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Abstract(s)
A hipótese de investigação que abraçamos como ponto de partida consiste em
verificar se o recurso à web, por parte dos catequistas, traz algum ganho para a
formação permanente e, sendo assim, procuraremos perceber que competências são
fomentadas nos catequistas e que estratégias estarão presentes nas instituições eclesiais
para que a internet não seja vista como mero instrumento, mas como um ambiente a
evangelizar e a partir do qual evangelizar, sabendo que os destinatários da ação pastoral
dos catequistas estão fortemente influenciados pela cultura digital.
Para alcançar o nosso objetivo, dividimos o trabalho emtrês partes.Na primeira
parte, verificamos a impmtância desta matéria nos pronunciamentos do Magistério, para
depois refletirmos sobre o fenómeno da tradição, percebida como próxima da
comunicação. A fase final desta secção foca-se na reflexão sobre a catequese ao serviço
da iniciação cristã e aformação dos catequistas.
Na segunda parte, dedicada auma leitura cultural, procura-se compreender o que
são a sociedade da comunicação, a rede, a cultura digital e a cibercultura, recorrendo,
sobretudo, ao pensamento de Manuel Castells e de Pierre Lévy. Esta compreensão é
contrastada com a mediologia de Régis Debray, já que esta se centra, de forma crítica,
sobre a atividade humana e os dispositivos que lhe dão suporte, procurando
compreender a dinâmica transformadora das ideias. Esta leitura cultural termina com
uma reflexão sobre o conectivismo, proposto por George Siemens, segundo o qual o conhecimento está distribuído através de redes de pessoas e de tecnologias, e acontece
numprocesso de crescente conexão enavegação nessas redes.
Na terceira parte, produz-se urna reÍleXão focada na teologia da transmissão da
fé, em interação com a cultura digital, através da reflexão sobre a evangelização
realizada através dos médias digitais e a análise empírica, com recurso a questionários e
entrevistas, para, no final, se apresentar um modelo preditivo, que permita perceber
quais são os fatores que mais inÍluenciarn o nosso objeto de estudo.
Conclui-se com uma proposta que visa potenciar uma práxis ainda mais
assertiva na elaboração de projetos de formação de agentes de pastoral e repensar o
modo como as instituições eclesiais poderão estar na Web, promovendo a transmissão
da fé.
Description
Keywords
Evangelização Catequista Formação Cultura digital Web