CEDH - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Por um Portugal amigo das crianças, das famílias e da natalidade (2015-2035): remover os obstáculos à natalidade desejadaPublication . Azevedo, Joaquim; Gonçalves, Ana Cid; Sampaio, Ana; Moreira, Bruno; Castro, Joana Morais e; Arroteia, Jorge; Anacoreta, Luísa; Neto, Margarida; Machado, Maria do Céu Soares; Martins, Pedro Furtado; Luz, Ricardo
- MEERU Aproxima: relatório de avaliaçãoPublication . Pinto, Filipe; Abreu, Leonor; Barbosa, Mariana Reis; Alves, Sofia Mexia
- Apontamentos sobre a evolução do ensino secundário técnico vocacional em Timor-LestePublication . Couto, Filipe; Casquilho, José PintoNeste trabalho visa-se fazer um enquadramento da evolução do Ensino Secundário Técnico Vocacional (ESTV) em Timor-Leste no último lustro. Para tal, analisam-se os dados disponibilizados pelo Ministério da Educação (ME), procurando relacioná-los com os principais documentos políticos orientadores, nomeadamente: Plano Estratégico de Desenvolvimento de Timor-Leste 2011-2030 (PED), Plano Estratégico Nacional da Educação 2011-2030 (PENE) e Programa do V Governo Constitucional de Timor-Leste. Ainda são invocadas supletivamente algumas normais legais aplicáveis sobre o tema bem como menções bibliográficas que ajudam a contextualizar o âmbito histórico com que o assunto se foi sucessivamente colocando e desenvolvendo. Sem a intenção de proceder a uma avaliação, antes se pretende dar a conhecer um panorama da situação atual, discutindo aspetos salientes, deixando à consideração algumas sugestões que parecem pertinentes.
- Clínica Universitária de Psicologia: capítulos de um projetoPublication . Lima, Vânia Sousa; Amorim, Mariana; Dias, Pedro; Machado, Bárbara César
- Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do I Seminário Internacional, vol. I: conferências e intervençõesPublication . Machado, Joaquim; Palmeirão, Cristina; Cabral, Ilídia; Baptista, Isabel; Azevedo, Joaquim; Alves, José Matias; Roldão, Maria do Céu
- Como são descritos pelos professores os alunos de hoje? Reflexões a partir de um estudo realizado em agrupamentos/escolas TEIPPublication . Trigo, Luísa RibeiroThe current study aimed to analyze the perceptions reported by educators and teachers from Priority Intervention Educational Territories, from pre-school to secondary education, about their students. Participated in this study 53 teachers from four schools in the north of Portugal. Data were collected through a questionnaire containing open- ended questions, the answers of which were analysed through content analysis. Data allowed to identify essential dimensions in promoting learning, that, through the vision of the teachers, are absent or insufficient in students nowadays. Teachers reported a reduced students involvement in their learning process, in the emotional, cognitive and behavioral domains, being described as unmotivated, disinterested, without study skills and work habits, with low school expectations, with concentration difficulties, without goals or ambitions, slightly engaged, with difficulties in complying with school and classroom rules. References to the students’ family background have also emerged. Some questions are suggested for reflection concerning the ways to build solutions that promote a better learning.
