Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Como são descritos pelos professores os alunos de hoje? Reflexões a partir de um estudo realizado em agrupamentos/escolas TEIP

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
52473027.pdf683.74 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

The current study aimed to analyze the perceptions reported by educators and teachers from Priority Intervention Educational Territories, from pre-school to secondary education, about their students. Participated in this study 53 teachers from four schools in the north of Portugal. Data were collected through a questionnaire containing open- ended questions, the answers of which were analysed through content analysis. Data allowed to identify essential dimensions in promoting learning, that, through the vision of the teachers, are absent or insufficient in students nowadays. Teachers reported a reduced students involvement in their learning process, in the emotional, cognitive and behavioral domains, being described as unmotivated, disinterested, without study skills and work habits, with low school expectations, with concentration difficulties, without goals or ambitions, slightly engaged, with difficulties in complying with school and classroom rules. References to the students’ family background have also emerged. Some questions are suggested for reflection concerning the ways to build solutions that promote a better learning.
Este trabalho teve como objetivo analisar as perceções relatadas por educadores e professores que se encontram a lecionar em agrupamentos/escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária em diferentes níveis de ensino, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, relativamente aos alunos de hoje. Participaram na investigação 53 docentes de quatro agrupamentos/escolas TEIP do norte de Portugal. Os dados foram recolhidos através de um questionário com questões abertas, cujas respostas foram analisadas através de análise de conteúdo. Os dados permitiram identificar dimensões consideradas fundamentais na promoção da aprendizagem que, segundo a visão dos docentes participantes neste estudo, estão ausentes ou em grau insuficiente nos alunos com quem convivem diariamente. Os docentes relatam um reduzido envolvimento por parte dos alunos no seu processo de aprendizagem, nos domínios emocional, cognitivo e comportamental, sendo descritos como desmotivados, desinteressados, sem hábitos de trabalho e de estudo, com baixas expetativas face à escola, com dificuldades de concentração, sem objetivos ou ambições, pouco empenhados, pouco esforçados, com dificuldades no cumprimento de regras da escola e da sala de aula. Surgiram também referências ao contexto familiar dos alunos. São lançadas algumas questões para reflexão sobre os caminhos a percorrer na construção de soluções promotoras de uma melhor aprendizagem.

Description

Keywords

Aprendizagem Atributos do aluno Envolvimento do aluno Learning Perceções dos professores Priority intervention educational territories Student attributes Student engagement Teachers' perceptions TEIP

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Católica Editora

CC License