Browsing by Issue Date, starting with "2015-07-01"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- The absent players : the impact of firms with no trading activity : estudo exploratórioPublication . Conceição, Rafael dos Santos Borges; Alves, Paulo Alexandre PimentaO nosso estudo têm por objetivo analisar as diferenças que existem entre os níveis de transação em empresas que se encontram cotadas no mercado de capitais e perceber o motivo pelo qual permanecem cotadas, com recurso a uma nova medida que analisa a percentagem de dias em que não existe qualquer retorno, denominada por Zero-Return Metric. Utilizando uma base de dados de 2.502 empresas para o período entre 2004 a 2014 do principal índice acionista do Reino Unido, é apresentado uma mediana de 58,7% de dias em que não existe qualquer retorno. Partimos do pressuposto que as empresas pretendem aceder a esta estrutura de financiamento devido às vantagens que apresenta, contudo nem todas as empresas conseguem captar de igual forma os seus benefícios. Com base nisto, é possível observar diferenças significativas na visibilidade, nas necessidades de capital, no grau de concentração da estrutura acionista e na liquidez entre as empresas, o que pode explicar algumas diferenças no nível de transação. Como consequência, a taxa de sobrevivência deste tipo de empresas é bastante inferior, sendo um importante indicador do seu grau de desempenho. O nosso objetivo passa por apresentar um estudo compreensivo sobre este efeito, lançando as bases para um estudo mais aprofundado nesta área.
- SMEs inventive performance and profitability in the markets for technologyPublication . Padula, Giovanna; Novelli, Elena; Conti, RaffaeleThis paper studies the inventive performance and profitability of small and medium sized firms (SMEs) that are "technology specialists" compared to the inventive performance and profitability of SMEs that are instead vertically-integrated. In this paper perspective, "technology specialists" are firms that specialize upstream in generating inventions and trade those inventions in disembodied form with other firms, usually through licensing agreements. Instead, vertically-integrated firms are those firms that both generate inventions and commercialize products incorporating those inventions. We argue that technology specialists achieve a higher inventive performance than vertically-integrated firms, since they can accumulate deeper and broader inventive experience, whilst keeping a more flexible organizational structure. These firms display a lower profitability though, due to the imperfections inherent in invention market transactions and the lower bargaining power caused by the lack of commercialization assets. The theoretical framework is tested through a cross-industry investigation on a sample of European SMEs. Implications for the viability of being a technology specialist as a strategy and for the development of markets for technology are discussed.
- A questão de Deus na educação, hoje : uma reflexão a partir da unidade letiva "Deus, o grande mistério" do 9º ano do ensino básico do programa de Educação Moral e Religiosa CatólicaPublication . Fernandes, Luís Miguel Pinheiro; Varanda, Maria Isabel Pereira
- A crise bancária de Chipre e o Bail-in : estudo de caso, com recurso ao mercado de Credit Default Swaps um ano depoisPublication . Vaz, José Alberto Reis; Santos, Carlos Manuel Ferreira dosO bail-in cipriota, ocorrido em 2013, constituiu uma inovação relativa aos moldes de intervenção em instituições do sector bancário. Quase dois anos volvidos, é importante perceber o seu impacto na alteração da percepção do risco de default do país, no sentido de retirar algumas ilações relativas àquela que será, a partir de 2016, a nova regra de actuação. Para avaliar o risco do país é utilizado o instrumento financeiro Credit Default Swaps (CDS) e para estudar a sua evolução recorreu-se a relatórios sobre os riscos soberanos, produzidos pela Standard & Poor’s, e reproduziram-se modelos econométricos univariados e multivariados de modelação da volatilidade. Este estudo permitiu perceber a evolução do risco cipriota nos anos precedentes e subsequentes à implementação do bail-in, compreendendo factores que influenciaram a sua movimentação (que vão desde factores internos a externos ao país). De entre esses factores é importante salientar o efeito de contágio provocado pela exposição/relação com a Grécia, que se traduz num aumento do risco de Chipre, nomeadamente em prazos mais curtos, indicando que a situação helénica tem influência no risco de curto prazo cipriota. Pela mesma evolução é ainda perceptível que o bail-in não teve o efeito imediato pretendido no risco do país, uma vez que, apesar de uma descida progressiva, permaneceu num nível muito elevado, tendo demorado meses para se verificar um decréscimo mais acentuado, mas que não permitiu voltar a níveis aceitáveis e desejados.
