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Authors
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Abstract(s)
Apresenta-se um estudo exploratório que visa analisar as necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem, bem como os tipos preferidos e os previamente obtidos de aconselhamento psicológico face às necessidades identificadas, em alunos que frequentam diferentes cursos e graus académicos do ensino superior português. Participaram 375 alunos (72.5% mulheres), com uma idade media de 19.48 anos (DP=2.01), tendo sido analisados através do Questionário de Identificação de Necessidades de Intervenção Psicológica. Os resultados indicam necessidades de apoio nas áreas: (i) ultrapassar a procrastinação, (ii) estratégias de procura de emprego, e (iii) competências de gestão do tempo. Registam-se diferenças em função de variáveis pessoais, académicas e das atuais condições de vida, em particular no que concerne as necessidades pessoais. Verifica-se que o sexo, a satisfação com o percurso académico, e a satisfação com as atuais condições de vida, têm um efeito preditor nas necessidades de intervenção psicológica. Finalmente, verifica-se também uma preferência, no apoio pretendido, pelas modalidades de aconselhamento individual. Retiram-se conclusões acerca da importância de desenvolver intervenções orientadas para clientes específicos, que têm em consideração as suas características e necessidades específicas, e que recorrem a modalidades e estratégias que são também específicas às populações a que se destinam.
Description
Comunicação oral apresentada no 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Keywords
avaliação de necessidades aconselhamento psicológico universidade alunos portugueses
Citation
PINTO, Joana Carneiro - Aconselhamento psicológico no ensino superior português: que necessidades?. In CONGRESSO DA ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUES, 3, Porto, 2016