Browsing by Issue Date, starting with "2019-01-11"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A formação das ajudantes de ação direta e as suas implicações na qualidade do cuidado prestado em estruturas residenciais para idososPublication . Xavier, Daniela de Almeida; Fonseca, António Manuel Godinho daO envelhecimento bem-sucedido tem sido associado a uma maior qualidade de vida da população idosa. O sentimento de utilidade, associado a uma maior participação e controlo sobre a sua vida, contribui para o seu melhor bem-estar. Todavia, quando nos debruçamos sobre as Estruturas Residenciais para Idosos (ERI), observamos que os níveis de dependência são elevados, o que contraria os pressupostos do envelhecimento bem – sucedido. O que nos propomos com este estudo, simultaneamente de natureza qualitativa e quantitativa realizado em oito instituições do distrito de Braga, é perceber se a formação é utilizada como ferramenta de gestão capaz de dotar os seus recursos humanos com as competências necessárias para prestar um cuidado de qualidade, isto é, um cuidado que respeite o idoso no seu todo. Após a realização do estudo podemos concluir que os recursos humanos das instituições analisadas têm acesso à formação, no entanto, esta não é assumida como uma ferramenta de gestão. Podemos também concluir que as competências na área comportamental são as que carecem de maior desenvolvimento, e que esta pode ser uma área diferenciadora na prestação de melhores cuidados ao idoso.
- Live2Work Project: increasing the chances for successful integration of people in situations of professional vulnerability - output1 presentationPublication . Pinto, Joana CarneiroEsta comunicação visa apresentar o output 1 do projeto Live2Work - o manual de enquadramento concetual. Para o efeito, apresenta-se uma análise e avaliação do contexto europeu do século XXI, os atuais entendimentos de justiça social, os modelos teóricos da área da psicologia vocacional que sustentam o racional do projeto. Além disso, objetivos gerais, características distintivas, e outputs que o constituem são também alvo de análise.
- Violência física contra o idoso : pesquisa realizada na Associação de Idosos em Taguatinga Norte : Brasília : Distrito Federal : BrasilPublication . Silva, Rosângela Lopes da; Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daOs casos de violência contra o idoso têm aumentado no Brasil, inclusive dentro do próprio lar, local onde deveria ser o lugar seguro e de acolhimento dos velhos. O objetivo desta pesquisa foi identificar os tipos de violência física e maus tratos mais frequentes acometida sobre os idosos, tendo como amostragem, sem rigor estatístico, relatos de velhos que frequentam a Associação de Idosos de Taguatinga Norte, no Distrito Federal, no Brasil. O procedimento metodológico realizado optou pela pesquisa básica e exploratória, de abordagem qualitativa. Foi feita uma revisão bibliográfica para a obtenção de dados e informações provenientes de sítios eletrônicos governamentais, de plataformas de artigos acadêmicos, além de livros e revistas especializadas. O formato da pirâmide etária do Brasil vem mudando de forma significativa nas últimas décadas, devido ao crescimento robusto de idosos e a diminuição do número de filhos por casal, tornando mais delgada a sua base e alargando o seu ápice. Isso vem aumentando a proporção de idosos em relação aos mais jovens e adultos, trazendo como consequência, também, um crescimento dos casos de violência física e maus tratos cometidos, em sua maioria, surpreendentemente, por familiares. Deve-se levar em conta, que o Brasil possui uma legislação, considerada moderna, no que tange à proteção dos velhos, com a previsão de aplicação de penalidades para os que cometem violência ou maus tratos contra idosos, o denominado “Estatuto do Idoso”, Lei 10.741/03 e portarias. Por meio da revisão bibliográfica e a obtenção de dados e informações provenientes do citado estudo de caso com 30 idosos em Taguatinga-DF, percebeu-se a ocorrência de vários tipos do cometimento de irregularidades que familiares praticam com seus parentes da terceira idade e a real necessidade de capacitação, conscientização e sensibilização dos familiares para a mudança deste indesejável cenário.
