FT - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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- Ao serviço do império : o associativismo escotista e o enquadramento da juventude em Portugal (1911-1939)Publication . Graça, Gonçalo Filipe Brito; Fontes, Paulo Fernando de OliveiraA institucionalização do associativismo escotista em Portugal abriu um novo modelo de enquadramento social da juventude. Um projeto educativo apoiado desde o início por várias fações republicanas, e logo no término da Monarquia em 1910, já que objetivava a um novo e moderno arquétipo europeu de cidadania, pátria e civilização, sob modelos específicos de género, raça e inicialmente sem qualquer conotação com o universo católico. A transmissão cultural do scouting, e como a juventude portuguesa o adotou, introduz-se nos mais recentes debates historiográficos sobre o papel dos movimentos sociais na construção moderna dos futuros cidadãos. As investigações ao método escotista em Portugal têm sido feitas sobretudo a partir da história da educação, no entanto faltava ainda um novo olhar estendido à sua génese. Essa perspectiva permite responder às capacidades de resistência contra as políticas juvenis de absorção estatal com a instauração das Mocidades Portuguesas tanto em Portugal como no império. Desta forma, selecionou-se o período entre 1911 e 1939 para observar como as ideias de Robert Baden-Powell foram aceites em Portugal, se materializaram e se institucionalizaram, e como os representantes associativos se articularam e se adaptaram aos vários regimes políticos vigentes. Esta observação permite perceber a exclusividade do caso português dentro das geografias ditatoriais europeias, sendo Portugal o único país do Velho Mundo a tolerar a existência do associativismo escotista lado a lado com as juventudes estatais.
- O clamor do ‘não homem’ : a obra de Gustavo Gutiérrez como proposta actual de ética política e socialPublication . Diniz, Gonçalo Martim Vieira Pereira; Cunha, Jorge Teixeira daNesta dissertação de doutoramento, pretende-se dar a conhecer a obra de um grande teólogo peruano contemporâneo, Gustavo Gutiérrez, sacerdote dominicano, profundamente ligado à Teologia da Libertação. Trata-se de um teólogo de grande fama internacional, mas, em geral, muito pouco conhecido em Portugal. Pelo presente trabalho, procura-se demonstrar que a Teologia da Libertação, de Gustavo Gutiérrez - apesar de ser uma teologia, na sua origem, muito contextualizada, quer no tempo quer no espaço -, continua a ser bastante actual no mundo global de hoje, sob vários aspectos. Um mundo onde, infelizmente, permanecem muitos exemplos de pessoas a quem não é reconhecida totalmente a sua categoria e dignidade humana. Está em causa o universo dos ‘não-homens’, as ‘não-pessoas’, os ‘invisíveis’ e ‘insignificantes’ da sociedade capitalista, para usar as expressões do autor. De facto, muitas das intuições e conceitos teológicos pioneiros de Gutiérrez continuam a ser de manifesto interesse para os nossos dias. Entre essas intuições e conceitos, destacam-se a concepção do ‘pecado social’, ou ‘pecado estrutural’, e o princípio teológico e pastoral da opção preferencial pelos pobres. Há também que referir a novidade de uma metodologia verdadeiramente inovadora, que contempla dois ‘momentos’ – num primeiro momento, a práxis (acção) histórica, concretizada no compromisso político e pastoral com os pobres; e, num segundo momento, a reflexão teológica propriamente dita, o momento de falar de Deus. Por fim, em Gutiérrez brota uma nova perspectiva teológica: a perspectiva do pobre. Relativamente a este último aspecto, de facto, verifica-se que a teologia de Gutiérrez pretende partir das preocupações e dos anseios das populações mais pobres e marginalizadas da América Latina do seu tempo, os grandes ‘ausentes da história’, como lhes chama, e dar-lhes voz, voz política, mas também voz no interior da Igreja e no universo da própria teologia. Procura-se aqui fazer um trabalho crítico acerca da obra de Gutiérrez e do seu legado para os nossos dias, evitando-se cair na simples apologia e no elogio fácil. As principais críticas dirigidas à Teologia da Libertação, quer por parte de Roma quer por parte de muitos outros quadrantes, estão todas reflectidas neste trabalho. Mas, sem prejuízo dos equívocos e abusos apontados a esta corrente teológica, o que é facto é que ela também deu muitos frutos e abriu novos horizontes à Igreja pós-conciliar. Além dos contributos para uma nova ética política e social, a teologia de Gutiérrez continua muito viva e interpeladora no campo dos temas da ‘Justiça e Paz’ e no desígnio de uma ‘Igreja pobre ao serviço dos pobres’, conforme ao desejo do Papa Francisco.