- Comunicação interna como instrumento de gestão de pessoas : caso Millennium bcpPublication . Bica, Carlota Nascimento da Costa; Machado, Joana Pinto Leite César; Valverde, CamiloDesde o ano de 2012 que o Millennium bcp passou a ter uma Direção de Recursos Humanos (DRH). Tratou-se de uma evolução estratégica, refletindo a crescente importância dada à gestão das pessoas dentro da organização. Com esta nova realidade, a par de um rigoroso plano de reestruturação, reconheceu-se a necessidade de assegurar uma comunicação interna especializada em conteúdos de Recurso Humanos. Manter os colaboradores informados de forma transparente e clara era o principal objetivo. Assim, a presente investigação teve como principal objeto de estudo, perceber como a comunicação interna poderia potenciar o alinhamento das políticas de recursos humanos por toda a organização, bem como posicionar a DRH como uma direção cuja missão contribui diretamente para os objetivos estratégicos do banco. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso sobre a DRH do Millennium bcp, a par de uma metodologia de investigação qualitativa. A técnica de recolha de dados primária utilizada consistiu em entrevistas semiestruturadas, complementadas por uma recolha de dados secundária, privilegiando-se o uso de revisão da literatura e a análise documental de estudos e projetos internos da organização. Podemos assim concluir que através deste estudo de caso será possível à DRH do Millennium bcp reconhecer as suas prioridades de comunicação enquanto direção. Ao mesmo tempo, quisemos contribuir com sugestões para uma comunicação de recursos humanos mais efetiva junto dos quatro targets detetados, tendo em conta as necessidades de informação de cada um e os meios mais eficazes, respeitando os ciclos de comunicação desenvolvidos durante o estudo, de modo a alinhar a estratégia de comunicação com os objetivos da DRH em diferentes momentos.
- Lean Thinking em serviços : caso do back-office no Millennium BCPPublication . Carvalho, Dora Raquel Pereira Meneses de; Ribeiro, Rita Moura Bastos de AlmeidaO lean pretende alcançar um aumento da proposta de valor através de melhorias na redução de custos, com especial incidência na redução de desperdícios, aumentando ao mesmo tempo a qualidade e o nível de serviço para o cliente. Este estudo debruça-se sobre a aplicabilidade de lean na banca, concretamente em back-office (um contexto marcadamente burocrático). É importante aprofundar este tema considerando que, a investigação sobre a implementação nestes contextos se encontra parcamente desenvolvida. A estratégia de investigação utilizada é a pesquisa-ação (AR) que pretende a criação de conhecimento científico passível de contribuir para a formulação de teoria e orientar a resolução de problemas nas organizações. Tem por base uma experiência de estágio dedicada à análise de processos, decorrida no Millennium BCP, no final de 2014. Limitadas pelo tamanho da amostra, as conclusões obtidas são exploratórias. De acordo com os resultados, na organização em causa estão evidentes desperdícios, principalmente faltas de automatismo e complexidade excessiva (cerca de 75% da totalidade das ineficiências). No que concerne às soluções sugeridas, a maioria foram “internas” o que significa que os recursos para a sua implementação dependem exclusivamente do departamento. Concluiu-se que a abordagem lean se afigura conveniente na redução dos desperdícios e que as intervenções enunciadas são adequadas. A necessidade de nos debruçarmos sobre o relacionamento entre os departamentos e com o exterior da organização (clientes e fornecedores) demonstrou-se crítica: em todos os processos analisados, este tópico revelou oportunidades de melhoria. Isto pode ser sintomático de uma estrutura marcadamente funcional e hierarquizada. Espera-se com este estudo, por um lado, contribuir para enriquecer a literatura existente no contexto de back-office e na banca, e, por outro, servir como base para as empresas que queiram implementar lean, ou que sintam necessidade de reavaliar a forma como o fazem.
- Análise de rácios financeiros : o caso da OneVetGroup, S.A.Publication . Vilela, Ana Mafalda Martins da Costa; Cunha, Manuel Ricardo Fontes da; Fonte, Francisco; Oliveira, LuísO presente documento foi elaborado no âmbito da Tese Final de Mestrado (TFM) em Finanças realizado na OneVetGroup, S.A., tendo como tema “análise de Rácios Financeiros: o caso da OneVetGroup, S.A.”. A OneVetGroup é um grupo veterinário que atualmente detém dezoito unidades veterinárias em todo o país que está em crescimento e evolução em todos os seus departamentos. Para uma correta análise da situação económico-financeira da empresa foi elaborado um estudo de rácios onde foram estudados níveis de rentabilidade, de atividade e de liquidez. Este estudo analisa, com recurso aos rácios fundamentais, uma análise económico-financeira a OneVetGroup, S.A. e o sector de prestação de serviços medico-veterinários em Portugal. Para conseguir obter conclusões criteriosas foram analisados, entre outros, a forma como a empresa opera ao nível da gestão de tesouraria e o financiamento de curto prazo. As principais conclusões obtidas foram que relativamente ao sector o grupo se encontra em boa situação financeira tendo alguns aspectos, nomeadamente ao nível de prazos de recebimento, que poderá ainda desenvolver. Espera-se com este trabalho criar uma nova analise à situação económico- financeira da empresa que permita ser uma mais-valia para a tomada de decisões.
