Browsing by Issue Date, starting with "2016-01-08"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- O digital no serviço da fé : formar para uma oportunidade : estudo sobre o lugar da web na formação contínua dos catequistasPublication . Rodrigues, Luís Miguel Figueiredo; Duque, João Manuel Correia Rodrigues; Guilarte, Manuel del CampoA hipótese de investigação que abraçamos como ponto de partida consiste em verificar se o recurso à web, por parte dos catequistas, traz algum ganho para a formação permanente e, sendo assim, procuraremos perceber que competências são fomentadas nos catequistas e que estratégias estarão presentes nas instituições eclesiais para que a internet não seja vista como mero instrumento, mas como um ambiente a evangelizar e a partir do qual evangelizar, sabendo que os destinatários da ação pastoral dos catequistas estão fortemente influenciados pela cultura digital. Para alcançar o nosso objetivo, dividimos o trabalho emtrês partes.Na primeira parte, verificamos a impmtância desta matéria nos pronunciamentos do Magistério, para depois refletirmos sobre o fenómeno da tradição, percebida como próxima da comunicação. A fase final desta secção foca-se na reflexão sobre a catequese ao serviço da iniciação cristã e aformação dos catequistas. Na segunda parte, dedicada auma leitura cultural, procura-se compreender o que são a sociedade da comunicação, a rede, a cultura digital e a cibercultura, recorrendo, sobretudo, ao pensamento de Manuel Castells e de Pierre Lévy. Esta compreensão é contrastada com a mediologia de Régis Debray, já que esta se centra, de forma crítica, sobre a atividade humana e os dispositivos que lhe dão suporte, procurando compreender a dinâmica transformadora das ideias. Esta leitura cultural termina com uma reflexão sobre o conectivismo, proposto por George Siemens, segundo o qual o conhecimento está distribuído através de redes de pessoas e de tecnologias, e acontece numprocesso de crescente conexão enavegação nessas redes. Na terceira parte, produz-se urna reÍleXão focada na teologia da transmissão da fé, em interação com a cultura digital, através da reflexão sobre a evangelização realizada através dos médias digitais e a análise empírica, com recurso a questionários e entrevistas, para, no final, se apresentar um modelo preditivo, que permita perceber quais são os fatores que mais inÍluenciarn o nosso objeto de estudo. Conclui-se com uma proposta que visa potenciar uma práxis ainda mais assertiva na elaboração de projetos de formação de agentes de pastoral e repensar o modo como as instituições eclesiais poderão estar na Web, promovendo a transmissão da fé.
- O parlamento nas notícias : a cobertura jornalística da actividade parlamentar nos canais de televisão generalistasPublication . Trindade, Raquel Cardeiro Ubach; Figueiras, Rita Maria Brás PedroO Parlamento esteve na origem dos regimes democráticos, e constitui o coração da democracia. A representatividade dos cidadãos na assembleia é assegurada através de eleições, no entanto, em Portugal, os níveis de confiança nas instituições políticas têm decrescido. Uma vez que os media se afirmam como o veículo comunicacional das sociedades contemporâneas, infere-se que parte da responsabilidade por esta descrença nas instituições políticas se deva à cobertura noticiosa. Esta Dissertação pretende responder à problemática de como é feita a cobertura jornalística do Parlamento nos noticiários televisivos? Com base numa análise de conteúdo de peças noticiosas dos três canais generalistas, RTP, SIC e TVI, é possível traçar uma resposta. A presença da actividade parlamentar na cobertura noticiosa apresenta valores mais baixos na RTP e na TVI, bem como uma cobertura tendencialmente mais negativa. A RTP não cumpre o ideal de uma cobertura isenta e objectiva. Pelo contrário, a SIC detém essas características, devido à iniciativa do “Parlamento Global”. Finalmente, a comissão parlamentar de inquérito do BES, e a comissão parlamentar de trabalho do ministério da saúde permitem reforçar as funções do Parlamento junto dos cidadãos.
- Desenvolvimento do Sistema Lean managementPublication . Couto, Patrícia Isabel Rocha Ferreira do; Ribeiro, Rita Moura Bastos de AlmeidaAtualmente o nível de exigência das empresas está cada vez mais elevado, quer pela parte dos clientes, quer pela parte dos colaboradores. Isto significa que cada vez mais o cliente é mais exigente e mais meticuloso e as empresas transpõem essa exigência aos seus colaboradores. Para que isso aconteça é necessário uma maior organização e informação o que passa muitas vezes por alterar os métodos de trabalho. O presente trabalho resultou de uma análise e de um estudo complexo de seis meses intensivos de trabalho no local, o que permitiu uma análise mais aprofundada e por consequência um melhor desenvolvimento do trabalho. Foi desenvolvido dentro da área administrativa da Caeatno Parts, empresa de venda de peças e acessórios de automóveis que pertence ao Grupo Salvador Caetano. Esta empresa comercializa peças originais multimarca de automóvel, prestando assim assistência a todas as marcas comercializadas pelo grupo e também a oficinas e reparadoras externas. A necessidade de melhorar os métodos de trabalho devido ao aumento de fluxo do mesmo, levou ao desenvolvimento de um sistema que auxiliasse a área administrativa da Caetano Parts e a melhorar o seu dia-a-dia de trabalho. O Sistema Lean, desenvolvido ao longo deste trabalho inicialmente começa por ser utilizado na gestão da produção onde surte efeitos de sucesso e é então que começam depois a surgir implementações em outras áreas, nomeadamente no call center, que é a área fundamental da empresa e é a que necessita de mais coordenação, organização e standardização de processo para que o desempenho dos colaboradores que nela se encontram seja ainda melhor. Ao longo deste trabalho foi possível abordar uma das vertentes do Lean que é o Sistema Lean Office e verificar que através desta ferramenta é sempre possível melhorar os métodos de trabalho de um escritório. Em todos os processos desenvolvidos são sugeridas propostas de melhoria que conseguem adaptar-se perfeitamente aos processos e torná-los mais eficientes, contudo nem todas as propostas são implementadas. Para o estudo foram selecionados quatro processos para análise, conferência e validação das faturas dos fornecedores, liquidação e controlo das vendas a dinheiro, elaboração dos depósitos e transferências bancárias. Estes são os quatro processos mais importantes da área administrativa e que necessitavam de ser analisados para se tornarem mais eficientes e mais standard devido a estarem em constante contacto com todas as outras aéreas da empresa. Depois da análise de toda a execução dos processos, foi necessário idealizar as melhorias possíveis para os processos e prever uma possível implementação. A implementação foi conseguida em quase todos os processos e as melhorias foram bastante visíveis ao nível da organização, tempos de execução e erros.
- A presunção de culpa pelos danos causados no exercício de atividades perigosas : entre a responsabilidade civil subjetiva e objetivaPublication . Ferreira, Mariana Isabel Velosa e; Frazão, Maria da Graça Machado Trigo Franco
- O cuidar como relação de construção : aproximação a uma ética teológica do cuidarPublication . Sousa, Antonino Gomes de; Trigo, Jerónimo dos Santos
- A dignidade do trabalho : o trabalho como experiência humana, no âmbito da disciplina de EMRC no ensino secundárioPublication . Sakapepa, Zeferino Baptista; Trigo, Jerónimo dos Santos; Garcia Ambrósio, Juan Francisco
- A proteção dos particulares no âmbito da ação de anulação junto do Tribunal de Justiça da União Europeia : o controlo de validade dos atos da União Europeia adotados no âmbito de procedimentos legislativos especiaisPublication . Potes, Madalena Silva de Villas-Boas; Martins, Patrícia Helena Nunes Fragoso