Browsing by Issue Date, starting with "2015"
Now showing 1 - 10 of 2236
Results Per Page
Sort Options
- A perda e o desfalecimento: a experiência mística e as suas linguagensPublication . Duarte, Alexandre Freire
- DOM – Sistema de relações entre pessoasPublication . Veloso, Gastão Ribeiro Pereira; Gonçalves, José LuísAdotando uma conceção de dom de inspiração maussiana, isto é, compreendendo a experiência de dádiva como uma relação de troca simbólica que tem a sua razão de ser na abertura ao outro, este texto reflete sobre a forma como esse tipo de relação se traduz na criação de vínculo social e influencia a forma como se pensa a sociabilidade. No essencial, entende-se que a complexidade da relação de dom não se deixa sucumbir por explicações lógicas que reduzem a realidade social a um universo apreendido por regras. O dom não pode ser explicado por uma lógica de reciprocidade autorreferencial que transcende os gestos concretos entre os autores da relação.
- Statu quo y nuevas estrategias de prevención de los riesgos psicosociales en el trabajos en PortugalPublication . Carvalho, Catarina de Oliveira; Costa, Ana Cristina Ribeiro
- COST Action ES1403: New and Emerging challenges and opportunities in wastewater REUSe (NEREUS)Publication . Fatta-Kassinos, Despo; Manaia, C.; Berendonk, T. U.; Cytryn, E.; Bayona, J.; Chefetz, B.; Slobodnik, J.; Kreuzinger, N.; Rizzo, L.; Malato, S.; Lundy, L.; Ledin, A.
- A Sagrada Escritura numa controvérsia católica-protestante do Porto oitocentistaPublication . Abreu, Adélio FernandoA difusão do protestantismo no Porto e em Vila Nova de Gaia na segunda metade do século XIX proporcionou um aceso debate católico-protestante, no contexto do desenvolvimento do movimento católico portuense. A controvérsia agudizou-se em 1878/79, no seguimento da instrução pastoral sobre o protestantismo do bispo do Porto, D. Américo Ferreira dos Santos Silva. A réplica protestante surgiu pela pena de Robert Kelly e Guilherme Dias. A contrarréplica católica contou com a contundência de Sena Freitas e a serenidade argumentativa de Manuel Filipe Coelho. O presente estudo contextualiza e apresenta este debate nas suas temáticas fundamentais, designadamente a Sagrada Escritura, porquanto a sola scriptura e o livre exame protestantes não encontravam acolhimento no ambiente católico, onde a própria difusão da Bíblia em vernáculo era objeto de reservas. Mais do que ponto de convergência entre católicos e protestantes, a Bíblia era ao tempo ocasião para se dividirem em confronto público.
- Da Liderança do direito aos resultados escolares dos alunosPublication . Pina, Raul Manuel Tavares de; Cabral, Ilídia; Alves, José Matias
- EditorialPublication . Clifford, Alison; Rangel, André; Verdicchio, Mario
- Prefácio (da obra): Clínica Universitária de Psicologia: Contributos para a prática psicológicaPublication . Lima, Vânia Sousa; Amorim, Mariana; Dias, Pedro; Machado, Bárbara César
- Deveres do estado de protecção de direitos fundamentais: fundamentação e estrutura das relações jusfundamentais triangularesPublication . Silva, Jorge Pereira daA consagração dos direitos fundamentais é, desde as revoluções liberais, a tarefa mais nobre que a Constituição é chamada a desempenhar. Não obstante, o elenco desses direitos e o modo como são concebidos e garantidos juridicamente tem evoluído muito. Se num primeiro momento os direitos fundamentais eram vistos essencialmente como instrumentos de defesa dos indivíduos contra os poderes públicos, num segundo momento, já em pleno século XX, passaram também a incorporar a faculdade de reivindicar do Estado prestações sociais de vária ordem. Posteriormente tomou-se consciência de que, sob pena de uma duplicidade inaceitável, os direitos fundamentais também produzem importantes efeitos nas relações entre sujeitos privados. Este livro trata porém de uma nova função que crescentemente se reconhece aos direitos fundamentais, que vincula o Estado a um dever de proteção efetiva dos bens jurídicos que aqueles tutelam – começando pela vida, integridade pessoal e saúde −, quando por qualquer razão estes se encontram em situação de perigo. Trata-se no fundo de assumir que, numa sociedade de risco global, a função de segurança do Estado tem agora de se orientar para a proteção ativa dos direitos fundamentais dos cidadãos.
- Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informaçãoPublication . Neves-Amado, JoãoOs ensinos clínicos no ensino de enfermagem e na intervenção comunitária têm cada vez mais a necessidade de se adaptar às novas exigências e oportunidades das tecnologias de informação. Através deste estudo de caso pretende-se dar a conhecer as potencialidades e experiência resul- tante da utilização continuada de uma plataforma de e-learning (BlackBoard ®) e de um sistema de sala de aula virtual (Adobe Connect™). Os resultados demonstram uma clara associação entre o maior desen-volvimento/interação com os sistemas e a liderança e excelência nos grupos de estudantes de enfermagem inseridos no ensino clínico em estudo.