- Significações sobre a família em jovens utilizadores de substâncias psicoativasPublication . Ribeiro, Ana Rita Couto Alves; Negrão, Mariana Andrade SottomayorO presente estudo encontra-se inserido num projeto alargado que visa contribuir para a caracterização das trajetórias e significações associadas ao uso de substâncias psicoativas em jovens. Pretende-se perceber qual é o papel da família no uso de substâncias psicoativas em utilizadores não-problemáticos. Para tal, foi utilizada uma metodologia biográfica, utilizando entrevistas em profundidade semiestruturadas numa amostra de 9 participantes reunida por amostragem em cadeia (snowball). Tendo por base as significações que os participantes atribuem à sua família, os resultados demonstraram que na sua generalidade, a família é percebida pelos participantes maioritariamente com um fator de proteção. No entanto, a maioria destes inclui no seu discurso significações relacionadas como fatores de risco. Concluiu-se, também, que a família desempenha um importante papel no uso de drogas, podendo constituir-se como uma dimensão relevante para a transição de um uso não problemático para problemático.
- Contágio centro-periferia : uma análise conjunta para o mercado de Credit Default Swaps sobre dívida soberana na Zona EuroPublication . Matos, Gonçalo Emanuel Ribeiro; Santos, Carlos Manuel Ferreira dosCom este trabalho pretende-se estudar se existe contágio entre os países da Periferia da União Económica e Monetária (UEM) e os países do Centro no contexto da crise de dívida soberana, propagado através do mercado de Credit Default Swaps de dívida soberana. Na análise empírica foi utilizado um modelo tri-etápico para determinar o efeito de contágio. As três etapas são: i) um modelo GARCH univariado; ii) um modelo GARCH multivariado com obtenção da correlação condicional; e iii) uma análise de reverse causality. Estas etapas permitem detetar o efeito de contágio através quer da análise da volatilidade, quer da análise gráfica das correlações condicionais, assim como refutar a mera inter-dependência através da análise de reverse causality. Conclui-se que existe de facto contágio pelo menos da Grécia para a Alemanha, sendo que a análise entre Portugal e a Alemanha não permite constestar a hipótese de inter-dependência entre os dois países. Uma outra conclusão relevante é que os mercados de CDS de dívida soberana aparentam ter uma certa sensibilidade temporal face à possibilidade de default de uma entidade soberana.
- Análise e desenho de processos da Direcção de Portagens na exploração de portagens Multi-Lane Free FlowPublication . Cruz, Diogo de Sousa; Julião, Jorge Manuel SoaresO presente relatório tem como objectivo a descrição do projecto de levantamento e mapeamento de processos e procedimentos da exploração de portagens da Direcção de Portagens da Ascendi, com foco nas portagens Multi- Lane Free Flow. O objectivo é o de desenhar e analisar os processos e os procedimentos definindo e estandardizando as práticas, promovendo alterações de melhoria e dar visibilidade e foco aos processos e procedimentos, retirando ênfase à hierarquia. Para tal, realizou-se um enquadramento geral da Ascendi, bem como um enquadramento teórico à bibliografia existente sobre as estruturas e abordagens funcionais das organizações, os processos e orientação para processos, a implementação de abordagens de gestão orientada para processos e os seus requisitos. O levantamento e mapeamento de processos consistiu no levantamento e desenho dos fluxogramas de acordo com a linguagem e em templates próprios da Ascendi, por forma a normalizar a informação por toda a organização. A metodologia de levantamento dos procedimentos envolveu reuniões com key users dos procedimentos, sessões de brainstorming e apoio na documentação de suporte. Tal resultou no desenho dos procedimentos sob a forma de fluxogramas, numa óptica de sequência das tarefas e suas dependências. Existem limitações associadas a projectos deste tipo que devem ser tidas em conta para que o projecto possa ser implementado eficazmente, nomeadamente a gestão da resistência à mudança, o apoio claro da gestão de topo e a comunicação clara do projecto e dos seus objectivos a todos os visados. O projecto que retrata este relatório permitiu tornar explícitos varíos processos e procedimentos, standardizar práticas, identificar oportunidades de melhoria, aplicá-las e cimentar e fomentar a disseminação de uma abordagem de gestão orientada para osa processos de negócio da organização.