- A construção do discurso teológico na obra de José Augusto MourãoPublication . Vasconcelos, Rui Pedro Rodrigues; Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves R.A presente investigação tem como objeto de estudo a obra do dominicano José Augusto Miranda Mourão (1947-2011), procurando relevar nesta escrita uma operação de constituição de um discurso teológico. O quadro epistemológico que preside à investigação é fornecido pela Teologia Prática tal como a compreende Marcel Viau, enquanto fides quarens verbum, "a fé que busca um discurso", segundo o qual a missão fundamental da prática teológica consiste na produção de "artefactos teológicos", dotados de uma dimensão epistemológica, retórica e estética, capazes de suscitar, nos seus interlocutores, uma interrogação e uma experiência do crer. Esta missão da Teologia Prática, tal como a entende Viau, tem como ponto de partida a natureza linguística do intelecto e da praxis humanas, realçado pelo processo de Linguistic Turn. À luz deste quadro, pretende-se evidenciar o modo como o pensamento de Mourão, no modo como segue os múltiplos eixos da linguagem e das textualidades, permite compreender o exercício teológico sob o signo do texto, da leitura e da hermenêutica. O facto desta obra extensa e plurifacetada se enquadrar, nos seus lugares de produção e nos seus eixos de reflexão, no horizonte das ciências humanas, particularmente da semiótica e dos estudos literários, constitui um repto e ao mesmo tempo uma oportunidade para dotar a teologia de uma capacidade de diálogo interdisciplinar, na convicção de que o discurso teológico deve encarnar nos registos múltiplos da linguagem. Esta indagação permanente do ser humano enquanto produtor de objetos culturais de sentido (literários, artísticos, religiosos) permite, por outro lado, dotar o discurso teológico de uma capacidade de renovar a sua própria linguagem e os modos como busca uma enunciação de Deus. Tal projeto teológico preside à produção de objetos textuais, homiléticos e poéticos, tatuados pela marca do espaço litúrgico, na preocupação fundamental de prover o corpo crente, pessoal e comunitário, de uma dicção do seu desejo e da sua experiência.
- Os cursos Nova et Vetera como experiência de inculturação missionária na missão do Lucula Zenze – Cabinda (1970-1974) : uma abordagem histórico-teológicaPublication . Tubi, Barnabé Lelo; Nunes, José Manuel Valente da Silva; Pinto, Sérgio Filipe RibeiroSua Santidade, o Papa Paulo VI, nomeou o então Cónego Eduardo André Muaca, recém-formado na Universidade Gregoriana de Roma, Bispo Auxiliar de Luanda, a 11 de março de 1970. Por ocasião da sua primeira visita pastoral à Missão do Lucula Zenze, a 7 de junho de 1970, os missionários da Congregação dos Padres do Espírito Santo acharam por bem entregar a Missão do Lucula Zenze à orientação dos padres diocesanos, na pessoa do padre Angelino Gaspar Nanga. O padre Gabriel Nionje Seda, depois de quatro anos de tratamento nos Hospitais da cidade do Porto (Portugal), donde saiu diminuído físico nas mãos, precisando de ajuda de outrem para vestir, calçar e comer, foi nomeado Coadjutor do padre Angelino. A partir do pedido angustiante de uma jovem rapariga dos seus 20 anos de idade, marginalizada na onda da escolarização, para aprender a ler e a escrever, o padre Gabriel fundou os Cursos de Iniciação Nova et Vetera. Deste modo, temos duas missionações: a primeira dos padres espiritanos (1893-1970), antes do Vaticano II, e a segunda dos padres diocesanos (1970-1974), depois do Vaticano II. Os padres espiritanos na primeira evangelização seguiram as orientações da Santa Sé através das encíclicas, nomeadamente, dos Sumos Pontífices Bento XV na Maximum illud (30- 11-1919), Pio XI na Rerum Ecclesiae (28-2-1926), Pio XII na Evangelii praecones (2-6-1951) e Fidei donum (15-1-1957) e João XXIII na Princeps pastorum (28-11-1957). Os padres diocesanos na segunda evangelização seguiram as orientações dos documentos do Vaticano II, especialmente, na Constituição Dogmática Lumen gentium, na Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, sobre a Liturgia, na Constituição Pastoral Gaudium et spes, sobre a Igreja no mundo atual, no Decreto Ad gentes, sobre a Atividade Missionária na Igreja, para mencionarmos somente estes … No estudo destas duas metodologias missionárias, escolhemos a problemática da investigação a partir da liturgia, o rosto mais visível da inculturação duma igreja local, tendo como ponto de referência a receção do Vaticano II na Missão do Lucula Zenze, Cabinda (Angola).
