Browsing by Issue Date, starting with "2016-10-01"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Aconselhamento psicológico no ensino superior português: que necessidades?Publication . Pinto, Joana CarneiroApresenta-se um estudo exploratório que visa analisar as necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem, bem como os tipos preferidos e os previamente obtidos de aconselhamento psicológico face às necessidades identificadas, em alunos que frequentam diferentes cursos e graus académicos do ensino superior português. Participaram 375 alunos (72.5% mulheres), com uma idade media de 19.48 anos (DP=2.01), tendo sido analisados através do Questionário de Identificação de Necessidades de Intervenção Psicológica. Os resultados indicam necessidades de apoio nas áreas: (i) ultrapassar a procrastinação, (ii) estratégias de procura de emprego, e (iii) competências de gestão do tempo. Registam-se diferenças em função de variáveis pessoais, académicas e das atuais condições de vida, em particular no que concerne as necessidades pessoais. Verifica-se que o sexo, a satisfação com o percurso académico, e a satisfação com as atuais condições de vida, têm um efeito preditor nas necessidades de intervenção psicológica. Finalmente, verifica-se também uma preferência, no apoio pretendido, pelas modalidades de aconselhamento individual. Retiram-se conclusões acerca da importância de desenvolver intervenções orientadas para clientes específicos, que têm em consideração as suas características e necessidades específicas, e que recorrem a modalidades e estratégias que são também específicas às populações a que se destinam.
- Construção de projetos de vida em situações de vulnerabilidade social: Apresentação de uma investigação-ação com técnicos da SCMLPublication . Pinto, Joana Carneiro; Rebelo Pinto, HelenaO presente trabalho apresenta uma investigação-ação relativa a uma formação intitulada “Construção de Projetos de Vida” para 34 técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), que desenvolvem o seu trabalho junto de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Descrevem-se as três etapas do processo: (i) identificação das características, necessidades, expectativas e problemas dos futuros formandos no exercício das suas funções neste âmbito, (ii) desenvolvimento da ação de formação à medida, e sua implementação, determinando-se aspetos como a fundamentação teórica, os objetivos, os conteúdos, as atividades e os materiais, a planificação temporal, e as estratégias de avaliação da ação de formação, de modo a assegurar o desenvolvimento de uma intervenção formativa fundamentada, e (iii) avaliação dos fatores de (in)satisfação associados à implementação da ação de formação, através de uma avaliação qualitativa e de uma avaliação quantitativa. Os resultados obtidos trazem importantes contributos para o desenvolvimento de diretivas acerca de uma formação teórica e prática de qualidade, dos profissionais que atuam no domínio do apoio à construção de projetos de vida, em particular com populações de vulnerabilidade.