Browsing by Issue Date, starting with "2018-04-20"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Capital psicológico, valores profissionais e satisfação no trabalho: um estudo exploratórioPublication . Pinto, Joana Carneiro; Gaspar, Augusta; Pires, CatarinaEste estudo pretende averiguar o impacto dos líderes nos membros das suas equipas, prevendo-se que o capital psicológico (constituído pelas dimensões de esperança, otimismo, resiliência e eficácia) e os valores profissionais dos líderes influenciem o capital psicológico, os valores, e a satisfação com o trabalho dos membros das equipas que coordenam. Apesar de diversos estudos terem já demonstrado que estas variáveis dos líderes têm um impacto positivo nos resultados desejados no local de trabalho, Luthans, em 2006, as relações entre este conjunto de variáveis ainda não foram exploradas no cenário empresarial português. O capital psicológico é visto como um recurso que vai além do capital humano (experiência, conhecimento e habilidades) ou capital social (relacionamentos, redes). Trata-se de “quem a pessoa é aqui e agora” e “quem a pessoa se pode tornar” num futuro próximo se os recursos psicológicos forem desenvolvidos no local de trabalho. Os valores são crenças, metas desejáveis que transcendem ações e situações específicas, e que servem como padrões ou critérios que orientam a ação. Finalmente, a satisfação no trabalho é um estado subjetivo que pode influenciar o funcionamento da organização e contribuir para o aumento da produtividade.
- O Rei na Regeneração : poderes constitucionais e prática política : 1852-1885Publication . Coutinho, Lourenço Nobre da Veiga Pereira; Sardica, José Miguel Pereira Alcobio PalmaA tese de doutoramento O Rei na Regeneração: Poderes constitucionais e prática política (1852-1885), tem por objectivo identificar e compreender o papel atribuído e exercido pelos reis constitucionais durante a época histórica da Regeneração, desde 1852, ano do ato adicional que constitucionalizou os objectivos do movimento político iniciado pelo pronunciamento do marechal duque de Saldanha (1851), até 1885, data da aprovação do ato adicional que restringiu as atribuições do poder moderador, e criou condições para solidificar a alternância rotativa de dois grandes partidos de regime: o regenerador e o progressista. A narrativa foi dividida em duas partes capitais. A parte I focou-se na evolução das teorias sobre os poderes régios desde o antigo regime até à época liberal e, também, analisoua forma como as três constituições monárquicas portuguesas os abordaram. Por sua vez, a parte II consiste na análise interpretativa dos principais acontecimentos políticos dos reinados que se enquadram no recorte cronológico, fundamentalmente, aqueles momentos em que o Rei usou as importantes prerrogativas atribuídas ao poder moderador, e com o objectivo de construir uma história da instituição régia durante a época da Regeneração. Por fim, pretendeu-se responder às perguntas que nortearam a tese: Qual o papel do Rei durante a regeneração liberal? O Rei foi um fator de estabilidade, ou de instabilidade política da época analisada? De forma geral, concluiu-se que o Rei, nunca abdicando dos amplos poderes conferidos pela Carta Constitucional, fez uma interpretação sensata e prudente dos mesmos e, numa época política que careceu de outras referências institucionais sólidas, assumiu-se como garante do equilíbrio institucional possível e da estabilidade política.
- A comunicação interna em rede : o impacto da intranet no envolvimento dos colaboradores com a cultura organizacional do Banco Santander TottaPublication . Holstein, Isabel Maria Fernandes de Sousa e; Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartAtualmente, e uma vez que as organizações são sistemas complexos de pessoas, a comunicação interna em rede (intranet) é considerada um dos principais fatores que impacta o envolvimento dos colaboradores com as organizações. Quando corretamente desenvolvida permite marcar a diferença num mercado cada vez mais competitivo. As organizações que possuem bons sistemas de intranet são capazes de atingir melhores condições de trabalho, onde a informação flui com mais rapidez e facilidade, possibilitando o claro entendimento da cultura organizacional. O objetivo deste relatório é então perspetivar a Intranet do Banco Santander Totta e o papel que esta desempenha no envolvimento dos colaboradores com a sua cultura organizacional, através da obtenção de dados durante um estágio realizado nas instalações do Banco e da utilização de um conjunto de instrumentos de análise empírica.
- Crime de terrorismo : contributo do tribunal especial para o Líbano para a sua definiçãoPublication . Cunha, Mariana Cristina Emídio da; Torres, Nuno Maria Herculano PinheiroA presente dissertação tem como tema a análise dos contributos do Tribunal Especial do Líbano, para a consolidação de uma definição do crime de terrorismo. O TEL foi criado através da Resolução 1757 do CS, como forma de dar resposta a sucessivos homicídios políticos que ocorreram no Líbano durante o anos de 2004 e 2005 e que culminam com a morte do então primeiro ministro do Líbano, Rafiq Hariri . Analisaremos, através dos argumentos apresentados pelo Juízo de Recurso na Interlocutory Decision on the Application of the Law, a definição estatuída nos preceitos relevantes do Código Penal Libanês e a possibilidade de esta norma poder ser interpretada à luz do Direito Internacional. Para além disto, atenta a definição consuetudinária do crime de terrorismo proferida pelo Tribunal, bem como as convenções internacionais que vinculam o Líbano, tentaremos aferir se a interpretação de um dos elementos objetivos do crime de terrorismo no Direito Libanês (meios destinados a causar perigo público), é suscetível de entrar em conflito com o princípio nullum crimen sine lege. O TEL apresenta-se como um tribunal inovador e com caraterísticas especiais que o diferenciam dos anteriores tribunais internacionalizados. Se por um lado vai demasiado longe ao proceder a uma interpretação extensiva de um dos elementos objetivos da lei libanesa, por outro, sendo o primeiro tribunal internacional ad hoc a julgar o crime de terrorismo, não só contribuiu para a eliminação de um sentimento de impunidade vivenciado na sociedade libanesa, fruto de um contexto histórico, político e social de instabilidade, como para o reiniciar o debate sobre a possível conclusão de uma convenção genérica sobre o crime de terrorismo, que em nosso ver, deverá existir