- Diálogo profético : identidade e missão da Congregação do Verbo Divino segundo o seu XV Capítulo Geral : ano 2000Publication . Silva, José Antunes da; Nunes, José Manuel Valente da Silva; Jorge, Ana Maria Castelo Martins
- O digital no serviço da fé : formar para uma oportunidade : estudo sobre o lugar da web na formação contínua dos catequistasPublication . Rodrigues, Luís Miguel Figueiredo; Duque, João Manuel Correia Rodrigues; Guilarte, Manuel del CampoA hipótese de investigação que abraçamos como ponto de partida consiste em verificar se o recurso à web, por parte dos catequistas, traz algum ganho para a formação permanente e, sendo assim, procuraremos perceber que competências são fomentadas nos catequistas e que estratégias estarão presentes nas instituições eclesiais para que a internet não seja vista como mero instrumento, mas como um ambiente a evangelizar e a partir do qual evangelizar, sabendo que os destinatários da ação pastoral dos catequistas estão fortemente influenciados pela cultura digital. Para alcançar o nosso objetivo, dividimos o trabalho emtrês partes.Na primeira parte, verificamos a impmtância desta matéria nos pronunciamentos do Magistério, para depois refletirmos sobre o fenómeno da tradição, percebida como próxima da comunicação. A fase final desta secção foca-se na reflexão sobre a catequese ao serviço da iniciação cristã e aformação dos catequistas. Na segunda parte, dedicada auma leitura cultural, procura-se compreender o que são a sociedade da comunicação, a rede, a cultura digital e a cibercultura, recorrendo, sobretudo, ao pensamento de Manuel Castells e de Pierre Lévy. Esta compreensão é contrastada com a mediologia de Régis Debray, já que esta se centra, de forma crítica, sobre a atividade humana e os dispositivos que lhe dão suporte, procurando compreender a dinâmica transformadora das ideias. Esta leitura cultural termina com uma reflexão sobre o conectivismo, proposto por George Siemens, segundo o qual o conhecimento está distribuído através de redes de pessoas e de tecnologias, e acontece numprocesso de crescente conexão enavegação nessas redes. Na terceira parte, produz-se urna reÍleXão focada na teologia da transmissão da fé, em interação com a cultura digital, através da reflexão sobre a evangelização realizada através dos médias digitais e a análise empírica, com recurso a questionários e entrevistas, para, no final, se apresentar um modelo preditivo, que permita perceber quais são os fatores que mais inÍluenciarn o nosso objeto de estudo. Conclui-se com uma proposta que visa potenciar uma práxis ainda mais assertiva na elaboração de projetos de formação de agentes de pastoral e repensar o modo como as instituições eclesiais poderão estar na Web, promovendo a transmissão da fé.
- Um e outro no início do Evangelho : composição e interpretação de MC 1,1-15Publication . Hipólito, Isaías Alfredo Fragoso dos Santos; Mendonça, José Tolentino; Almendra, Luísa Maria Varela
- Educação : as palavras e os atos : do debate parlamentar à ação política no liberalismo português (1820-1876)Publication . Ruas, Telma Maria de Mattos Campos; Pinto, Sérgio RibeiroDefinir o significado das palavras educação e instrução. Analisar as interpretações que os representantes da Nação lhes atribuíram nos debates parlamentares e que permitiu apreciar a estratégia política e determinou as políticas de instrução pública durante a monarquia constitucional. Reformar o sistema de ensino, dignificar a atividade dos agentes educativos foram as prioridades dos deputados e dos sucessivos executivos tendo em conta os princípios do Estado liberal: participação cívica dos cidadãos e promoção socioeconómico da Nação e inventariação dos objetivos e valores condicionados pela capacidade financeira do Estado. Estes foram os temas que abordámos nesta investigação.
- Educação, utopia e esperança : uma leitura de Rubem AlvesPublication . Moreira, Carlos Manuel Meneses; Duque, João Manuel
- O fenómeno dos "novos movimentos de apostolado" fundados em Cabinda perante os novos desafios da inculturação : uma abordagem teológico-pastoralPublication . Mulamba, Paulino; Nunes, José Manuel Valente da SilvaA inculturação é um processo de evangelização que propõe a salvação em Cristo a partir daquilo que a pessoa é e vive no seu dia-a-dia. Por isso, foi e continua a ser considerada como prioridade para a missão da Igreja. A Diocese de Cabinda não escapa a esta exigência. E os “Novos Movimentos de Apostolado” fundados em Cabinda, já acolhidos, devem ser valorizados e dinamizados para a sua maturidade eclesial, tornando-se assim estruturas importantes para a implementação do processo da inculturação, constituindo de facto uma “resposta providencial” aos novos desafios da inculturação.
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