Browsing by Issue Date, starting with "2014-06"
Now showing 1 - 10 of 131
Results Per Page
Sort Options
- Contributos das técnicas de mediação familiar na relação enfermeiro-família em serviços de urgênciaPublication . Galinha, Florinda; Ribeiro, Maria Teresa; Pinto, Joana CarneiroAs famílias como catalisadores das transformações sociais e pessoais configuram um contexto privilegiado para a promoção da saúde e para o tratamento da doença. Logo tanto podem apresentar características de vulnerabilidade, emergência e recidiva de qualquer doença, como constituir-se elemento fundamental na sua prevenção, no tratamento e recuperação. Assim, torna-se inegável a pertinência de acompanhar e orientar famílias que vivenciam estas situações, ajudando-as na sua necessidade de restabelecer o equilíbrio após a doença, refletindo sobre a sua diversidade e as razões da sua existência. Devido à sua natureza única, as questões da família, requerem a interdisciplinaridade para alcançar novos conhecimentos de intervenção. A área temática escolhida para a elaboração deste trabalho de investigação propõe um olhar aprofundado sobre o papel do enfermeiro num serviço de urgência como gestor e preventor de conflitos com a família do utente.
- Relatório de atividade clínicaPublication . Santos, Maria Inês Barbas Homem Henriques; Mendes, Rui Amaral; Lopes, João TinocoA saúde oral está intimamente ligada ao bem-estar geral, sendo um fator que contribui para manter ou restabelecer condições físicas, emocionais e sociais. Assim, a saúde oral é considerada parte integrante e essencial da saúde geral. Este facto acentua a importância do estudo e prática da Medicina Dentária em todas as suas áreas de atuação. A elaboração deste relatório de atividade clínica permitirá analisar os conhecimentos e competências adquiridas ao longo dos cinco anos de curso. Permitirá também expor todas as soluções encontradas e executadas perante os problemas específicos que se apresentaram ao longo da minha prática clínica neste último ano do curso. No presente relatório, serão descritos todos os atos clínicos efetuados pelo meu trinómio, na Clínica Universitária, nos quais desempenhei o papel de operadora ou assistente no período decorrido entre setembro de 2013 e maio de 2014. Para permitir esta descrição, serão analisadas, em cada consulta, as variáveis idade, sexo, profissão, Área Disciplinar, tratamento/diagnóstico e grau de dificuldade do procedimento executado. Os resultados serão apresentados de uma forma sintética, com recurso a gráficos. Todos os atos considerados diferenciados, serão apresentados com uma descrição do diagnóstico, plano de tratamento apresentado bem como a fundamentação teórica em que se basearam todas as opções tomadas. A realização deste relatório de atividade clínica permite sistematizar e consolidar todo o trabalho efetuado ao longo de um ano. Esta atividade consiste num processo de aprendizagem indispensável, uma vez que possibilita a aplicação prática de toda a informação adquirida ao longo do curso, permitindo aprofundar o conhecimento em todas as Áreas Disciplinares frequentadas, o que contribui não só para o desenvolvimento profissional mas também pessoal.
- Relatório de actividade clínicaPublication . Rocha, Filipa Peixoto; Mendes, Rui Amaral; Coelho, CarinaO presente documento diz respeito à Atividade Clínica desenvolvida, no período letivo de 16 de Setembro de 2013 a 30 de Maio de 2014, na Clínica Universitária da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional das Beiras, pelo trinómio que integro no que concerne ao conjunto do 5º ano do curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária. Tem como propósito essencial descrever, considerar, elencar, discutir e valorizar de forma crítica e autónoma, as experiências e atividades desenvolvidas nas diferentes unidades letivas com componente clínica. Os pacientes são caracterizados de forma geral segundo género, idade, área de residência, habilitações literárias, profissão e índice geral de satisfação do atendimento na Clínica Universitária, sendo posteriormente encaminhados para as diferentes áreas clínicas conforme as suas necessidades de forma individualizada. A realização deste Relatório de Atividade Clínica possibilitou uma caracterização da população que frequenta a Clínica Universitária, identificou os problemas mais frequentes com que se encara e a forma de os resolver, baseando-se no seu conhecimento médico e científico. Assim a componente médica da sua profissão é fundamental ao progresso da sua atividade clínica, sem no entanto desprezar o cariz social e humano.
