CEDH - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Clínica Universitária de Psicologia: capítulos de um projetoPublication . Lima, Vânia Sousa; Amorim, Mariana; Dias, Pedro; Machado, Bárbara César
- Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do I Seminário Internacional, vol. I: conferências e intervençõesPublication . Machado, Joaquim; Palmeirão, Cristina; Cabral, Ilídia; Baptista, Isabel; Azevedo, Joaquim; Alves, José Matias; Roldão, Maria do Céu
- Como são descritos pelos professores os alunos de hoje? Reflexões a partir de um estudo realizado em agrupamentos/escolas TEIPPublication . Trigo, Luísa RibeiroThe current study aimed to analyze the perceptions reported by educators and teachers from Priority Intervention Educational Territories, from pre-school to secondary education, about their students. Participated in this study 53 teachers from four schools in the north of Portugal. Data were collected through a questionnaire containing open- ended questions, the answers of which were analysed through content analysis. Data allowed to identify essential dimensions in promoting learning, that, through the vision of the teachers, are absent or insufficient in students nowadays. Teachers reported a reduced students involvement in their learning process, in the emotional, cognitive and behavioral domains, being described as unmotivated, disinterested, without study skills and work habits, with low school expectations, with concentration difficulties, without goals or ambitions, slightly engaged, with difficulties in complying with school and classroom rules. References to the students’ family background have also emerged. Some questions are suggested for reflection concerning the ways to build solutions that promote a better learning.
- Estudar e aprender em casas de acolhimento: identificação de dimensões críticas na promoção do sucesso educativoPublication . Carvalho, Gisela; Ribeiro, LuísaEm Portugal, verifica-se um número elevado de crianças e jovens em situação de acolhimento residencial: 8.175 (ISS, 2017). A investigação tem demonstrado que as crianças e jovens acolhidos apresentam diversas fragilidades escolares, quando comparados com os seus pares que não se encontram em acolhimento, nomeadamente: rendimento académico mais baixo, nível de escolaridade alcançado mais baixo, instabilidade escolar, suspensões, expulsões, absentismo e abandono. A fraca escolarização tem um impacto negativo para os jovens e para a sociedade a médio e a longo prazo, ao contribuir para a manutenção do ciclo intergeracional da exclusão social. Assumindo uma perspetiva ecológica, este estudo teve como objetivo identificar dimensões críticas na promoção do sucesso educativo de crianças e jovens em acolhimento residencial, que possam posteriormente ser incluídas em instrumentos que estão a ser desenvolvidos com a finalidade de avaliar as necessidades de intervenção no domínio educacional em casas de acolhimento, que permitam a identificação de áreas de melhoria e o desenho de intervenções. Após a revisão da literatura, foram realizadas entrevistas e grupos de discussão focalizada com diversos intervenientes. São apresentadas e discutidas as dimensões críticas identificadas, bem como as etapas que se seguem no desenvolvimento dos instrumentos. São também discutidos os desafios para a escola e para os professores na promoção de oportunidades de sucesso para todos, nomeadamente para as crianças e jovens mais vulneráveis.
- National Context Report - Portugal: PROMISE: Promoting Youth Involvement and Social Engagement: opportunities and challenges for ‘conflicted’ young people across Europe.Publication . Deakin , Necla Acik and Jo; Benini, Moreno; Mefalopulos, Alessia; Müller-Bachmann, Eckart; Dähnke, Iris; Ibáñez , Zyab; Matos, Raquel; Martins, Filipe Daniel Santos Silva; Carneiro, Alexandra; Campos, Luísa; Ribeiro, Luísa; Negrão, Mariana; Chorvát, Ivan; Koštialová, Katarína; Hofreiter, Roman; Bitušíková, Alexandra; Peltola, Marja; Mulari, Heta; Markina , Ann; Krupets, Yana; Sablina, Anastasia; Perasović, Benjamin; Mustapić, Marko; Sučić, Ines; Franc, RenataThis report brings together reviews of academic literature, statistical data and discussions of policy and practice from the ten PROMISE partner countries. The report provides an overview of developments in the last 15 years with reference to key historical changes that have shaped the unique political, social and cultural climate in each country. The individual contributions also provide context for the two or three case study groups that will be the sites of ethnographic fieldwork conducted as part of PROMISE. This was submitted to the EC as deliverable 4 (D3.1).
- A construção de um método de ensino da leitura e escrita: uma experiência de 25 anos em SinesPublication . ; Almeida, JoséEste estudo teve como objetivo compreender e aprofundar a experiência do Método de Leitura de Sines, aplicado no Agrupamento de Escolas de Sines, com a intenção de divulgar a metodologia e criar uma equipe de trabalho para desenvolver recursos educativos mais modernos e atraentes. O estudo também visa sistematizar uma ferramenta de orientação para os docentes da região e promover uma comunidade de aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Método de Leitura de Sines surgiu da necessidade das docentes do Agrupamento de Escolas de Sines em melhorar as competências de leitura e escrita dos alunos, criando uma abordagem adaptada às suas necessidades. O método envolve o aluno na criação de seu próprio livro de leitura, colocando-o no centro do processo de ensino e aprendizagem, o que ajuda a desenvolver seu interesse e empenho na leitura. O estudo está estruturado em três capítulos: o primeiro aborda o Enquadramento Teórico, o segundo descreve a Metodologia do estudo de caso, e o terceiro apresenta a análise dos dados sobre a experiência do método ao longo de mais de 20 anos, destacando suas características, vantagens, desafios e perspectivas futuras.
- Desenvolvimento integral: o contributo das TICPublication . Andrade, António; Lagarto, José; Almeida, José; Melo, Rodrigo Queiroz eUma educação que envolve as múltiplas dimensões da pessoa diz-se integral e tem como fundamento a dignidade de cada um como ser racional, livre, ético e com capacidade de se auto governar. Do ponto de vista organizacional, este estilo de educação depende de uma Liderança para a Educação Integral (LEI), que implique todos na construção deste conceito e sua integração no projeto educativo. Hoje a tecnologia é ubíqua, surgindo uma nova forma de exclusão: a exclusão digital. Esta traduz-se na falta de acesso à informação e às literacias do sec. XXI e tende a estar associada a pobreza, conflitos, carências de saúde e discriminação de várias espécies. Numa escola que serve alunos em contexto de adversidade, as TIC são uma condição de inclusão e um contributo fundamental para a Educação Integral. Este livro é um contributo para ajudar as lideranças escolares a usar as TIC, de forma estratégica, com vista à educação integral. O mundo está em acelerada transformação digital; a escola não pode continuar analógica.
- Abandono oculto: desafios que se colocam às escolasPublication . Oliveira, António
- Sentir a escolaPublication . Baptista, José Afonso; Alves, José Matias