- The relevance of consecrated life in the contemporary societyPublication . Iheoma, Ngozi Theresa; Rodrigues, Luís Miguel FigueiredoThe Church is experiencing profound growth in the area of consecrated life. This seduction by God of those created in his own image and likeness is the aim of this investigation notwithstanding its complexity in terms of popular perception amongst people of all faith and the magisterial teaching of the Church. Therefore, this work presents a comparative study with a holistic approach considering scripture, historical and oral tradition within the context of the universal call to holiness especially that of those called to special vocation or consecrated life. Also, the investigation has its starting point with the Magisterium of the Church as outlined by the Second Vatican Council, with quantitative data gathered across a section of Nigerian and Portuguese people. The research includes Roman Catholics, Protestants, Evangelicals and an atheist. The methodology includes literature reviews, the expository method and the use of questionnaires. Additionally, this study attests to the aesthetic beauty and the relevance of consecrated life in our contemporary society. In a nutshell, consecrated life is against all form of idolatry and discrimination. It is a life that celebrates real human values, such as obedience, chastity, poverty in spirit, meekness, self-emptying, freedom against human trafficking, abuse and promotes the dignity of all God’s children.
- A fé cristã como o coração da Igreja interculturalPublication . Bardaje, Charlie Carpio; Terra, Domingos de Paiva Valente da SilvaA Globalização, as migrações, e o pluralismo mudaram drasticamente o perfil da sociedade atual. De repente, encontramo-nos no que chamamos ‘aldeia global’, onde os diferentes povos e culturas, que outrora viviam isolados nos seus contextos diferentes, agora vivem juntos numa sociedade multicultural e plural com base no princípio da tolerância. Procurando uma resposta mais nobre e mais cristã à multiculturalidade ou diversidade cultural, a Igreja convida-nos a viver a interculturalidade, que é o movimento que, partindo da tolerância, nos leva para uma atitude de apreciação e celebração da nossa diversidade cultural. A interculturalidade convida-nos a avançar da simples coexistência para a convivência em espírito da interação respeitosa, diálogo intercultural, reciprocidade, igualdade e fraternidade. Para alcançar e apreciar a interculturalidade, temos que estabelecer o seu fundamento, que é, para nós cristãos, a nossa mesma fé. Esta dissertação procura desvendar o papel da fé cristã na interculturalidade da Igreja. Neste trabalho, descobriremos como a nossa fé na Santíssima Trindade, na Igreja e no Reino de Deus nos ajuda a apreciar a interculturalidade. A fé cristã é o coração da Igreja intercultural.
- Envelhecimento e perceção de solidão em idosos institucionalizadosPublication . Cerqueira, Liliana Maria Pires; Fonseca, António Manuel Godinho daEste estudo tem como objetivo investigar e compreender quais as características dos idosos que percecionam um sentimento de solidão em contexto institucional. O estudo incidiu num lar de idosos na cidade de Braga e contou com a participação de 50 idosos, com idades compreendidas entre os 69 e os 97 anos (M=85,8). Trata-se de um estudo quantitativo de cariz descritivo, correlacional e transversal. Utilizo os seguintes instrumentos: questionário de caracterização sociodemográfica, Mini Mental State, Índice de Barthel e Escala de Solidão – UCLA. Nesta investigação foi estudada a associação entre a funcionalidade, funcionamento cognitivo e a perceção de solidão. Verificou-se uma correlação moderada e positiva entre a perceção de solidão (UCLA total) e o funcionamento cognitivo (MMSE) (r=.31, N=50, p <. 05), ou seja, os idosos que relatam uma perceção de solidão mais elevada apresenta, piores resultados no funcionamento cognitivo. Neste estudo o preditor da solidão é o défice cognitivo, sendo necessário e urgente a intervenção de programas de estimulação cognitiva para evitar as suas consequências.