- Avaliação da distribuição relativa e fatores de risco da alveolite na consulta de cirurgia oral da clínica dentária universitária da UCPPublication . Simões, Tiago João Ferreira dos Santos Correia; Borges, Tiago Gonçalves Ferreira; Pereira, Miguel Alexandre da SilvaA alveolite seca é uma das complicações pós-operatórias mais comuns decorrentes da extração dentária. Esta patologia é derivada da perturbação da cicatrização normal pósextração, o que vai comprometer a normal remodelação e reparação óssea pós-extracional. Apesar da etiologia desta patologia ainda não ser bem entendida, é relatado que a alveolite seca é resultante da desintegração do coágulo sanguíneo por mecanismos de fibrinólise. Existem diversas definições propostas para a alveolite seca. No entanto, vários autores realçam a definição apresentada por Blum (2002), a qual refere que a alveolite seca pode ser definida como dor pós-operatória dentro e ao redor do alvéolo, que aumenta em intensidade entre o primeiro e o terceiro dia após a extração dentária, existindo perda parcial ou total do coágulo sanguíneo do alvéolo, apresentando ou não halitose. O objetivo deste estudo é avaliar a incidência de alveolite seca no controlo das complicações pós-operatórias resultantes das exodontias efetuadas na consulta de Cirurgia Oral na Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional das Beiras, assim como os fatores associados ao seu aparecimento. Durante o tempo de recolha de dados para este estudo, foram incluídas 134 extrações, realizadas em 87 pacientes e foram diagnosticados 3 casos de alveolite seca, correspondendo a uma incidência de 2,24 %. Estes resultados são comparáveis aos resultados de estudos anteriores referenciados na bibliografia. Não foi possível aceitar ou rejeitar qualquer das hipóteses colocadas e portanto seria necessário efetuar um estudo mais prolongado com uma amostra maior que permitisse um estudo mais aprofundado dos fatores de risco, inerentes à alveolite seca.
- Fenótipo gengival : estudo radiográfico e fotográfico das dimensões da unidade dento-gengival : estudo pilotoPublication . Silva, Stefanie da Costa; Marques, Tiago; Araújo, FilipeINTRODUÇÃO: A aparência do sorriso tem um grande impacto na vida social e profissional dos indivíduos. A unidade dento-gengival é um fator-chave na determinação da estética do sector anterior. No entanto, para que isso se verifique é necessário que o espaço biológico, compreendido nessa unidade, seja preservado. Durante o planeamento dos tratamentos é essencial ter em consideração o fenótipo gengival e a forma como o mesmo poderá influenciar os resultados. OBJETIVO: Caracterizar o fenótipo gengival de alunos da Universidade Católica Portuguesa, através da análise de radiografias e fotografias digitais. METODOLOGIA: Recolha padronizada de 50 fotografias e 50 radiografias digitais, em 50 indivíduos (13 homens e 37 mulheres), com uma média de 23 anos de idade. Nas fotografias foram avaliadas as seguintes variáveis: (1) Forma da Coroa; (2) Altura da Gengiva Queratinizada; (3) Altura da Papila; (4) Ângulo Gengival. Nas radiografias foram avaliadas as seguintes variáveis: (A) Espessura da Gengiva Livre (G1 e G2); (B) Espessura da Gengiva na Inserção Supracrestal (G3, G4 e G5); (C) Espessura da Gengiva Aderida (G6); (D) Espessura do Osso Alveolar; (E) Distância da Linha Amelo-Cementária à Crista Alveolar (Distância AC-CA); (F) Distância da Linha Amelo-Cementária à Margem Gengival Livre (Distância AC-MG). Como tratamento estatístico, executou-se uma análise estatística descritiva e, para cada uma das variáveis o teste de Kolmogorov-Smirnov, para verificar se a distribuição era normal. Estudou-se a correlação entre variáveis, utilizando a correlação de Pearson. Para a comparação das distribuições nas variáveis de acordo com o género foi utilizado o t test de Student. RESULTADOS: Para (p-value < 0,01), a correlação entre Altura da Papila e Ângulo Gengival é das mais fortes (r=-0,734), obtendo-se, na Altura da Papila, maiores valores para os homens e, para o Ângulo Gengival, nas mulheres. A correlação entre a Forma da Coroa e a Espessura da Gengiva Aderida (G6), não apresenta valores com significado estatístico (r=-0,065). CONCLUSÃO: As correlações mais significantes estatisticamente são: (1) Altura da Papila e Ângulo Gengival; (2) Espessura da Gengiva Livre (G1) e Espessura da Gengiva Livre (G2); (3) Altura da Papila e Distância AC-MG. Mediante o género, existe uma forte associação entre: (A) Espessura da Gengiva Aderida e o género masculino; (B) Espessura do Osso Alveolar e o género masculino.
