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Abstract(s)
Este trabalho apresenta e discute as características psicométricas da versão portuguesa do Survey of Student Needs (SSN), um questionário de autorrelato para a identificação de necessidades de intervenção psicológica, numa amostra de estudantes universitários portugueses. Participaram 659 estudantes universitários, dos quais 504 eram mulheres (76,5 %), com uma média de idades de 21,96 anos (DP=6,55; Min-Max: 17-53). Estes estudantes estavam a frequentar, no ano de 2015/2016, maioritariamente cursos de licenciatura (n=495, 75,1%). Cerca de 514 (78%) estudantes frequentavam o curso que constituiu a sua primeira opção no momento da candidatura ao ensino superior, com uma média académica atual de 13,96 valores (escala 0-20 valores; DP=1,58; Min-Max=10-20). Estes participantes apresentavam níveis medianos de satisfação com o percurso académico realizado até ao momento (M=2,94, DP=0,69), e de satisfação com a vida em geral (M=3,07; DP=0,68). Todos preencheram o Survey of Student Needs, um questionário de autorrelato que avalia preocupações e necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem. Na sua versão original é constituído por 42 itens, organizados em três áreas: (a) Preocupações Pessoais (itens 1-34); (b) Preocupações de Carreira (itens 35-38) e (c) Preocupações de Aprendizagem (itens 39-44). Na versão utilizada nesta investigação, o questionário é constituído por 44 itens, tendo sido adicionados dois itens relativos à utilização de drogas e as pressões dos pares para utilizar drogas. Foram utilizados procedimentos de análise fatorial exploratória para derivar a solução fatorial que melhor traduz, para esta amostra, os fatores comuns e as suas relações com as variáveis manifestas. A estrutura fatorial exploratória do SSN é constituída por três fatores com valor-próprio igual ou superior à unidade (eingenvalue), explicando no seu conjunto 38,49% da variância dos itens. O fator 1 apresenta um valor próprio de 9,892, e explica 24,73% da variância total, sendo constituído pelos itens referentes a Necessidades de relação com o self. O fator 2 apresenta um valor próprio de 3,22, e explica 8,05% da variância total, sendo constituído pelos itens relativos a Necessidades de relação com os outros/ adaptação social. E, o fator 3 apresenta um valor próprio de 2,29, e explica 5,72% da variância total, sendo constituído pelos itens referentes a Necessidades de estudo e trabalho. Seguidamente, foram realizadas análises fatoriais confirmatórias com a finalidade de testar a qualidade de ajustamento de quatro modelos alternativos aos dados empíricos. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória (AFC) confirmam que a solução fatorial proposta pela AFE é a que apresenta melhor qualidade no ajustamento aos dados empíricos, em comparação com três modelos alternativos (X2/df=3,096, CFI=0,842, GFI=0,851, RMSEA=0,056, P[rmsea≤0,05]<0,000). Os coeficientes de regressão estimados são elevados para todos os componentes e estatisticamente significativos (p <0,001). Conclui-se que o SSN é um instrumento válido e fiável que pode utilizar-se em contextos de investigação e intervenção neste domínio.
Description
Keywords
necessidades de intervenção psicológica ensino superior Portugal estudo psicométrico análise fatorial
Pedagogical Context
Citation
PINTO, Joana Carneiro, MARTINS, Marco - Necessidades de intervenção psicológica com estudantes universitários portugueses : estudo psicométrico. In CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 14, Braga, 2017