Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-22"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- O papel moderador da idade na relação entre liderança tóxica e intenção de turnoverPublication . Silva, Daniela Margarida Marques Vieira Nogueira da; Rodrigues, Anabela SantosEstudar o papel moderador da idade na relação entre liderança tóxica e intenção de turnover reveste-se de grande relevância por diversas razões. Em primeiro lugar, a liderança tóxica pode provocar impactos significativos nas organizações, afetando negativamente os colaboradores em múltiplas dimensões, nomeadamente ao nível do bem-estar psicológico, da moral, da produtividade e do desempenho. Compreender de que forma diferentes faixas etárias reagem a este tipo de liderança é essencial para o desenvolvimento de estratégias mais ajustadas, que visem mitigar os efeitos negativos e prevenir a intenção de saída dos trabalhadores, reduzindo assim os custos associados à rotatividade de pessoal. Neste sentido, este estudo teve como principal objetivo explorar como trabalhadores de diferentes faixas etárias percebem e reagem à liderança tóxica, e como essas perceções influenciam as suas intenções de deixar a organização. Para recolher a informação , foram utilizados um Questionário Sociodemográfico, a Toxic Leadership Scale e a Escala de Intenção de Turnover. Tratou-se de uma amostra não probabilística por conveniência e bola de neve, tendo sido constituída por um total de 329 trabalhadores. Os resultados revelaram que existe uma relação positiva entre a Liderança Tóxica e a Intenção de Turnover, não tendo a idade se revelado num fator moderador desta relação. Este estudo fornece, assim, dados empíricos importantes para a criação de políticas organizacionais que promovam ambientes de trabalho mais saudáveis e inclusivos, resultando numa maior satisfação e bem-estar dos funcionários, o que se poderá traduzir numa menor probabilidade da intenção de turnover dos mesmos.
- Liderança tóxica e liderança empoderadora na satisfação geral com a vida : o papel moderador das estratégias de copingPublication . Ribeiro, Hugo João Moreira; Rodrigues, Anabela SantosEste estudo teve como objetivo analisar o efeito que diferentes estilos de liderança exercem na satisfação geral com a vida dos trabalhadores, bem como o papel moderador desempenhado pelas estratégias de coping nessa relação. A amostra é constituída por 329 participantes, oriundos de setores de trabalho distintos. Foram aplicados instrumentos específicos para avaliar tanto os níveis de liderança como a satisfação com a vida dos participantes. Não obstante, foram ainda recolhidas informações sobre estratégias de coping no ambiente de trabalho, com o objetivo de perceber de que forma essa variável pode moderar a relação entre a liderança e a satisfação com a vida. Os resultados desta investigação introduziram um novo entendimento sobre a importância e impacto de diferentes estilos de liderança na produtividade e na satisfação com a vida dos trabalhadores, incentivando a adoção de estratégias mais eficazes para promover um bom ambiente de trabalho. Impactando positivamente, não só o trabalhador, mas a organização como um todo.
- Liderança transformacional e intenções de saída : o papel mediador da satisfação laboral em trabalhadores por conta de outremPublication . Pereira, Diogo Martins; Rodrigues, Anabela SantosA saída de colaboradores das organizações (turnover) tem efeitos negativos nas mesmas, dado que é necessário contratar novas pessoas e redefinir os objetivos organizacionais. Estes comportamentos de saída são precedidos pela intenção da saída e estão relacionados com a satisfação laboral e com os estilos de liderança, nomeadamente a liderança transformacional. O presente estudo teve como objetivo geral verificar se a satisfação laboral pode mediar a relação entre a liderança transformacional e as intenções de saída, seguindo uma metodologia quantitativa, transversal e descritivo-correlacional. Obteve-se uma amostra de 322 sujeitos através do método snowball. Foi encontrada uma relação negativa entre a liderança transformacional e as intenções de saída, uma relação positiva entre a liderança transformacional e a satisfação laboral e uma relação negativa entre a satisfação laboral e as intenções de saída. Por fim, ficou validado o modelo proposto em que a satisfação laboral medeia a relação entre a liderança transformacional e as intenções de saída.
- O abuso de posição dominante no licenciamento de patentes essenciais a normasPublication . Duarte, Filipa Belo Morgado; Cunha, Sofia Oliveira PaisAs preocupações de natureza anticoncorrencial no âmbito do licenciamento de Patentes Essenciais a Normas (PEN) decorrem da característica de essencialidade inerente ao uso de tais patentes para a implementação de uma determinada norma técnica. A decisão jurisprudencial no caso Huawei v. ZTE representa uma mudança paradigmática, ao clarificar o papel do Direito da Concorrência, em particular o disposto no artigo 102.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE), no contexto do licenciamento de PEN. Desde então, a Comissão Europeia tem empreendido esforços no sentido de regulamentar o processo de negociação do licenciamento destas patentes, considerando o complexo equilíbrio entre proporcionar uma remuneração justa aos titulares de patentes e evitar barreiras à entrada de novos concorrentes no mercado. Esta dissertação expõe os principais desafios, o caminho percorrido desde o caso Huawei v. ZTE e a proposta legislativa já avançada. Num volte-face inesperado, a Comissão Europeia comunicou recentemente a retirada da Proposta de Regulamento relativa a Patentes Essenciais a Normas. Tal decisão é um passo atrás, que reinstala uma incerteza jurídica indesejável e abre portas a condutas anticoncorrenciais.
- Preços personalizados e a sua relevância no mundo tecnológico à luz do direito europeu da concorrênciaPublication . Martins, Maria Inês Ventura de Castro Ferreira; Cunha, Sofia Oliveira PaisA rápida evolução das tecnologias digitais, incluindo a fixação de preços personalizados, tem transformado profundamente o quotidiano das pessoas, alterando a nossa forma de viver, trabalhar e consumir. Mas esta mudança e transformação implicam novos riscos e desafios que afetam os cidadãos, as empresas e a sociedade em geral, tornando essencial a implementação de mecanismos, tanto legais como tecnológicos, que protejam os direitos de todos os intervenientes, promovendo um ambiente digital equilibrado e sustentável.