- Síndrome de Sjögren perfil epidemiológico potencial valor de diagnóstico salivar : case reportPublication . Martins, Nádia Priscila Costa; Ribeiro, Cláudia; Rosa, NunoINTRODUÇÃO: Síndrome de Sjögren é uma doença reumática sistémica autoimune, caracterizada por inflamação linfocitária das glândulas exócrinas, resultando na sua hipofunção. Pode-se distinguir Síndrome de Sjögren primária de secundária, sendo que a primeira atinge as glândulas exócrinas e a segunda, está associada a outras doenças autoimunes, tornando o seu diagnóstico um desafio, argumento válido para considerar o diagnóstico salivar como meio complementar de diagnóstico. OBJETIVOS: Identificar o perfil epidemiológico do Síndrome de Sjögren e enfatizar a importância do diagnóstico através da proteómica salivar. MATERIAIS E MÉTODOS: Compilação do proteoma salivar da Síndrome de Sjögren, através da consulta do OralCard utilizando o termo “Sjogren's Syndrome”. Pesquisa bibliografica na B-on, Pubmed, Medline e Science direct, utilizando as palavras-chave, “Sjogren's Syndrome”, “saliva”, “prote*”, “diagnostics” A caracterização e interpretação funcional foi efectuada recorrendo às ferramentas bioinformáticas PANTHER e STRING. Apresentação do case report pretende evidenciar a aplicabilidade e utilidade do diagnóstico precoce salivar, em alternativa a exames de diagnósticos invasivos e mais dispendiosos. RESULTADOS: Foram encontradas no OralCard 477 proteínas salivares envolvidas na Síndrome de Sjögren, destas 33 estão envolvidas na resposta imunológica. Através da identificação destas 33 proteínas obteve-se as funções biológicas, 5 delas encontram-se aumentadas na resposta imunológica. Na avaliação do caso clínico, quando analisado o fluxo salivar basal, este foi inferior a metade do valor considerado normal, que é cerca de 0,30 ml/minuto. A análise intra e extra-oral foi realizada de forma minuciosa onde se avaliou os resultados, sendo estes consistentes com a bibliografia pesquisada. CONCLUSÕES: Este trabalho permitiu compilar e caracterizar sumariamente o proteoma salivar da Síndrome de Sjögren. Sugere-se o desenho de estratégias laboratoriais que permitam a quantificação dessas mesmas proteínas. É imperativo a inclusão de um outro meio complementar de diagnóstico, menos invasivo e a realizar numa fase precoce da doença, baseado na identificação de biomarcadores salivares.
- Perceção do impacto estético na avaliação de alterações na linha média dentária e presença de diastema interincisivo por leigos, médicos dentistas e alunos de medicina dentáriaPublication . Sancho, José Luís Coelho; Alves, Armindo; Reis, Metre AlexandraIntrodução: A estética do sorriso é preponderante para o diagnóstico e elaboração do plano de tratamento ortodôntico. Um sorriso harmonioso e equilibrado influencia positivamente o bem-estar individual. Objetivo: Este estudo visa comparar a perceção estética entre médicos dentistas, leigos e estudantes de Medicina Dentária relativamente aos desvios da linha média dentária maxilar e à presença de diastema interincisivo maxilar. Também se comparou a perceção estética entre os estudantes de Medicina Dentária de diferentes unidades de ensino, bem como entre os anos curriculares (4º e 5º) que frequentavam. Metodologia: Foram adicionadas alterações digitais, ao nível do diastema interincisivo maxilar e do desvio da linha média maxilar, que interferissem com o equilíbrio e com a harmonia de um sorriso considerado esteticamente normal, segundo os padrões atuais. As 7 fotografias foram organizadas num álbum para posterior avaliação por parte de três grupos de observadores, que eram compostos por: 100 leigos, 100 médicos dentistas e 100 estudantes de Medicina Dentária, sendo que 34 eram da Universidade Católica Portuguesa, 33 eram da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e 33 eram da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. A classificação foi efetuada numa Escala Visual Analógica de 100 mm. Resultados: No desvio da linha média de 2 mm, os médicos dentistas foram mais críticos do que os leigos. No desvio da linha média de 4 mm os médicos dentistas e os estudantes de Medicina Dentária foram mais críticos do que os leigos e na comparação por género entre os leigos, os homens foram mais críticos do que as mulheres. Nos desvios da linha média de 6 mm, os médicos dentistas e os estudantes de Medicina Dentária foram mais críticos do que os leigos e na comparação por anos curriculares, os alunos do 5º ano foram mais críticos do que os alunos do 4º ano. Relativamente à presença de diastema interincisivo de 1 mm, na comparação por género entre leigos, os homens foram mais críticos do que as mulheres e na comparação entre as diferentes Universidades, os alunos de Viseu foram mais críticos do que os alunos do Porto e de Coimbra. Nos diastemas de 2 mm na comparação entre as Universidades, os alunos de Viseu foram mais críticos do que os alunos de Coimbra. Nos diastemas de 3 mm, os alunos mostraram-se mais críticos do que os leigos e na comparação por género entre os estudantes de Medicina Dentária, os homens foram mais críticos do que as mulheres. Ainda nos diastemas de 3 mm, os alunos do Porto e de Viseu, foram mais críticos do que os alunos de Coimbra. Conclusão: A formação académica na área da Medicina Dentária é um requisito que permite aos observadores detetarem, mais facilmente, alterações ligeiras que influenciam a harmonia e o equilíbrio do sorriso
