento e implementação de uma ação formativa fundamentada, e 3. avaliação de fatores de (in)satisfação associados à sua implementação. Os resultados prévios indicam necessidades de atualização de conhecimentos, e os resultados finais indicam elevada satisfação com a formação recebida. Este estudo traz importantes contributos para o desenvolvimento de diretivas para formação destes técnicos face à especificidade dos destinatários da sua intervenção social e educativa.
- Capital psicológico, valores profissionais e satisfação no trabalho: um estudo exploratórioPublication . Pinto, Joana Carneiro; Gaspar, Augusta; Pires, CatarinaEste estudo pretende averiguar o impacto dos líderes nos membros das suas equipas, prevendo-se que o capital psicológico (constituído pelas dimensões de esperança, otimismo, resiliência e eficácia) e os valores profissionais dos líderes influenciem o capital psicológico, os valores, e a satisfação com o trabalho dos membros das equipas que coordenam. Apesar de diversos estudos terem já demonstrado que estas variáveis dos líderes têm um impacto positivo nos resultados desejados no local de trabalho, Luthans, em 2006, as relações entre este conjunto de variáveis ainda não foram exploradas no cenário empresarial português. O capital psicológico é visto como um recurso que vai além do capital humano (experiência, conhecimento e habilidades) ou capital social (relacionamentos, redes). Trata-se de “quem a pessoa é aqui e agora” e “quem a pessoa se pode tornar” num futuro próximo se os recursos psicológicos forem desenvolvidos no local de trabalho. Os valores são crenças, metas desejáveis que transcendem ações e situações específicas, e que servem como padrões ou critérios que orientam a ação. Finalmente, a satisfação no trabalho é um estado subjetivo que pode influenciar o funcionamento da organização e contribuir para o aumento da produtividade.
- Ansiedade, depressão e stresse: um estudo com jovens adultos e adultos portuguesesPublication . Pinto, Joana Carneiro; Martins, Patrícia; Pinheiro, Teresa Brum; Oliveira, Ana CardosoA nível europeu, Portugal é um dos países com maior prevalência de perturbações mentais, destacando-se as perturbações de ansiedade e as perturbações de humor (Wang et al., 2011). Diversas investigações têm reforçado a forte relação entre as perturbações de ansiedade e as respostas de stresse, bem como uma forte comorbilidade entre as perturbações de ansiedade e a depressão (e.g., Pais-Ribeiro, Honrado & Leal, 2004). Neste sentido, face aos vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento destas perturbações, bem como as suas consequências no bem-estar e qualidade de vida das pessoas, torna-se pertinente estudar estes sintomas emocionais através de instrumentos adequados à população portuguesa. Este estudo avalia as qualidades psicométricas da Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21; Pais-Ribeiro, Honrado, & Leal, 2004), e analisa diferenças nestes sintomas emocionais considerando variáveis sociodemográficas. Participaram 280 jovens adultos e adultos portugueses (M = 37,34 anos; DP = 11,46), tendo-lhes sido administrado o EADS-21, um instrumento de autorrelato constituído por 21 itens que incidem sobre a identificação de sintomas emocionais vivenciados na última semana. A análise de fiabilidade indicou valores de consistência interna de 0,831 para a ansiedade, 0,886 para a depressão e 0,859 para o stresse. A adequação do modelo foi avaliada através da análise fatorial confirmatória, sendo comprovada a sua qualidade no ajustamento aos dados empíricos (X2/df = 1,853, CFI = 0,942, GFI = 0,896, RMSEA = 0,055). Registaram-se diferenças estatisticamente significativas nos níveis de ansiedade, depressão e stresse em função do sexo, idade, formação académica, e satisfação com a vida. Retiram-se implicações para o aprofundamento desta linha de investigação.