Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
449.54 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste trabalho visa-se fazer um enquadramento da evolução do Ensino Secundário Técnico Vocacional (ESTV) em Timor-Leste no último lustro. Para tal, analisam-se os dados disponibilizados pelo Ministério da Educação (ME), procurando relacioná-los com os principais documentos políticos orientadores, nomeadamente: Plano Estratégico de Desenvolvimento de Timor-Leste 2011-2030 (PED), Plano Estratégico Nacional da Educação 2011-2030 (PENE) e Programa do V Governo Constitucional de Timor-Leste. Ainda são invocadas supletivamente algumas normais legais aplicáveis sobre o tema bem como menções bibliográficas que ajudam a contextualizar o âmbito histórico com que o assunto se foi sucessivamente colocando e desenvolvendo. Sem a intenção de proceder a uma avaliação, antes se pretende dar a conhecer um panorama da situação atual, discutindo aspetos salientes, deixando à consideração algumas sugestões que parecem pertinentes.
Description
Keywords
Educational policies Teacher competences Timor-Leste Vocational education Secondary education
Pedagogical Context
Citation
Couto, F., & Casquilho, J. P. (2014). Apontamentos sobre a evolução do ensino secundário técnico vocacional em Timor-Leste. In V. Paulino (Ed.), Timor-Leste nos estudos interdisciplinares (pp. 219-234). Universidade Nacional Timor Lorosa'e.
Publisher
Universidade Nacional Timor Lorosa'e
CC License
Without CC licence