- How painful can it be? Rheumatic diseases through the eyes of future nursesPublication . Sá, Maria do Céu; Oliveira, AbílioRheumatic diseases, by their nature and symptoms are one of the diseases that have the greatest impact on public health, affecting thousands of people, and being directly responsible for serious limitations, not only on a physical level but also the emotional and social level. These diseases have a chronic nature. In many cases, they seriously influence the well-being of many people, as well as their productivity, and regular activity. They are associated with several problems, within the family or at a professional domain, forcing to major changes in the patients' routines, leading to situations of limitation, disability (temporary or permanent), absenteeism, impossibility to accomplish some tasks and duties, or early retirement. Nursing has an essential role on the prevention and management of chronic illnesses, giving healthcare and support to patients, in different stages of their illness. The aim of this study is to understand how students of nursing represent the situation and the problems of the patients affected by rheumatic diseases. We carried out a focus group with twelve students, three men and nine women with a mean age of 20 years, attending the 2nd year of the nursing program. On the interaction with the participants, we focused our attention on three questions: What is a rheumatic disease?; What are the implications of the disease for the person, and in his self-care?; How does rheumatic disease influences the image that a person has of himself? Future nurses consider that rheumatic disease has major consequences in people's lives, in their daily activities, work and family, pointing out that pain and bodily changes contribute to decreased self-esteem, lack of confidence and social isolation.
- Relatório de atividade clínicaPublication . Moreira, Mário Miguel dos Anjos; Mendes, Rui AmaralA preocupação de restaurar a saúde oral data da época neolítica e até aos dias de hoje tem sofrido imensas evoluções técnicas à medida que o conhecimento médico e a ciência em geral o permitem. No entanto, para que seja restabelecida a saúde doente é necessário ter a capacidade de executar o procedimento com excelência e na situação oportuna, tendo em vista melhorar a qualidade de vida. A aquisição plena destas competências pressupõe a prática clínica tutelada, pelo que este trabalho terá como objetivo servir de revisão crítica dos procedimentos clínicos efetuados e seus fundamentos teóricos, de forma a possibilitar uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem em contexto clínico e melhorar a qualidade dos tratamentos prestados nas diversas Áreas do Conhecimento da Medicina Dentária.
- Relatório de actividade clínicaPublication . Andrade, Gonçalo António Correia Urbano Lopes de; Mendes, Rui Amaral; Sousa, Manuel CorreiaO Relatório de Actividade Clínica tem como objectivo o relato da actividade clínica levada a cabo pelo autor na Clínica Dentária Universitária, durante o presente ano lectivo, tendo por base a prestação de cuidados medico dentários em contexto formativo tutelado no âmbito do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa. Assim, pretende-se que se justifiquem as opções tomadas, em cada caso, bem como o relato das experiencias, pelo autor vividas, e a fundamentação teórica e a aprendizagem subjacente a este processo. A experiência adquirida no enfrentar das várias situações a que o autor foi sujeito, revelaram formas diferentes de abordagem em cada caso, sujeitos a variações de diagnósticos, de comportamentos, de condições oferecidas, de ambientes externos e de motivos culturais e geográficos. Em cada área disciplinar se pretende atingir os objectivos propostos pela unidade com vista a execução de cada técnica de acordo com protocolos definidos bem como a aquisição de determinadas competências que nos futuro permitirão que cada acto médico seja “baseado na evidência”. Os dois ambientes clínicos pelos quais o autor passou no decorrer do ano lectivo, fruto de uma experiência no Programa ERASMUS durante 3 meses permitiram a recolha de dados quer relativos à população alvo de tratamentos quer aos prestadores desses mesmos cuidados médicos. Assim, estes foram alguns dados que puderam permitir a retirada de conclusões, quanto a determinados hábitos que povos de diferentes zonas da Europa, Holanda e Portugal, apresentam. Como tal, sendo a Holanda um país onde a Medicina Dentária está incluída no Sistema Nacional de Saúde, pode-se comparar o tipo de tratamentos e a prevalência de tratamentos que são mais efectuados e comparar com a população Portuguesa observada, tentando retirar conclusões relativas aos cuidados de saúde e higiene oral, bem como as condições de trabalho
